gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Morte ao Linux ? A Motorola irá lançar telemóvel com linux
Contribuído por AsHeS em 13-02-03 15:12
do departamento linux-on-the-phone
News CREMAToRIO escreve "Segundo este artigo e este outro, a Motorola irá lançar no mercado o A760, um telemóvel baseado em Linux e Java. Vejamos se o mercado acorda!!! (Em Portugal também, embora com alguns anos de atrazo...)"

Fileserver/Disco wireless | Novo protocolo de Internet em Portugal  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • CREMAToRIO
  • este artigo
  • este outro
  • Mais acerca News
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Linux?!?! (Pontos:1)
    por [Cliff] em 13-02-03 15:58 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Nunca, jamais o Linux irá ganhar terreno à Symbian! Lembro que a Symbian é um consórcio dos maiores fabricantes de telemóveis e o sistema operativo é dos melhores que já vi!
    Na minha opinião Linux num telemóvel não vai passar de uma experiência pois é um sistema operativo pouco apropriado (NMO) para este tipo de dispositivos.
    Venham as críticas :D
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:2)
    por Gimp em 13-02-03 16:13 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Sei, o Zauros também é um exemplo cabal de como o linux é uma escolha errada para devices portáteis, até me lembro de terem metido o linux num aparelhozinho do tamanho de um relógio de pulso. O s gajos na Sharp, assim como na Motorola devem ter escorregado numa casca de banana e bateram com a cabeça na parede, só pode ser...


    "No comments"

    Re:Linux?!?! (Pontos:2)
    por Gimp em 13-02-03 16:25 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Zaurus e não Zauros...


    "No comments"

    Só tenho a acrescentar... (Pontos:2)
    por Castanheiro em 14-02-03 2:04 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    ....que belo trabalho fez a sharp com o Zaurus... que coisa bonita! Melhor que aquilo acho mesmo q só o p800 da sony.
    Re:Linux?!?! (Pontos:1)
    por sincronia em 13-02-03 16:17 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.haxmen.org/
    Arriscando responder a um comentário típico flame-bait, cá vai:

    . Acho que estás a confundir utilização de Linux, com utilização de uma distribuição de linux que instalas num PC. O linux já é usado em Embedded systems há muito, vide Linux Journal (não estou com pachorra para procurar).

    . A arquitectura x86 também é a preferida pelo conjunto dos maiores fabricantes de CPUs, no entanto continua a haver SPARC, Alpha (Renascida das cinzas pela mão da HP), MIPS, etc. A ditadura da maioria é coisa pouco aplicável à tecnologia. Vide ascensão do linux contra todas as vozes discordantes.

    . Nunca te crashou o Symbian? É porque não usas. Está longe de ser dos melhores em termos de estabilidade e useability, talvez quando maturar fique bom, por enquanto é o que temos para nos contentarmos se escolhermos um dos fabricantes pertencentes aos dito consórcio.

    Tenho dito.

    Clique aqui, faça-se ouvir.
    Re:Linux?!?! (Pontos:1, Lança-chamas)
    por leitao em 13-02-03 17:48 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Hammm... o Symbian foi desenhado de raiz para correr em dispositivos moveis. O Linux foi desenhado de raiz para ser um UNIX.

    'nouf said.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Linux?!?! (Pontos:2)
    por Gimp em 13-02-03 18:58 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Certo, mas dá pena ver um Nokia 7210(?) a arrastar-se, e muitas vezes para abrir os menus, ui, ui...


