gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Microsoft revela nova tecnologia contra cópia de C
Contribuído por joao em 21-01-03 13:23
do departamento de-cópias
Microsoft Anonimo Cobarde escreve "Viva!

Pois é mais uma vez a indústria discográfica volta a atacar, desta vez com a ajuda da microsoft, e a tentar impedir a cópia de cds audios e dvds (conforme notícia no TekSapo . Parece que a Microsoft pensa ter encontrada mais uma maneira de aumentar os lucros. Convenhamos que qualquer empresa que conseguisse uma protecção contra cópias eficiente e comercialmente viável teria uma verdadeira galinha dos ovos de ouro, já que a indústria discográfica abriria logo os cordões a bolsa. Este tipo de notícia já não deixa muito os internautas preocupados. Acho que ainda está na memória de toda a gente, o caso da caneta de filtro que permitia ultrapassar uma protecção contra cópia desenvolvida a custa de muito tempo, trabalho e dinheiro. [continua] "
"Neste caso o que realmente me preocupa é que a solução vinda da Microsoft, apesar de achar que estão a desperdiçar o tempo deles, provavelmente não se prende só com o formato físico do CD mas deve estar provavelmente complementada com um formato de dados proprietário. Estou a imaginar todos os leitores de cd/DVD a terem, num futuro próximo, de suportarem o novo formato microsoft e serem "obrigados" a usarem o media player. Isto não agoira nada de bom. Quanto mais a informática entra na vida do dia à dia das pessoas, menos me agrada a ideia da microsoft nos meus electrodomésticos. Enfim, para já ainda é só especulação.

Qual será o desfecho desta história? Eu continuo a apostar na liberdade de informação e no meu direito a cópia daquilo que adquiri legalmente. Também continuo a acreditar que se está em formato digital e se consegue ler então pode ser reproduzido fielmente. Acho que é só uma questão de tempo até essa protecçção também ser quebrada. Venham daí esses bitaites? Acham possível um processo de protecção contra cópia que seja eficiente e comercialmente viável? Quanto tempo acham que demora até este novo de sistema de protecção ser ultrapassado? ;) Quais as implicações da Microsoft ter entrada em campo?

Fiquem bem!
JP"

Brincar aos hackers | Informação esquecida nos discos rígidos  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • TekSapo
  • Mais acerca Microsoft
  • Também por joao
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    comentário fora de tema (Pontos:1)
    por Sub em 21-01-03 13:58 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Já não é a primeira vez que noto isso no gildot... os nomes dos artigos tem uma limitação de 50 caractéres... haverá flexibilidade para aumentar isto?

    E se eu fosse o corrector ortográfico já podia estar a dizer que é "caneta de ponta de feltro" em vez de "caneta de ponta de filtro". E a protecção de cópia ultrapassava-se com caneta de acetato. A caneta de ponta de feltro tem a particularidade de não aderir bem a superfícies lisas ;)
    Re:comentário fora de tema (Pontos:2)
    por racme em 21-01-03 16:14 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    Já não é a primeira vez que noto isso no gildot... os nomes dos artigos tem uma limitação de 50 caractéres... haverá flexibilidade para aumentar isto?

    ALTER TABLE ARTICLES MODIFY TOPIC VARCHAR(200) NOT NULL;


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Cópia de CDs (Pontos:1)
    por tyFUZZ em 21-01-03 14:02 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Isto é tudo muito mau mesmo... Pessoalmente acho mau (MESMO MUITO MAU!) a humanidade ficar SEMPRE dependente da microsoft para tudo o que seja relacionado com informática e afins... No entanto, pessoalmente sigo um principio que diz o seguinte: "Tudo o que o homem faz, o homem desfaz!", logo, se esse princípio estiver certo, então a tecnologia da microsoft naõ poderá ser infalível (a não ser que das duas, três: ou eles passaram a ser extraterrestres ou são algo semelhante à Divindade - já faltou mais...) Não perdi ainda a fé nos sistemas Open Source, mas mais uma vez, e caso esta investida da microsoft vá em frente, já estou a ver nós 'pobres' informáticos a termos que explicar aos nossos amigos que as coisas não são bem assim como o tio Gates quer dar a entender... Por outro lado, a indústria da discografia tem O QUE MERECE! Tantos anos levaram a vender CDs a 20 Euros (quando as matrizes ficam em poucos miseros cêntimos) que o povo assim que pode teve que voltar as costas a essa pouca vergonha! Não estou a fomentar a pirataria, mas ou eles mudam o modo de venderem música, ou podem crer que os KaZaa's e afins vão vingar definitivamente! As ditaduras no Ocidente, supostamente deveriam ter acabado com o muro de Berlin. Se há quem não veja isso, que lave os olhinhos com aguínha das malvas!
    Re:Cópia de CDs (Pontos:2)
    por Gimp em 21-01-03 14:38 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Posts destes deixam-me a pensar se eu já fui assim...enfim, ao que interessa. O método que vão aplicar traz um bocado de àgua no bico já que estao a colaborar com um dos productores de CD e que conta com algumas editoras de peso como clientes, uma delas a WBros salvo erro. Mesmo que seja quebrado, e parece-me que talvez demore um pouco, mesmo a tecnologia sendo de quem é, isto pode levar a uma disseminação de tecnologias da Mico na fonte, e por fonte refiro-me à "assemblagem", passe o estrangeirismo, e todos bem sabem no que isso dá: ter que seguir os gajos...


