gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Less is more?
Contribuído por vd em 23-02-03 19:28
do departamento da-costumização
Gnome CrLf escreve "Havoc Pennington escreveu um artigo intitulado "Free software and good user interfaces" onde explica porque as interfaces de software open-source são tradicionalmente más. Alguns pontos apontados são a falta de sensibilidade/conhecimentos dos programadores ao nível do design de UI e o excesso de customizabilidade principalmente causado por tentar consertar bugs com preferências."

"Talvez por o seu autor ser empregado da Red Hat e developer do GNOME, este artigo gerou uma resposta e um artigo do senhor do costume onde defende que muitas preferências é bom e que o KDE não sofre de nenhum desses problemas.

E os leitores do Gildot? Acham que é melhor ter um zilião de preferências ou forçar os utilizadores a um comportamento pré-determinado e standard?

[mais no dot.kde.org] "

Os 100 domínios mais antigos da Internet | Python ao Poder  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Red Hat
  • resposta
  • artigo
  • senhor do costume
  • dot.kde.org
  • CrLf
  • "Free software and good user interfaces"
  • Mais acerca Gnome
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Nem 8 nem 80 (Pontos:1)
    por Shriek7 em 23-02-03 19:54 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Eu tinha lido um artigo acerca desse mesmo tema há uns tempos e fiquei a pensar qual seria a minha preferência. Cheguei à conclusão que depende mas que no fundo n preciso de muitas alterações ao UI. Antes usava sempre shells como o litestep, cloud9ine,etc... mas fartei-me deles e voltei ao cinzento explorer.exe do windows. desde há dois anos que não mudo. Tentei à uns tempos voltar ao litestep e achei que o trabalho para por akilo como deve de ser n compensava e arrumeio a um canto. Daqui a uns tempos talvez me farte de UI mas aí talvez arranje um theme novo pro luna e tá feito!
    Re:Nem 8 nem 80 (Pontos:2, Engraçado)
    por Presley em 23-02-03 20:04 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://fm.magicx.net
    hã?
    Re:Nem 8 nem 80 (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 23-02-03 21:06 GMT (#4)
    Grrrr linux pá isto é linux lol estás no forum errado ;-)
    Re:Nem 8 nem 80 (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 23-02-03 21:11 GMT (#5)
    Dude explorer.exe e shells para windows?
    Are you fucking crazy?
    O Gildot por vezes é muito "... e não só" mas isto é demais! Mas tu pensas que KDE é um shell substituta do explorer.exe ?
    Está tudo maluco!
    Re:Nem 8 nem 80 (Pontos:3, Esclarecedor)
    por CrLf em 23-02-03 21:21 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Não sei porquê tanto espanto acerca do post do Shriek7... se prefere falar sobre este tema usando Windows como exemplo, seja...

    Os artigos referidos na notícia são acerca do design de interfaces de software open-source mas servem igualmente para pensar acerca dos UIs em geral (além de que em Windows também há software open-source) não são acerca do GNOME ou KDE ou x ou y... em Windows há muito software que sofre de "preference overload" e muito UI abominável.

    Por outro lado o Gildot é um fórum sobre tecnologia e tecnologia não é só linux... (wow, acabei mesmo de dizer isto??).

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Nem 8 nem 80 (Pontos:3, Interessante)
    por BlueNote em 23-02-03 22:28 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Até porque este tema é pertinente no mundo Windows! As últimas "inovações" do UI da Microsoft são completamente abomináveis, introduziram fortes descontinuidades com o comportamento esperado do GUI Windows e além disso nem sequer são coerentes em todos os componentes do interface.

    Para copmpensar, cresceram em ziliões as opções para contornar os problemas levantados pelas alterações ao UI, ou seja, permitir "desligar" os novos comportamentos.

    Dado que um dos grandes elementos "a favor" da adopção do Windows no desktop é a padronização de comportamentos, esta estratégia vem colocar dificuldades imensas ao helpdesk em organizações com desktops windows, com enormes possibilidades de perdas de tempo com diálogos do estilo "Para fazer isso vá ao control panel, seleccione Display" "Não está cá nada disso..." "Não?" "Não, aqui aparecem-me três setas e um texto ao lado...".

    Re:Nem 8 nem 80 (Pontos:3, Interessante)
    por mlopes em 24-02-03 12:22 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Pela minha (pouca) experiência em Windows eu diria que dificilmente qq WM alternativo llhe encaixa bem e que realmente para quem usa Windows a melhor opção será mesmo o WM default.

    Relativamente ao artigo do Gildot discordo completamente, para mim um WM tem que ser configurável para eu fazer dele o que quiser, não sou eu que me tenho que adaptar ao WM mas sim o WM que tem que se adaptar a mim.

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Concenso? (Pontos:1)
    por Uranus em 24-02-03 0:21 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://urt.clanhosted.com
    Acho que o programador deve esforçar-se por agradar ambos os tipos de utilizadores (os que gostam de mais preferencias, e os que gostam de menos)... por isso sou da opiniao que a "janela" das preferencias deve ter so o minimo, o basico pa o utilizador configurar o programa, para alem disso devera ter tipo um botaozito pa ir as preferences avancadas
    Esta é de morrer a rir! (Pontos:3, Interessante)
    por mlopes em 24-02-03 12:38 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    The most-often-mentioned example of bad free software UI is "too many preferences."

    Para mim esta ganha o epíteto da frase mais idiota do ano!
    O objectivo de um User Interface é adaptar-se ao utilizador, isto conseguesse com "preferências", o máximo que ele poderia dizer seria que a configuração default deveria ser utilizável sem que se tivesse que andar a alterar as preferências, e que houvesse dois sub-sets de preferências, as "avançadas" e as "básicas", para que um utilizador nabo que queira mudar o background não se perca no meio de quinhentas opções como acontecia no Gnome há uns anos!

    Agora percebo porquê que o Gnome tem vindo a piorar tanto, aliás um dos motivos porque deixei de usar o Gnome foi porque a partir de certa altura deixei de conseguir encontrar as preferências para o costumizar como queria.


    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:Esta é de morrer a rir! (Pontos:2)
    por CrLf em 24-02-03 23:02 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    A questão fundamental do excesso de preferências é que normalmente a maioria delas não fazem sentido nenhum, tal como ele diz no artigo.

    -- Carlos Rodrigues
    Duas palavras: (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 24-02-03 18:56 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.dehumanizer.com
    "Advanced Options". :)


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Mais ou menos (Pontos:2)
    por CrLf em 23-02-03 21:30 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Apesar de já ter por diversas vezes dito aqui que o Mosfet não consegue nada com os seus "rebuttals" e tratados fundamentalistas a não ser danificar a imagem de quem está por trás do KDE, desta vez até fiquei agradávelmente surpreendido, conseguiu discordar sem usar argumentações tortuosas e ignorantes. Isto apesar de concordar mais com a tese do Havoc do que com a ideia dele de que "that's what the users want" porque muitas vezes o que os utilizadores dizem que querem não é o que realmente querem, é apenas uma reacção a algo errado no software.

    -- Carlos Rodrigues

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]