    "No comments"

    Re:Linux?!?! (Pontos:2, Esclarecedor)
    por [Cliff] em 13-02-03 19:27 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Essa é a fraqueza do Symbian... a parte gráfica. O motor lá por baixo, está oleado até mais não.
    De qualquer das formas, se dispensares a framework para o display gráfico e fizeres uns acessos à memória de video consegues um desempenho gráfico bastante agradável :)
    A pedra no sapato IMO é a framework gráfica.
    Mas pronto, quem quer ver o Linux nos telemóveis que veja :) Desde que não impinjam a ninguém eh eh eh deixem-me ficar com o meu Symbian :)
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:2)
    por Gimp em 13-02-03 19:46 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Poissssh, tás a imaginar o people a voltar aos menus de texto...Se a ideia é graficos por todo o lado, acho que em termode imagem o Symbian então sai chamuscado. E impingir porquê? Se o linux aproveita bem os recursos de hardware, então ver um télélé a dar gazão não é assim tão descabido. E já agora, essa postura "deixem-me ficar com o meu Symbian" faz-me lembrar outra frase "deisem-me o windows que é mais userfriendly" eheheheh


    "No comments"

    Re:Linux?!?! (Pontos:2, Interessante)
    por [Cliff] em 13-02-03 20:54 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    eh eh eh mauzinho! :P A minha questão no Symbian (mais uma vez) nem é em termos de utilizador :) Porque como utilizador, compro o que mais gosto, como qualquer utilizador de qualquer utilidade :)
    A API do Symbian está muito, mas muito bem estruturada, e imagino que a API do Linux seja um pouco como o GEOS que alimentava o 9110. Ou seja, C puro e duro!
    Eu pessoalmente detesto os malloc() lol
    A developer-base do Symbian é imensa pelo que isto se torna um pouco pescadinha de rabo na boca: nós vamos escolher o Symbian para o nosso telemóvel porque os utilizadores vão ter mais aplicações disponíveis (uma mais valia) para o telemóvel. Os programadores para telemóveis adoptam o Symbian porque, talvez ;), existam mais telemóveis no mercado com este SO. E os utilizadores, bom, esses compram o que a TV lhes vender :)
    O que é certo é que o marketing (marquetingue segundo o novo diccionário certo? lol) da Nokia é imparável... Quem é que não quer um telemóvel c/ jogos Java quem?? lol Jogos Java = Nokia (pelo menos em portugal)
    Ainda assim, confesso que o Symbian já é maduro as-is para ser a preferência dos fabricantes e por isso volto à minha ideia inicial de que o Linux não irá passar de uma experiência.
    Como em muitas coisas desta vida, deixa lá ver o que o tempo nos mostra.
    Já agora, vai ser usado Java 2 ME ou PJava?
    O Pjava tem um memory leak no AWT :(
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:2)
    por leitao em 13-02-03 23:20 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Porque ? Qual e' o problema de alguem nao gostar de alocacao manual de memoria ?

    Se te informasses, ficavas a saber que isso e' exactamente um dos criterios de desenho de software para telemoveis (e dispositivos moveis em geral) cujo software tem que operar com limitacoes de memoria, e tempos de operacao muito longos. Alias, uma das razoes porque o Java tem tido sucesso no mercado dos telemoveis.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Linux?!?! (Pontos:2)
    por mazevedo em 14-02-03 1:03 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    O 7210 não é Symbian. É uma versão melhorada do sistema operativo proprietário da Nokia, vulgar Series 40

    O Nokia 7650 e 3650 são Symbian - Series 60

    Os Nokias Communicator 9x10[i] são Symbian - Series 80

    Para informação, outro telemóvel Symbian (UIQ) é Sony Ericson P800
    ----
    //\anuel /|zevedo