    "No comments"

    Re:Cópia de CDs (Pontos:1)
    por tyFUZZ em 21-01-03 16:10 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Já foste assim? ;) Como assim?!? P.S. - Assemblar é um verbo que existe na língua portuguesa! ;)
    Re:Cópia de CDs (Pontos:2)
    por leitao em 21-01-03 17:37 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Pessoalmente acho mau (MESMO MUITO MAU!) a humanidade ficar SEMPRE dependente da microsoft para tudo o que seja relacionado com informática e afins...

    Isso nao sera' talvez um exagero ?

    Não perdi ainda a fé nos sistemas Open Source,(...)

    No que nao deves perder a esperanca e' sim nos sistemas abertos:

    Open specifications
    Public specifications that are maintained by an open, public consensus process to accommodate new technologies over time and that are consistent with international standards.

    Open system
    A system that implements sufficient open specifications for interfaces, services, and supporting formats to enable properly engineered applications software: (a) to be ported with minimal changes across a wide range of systems, (b) to interoperate with other applications on local and remote systems, and (c) to interact with users in a style that facilitates user portability.

    Just my 2 cents.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Cópia de CDs (Pontos:2)
    por CrLf em 21-01-03 17:40 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Isso nao sera' talvez um exagero ?

    A parte do "SEMPRE" sim, a parte do "MESMO MUITO MAU" não.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Cópia de CDs (Pontos:1)
    por tyFUZZ em 23-01-03 8:59 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Obrigado pela rectificação. ;-) P.S. - Não te parece que o mundo inteiro está demasiado dependente da microsoft (uma unica entidade, ainda por cima privada) que define (e pretende continuar a definir) o rumo a tomar?
    You said it (Pontos:2)
    por raxx7 em 21-01-03 16:03 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Também continuo a acreditar que se está em formato digital e se consegue ler então pode ser reproduzido fielmente.
    Somos dois. Principalmente se estamos a falar de CDs que são suposto poder ser lidos em equipamento actual (e creio que estamos). E enquanto houver procura, haverá fornecedores para drives normais, sem suporte para "protecçãoes".

    PURA ESPECULAÇÃO:

    Pessoalmente, duvido que quem concebe estes sistemas acredite seriamente na eficácia deles. Acho que o mais provável é estarem a aproveitar-se da paranóia das editoras para lhes venderem qualquer coisa e ganhar uns trocos.
    E visto dessa perspectiva, a Microsoft até foi inteligente. Ao que parece, esta nova tecnologia consiste num CD com duas camadas. A primeira para ser lida por drives normais (leiam "leitores audio" se dirigirem uma editora) e uma nova para drives com suporte para o sistema de protecção (leiam "drives de PC" se dirigirem uma editora).
    Ora, a Microsoft não deve ter muita dificuldade em convencer umas quantas editoras que daqui a uns anos todos as drives CD-ROM vão suportar o sistema de protecção deles. E este sistema parece não ter o problema de irritar os consumidores que têm leitores que não suportam o esquema, ao contrário de sistemas anteriores que mais cedo ou mais tarde acabaram por ser retirados do mercado.
    You gotta love 'em :-))

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    "updates" de firmware (Pontos:1)
    por Net Shark em 24-01-03 0:19 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Cheira-me que vem a caminho updates oficiais de firmware de cd-roms do tipo:

    Ficheiro de updates ( versao oficial para publico):
    *150% de aumento de performance!!
    *Melhor suporte aos formatos da microsoft.

    Ficheiro de updates ( versao interna do fabricante):
    *Suporte da tecnologia anti-pirataria da microsoft.
    *Deteccao de CDs pirateados e envio online
    dos dados do respectivo utilizador.

