gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
ADSL de hoje = Dialup grátis de ontem?
Contribuído por vd em 27-12-02 9:25
do departamento adêsséle-parte2
perguntas Francolin escreve "Será que as decisões que estão a ser tomadas hoje em torno do adsl que levam o mesmo a preços muito baixos podem ser idênticas às decisões de internet grátis por dialup que fecharam a teleweb, maxitel, etc..?
Pelo que vejo são poucas as empresas que continuam a fornecer dialup gratuíto. Clix cortou, netc (formalmente vizzavi cortou) e passou a fornecer pela IOL.
Resta assim para acesso dialup grátis NeonISP, oninet e IOL Acham que daqui a uns tempos apenas vamos ter 2 ou 3 fornecedores de ADSL? "

IOL lança o seu acesso internet por ADSL | Lojistas travam OniWay  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Francolin
  • NeonISP
  • oninet
  • IOL
  • Mais acerca perguntas
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Dial up melhor... E já agora... (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 27-12-02 10:03 GMT (#1)
    Nao me parece, parece que estas empresas aprenderam com os erros do passado...
    No entanto verifico com agrado um aumento da estabilidade, e da rapidez do serviço por dial up, visto usar ainda este sistema em casa (sou um resistente), penso que isso se deve a "fuga" das pessoas ao aderir a netcabo, adsl, etc... Penso que 35 euros de mensalidade ainda "puxado", e meti a minha barreira nos 25 euros. Temos pena...
    Ainda....
    Li aqui um post de uma pessoa que me deixou de boca aberta, quase a babar para o teclado... Como pode alguem criticar as pessoas que fazem downloads do que querem, seja filmes, musica, pornografia, etc...
    Essa pessoa dizia se um fã do texto, penso que segundo ele deveria ser melhor estamor ainda no tempo das paginas estaticas so com texto, ou quem sabe talvez das BBS...
    A minha alma espanta se cada vez mais como determinadas pessoas "habitues" deste site (parabens pelo trabalho) têm opinioes tao radicais e tao pouco "open-minded"...
    Parecendo mesmo um gigante da informatica... aquele o tal que voçes nao gostam...

    Boas Festas!
    Re:Dial up melhor... E já agora... (Pontos:1, Redundante)
    por rollerball em 27-12-02 12:24 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Clap,clap !

    Nuno Paulino aka Rollerball
    E qual é o melhor? (Pontos:2)
    por TarHai em 27-12-02 10:43 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Neste momento tenho netcabo, pela simples razão que foi a primeira a chegar à minha zona. Estou relativamente descontente com o servico, que um em cada tres meses fica impossivel.

    Mudar de ISP é algo que já à muito ando a pensar. O problema é que não me quero espetar num igual ou pior que a netcabo.

    Faz falta um teste comparativo da qualidade/preço de acesso a curto, médio e longo prazo, juntamente com o crescimento do número de utilizadores. Gostava de saber as latências e largura de banda para os isps nacionais e para o estrangeiro; gostava de saber dados sobre a fiabiliade e qualidade das ligações; gostava de saber a qualidade e disponibuilidade do apoio a clientes.

    Sem este tipo de estudo comparativo, sinto que escolher um ISP ADSL ou não, com fidelização de 6-12 meses é como andar a jogar à roleta russa.


    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:E qual é o melhor? (Pontos:1)
    por moonrider em 27-12-02 11:28 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Mudar de ISP é algo que já à muito ando a pensar.

    Eu tenho o ADSL "profissional" da Telepac, e, sinceramente, estou contente com o serviço. Baixa latência, taxas de transferências "normais" para o serviço contratado, 512/128. Quanto à questão da fidelização, se a quiseres evitar, compras o modem. Foi o que fiz.

    ps: isto é uma opinião 100% "independente" e baseada apenas na minha experiência na utilização deste serviço.
    Re:E qual é o melhor? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 27-12-02 13:34 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    idem aspas mesmo serviço mesma qualidade de serviço e além do mais, o pessoal do helpdesk tem sido excelente sempre que há problemas. e houve um problema de DNS e eles ajudam no tracert e tudo o mais. assim sim, sem telefonistas e com pessoal que sabe o que é um traceroute. :) ps: isto é uma opinião 100% "independente" e baseada apenas na minha experiência na utilização deste serviço.

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://fueg0.tk
    Re:E qual é o melhor? (Pontos:1)
    por Myke em 27-12-02 16:21 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Pessoal do helpdesk excelente?