    Re:Linux?!?! (Pontos:1)
    por [Cliff] em 14-02-03 1:40 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    uhhhh o 9210x não é apenas Release 6 Crystal?
    A respeito do P800 estou mortinho por ver como é que se porta no mercado :) Já ouvi maravilhas daquilo e quero mesmo fincar-lhe umas unhas eh eh eh
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:2)
    por mazevedo em 15-02-03 1:38 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    Sinceramente vejo a Nokia referir-se ao 7650 e 3650 como Series 60. Após uma busca mais cuidada, realmente não encontro na Nokia nenhuma definição para os 92x0[x] serem series 80... Deve ter havido alguma confusão da minha parte.
    ----
    //\anuel /|zevedo
    Re:Linux?!?! (Pontos:2, Interessante)
    por [Cliff] em 13-02-03 18:27 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Bom, sobre o SymbianOS posso dizer-te muito pois há dois anos que não faço outra coisa a não ser programar para este sistema operativo :) Se o SO te crashou é porque estavas a mexer num protótipo.
    O Symbian tem das melhores protecções de erros que conheço, para além do memory management, pelo que crashes do SO e memory leaks é coisa que não entra ali :) A não ser que o programador queira.
    Mas ainda assim o utilizador tem uma combinação de teclas fatal que mata a aplicação maldosa :)
    A questão aqui não é o que a maioria usa, é o que a maioria faz. E a maioria dos fabricantes de telemóveis (pelo menos os maiores) faz parte do consórcio Symbian.
    Eu só acho que não vai pegar pois a concorrência é demasiado forte. É um mercado muito mais restrito que o dos PCs.
    E olha que sei do que falo LOL.
    BTW, não há por aí ninguém interessado em fazer um "port" do Symbian para PC não?? =) Era um SO maravilha :)
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:1, Despropositado)
    por [Cliff] em 13-02-03 19:22 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    O caríssimo não sabe do que fala pois não? :D Venha de lá o -1 :)
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:1)
    por NeVErMinD em 13-02-03 19:54 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Nunca, jamais o Linux irá ganhar terreno à Symbian!
    Pessoas donas da verdade absoluta é que nós gostamos..

    Lembro que a Symbian é um consórcio dos maiores fabricantes de telemóveis e o sistema operativo é dos melhores que já vi!
    Sabes portanto que a Motorola também faz parte desse consórcio, e não te perguntas o que leva uma empresa a nao utilizar o "próprio" produto que financia?

    Na minha opinião Linux num telemóvel não vai passar de uma experiência
    Pois, eu também acho que a Motorola é uma empresa de vão de escada que não tem tecnicos com conhecimentos capazes e mete-se nestas aventuras para perder dinheiro apenas. Manda-lhes um mail a abrir os olhos e já agora avisa-os que o que fazes é programar para o Symbian OS para eles saberem que estão a falar com uma pessoa totalmente isenta no assunto ;)
    Re:Linux?!?! (Pontos:1)
    por [Cliff] em 13-02-03 21:26 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Pessoas donas da verdade absoluta é que nós gostamos.. Vai por mim, se fosse dono da verdade o mundo ia mal :D

    Sabes portanto que a Motorola também faz parte desse consórcio, e não te perguntas o que leva uma empresa a nao utilizar o "próprio" produto que financia? Voltando à ideia inicial de experiência... Além do mais tendo a Motorola uma parte do consórcio não está a deitar dinheiro à rua. Não sei, digo eu...

    Manda-lhes um mail a abrir os olhos e já agora avisa-os que o que fazes é programar para o Symbian OS para eles saberem que estão a falar com uma pessoa totalmente isenta no assunto ;) naaahhhh não é preciso :) Não vão perder dinheiro, se leres um pouco mais acima, podes verificar a minha opinião sobre as vendas de telemóveis. O consumidor compra o que mais gostar, é um bocado indiferente se tem Linux ou SymbianOS ou o que quer que seja. Não vai comprar por simpatia deste ou daquele sistema operativo. Acho eu...
    BTW, insenção é coisa rara de se ver, seja lá onde fôr ;)
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 13-02-03 20:20 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.dehumanizer.com
    [Cliff], parece-me que estás a pensar que quando se fala em Linux, é algo tipo Red Hat num telemóvel... uncompressing kernel, startx, kde ou gnome, as aplicações do costume...

    Nope. Não é nada disso. :)

    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:Linux?!?! (Pontos:1)
    por [Cliff] em 13-02-03 21:30 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Nada disso, mas lá está, o Linux (embedded?), na minha, cada vez mais humilde, opinião (no pun intended), talvez sofra o mesmo destino que um Windows embedded ou CE ou lá como lhe quiserem chamar...
    É um mercado alternativo. É apetecível é certo, mas quem lá está já está há alguns anos.
    Mas isso não descarta as oportunidades de novos fabricantes adoptarem o Linux para os telemóveis, especialmente porque não há licensing de SO acoplado.
    Mas como o mercado é que manda, não é o SO que vende, é o pessoal do Marketing.
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:3, Esclarecedor)
    por ^S^ em 13-02-03 23:06 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    Uu uso um equipamento com symbian já há muito tempo, e não penses que está tão avançado assim. Lá falhar a fazer chamadas, nunca falhou, mas crashar a tocar porque era um tom de toque específico para o "caller" em causa, isso já, diversas vezes.

