gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Netcabo: o cabo das tormentas!
Contribuído por scorpio em 20-12-02 9:03
do departamento cabos&cia
Internet Anonimo Cobarde escreve "Viva!
Sou utilizador já há alguns meses do serviço NetCabo. Tive a sorte de chegar a usufruir de um acesso decente durante uns meses em que o proxy transparente da netcabo que intercepta acessos a sites estrangeiros (tráfego na porta 80) esteve desligado. Infelizmente, para mim e para muitos clientes Netcabo, o proxy transparente esta de volta. O downloads de uns simples drivers tornou-se um pesadelo: lento e muitas vezes danificado. Não estou a falar de warez ou coisa que o valhe. Estou a falar de actualizações de software/drivers mas que muitas vezes ocupam uma ou duas dezenas de megas.

Telefonei a netcabo e disse que pretendia não utilizar o serviço de proxy transparente deles. A resposta foi que todos os clientes netcabo sem excepção têm de utilizar o proxy transparente no caso de acesso a sites estrangeiros."

"As minhas perguntas são:

- Sou obrigado a ter de utilizar um serviço imposto pela netcabo mas sem qualquer referência contratual?
- Quais as possibilidades de pedir interrupção de contrato por justa causa baseado no facto de que a qualidade serviço é quase inexistente para acessos a sites estrangeiros?
- No caso de a NetCabo estar a cobrar como tráfego internacional pedidos que afinal foram respondidos a partir da cache do proxy, será possível processá-los?

Não tenho grandes conhecimentos jurídicos por isso levanto estas questões. Também gostava de feedback para saber de mais gente sobre este assunto.

Estou realmente farto de andarem a tratar os clientes unicamente como fontes de receita que têm de ser sugadas até a última gota. Não existe qualquer respeito pelos clientes nem qualquer brio professional em tentar prestar um serviço de qualidade. O único que realmente que conta é o lucro fácil. Já experimentei muitos tipos de acessos a internet (modem, rdis e cabo) e o acesso através do proxy transparente da NetCabo é até ao momento o pior que tive oportunidade de experimentar.

Venham daí esses bitaites que eu já estou farto de pagar sem receber aquilo pelo que pago.

Fiquem bem! :) JP

PS: já agora o serviço telefónico de apoio ao cliente da netcabo também é uma maravilha: só me deixaram em espera 15 minutos até ser atendido. :("

Playboy fala bem do "nosso" Mozilla | Senhor do Aneis: As Duas Torres  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Internet
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Problema do apoio ao cliente (Pontos:1)
    por overflow em 20-12-02 9:17 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    PS: já agora o serviço telefónico de apoio ao cliente da netcabo também é uma maravilha: só me deixaram em espera 15 minutos até ser atendido. :("
    Isso é compreensível, uma vez que devem estar muitos deles a reclamar dos problemas da netcabo, pois a internet 24x7 que prometiam esta longe de ser realizade. Quanto aos downloads, ate um legítimo windowsupdate.com não funciona ha mais de 2 ou 3 semanas..
    Re:Problema do apoio ao cliente (Pontos:2)
    por Cyclops em 20-12-02 10:04 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Eu diria que talvez o proxy transparente esteja mal dimensionado ou mal configurado...