    Tens de me dizer onde encontraste esse raro elemento. Pois sou cliente desde o início do serviço netfast (tendo feito a pré-adesão ao mesmo) mais tarde substituído pelo adsl.pt e já recorri muitas vezes ao serviço de apoio ao cliente incluindo o apoio técnico e nunca fui bem atendido.

    Uma constante e maior dor de cabeça é a falta de noção de processo pela parte deles. Ou tens uma situação que se resolve na altura ou então não se resolve pois sempre que telefonas ou envias email nunca existe informação sobre a reclamação anterior tendo o processo que ser iniciado novamente. (tenho uma facturação de 1gb de tráfego cobrado indevidamente que nunca consegui resolver porque o processo de reclamação nunca existia quando para lá falava referente a Abril).

    Para além disso, têm o péssimo hábito de não acusarem a recepção de email (para dar a entender que o processo se iniciou) mas, não sei se é por norma ou por não o verem mesmo porque todos os contactos por email (incluindo o departamento técnico) caiem em saco roto (tendo tido o caso de ter de telefonar dois dias depois em que falei do email e só então viram que o tinham recebido).

    Para adicionar ao cúmulo, respondem aos emails (lembrar que tive de telefonar para verem que o tinham) por carta. O que leva um pedido de informação rotineira a demorar mais de duas semanas. Sendo as cartas chapa 5, compreensível em certos casos mas, não quando o teor da mesma não está em nada relacionado com o pedido de esclarecimento feito.

    Andei meses nisto até desistir...
    Não fosse o bloqueio que a PT faz às mudanças de isp já o teria feito à bastante tempo. Espero o fim das aulas e retemperar as minhas energias um pouco para me meter noutra "batalha", procurando o apoio da deco e de outros clientes insatisfeitos assim como da anacom para eliminar as barreiras que a PT Comunicações impõem à mudança de isp.
    Re:E qual é o melhor? (Pontos:3, Interessante)
    por MacLeod em 27-12-02 11:36 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Estou relativamente descontente com o servico, que um em cada tres meses fica impossivel.

    Eu com a netcabo na minha zona também tinha isso. Ultimamente (cerca de 4 meses) não me posso queixar. Após várias chamadas para o "apoio" técnico e depois de cuidadosamente verificar o trajecto dos meus pacotes, cheguei à conclusão que o problema da netcabo aqui da zona é (ou era) a sobrelotação das células. Havia vezes em que quando tinha sinal perdia cerca de 80% dos pacotes apenas até à célula. Isto nas alturas de maior fluxo. Com muitos telefonemas, eles lá reconheciam que os "routers" estavam com demasiada carga. Entretanto puseram provavelmente mais células e a situação melhorou. E isto já se repetiu 2 ou 3 vezes. Hoje em dia está bastante estável, não me posso queixar. Se calhar é porque a taxa de adesão de putos a fazerem downloads brutais estabilizou. Consigo perfeitamente os 80 k/s internacionais e não tenho tido qualquer queixa nos últimos dias.

    Com o ADSL eu sinto que esta situação se faça sentir também. E como os centros ADSL são substancialmente mais caros que uma célula da netcabo, não sei como vão resolver. Mas a verdade é esta: com tanta publicidade e novas promoções, mais dia menos dia o serviço de todos os ISPs ADSL vai ficar sobrelotado. A dificuldade é escolher um que à partida pensemos consiga resolver a situação eficazmente.

    Os erros repetem-se... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por SUp3rFM em 27-12-02 13:30 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://dont-go-to.phalanx-ut.com
    E a aprendizagem que se devia tirar desses mesmos erros desaparece mais facilmente que um pacote por uma dessas redes ADSL. :)

    Noutra discussão, comentei esses mesmos excessos dos operadores na busca incessante pela maior quota de mercado. É isso que está a acontecer neste momento. Há uma demasiada subisidiação destas soluções o que faz prolongar o ROI para o triplo/quadrúplo do tempo previsto inicialmente. Depois, daqui por uns meses vamos ter a mesma novela, ou seja "A depressão do grátis: O ADSL ataca". Ainda se pode encontrar algumas notícias referentes à primeira depressão:

      Telecel pode acabar com Net grátis
      Elisa Fonseca (Diário de Notícias)

      A Telecel Vodafone, operadora do serviço de telefones, está a reanalisar o seu negócio de Internet, onde detém o fornecedor de acessos Netc, e está a equacionar acabar com o acesso grátis, afirmou ao DN o presidente da empresa, António Carrapatoso.(...)