    ExecKern blah...blah
    Closed foo
    São também mensagens amigáveis que surgem de quando a quando.

    Ah, e também uso Linux, e também vou apanhando mensagens de erro semelhantes. Até podiam ser piores, no entanto, acredito que sim, que Linux tem tanto potencial como tem Symbian, tem é de ser explorado e não colocado de parte à partida como tu estás a fazer.

    Cheers.
    ^S^
    Re:Linux?!?! (Pontos:1)
    por [Cliff] em 13-02-03 23:25 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Não tou a colocar completamente de parte...
    A minha opinião é que o Linux vai ser como tantos outros que não singram. Apenas isso.
    Por curiosidade fui ver o link que indicaram mais abaixo e num dos reviews a esta tomada de posição da Motorola, pude ler que a Motorola conta com o Symbian para telemóveis 3G. Isto a meu ver quer dizer alguma coisa.
    E os Kern-Exec realmente acontecem, o certo é que a aplicação morre (no teu caso a aplicação telefone, sim é uma aplicação lol), mas o SO mantem-se... Sempre que tiveres problemas de maior com aplicações pressiona a combinação de teclas (se tiveres a usar o 9210) CTRL-CAR-Shift-K e é um tirinho :) Aplicação problemática is no more eh eh eh.
    Eu tenho dois pontos de vista bem distintos sobre este anúncio, do ponto de vista de programador, como alguns, suponho, dos utilizadores do Gildot, prefiro o Symbian porque tem uma API amigável e tratável. O processamento de erros e gestão de memória é particularmente interessante.
    Do ponto de vista de utilizador de telemóvel, não me aquece nem me arrefece pois basta-me algo que faça chamadas. ;)
    Já agora, se tiveres um 9210, aconselho-te a fazer um upgrade à ROM para a versão 4.13, se não tiveres esta versão, pois corrige imensos bugs de aplicações.
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:2)
    por ^S^ em 14-02-03 9:36 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    4.13(6)
    Mas ja' esta' nesta versao ha' algum tempo :-)

    Uma das coisas que mais me fascinou em Linux, desde sempre, era precisamente o leque alargadissimo de "APIs" (ha' sempre uma lib[you_name_here] para fazer alguma coisa) que ja' existem (umas mais portaveis e outras menos, e' certo). Ora, isto para um programador foi uma lufada de ar fresco.

    E nunca poderei ignorar a questao da portabilidade. A framework QT, por ex., ja' ajuda alguma coisa neste aspecto, Embedded or not. Nao quero com isto dizer que sera' a opcao da Motorola, por ex., mas quanto a Symbian... o SDK e' engracado, permite fazer aplicativos de algum porte... _PARA_ o equipamento.

    Cheers.
    ^S^
    Re:Linux?!?! (Pontos:1)
    por [Cliff] em 14-02-03 12:22 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Infelizmente tens razão, as melhores bibliotecas para Symbian ninguém as dá, tipo messaging personalizado, controlos costumizados, etc.
    No que respeita à portabilidade, só é portável se não tiveres UI! :( Já reparei que do Crystal para o Series 60 a API do GUI mudou muito.
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:3, Engraçado)
    por Gimp em 14-02-03 10:02 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    "CTRL-CAR-Shift-K e é um tirinho :)"

    Bem, pelo menos os possuidores de um télélé com Symbian que usem windows vão sentir-se em casa. Sempre há uma combinação do tipo Ctrl+Alt+Del...


