gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
nvidia vs ati
Contribuído por scorpio em 30-12-02 9:08
do departamento gfx
Jogos Ermit escreve "É mais que certo que as placas ati neste momento são mais aconselhadas para jogos visto apresentarem maiores funcionalidades. Mas isso para o windows, certo? E para linux é aconselhado um placa ati? Isto porque os drivers não são suportados pela propria ati. Eu não me importo de comprar um placa menos boa mas que seja 100% compativel com o linux e refiro-me a funcionalidades tipo tvout e dualhead. "

Administração de servidores via Web | Ciberdúvidas renovado em Janeiro  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca Jogos
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Farto de esperar pela boa vontade da NVidia... (Pontos:3, Informativo)
    por Cyclops em 30-12-02 9:29 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    ... que nunca ajudou ninguém a fazer drivers livres com boa capacidade em 3D... comprei este fds uma ATI Radeon 7500, 64Mb DDR.
    Funciona impecavelmente com o XFree 4.2.0 (é o que vem no RedHat 8), apenas tive de acrescentar o módulo GLcore e o v4l na configuração do XFree, que não vinham activadas por omissão.
    Posso ter ido de cavalo para burro em termos de processamento bruto da placa (GForce2 32Mb -> ATI Radeon 7500 64MbDDR) mas tendo em conta que não tinha 3D e agora tenho, parece-me ter sido bastante vantajoso. Para além disso, esta placa tem suporte para DVI e Video-Out, mas não tenho hipótese, pelo menos para já, de sequer testar se funcionam.
    O interface de DVI vinha com um adaptador para uma ficha de monitor normal, mas como não tenho um segundo monitor para testar, não faço a menor ideia de se funcionará ou não.
    Re:Farto de esperar pela boa vontade da NVidia... (Pontos:2)
    por Cyclops em 30-12-02 9:32 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Só para acrescentar... o que eu andava à procura era de uma Radeon 8500 (não LE), mas não encontrei em lado nenhum... já só via sobras das 7500 e de 9000 para cima, contudo, tanto quanto sei, as placas da série 9000 não são bem suportadas pelos drivers livres...
    Re:Farto de esperar pela boa vontade da NVidia... (Pontos:1)
    por ReporterX em 30-12-02 10:47 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Com bons drivers proprietários porque é que precisas de drivers livres ?
    ReporterX
    Re:Farto de esperar pela boa vontade da NVidia... (Pontos:2)
    por vd em 30-12-02 11:19 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Boa politica sim sr.

    Sendo assim, porque carga de água existem aplicações livres se as similares proprietarias são boas ?

    Alguém ainda não leu a GPL ...

    vd
    Re:Farto de esperar pela boa vontade da NVidia... (Pontos:2)
    por Cyclops em 30-12-02 11:21 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Porque é que preciso de drivers livres quando tenho drivers proprietários? Bem, talvez para estar livre... não sei quanto a ti, mas para mim interessa-me não estar totalmente dependente da NVidia para quando tiver problemas com o meu sistema (porque a partir do momento em que metes os drivers proprietários deles, perdes qualquer esperança de ajuda/suporte da parte do kernel linux, ganhas instabilidades, perdes a liberdade de fazer upgrades ao sistema/kernel à tua vontade porque o driver pode não funcionar, etc etc...)
    Re:Farto de esperar pela boa vontade da NVidia... (Pontos:2)
    por MavicX em 30-12-02 11:58 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    A Nvidia dizponibiliza a source das suas drivers para compilares contra o kernel. Só existe um file binário dentro dessa source que não podes mexer.

    Primeiro queixam-se que os fabricantes não fazem drivers para linux, depois quando fazem, não usam porque não são GPL.

    Deixa-me explicar-te uma coisa os drivers da nvidia não só são estaveis como tem um bom desempenho e muitas funções. Eu curto o GPL, mas não vou deixar de usar boms drivers só porque não são GPL.
     

    Pedro Esteves

    Re:Farto de esperar pela boa vontade da NVidia... (Pontos:2)
    por Cyclops em 30-12-02 14:29 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Meu caro, pelo menos na mailing list do RedHat psyche tenho visto muita gente a bradar aos céus por causa do módulo binário (sim, ter um thin wrapper à volta não conta). Porque embora fosse possível compilar para injectar, depois falhava e podiam até haver lockups porque o *binário* que lá estava tinha sido compilado com outro compilador incompatível.
    Ao fim de algum tempo, lançaram uma versão cá para fora, que funcionava... mas podiam não se ter interessado não é? E entretanto, tinhas ficado ou com uma placa inútil, ou com um sistema parado no tempo se te apetecesse fazer um upgrade total.
    Eu não quero que a NVídia faça os drivers... já ficaria muito contente se lançasse as especificações necessárias para que quem se interessa por esse ramo poder fazer os drivers....