      O negócio da Internet tem dado sucessivos prejuízos às operadoras e a Telecel não é excepção. Desde que se lançou neste negócio, no final de 1999, a empresa acumulou um cash flow negativo de quatro milhões de contos, repartidos em partes iguais pelas suas duas áreas de actividade: o acesso à rede da Net, propriamente dito, e a oferta de conteúdos, onde tem os portais.(...) notícia

    Não tenho dúvidas algumas que daqui a uns tempos veremos notícias destas relativas ao ADSL, por parte de _TODOS_ os operadores. Depois da grave doença que atingiu Portugal em 99, denominada por "Portalite", com uma grave variante a "Conteúdite accute", vamos certamente ser atingidos pela "ADSLóide gravis", que promte ser a machadada final em muitos gestores. Estaremos cá para ver.

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.

    neonISP? (Pontos:1)
    por racme em 27-12-02 13:41 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    com um metaname destes admira-me como nao seja mais conhecido ;)

    <meta NAME="KEYWORDS" CONTENT="ISP; INTERNET; WEB; HOSTING; HOUSING; POP; EMAIL; ACCESS; DIAL-UP; BROADBAND; ADSL; DSL; ACCESS; ACESSO; POP3; MAIL; MODEM; GATEWAY; DESIGN; WEBMAIL; FREE; GRATIS; GRATUITO; FAST; RAPIDO; SPEED; EASY; FTP; TELNET; HTTP; XDSL; AUDIO; RADIO; VIDEO; TELEVISION; STOCKS; INDEX; SERVER; MEETING; NET; SUPORTE; PT; PORTUGAL; IOL; CLIX; TELEPAC; KPNQWEST; SAPO;">

    Admito que sinceramente nao tinha conhecimento deste ISP. :)

      Mas é pra isso que serve precissamente o gildot, dar a conhecer a realidade nacional.



    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:neonISP? (Pontos:2)
    por racme em 28-12-02 0:54 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    nao conheco este operador, neonISP e nem acho que alguma vez tenha sido alguma vez falado por aqui.
    Apenas queria referir q com um meta name assim nao percebo porque ainda nao me tinha cruzado com ele anteriormente http://www.google.com/search?hl=pt&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=isp+adsl+portugal&btnG=Pesquisa+Goo gle&lr=

    Se ofendi alguem peco desculpa.


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Na realidade, só há um fornecedor de ADSL... (Pontos:3, Interessante)
    por Oldtimer em 27-12-02 13:48 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://mac.against.org

    Já tinha dito isto, mas aproveito para repetir:

    Todas as ofertas comerciais de ADSL não são mais do que uma "revenda" do serviço de ADSL da PT Comunicações - os operadores só têm de fornecer endereçamento e um link, garantindo eles o acesso ao exterior (Internet nacional e internacional).

    Isto significa que o futuro do ADSL depende unica e exclusivamente da PT, dado que, como controlam a parte mais cara do serviço (o last mile), acabam por ditar as condições económicas aos outros operadores.

    Há factores de diferenciação, claro (em termos de serviços e conteúdos incluídos no "pacote"), mas as diferenças reais acabam por se resumir ao preço (que é fortemente influenciado pela PT) e à largura de banda internacional efectiva - que acaba por ser o único factor de QoS controlado pelo operador.

    A meu ver, tudo vai depender do que a PT decidir fazer. No entanto, há operadores em que a taxa de contenção e a qualidade geral de serviço são melhores - e é claro que não são os "populares" (onde a congestão já se sente), e que isso custa dinheiro...


    ^D

    Re:Na realidade, só há um fornecedor de ADSL... (Pontos:1)
    por NeVErMinD em 27-12-02 15:43 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Concordo com a tua opinião, excepto no ponto em que o QoS do operador apenas tem como unico factor a largura de banda internacional.
    Tu proprio disseste "os operadores só têm de fornecer endereçamento e um link Entao esse link a que te referes, que penso que seja o canal entre o BAS e o ISP, não terá de ter um bom overbooking controlado pelo proprio ISP? já para nao falar do proprio backbone!
    Em relaçao a qual o ISP de ADSL que se deve optar, o meu raciocinio foi.. PT controla grande parte do serviço em si, logo nada como usar um ISP do grupo PT!
    Re:Na realidade, só há um fornecedor de ADSL... (Pontos:1)
    por DomusOnline em 27-12-02 18:33 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://bandalarga.domus.online.pt/
    Os ISP's têm de se ligar à rede da PT em dois pontos: Lisboa (cobre o sul e ilhas) e Porto (cobre o Norte). A separação propriamente dita fica algures no centro, mas de qualquer maneira penso que a estrutura deve ser redundante, no sentido em que se um link falhar o tráfego passará todo pelo outro.