    proxies transparentes, num isp virado para o mercado caseiro, são uma coisa boa para os clientes e para o isp. Contudo, quando mal configurados, são um verdadeiro inferno :|
    Re:Problema do apoio ao cliente (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 20-12-02 18:01 GMT (#14)
    eu ja tive uma hora à espera.. por isso da-te por feliz... 15min não é nada...
    Transparente ou opaco? (Pontos:3, Interessante)
    por nalmeida em 20-12-02 10:30 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.retrojogos.net
    Recentemente tive problemas com o Netcabo que julgo estarem relacionados com o malfadado proxy, acontece que isto sucedeu com um site nacional, mais precisamente o miau, conseguia aceder a ele por dialup mas quando tentava com o Netcabo não dava nada, numa primeira tentativa para o suporte foram-me ditas uma série de barbaridades que nem me atrevo a descrever aqui por serem um atentado à inteligência de qualquer mortal. Como entretanto passei para Speedpro o nº de suporte passou a ser outro e as pessoas tb parecem ser mais bem formadas, foi-me aconselhado tentar aceder ao miau através de um proxy internacional para ver se dava e confirmou-se que o problema era mesmo do dito proxy da Netcabo, tive ainda que telefonar em horário de expediente para que o "datacenter" me pudesse dar acesso ao referido site, resta saber a quantos outros sites o acesso me será restringido. Internacionalmente é uma vergonha que consiga aceder ao IGN.COM mais rápido com dialup do que com o Netcabo.
    speedpro (Pontos:2, Informativo)
    por xakalito em 20-12-02 10:52 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Sempre se disse que por vezes a qualidade é paga, e neste caso é bem verdade. Tambem sofri com a netcabo, quando era um utilizador domestico regular.
    Agora passei para speedpro, e embora as deficiencias latentes na rede deles (é preciso ver estamos em PT, e que á velocidade em que a rede deles está a crescer, é practicamente impossivel controlar/tunar o que quer que seja, tanto ao nivel de performance quer ao nivel de fiabilidade) o servico melhorou bastante.
    Existem agora, com este pacote, do outro lado da linha pessoas que sabem o que é smtp, snmp e coisas dessas.
    Claro, lá está, isto torna possivel casos em que quanto mais se pague, melhor seja a qualidade tecnica do pessoal do outro lado.
    Por isso desafio quem tenha mais que o pacote speedpro basico,a deixar o seu comentário sobre a sua opinião formada do servico.
    Em conclusão, so utilizo a netcabo para o link, pois sou o meu proprio servidor de mail/smtp, dns, etc.
    Tirando a obrigatoriadade do ip atribuido por eles, e pelo referido proxy, não vejo nenhuma outra dependencia minha deles.
    Como cliente "apenas" disto, afirmo-me como cliente satisfeito com um serviço muito perto do aceitavel (assumindo que não se lembrem de telefonar as 11 da noite para fazer publicidade dos canais per-per-view) ;)
    Re:speedpro (Pontos:2, Esclarecedor)
    por edsonmedina em 20-12-02 13:44 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Sempre se disse que por vezes a qualidade é paga, e neste caso é bem verdade. Tambem sofri com a netcabo, quando era um utilizador domestico regular.

    E nessa altura não pagavas? 35 euros não é considerado um pagamento?
    Shameless plug (Pontos:1)
    por sincronia em 20-12-02 12:00 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.haxmen.org/
    Contratem-me... A sério, contratem-me.
    Eu monto-lhes um load-balanced-proxy-array, eles ficam contentes porque têm um proxy, e assumindo que o problema não é a taxa de contenção, nós também ficamos.

    Aliás, presumo que qualquer um de nós conseguia mostrar-lhes o caminho... Eu, por mim, estou disponível.

    Tenho dito.

    Tenho dito.

    Clique aqui, faça-se ouvir.
    De facto... (Pontos:2, Informativo)
    por Oldtimer em 20-12-02 12:10 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://na-cama.com/rcarmo

    ...desde há uns dias que:

    • Windows Update, nada. Falha no download/actualização do ActiveX que verifica a nossa configuração, e, mesmo que se force o download do ActiveX (construíndo URLs à mão e colocando um "?" na ponta), depois falham os downloads dos pacotes propriamente ditos
    • Visitar sites como o freshmeat, arstechnica, até o salon.com, falha em cada 5-10 acessos (ironicamente, os banners aparecem sempre)
    • Ontem à noite, com a release do Mac OS X 10.2.3, foi o cúmulo. O site da Apple (e o Software Update utilizam servidores da Akamai - que estão em Portugal (e eu até conheço o bastidor e tudo...) Ora pois não é que aquilo passava pelo proxy transparente? E como raio é que aquilo é contabilizado? Tráfego internacional, aposto...