    Entre ter os drivers proprietários, que *têm* problemas e, principalmente, causam problemas devido às suas características proprietárias... (tipo, incompatibilidades com o kernel, perderes qualquer suporte ou achas que a NVidia te vai dar suporte ao kernel?) e ter os drivers livres que não têm 3D, a minha escolha foi óbvia: usei os drivers do XFree86.

    O 3D que dão é impossível de tolerar, mas mantive uma inocente esperança que a NVidia eventualmente revelasse mais abertura.

    Como não o fizeram, fartei-me e comprei uma placa de outro fornecedor.

    Finalizando, também não estou a pedir que os drivers sejam GPL, podem (para congruência e melhor compatibilidade, se calhar até convém) perfeitamente ter a licença do XFree86.
    Re:Farto de esperar pela boa vontade da NVidia... (Pontos:1)
    por lbruno em 30-12-02 17:31 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://click.here.for.something.useful.yi.org/
    Com bons drivers proprietários porque é que precisas de drivers livres ?

    Para poder portar os ditos para OpenBSD por exemplo; entretanto, enquanto espero pelo port que a nVidia me prometeu, posso ir comprando uma ATI 9700, e compilo o XFree 4.3.0-cvs.

    Percebeste agora?


    Cheers,
    Luis Bruno

    Re:Farto de esperar pela boa vontade da NVidia... (Pontos:2)
    por biduxe em 30-12-02 18:51 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://bdx.no-ip.info
    Tenho um (mais ou menos) bom driver proprietário para o X que me forneceu a Nvidia, mas preferia um driver opensource. E nao sou integrista da gpl, mas acontece que eu gostaria de poder usar a minha placa grafica para ou tra coisa do que o X. Por exemplo, para ver divx, tenho que os ver em X quando ficariam bem melhor com vidix. A arquitectura do X não foi concebida para multimedia... Se o driver do X da nvidia fosse completamente Open Source, provavelmente já haveria Vidix, mas nao é o caso, e a nvidia fez apenas o indispensavel, isto é o X.

    Provavelmente existemn outras limitaçoes, esta é apenas um exemplo
    ------ EOFim.
    Tenho tido uma boa experiencia com a nv (Pontos:2)
    por TarHai em 30-12-02 10:50 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Pensaria duas vezes acerca de comprar uma placa de video 3D de centenas de euros para depois ter de aturar artefactos no ecran e desaceleracao 3D.

    Por muitos defeitos que se apontem a nvidia, eles levam muito a serio os drivers que fazem.
    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    How about some autopromotion? (Pontos:2)
    por racme em 30-12-02 13:00 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    I love it :)
    (comentario arquivado)

    UrbanTerror Qauke3 MOD
    UnrealTournament2003

    NVIDIA faz drivers proprietarios! Nada que impeça a nao existencia de drivers opensource actualmente, ou num futuro proximo quer pela propria empresa quer por outros individuos, entidades etc.
    Se ate a Micro$oft é obrigada a documentar os seus proprios standards e rever as suas praticas comerciais, o que impede que a NVIDIA nao o faça tambem?

    O que impede que tal aconteça?
    o sentido de comedismo de alguns com o trabalho realizada pela NVIDIA com a disponibilização dos seus drivers para sistemas Linux e FreeBSD? ou talvez a inepcia das mentes revolucinarias que adquirem produtos da concorrencia, e deste modo se abesteem de pressionar as entidades visadas para a disponibilizacao de toda a source mesmo que protegida por copyrigths?
    ou será que os drivers so terao valor se os mesmo forem lançados sob os designios de free software?

    na minha opiniao neste momento uma geforce 4200 128, os jogos que existem e que correm em linux nao justificam uma placa de maior cilindrada. E pra mais consegues retomas ou placas em 2mao a um preco bastante em conta de windozers q as estao a trocar por gf4600.

    se a tua opcao é ir pra uma g44600 sugirote que aguardes mais uns tempos pois a geforce fx vai aparecer em fevereiro e os precos de todos os modelos da nvidia vao baixar.
    Qt as ATIS sinceramnete a 9700 pro e porreira mas parar correr o que? quake3 a 300 fps em windows?? :) o unico jogo capaz de desafiar esta ati é o Doom3! e suporte para linux?
    Só o dinheiro que dispoes na compra da placa mais vale comprar uma ps2 e 10 jogos. Para outras atis, tens problemas a nivel de drivers como ja foi sugerido, mas nao tenho conhecimento de causa por isso evito fazer mais comentarios.