    "No comments"

    Re:Linux?!?! (Pontos:1)
    por [Cliff] em 14-02-03 12:11 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Ou tipo o kill -9 :) Soluções para matar processos existem em todos os sistemas operativos :)
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Linux?!?! (Pontos:2, Interessante)
    por RaTao em 14-02-03 0:13 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Linux?!?!

    Tens toda a razão no que toca ao assunto :)

    Pondo os pontos nos i's:

    Linux é um kernel. Faz a ligação entre o hardware e o software. Além disso (mas não só...) fornece serviços como uma stack tcp/ip, memória virtual, compatibilidade posix e até algumas coisas de "alto nivel", como um servidor http.

    Quanto a mim usar Linux trás *muito* valor acrescentado para um dispositivo (world class tcp/ip implementation ou um cliente smbfs!, por exemplo). Desenvolver uma plataforma comparavel custaria muito dinheiro ;)

    Outro ponto é que Linux é uma buzz word :)

    Claro que tens desvantagens... Correr um kernel 2.4 "normal" necessita de uns 4~6MB de RAM... Com sorte consegues desligar features que não interessam o suficiente para correr bemzinho com 4MB e isto é mais do que os telemoveis "normais" têm. Mas ao preço que está a RAM...

    Depois deste primeiro nivel é que vem o interface gráfico, as agendas, a integração com o PIM do desktop e tal... Mas isso já é OUTRO ASSUNTO!

    Por isso, sim... Concordo com as tuas interrugações e exclamações no assunto ;)


    Regards,
    Nuno Silva aka RaTao
    Xiii! (Pontos:4, Engraçado)
    por Gimp em 13-02-03 16:15 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Cara, o linux é uma Utopia!!! Esses bócós tão fumando maconha é? Num uviram falá di VB não?


    "No comments"

    Smartphone beware (Pontos:1)
    por sincronia em 13-02-03 16:21 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.haxmen.org/
    Uma coisa é certa, vai ser preciso ter cuidado com o que se faz por cima do Linux lá nos laboratários da Motorola, para evitar coisas como aconteceram com os telefones powered by Micro$oft da Orange... Coisitas simples como *não marcar os telefones dos contactos*. LOL, só visto, aqui na Register, lembram-se?

    Tenho dito.

    Clique aqui, faça-se ouvir.
    e capaz de ser giro para nerds (Pontos:2)
    por TarHai em 13-02-03 19:12 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    phone --notrace --cycle-input -f - --number `phonebook -name vizinhadolado` roftl.mp3


    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    + info (Pontos:3, Informativo)
    por cgd em 13-02-03 19:41 GMT (#15)
    (Utilizador Info)

    Mais informação/ões no portal de embebbed linux.


    -- carlos

    my .02 € (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Sub em 13-02-03 21:52 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Eu sou partidário da teoria da massificação. Deixem-me explicar: se uma marca lança um telemóvel com sistema operativo y terá que ter em conta que as gigantes Nokia e Ericsson estão com uns meses valentes (anos, se pensarmos nos 9xxx da Nokia) de avanço quer em desenvolvimento de aplicações quer em tuning dos dispositivos e do que os utilizadores querem fazer dos dispositivos. Vivemos num mundo (já me atrevia a dizer país...) em que se compra um telemóvel de 500 euros porque o vizinho/amigo/colega tem um e tira fotografias e joga jogos. Ninguém compra um telemóvel porque o sistema operativo é x ou y. Compra igual (ou imediatamente superior) ao dos ditos cujos. E em mercados destes, quem chega primeiro é quem marca pontos, é o vértice de todas as comparações...

    Para além disto, vem-me à cabeça os preços de licenciamento... e custos de desenvolvimento... bem, é fazer as contas... Agora... se vamos falar de capacidades técnicas e de integração de serviços... qualquer dia, os anúncios dos telemóveis dizem em baixo, em letras pequeninas: "este aparelho também faz chamadas telefónicas"...
    O governo americano tinha razão... (Pontos:1)
    por dmaster em 13-02-03 22:44 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Yep, o Mitnick podia realmente começar uma guerra nuclear a partir da prisão! Afinal, eles estavam apenas a fazer "Preventive Prosecution".

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]