    :PP
    Title too short. (Pontos:2)
    por CrLf em 21-01-03 16:12 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Vamos deixar de poder copiar C? Acho que isto acaba definitivamente com o software opensource.

    :)

    -- Carlos Rodrigues
    Please give up! (Pontos:2)
    por CrLf em 21-01-03 16:22 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Mais protecções de cópia...

    Se as editoras se preocupassem mais em vender os CDs mais baratos e/ou arranjar chamarizes para incentivar a compra de CDs originais talvez a pirataria diminuísse sem isso significar quebra de receitas (CDs mais baratos vs. mais CDs vendidos). Mas não, como organizações autoritárias que são preferem inventar novos e mais estúpidos esquemas de protecção de cópia que mais cedo do que tarde são quebrados deitando por terra todo o esforço e dinheiro investidos. Como alguém referiu acima se pode ser lido do meio em que está gravado então alguém vai acabar por o conseguir reproduzir.

    Talvez as mentes brilhantes à frente da indústria discográfica ainda não se tenham dado conta de que as protecções de cópia representam excelentes e divertidos desafios e que quem as acaba por conseguir quebrar não são necessáriamente aqueles que vão piratear mais...

    -- Carlos Rodrigues
    Microsoft "com" nova tecnologia contra cópia de CD (Pontos:1)
    por ciupman em 21-01-03 16:30 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Vê-se mesmo que este pessoal não sabe poupar caracteres ... ;) Começem a escrever mais SMSs :).. Quase que parecia uma tecnologia anti OpenSouce...
    No final que se lixa é o mexilhão... (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 21-01-03 21:14 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://fs-oss.cjb.net
    Ainda não li o artigo do tek, mas esta iniciativa da m$, não virá na onda da DRM e do projecto TCPA/Palladium??

    Segundo o artigo Can Victor Shear Bring Down Microsoft? provavelmente a m$ é capaz de estar em maus lençóis, é que a Sony e a Philips parece que se preparam para contra-atacar...infelizmente para nós consumidores muda o disco e toca o mesmo....

    Quanto às multinacionais da música das quais faz parte a Sony, se calhar convinha é que a justiça os fizessem cumprir as leis e não os deixassem actuar em cartel Copyright extremists shouldn't control information

    Dava imenso jeito era os sr.s das multinacionais da música, criarem um novo modelo para a comercialização dos seus produtos na era da Internet.
    Finally, a Business Model for Music in the Internet Age, and Why the Music Industry Probably Won't Go for It

    quantic_oscillation
    Copias e afins (Pontos:1)
    por tOkIo em 21-01-03 21:28 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    1- Eu continuo a acreditar que o crack chega antes da protecçao.
    2- Porque e que as empresas nao param de investir na protecçao e baizam o valor dos discos? acho que a soluçao passa mais por ai. Eu lembro-me que ha uns tempos [ainda nao sei s s pratica] a fnac vendia faixas de cds, e dava para escolher um cd com as musicas que querias, acho que e mais simples isso que estara ainventar sistemas todos xpto quando chega um puto de 12 anos e inventa uma crack simples. Eu ainda vender os cds mais baratos, a um preço tal que nao compensasse ao "pirata" [q somos todos nos] estar a copiar...
    Mas la dos gabinetes de cima dos predios das multinacionais esta soluçao ainda nao veio ao de cima, ainda s tenta combater a pirataria com protecçoezinhas que fazem lembrar as invençoes deo seculo 18 milagrosas.

    Eu acredito que a musica nao pode ser um negocio como esta a ser neste momento [falo de musica d qualidade feita por musicos e nao por artistas... dançarinos e assim].
    Acho que no futuro vai haver musica a serio mais barata, e os produtos de markting com musica la dentro ter o seue espaço e as pitas de 13 anos que compram isso vao acabar por alimentar os que gostam de MUSICA.
    A minha ideia nao era alongar-me tanto mas fui escrevendo.

    __tOkIo
    Ja estive a jogar... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 22-01-03 20:11 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Saquei a demo e pareceu me prometer...

    Comprei o jogo e já estou a joga-lo ;)

    Bem no inicio ate achava a coisa um pouco repetitiva demais mas agora ... bem tou mesmo a curtir.

    Para quem ainda nao conhece ai vai:

    http://modlink.cyberkotik.com

    E para algumas dicas:

    http://www.introversion.co.uk/cgi-bin/ikonboard/forums.cgi?forum=2

    estes dois links tornam o jog ainda mais emocionante ;) e com mais interesse.