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:How about some autopromotion? (Pontos:2)
    por racme em 30-12-02 13:10 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Eu não me importo de comprar um placa menos boa mas que seja 100% compativel com o linux e refiro-me a funcionalidades tipo tvout e dualhead.

    CONTENTS:

                    (sec-01) CHOOSING THE NVIDIA PACKAGES APPROPRIATE FOR YOUR SYSTEM
                    (sec-02) INSTALLING THE NVIDIA_KERNEL AND NVIDIA_GLX PACKAGES
                    (sec-03) EDITING YOUR XF86CONFIG FILE
                    (sec-04) FREQUENTLY ASKED QUESTIONS
                    (sec-05) CONTACTING US
                    (sec-06) FURTHER RESOURCES

                    (app-a) APPENDIX A: SUPPORTED NVIDIA GRAPHICS CHIPS
                    (app-b) APPENDIX B: MINIMUM SOFTWARE REQUIREMENTS
                    (app-c) APPENDIX C: INSTALLED COMPONENTS
                    (app-d) APPENDIX D: XF86CONFIG OPTIONS
                    (app-e) APPENDIX E: OPENGL ENVIRONMENT VARIABLE SETTINGS
                    (app-f) APPENDIX F: CONFIGURING AGP
                    (app-g) APPENDIX G: ALI SPECIFIC ISSUES
                    (app-h) APPENDIX H: TNT SPECIFIC ISSUES
                    (app-i) APPENDIX I: CONFIGURING TWINVIEW
                    (app-j) APPENDIX J: CONFIGURING TV-OUT

                    (app-k) APPENDIX K: CONFIGURING A LAPTOP
                    (app-l) APPENDIX L: PROGRAMMING MODES
                    (app-m) APPENDIX M: PAGE FLIPPING, WINDOW FLIPPING, AND UBB
                    (app-n) APPENDIX N: KNOWN ISSUES
                    (app-o) APPENDIX O: PROC INTERFACE
                    (app-p) APPENDIX P: XVMC SUPPORT
                    (app-q) APPENDIX Q: GLX SUPPORT
                    (app-r) APPENDIX R: CONFIGURING MULTIPLE X SCREENS ON ONE CARD


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:How about some autopromotion? (Pontos:2)
    por TarHai em 30-12-02 14:33 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Eu tenho uma TNT2ultra que da para as curvas do Q3. Os drivers unificados da nvidia sao uma maravilha.
    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:How about some autopromotion? (Pontos:2)
    por CrLf em 30-12-02 17:54 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Excepto o pormenor de nas duas últimas releases virem outra vez com um bug que provoca artefactos por baixo do ponteiro do rato...

    -- Carlos Rodrigues
    Re:How about some autopromotion? (Pontos:2)
    por Cyclops em 30-12-02 15:28 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    NVIDIA faz drivers proprietarios! Nada que impeça a nao existencia de drivers opensource actualmente, ou num futuro proximo quer pela propria empresa quer por outros individuos, entidades etc.
    O que impede que tal aconteça?
    Não é o fazer drivers proprietários que impede a existencia de drivers livres que sejam úteis, mas o conhecimento sobre o modo de interagir com o hardware... que a NVidia não disponibiliza para implementações livres como o XFree86.

    o sentido de comedismo de alguns com o trabalho realizada pela NVIDIA com a disponibilização dos seus drivers para sistemas Linux e FreeBSD?
    Acho que isto têm pouca influência dado serem relativamente poucas as pessoas com Xfree86 que tencionem usar a capacidades 3D em jogos. São o suficiente para publicar drivers proprietários, mas não tantas que influenciem a sua libertação...

    ou talvez a inepcia das mentes revolucinarias que adquirem produtos da concorrencia, e deste modo se abesteem de pressionar as entidades visadas para a disponibilizacao de toda a source mesmo que protegida por copyrigths?

    Isto tb faz pouco influência dado que o target-user já usa windows e usa, por isso não se importa muito com esta questão. Mas se todos os que usam o XFree86 rejeitassem os drivers proprietários e comprassem ATI Radeon 7500, ou Matrox 450, etc... se calhar a NVidia já poderia começar a pensar 2 vezes...

    ou será que os drivers so terao valor se os mesmo forem lançados sob os designios de free software?
    Sim. Os drivers serem livres é uma característica técnica muito importante num sistema operativo livre. Senão estás sujeito a uma quantidade apreciável de problemas/riscos que seriam dispensáveis...
    Rumour mill... (Pontos:2)
    por CrLf em 30-12-02 21:16 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Acho que isto têm pouca influência dado serem relativamente poucas as pessoas com Xfree86 que tencionem usar a capacidades 3D em jogos. São o suficiente para publicar drivers proprietários, mas não tantas que influenciem a sua libertação...