    Cumprimentos.
    Re:Na realidade, só há um fornecedor de ADSL... (Pontos:1)
    por Oldtimer em 27-12-02 18:43 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://mac.against.org

    Qualquer ISP que valha um caracol sabe dimensionar o(s) interconnect(s) entre a sua rede e a da PT. - e a largura de banda nacional está tão barata que isso não deverá ser um factor real de degradação do QoS.

    (A menos que, é claro, estejam já a ficar todos sem tusto... ;) )

    Quanto a usar um ISP do grupo PT... Eu até já sou cliente de um, e estou doidinho para mudar - a qualidade de serviço real (leia-se, a do atendimento e capacidade de resolução de problemas) é pura e simplesmente atroz.

    Mas fora isso, creio que as melhores alternativas não vão ser as da PT. Mas também não vão ser as ofertas de consumo do Clix ou da Oni...


    ^D
    Clix cortou? (Pontos:1)
    por jadrian em 27-12-02 14:03 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Neste momento estou a utilizar o dial up grátis da clix... J.A.
    Re:Clix cortou? E o sapo? (Pontos:2)
    por GdoL em 27-12-02 14:27 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    Continuo a usar o Clix e sapo.pt. Têm a melhor relação qualidade/preço do mercado para serviços mínimos (smtp, pop, ssh).

    eBoX:email

    Leiam a Linux Gazette

    Mais um exemplo de desinformação (Pontos:0, Lança-chamas)
    por flic em 27-12-02 15:22 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Onde é que tu foste desencantar que o clix tinha acabado com o acesso dialup gratuito? Que cambada de andorinhas.
    Re:Mais um exemplo de desinformação (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 27-12-02 15:49 GMT (#18)
    Depois há outros que gostam de usar utf-8...
    E mais outro player (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 27-12-02 16:25 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://dont-go-to.phalanx-ut.com
    Nasceu outro concorrente no ADSL, a Cyclop Net - http://www.cyclopnet.pt/

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.
    NeonISP (Pontos:2)
    por CrLf em 27-12-02 17:22 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Há com cada ISP desconhecido...

    Há alguma lista desses pequenos ISPs algures?

    -- Carlos Rodrigues
    Re:NeonISP (Pontos:1)
    por DomusOnline em 27-12-02 18:23 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://bandalarga.domus.online.pt/
    Penso que não e tenho tardado em inseri-los na lista do Banda Larga @ Domus.Online.pt

    Mas penso que de momento temos:
    - http://www.neonisp.com
    - http://www.cyclopnet.pt
    - http://www.nortenet.pt

    Isto de ADSL. De cabo estão lá todos os que conheço.
    Penso (e posso estar enganado) que ou são PoP da antiga esoterica que actuam como revendedores da Via.Networks ou revendem o serviço ADSL da KPNQuest (que também não tenho na lista) .oO( que diabo tenho eu andado a fazer?) ;)

    Cumprimentos.

    Re:NeonISP (Pontos:2)
    por CrLf em 27-12-02 17:38 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Esse eu já conhecia. Principalmente os seus servidores de quake 3...

    -- Carlos Rodrigues
    not me (Pontos:1)
    por Uranus em 27-12-02 17:28 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://urt.clanhosted.com
    Bem, eu tenho Bragatel e posso dizer que estou descontente com o serviço... infelizmente na minha zona é o melhor que posso arranjar... Tenho à escolha entre a netcabo, a bragatel, e 56k... A bragatel tem um limite de 5gb por mes, embora a velocidade e estabilidade da ligacao seja menor (e o preco maior... pago 10cts), alias, ainda ontem recebi mais um email para distribuir por utilizadores da bragatel a mostrar o nosso desagrado. A ADSL, a 400-500 metros da minha casa está disponível, mas pra mim já estou mto longe da central... a promessa duma nova central em Braga já dura há alguns anos e dizem sempre o mesmo (pro mês que vem vao comecar a construir... pois), mas mesmo que eu tivesse a opcao da ADSL, teria que ir pela vianetworks ou outro ISP que nao tivesse limites de trafego, já estou farto dos limites até à cabeça... só espero que nao aconteça como na bragatel que simplesmente um dia acordaram e devem ter pensado: "hoje vamos meter limites pa todos os utilizadores... vai ser giro! e pra garantir que eles tao satisfeitos, nem vamos ler os emails" bahh (PS: desculpem a má educação mas tou uma beca chateado hoje)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]