    Cópias de CDs musicais -- tanto me dá... (Pontos:2)
    por ribeiro em 23-01-03 8:17 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Carissimos,
    Estamos a esquecer uma coisa muito importante, que é a liberdade de escolha.
    Se não gostem do que a indústria de música anda a fazer, façam como eu, NÃO COMPREM. Votem onde lhes doi mais.
    Ao fim e a ao cabo, já basta andar a ser chulado pelo governo e indirectamente pelas organizações que o governo sustenta. Ninguém precisa de música como precisa de comida, ar, gasolina e sexo...
    De resto, já existe suficiente música em mp3 que nos aguente nos proximos milénios... e as músicas novas mainstream são uma grande trampa.
    Rui
    --
    Re:Cópias de CDs musicais -- tanto me dá... (Pontos:2)
    por jig em 23-01-03 9:52 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Precisas mais de gasolina do que sexo?
    Ou precisas da gasolina para fazer sexo? Tipo "light my fire babe"? :)
    The Gift (Pontos:1)
    por New_Wave em 23-01-03 9:29 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.terravista.pt/BaiaGatas/4598/
    Sim, é verdade...
    Um grupo Portugues teve uma ideia excelente, a ideia passa por ao comprar um CD, este vir automaticamente com direito a ir ver um concerto.
    Ora, todos nos sabemos que compramos apenas cd´s que gostamos, esta parece uma ideia atractiva.
    Lembro me que os Gift fizeram isto o ano passado com o seu novo cd, e eu apesar de ja ter a copia comprei logo 2 cd´s, um para mim, e outro para uma amiga, assim passei a ter o original, o direito a ir ver o concerto e ainda cai nas boa graças de uma gaja!

    Penso eu de que.
    New Wave "May The Peace Be Green"
    The Gift (Pontos:1)
    por New_Wave em 23-01-03 9:31 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.terravista.pt/BaiaGatas/4598/
    Sim, é verdade...
    Um grupo Portugues teve uma ideia excelente, a ideia passa por ao comprar um CD, este vir automaticamente com direito a ir ver um concerto.

    Lembro me que os Gift fizeram isto o ano passado com o seu novo cd, e eu apesar de ja ter a copia comprei logo 2 cd´s, um para mim, e outro para uma amiga, assim passei a ter o original, o direito a ir ver o concerto e ainda cai nas boa graças de uma gaja!
    Penso que para decrescer a pirataria musical, as editoras têm é de tomar este tipo de iniciativas, e não gastar milhões em sistemas que serão "sempre" crakados.
    O que pensam disto?
    Penso eu de que.
    New Wave "May The Peace Be Green"
    The Gift (Pontos:1)
    por New_Wave em 23-01-03 9:31 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://www.terravista.pt/BaiaGatas/4598/
    Sim, é verdade...
    Um grupo Portugues teve uma ideia excelente, a ideia passa por ao comprar um CD, este vir automaticamente com direito a ir ver um concerto.

    Lembro me que os Gift fizeram isto o ano passado com o seu novo cd, e eu apesar de ja ter a copia comprei logo 2 cd´s, um para mim, e outro para uma amiga, assim passei a ter o original, o direito a ir ver o concerto e ainda cai nas boa graças de uma gaja!
    Penso que para decrescer a pirataria musical, as editoras têm é de tomar este tipo de iniciativas, e não gastar milhões em sistemas que serão "sempre" crakados.
    O que pensam disto?

    Penso eu de que.
    New Wave "May The Peace Be Green"
    Re:The Gift (Pontos:2)
    por jig em 23-01-03 9:54 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    Eu penso que és um bocadito repetitivo:)
    Ao menos a rapariga foi na cantiga?
    inutilidades que vendem bem. (Pontos:1)
    por Net Shark em 23-01-03 23:48 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Escrevi acerca disto no tek dias atras e volto a dizer aqui.
    As proteccoes de copia sao lixo absoluto que vende muito bem aos aflitos gigantes da industria de software e musica.
    Como escrevi a Macrovision parece estar na linha da frente da "reciclagem" com a sua linha (un)safedisc, ja bem crackada de uma forma ou de outra.
    Continuo a ouvir falar que resmas e palettes de jogos estao protegidos com este sistema, o que acredito bem que seja verdade...as mesmas resmas de jogos que circulam por ai, dias, semanas ou poucos meses depois de sairem para o mercado completamente desprotegidos.
    No entanto a venda de lixo parece resultar muito bem para a macrovision. Recentemente adquiriu duas empresas do seu ramo, e obviamente a tecnologia. Se foi para eliminar concorrencia ou adquirir mais know-how (ou ambas) o futuro o dira. Certo é que os negocios parecem correr muito bem este empresa.
    A m$ sabe disso e talvez lhes queira passar a perna neste negocio...