    A nvidia não se podia importar menos com quem joga em linux. A nvidia só lança drivers para linux por duas razões, a primeira é que existe grande procura em diversas áreas da produção de CGI por equipamento barato em detrimento de equipamento high-end tipo SGI, área para onde a nvidia aponta os chips Quadro mas também as GeForces (para os que querem ainda mais barato), a segunda é porque a arquitectura UDA dos drivers lhes permite portá-los sem muito esforço e suportar todos os modelos num mesmo driver.

    Quanto á libertação dos drivers, já se tem ouvido falar muito (e conta-se que também vindo de dentro da nvidia) que a razão porque eles não os libertam é porque nem todo o IP contido nos drivers é propriedade nvidia. A nvidia sofre muitas pressões para tornar os drivers open-source (rumores apontam que mesmo vindos de quem programa os drivers) até por parte da indústria dos efeitos para cinema (que parecendo que não, tem _muito_ poder) onde eles querem ganhar quota principalmente agora que os estúdios se mostram muito interessados no linux. Só resta esperar que a pressão faça ceder esses que estão por trás.

    PS: parece que uma dessas forças de bloqueio ao opensource dos drivers da nvidia é a SGI (que noutras áreas é muito open-source friendly) provavelmente porque a nvidia + linux estão a empurrar a SGI para fora dos desktops dos artistas 3D... Mixed feelings hein?

    Óbviamente isto é tem o seu quê de rumores e disse-que-disse mas não deixa de fazer muito sentido...

    -- Carlos Rodrigues
    Re:How about some autopromotion? (Pontos:2)
    por MacLeod em 31-12-02 1:43 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    aguardes mais uns tempos pois a geforce fx vai aparecer em fevereiro e os precos de todos os modelos da nvidia vao baixar.

    Foi um passarinho que te disse que era em Fevereiro? ;-)
    Andei à procura e não consegui encontrar a release date. Por acaso estava à espera disso para comprar uma placa mais barata. Quando será que chega a PT?

    ati radeon 9000 pro (Pontos:2)
    por bgravato em 30-12-02 17:26 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Ando há algum tempo a pensar fazer um "upgrade" ao meu pc de casa, e quanto à placa gráfica estava a pensar numa ATI Radeon 9000 Pro (versao com 128MB DDR).

    Alguém já experimentou uma destas em linux? Já li algumas coisas pela web, mas gostava de ouvir (ler) mais opiniões.

    Já agora... que diferenças existem (alem do preço) entre uma Radeon 9000 Pro da própria ATI, da Hercules, ou da PowerColor? O chip é o mesmo, que é que diferencia estas placas?

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.


    Re:ati radeon 9000 pro (Pontos:2)
    por Cyclops em 30-12-02 18:11 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Segundo este site (que já indiquei acima) o dri (básicamente, sem este módulo do kernel linux não tens grande performance) para a radeon 9000 é apenas basicamente funcional... preferi não pagar uma montanha de $ por algo que não sei como está :|
    Re:ati radeon 9000 pro (Pontos:2)
    por bgravato em 31-12-02 3:04 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Perdoa-me a ignorância, mas o pouco suporte no DRI influencia só a performance 3D ou a 2D tb? É que eu para o que faço em linux não preciso muito do 3D... isso seria mais para os jogos no windows...

    Em relação ao preço... não é uma montanha assim tão grande... com um bocado de sorte arranja-se por 150 euros.

    Tendo em conta que os topos de gama andam na casa dos 500 euros, não me parece que seja assim muito para a placa que é.

    E o facto de não ter ainda grande suporte neste momento nao quer dizer que não venha a ter num futuro (mais, ou menos, próximo).

    Estou a precisar urgentemente de fazer um upgrade ao meu pc, mas tb não queria comprar agora uma placa mais "antiga", e que fosse melhor suportada, para daqui a meio ano já estar a precisar de comprar uma melhor...

    95% do tempo vou estar a usar linux, mas tenciono tb jogar um joguito em windows de vez em quando.

    A minha matrox g200 é que desde que comprei um monitor maior e passei a usar uma resolução de 1280x1024 começou a "acusar a pressão"...

    (e o processador, um PII 300, tb já anda a "acusar a pressão" à muito tempo...)

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.


    Re:ati radeon 9000 pro (Pontos:2)
    por Castanheiro em 31-12-02 2:02 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Tenho uma radeon9000 pro mas com 64MB e a placa funciona bem, tanto com os drivers opensource como com os da ati. Os standard do X dão-te pouco mais do que o 2d básico, esquece o opengl (proxima versão já funcionará), os da ati dão-te 3d e bugs... como seria de esperar duma versão inicial dos drivers. O quake3 dá para jogar na boa mesmo sem um cpu muito potente (tenho um athlon a 1.2Ghz), mas se quiseres ut2003 a coisa já pia mais fino, é que os drivers não são o pedaço de software mais performante que eu já vi...
    Resumindo, até agora não estou arrependido, é uma boa placa sem duvida, e mais versões de drivers virão.

    Cumprimentos e bom ano novo.
    Matrox? (Pontos:2)
    por jmce em 30-12-02 17:56 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Tenho por aqui uma Matrox G550 de que não tenho quaisquer razões de queixa, mas também não sou utilizador daqueles jogos... "exigentes". Ainda não experimentei dualhead nem a saída digital mas pelo menos a primeira consta que funciona (de qualquer forma, é espreitar o www.xfree86.org). Creio que as Matrox têm sido das melhor suportadas pelo XFree86. Noutros computadores e monitores notei já diferença (com modelos mais antigos de ambas) entre a qualidade da imagem (estática) de placas Matrox e Nvidia (estas talvez das mais baratinhas). A imagem produzida pela Matrox era notavelmente mais estável, o que para quem passa muitas horas em frente de um monitor em trabalho pode ser mais importante que as frames por segundo em 3D (a não ser que isso seja crucial para o trabalho também).

    Quanto a instabilidades de drivers da Nvidia em Linux, também já assisti e ouvi falar delas. Mais uma vez, podem ser irrelevantes para quem liga o computador poucas horas por dia, mas são facilmente irritantes para quem está habituado a manter sessões X abertas durante semanas e está mais preocupado com o uso de trabalho do que com o uso para jogo. Para evitar algumas chatices como ficar pendurado de caprichos ou desinteresses na correcções de bugs por fabricantes, tentei sempre escolher o hardware gráfico sabendo que ia poder usar drivers livres. Desde que satisfaçam as necessidades, não só se previne chatices como também se premeia a atitude de fabricantes que cooperam com quem faz o desenvolvimento.

    Re:Matrox? (Pontos:2)
    por TarHai em 31-12-02 11:05 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Já testemunhei a qualidade 2D das matrox em linux. Sou tambem testemunha que o 'X da nvidia', pelo menos para o meu hardware, se comporta estável o suficiente para longas sessoes de trabalho ou de quake. Algo que acho notável tendo em conta a história recente de jogos 3D em linux.

    O que me assusta relativamente ao X é o suporte para as extensoes, das quais a glx é só mais uma. De a uns tempos para cá o X tem vindo a acumular uma série de caracteristicas modernas, todas giraças que puxam muito mais pelo HW.


    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:Matrox? (Pontos:2)
    por Castanheiro em 31-12-02 14:18 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Só tenho a dizer bem do 2d da matrox, sempre de qualidade superior, bem visivel a olho nú, é pena é o 3d delas ser sempre tão fraco em relação aos euros que pedem por cada placa, foi por isso que optei pela ati, 2d de qualidade semelhante à matrox e 3d bastante bom.

    Cumprimentos
    novos drivers da ati (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 31-12-02 20:37 GMT (#30)
    A titulo informativo, lembro que a ati agora tb tem drivers closed source, para as radeon >= 8500.
    http://mirror.ati.com/support/drivers/linux/radeon-linux.html?cboOS=LinuxXFree86&cboProduc ts=RADEON+8500+128&eula=&choice=agree&cmdNext=Next
    Enquanto nao houver drivers open source para essas placas aqui fica uma opcao (e' melhor ter isto do que nada e os tempos nao estao faceis para estas coisas...) Cumprimentos Gustavo
    Re:NVidia (Pontos:2)
    por Cyclops em 30-12-02 11:56 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Isso talvez seja sinal de que a NVidia afinal não tem placas assim tão decentes... pelos vistos dependem de magia negra ;)
    Re:NVidia (Pontos:2)
    por nmarques em 31-12-02 8:33 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    Magia Negra ? Com magia negra ou nao, pelo menos funcionam e teem drivers solidos ao contrario da ATI... E para ti que pareces apostolo da ATI consegues explicar porque raio a ATI nao consegue renderizar nevoeiro ?

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]