    Do outro lado, temos RIAA, a MPAA e um batalhao de lobbies corporativos que querem subtilmente controlar a net atraves do poder do $$.
    Filmes dramaticos sobre quanto os autores sofrem ja foram feitos por estas duas organizacoes em quantidades industriais.
    O que nao mencionam é a % mesquinha que dao aos autores.

    Entre muitas outras anedotas estupidas...

    A MPAA diz que os programas para descodificacao de DVDs sao ilegais. Quem os nomeou juizes do que é legal ou nao na net (get the picture?)?

    Mais ainda...quem disse que o region coding dos DVDs é legal?
    Comeco a suspeitar que as diversas backdoors que vem nos leitores asus por exemplo, para os colocarem em region free nao teram sido colocadas propositadamente pelo fabricante...
    Porque francamente mudar jumpers no painel traseiro, parece-me basico demais para ter sido esquecido pelo fabricante...

    De qq forma...

    Moral #1 da historia...continuem a fazer mais proteccoes...daqui a 423423 anos chegam a triste conclusao que andaram 423423 anos em circulo e gastaram milhoes de USD para esse processo.

    Moral #2 : o bolo destas industrias é grande, os tubaroes respectivos sao poucos mas grandes e gordos.Ainda assim continuam esfomeados, e nao querem perder uma unica migalha, e usarao todos os meios legais, ou ilegais tornados legais com o poder do $$$, para conseguirem os seus nefastos objectivos.
    Re:Mais uma vez... (Pontos:1)
    por BlueRibbon em 21-01-03 20:09 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Não podia concordar mais contigo!
    Como alguém disse ontem nos X-Files, estão a tentar combater os sintomas (aumento da pirataria, redução das vendas) da "doença" em vez de se preocuparem com as causas (lixo musical que anda para aí, custo elevado para as pessoas, insatisfação geral).

    KISS - Keep It Simple, Stupid!

    Re:Mais uma vez... (Pontos:2)
    por leitao em 22-01-03 18:09 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Mas porque sera que toda a gente insiste em esquecer-se desta maxima ? Qualquer pessoa que esteja envolvida no meio do reverse engineering, sabe que esta maxima ainda esta para ser contrariada...

    Cracka-me ai uma chave RSA ou DSA de 1024 bits para cima se faz favor...


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Mais uma vez... (Pontos:2)
    por biduxe em 22-01-03 18:42 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://bdx.no-ip.info
    Bem... as minhas chaves eu consigo crackar :)

    se eu comprar um cd protegido, e tiver um leitor de cd's que abra a protecção, logo tenho quase tudo o necessário para crackar o cd.

    Só falta o essencial do reverse engineering: dedicação, tempo e matéria cinzenta. Eu não tenho, mas deve andar por aí boa gente que tenha.
    ------ EOFim.
    Re:Mais uma vez... (Pontos:2)
    por leitao em 22-01-03 18:54 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    se eu comprar um cd protegido, e tiver um leitor de cd's que abra a protecção, logo tenho quase tudo o necessário para crackar o cd. Só falta o essencial do reverse engineering: dedicação, tempo e matéria cinzenta. Eu não tenho, mas deve andar por aí boa gente que tenha.

    (In)felizmente nao e' bem assim -- a proteccao de copia nunca sera' perfeita, mas pode vir a ser *muito* dificil de ultrapassar -- tudo depende de:

    • Quando $$$ a industria esta disposta a investir,
    • Quanta paciencia o consumidor tem para aturar os sistemas de proteccao.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Quantos programas queres ? (Pontos:2)
    por leitao em 23-01-03 1:28 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Oh leitao tu andas um bocadinho fora de contexto nao andas ?

    LOL!!

    A cena russa do cracking ta muito forte, especialemente em crypto-analysis :)

    Vou ja' telefonar 'a RSA e NSA a dizer que finalmente arranjaram maneira de factorizar numeros primos com 1024 bits sem gastar o restante tempo de vida do universo.

    Es um genio!


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Quantos programas queres ? (Pontos:2)
    por Montanelas em 23-01-03 7:52 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    Este: http://sen.host.kemtel.ru ?

    Caminho para a notícia se faz favor!
    O Chico-Esperto pensa sempre em cima do joelho, incapaz de levantar a cabeça para ver ao longe, pois tem a espinha partida e os olhos cravados no umbigo.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]