    ^D
    Re:De facto... (Pontos:1)
    por DomusOnline em 20-12-02 14:54 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://bandalarga.domus.online.pt/
    Eu se acreditasse no Pai Natal pedía-lhe uma forma de informar toda a gente que a contabilização não tem a ver com rotas, ou proxies ou geografia.

    Tem a ver com o registo do IP no RIPE

    Quanto à justiça de cobrar internacional por coisas que estão no proxy... deve fazer parte da optimização de custos :)

    Cumprimentos.
    Re:De facto... (Pontos:1)
    por Oldtimer em 20-12-02 21:22 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://na-cama.com/rcarmo
    Eu _sei_ que a netcabo sabe o que é o RIPE.

    (Duh, ainda tenho um handle do formato antigo algures e tudo...)

    A questão é que mesmo o tráfego que vai para a parte do akamai.net que reside em ISPs nacionais vai pelo proxy transparente - e isso sim, está errado e deve ser corrigido.
    ^D
    eu pago! (Pontos:1)
    por feijao em 20-12-02 13:01 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Pois é, eu tb tenho muitos problemas com esse dito proxie.
    É muito frequente não conseguir aceder a determinados domínios alojados em servidores nos US, e mesmo tentado aceder atravez de outras ligações netcabo em diferentes locais do país, a situação também acontece. Inexplicávelmente, ao fim de cerca de uma semana a situação normalmente resolve-se sem que ninguem tenha feito ou pelo menos assumido nada...

    O mais engraçado é que se não conseguir aceder a um domínio e tentar contactar o suporte, a resposta deles é que o servidor do domínio está a bloquear os IP's da netcabo!! Ora, essa situação já foi verificada e não é verdade, mas ele continuam a sacudir água do capote.

    Não haverá mesmo nada que se possa fazer???
    Conheço bem o fado (Pontos:2, Informativo)
    por edsonmedina em 20-12-02 14:12 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Tambem tive o mesmo problema em tempos. Todos os pacotes enviados para servidores alojados na via-networks não chegavam ao destino.

    Telefonei a explicar o problema e eles negaram logo a possibilidade de o problema ser deles. Falei com o webmaster de serviço na v.n. que fez o teste comigo ao telefone e tudo funcionava do lado dele. Fiquei abismado com o excelente atendimento e prontidão no serviço (isto num Domingo!)

    Ok, segunda tentativa. Estive mais de meia hora a tentar convencer um palhaço da netrabo a passar a chamada ao webmaster (uma vez que ele não fazia a minima ideia do que a palavra "routing" queria dizer). Ora depois foi o webmaster, que por sua vez negou durante mais de 15 minutos a possibilidade de ser um problema deles...

    Insisti até convence-lo a fazer um traceroute para a v.n.. Ainda me lembro do silêncio ao que se seguiu "er... pois... tem razão... er... vou então reportar o problema à equipe que tratará disso assim que possivel"

    Excusado será dizer que o "assim que possível" foram 2 dias depois.

    Isso tudo somado às milhares de vezes em o servidor de DHCP deles não me dá um IP, às centenas de vezes em que tenho de tentar abrir uma página de novo porque recebi um "Document contains no data"...

    Ah! isto para não falar de uma vez em que um merdas me ligou de lá a dizer-me que eu tinha de ter o modem ligado e (literalmente) não tinha nada de o desligar, nem que precisasse da tomada para outro efeito. Acabei por insultá-lo e desligar o telefone.

    Este tipo de comportamento só é possivel em Portugal, porque o português gosta muito de reclamar, mas não é capaz de agir (e não, eu não sou excepção). Não existe informação suficiente nesse sentido. Nos EUA eles já teriam sido processados até à falência. Aqui fazem isto porque podem.
    Re:Conheço bem o fado (Pontos:3, Informativo)
    por pls em 21-12-02 1:17 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Hint: Configura o teu apache para escutar também uma porta que não a 80 (i.e. dois Listen, um com 80 e outro com 6666, e não te esqueças de tirar a directiva de port da configuração principal se queres os virtaul hosts a funceminar sem mais trabalho) e vais ver como o teu acesso ao servidor da via fica miraculosamente a funcionar... o "proxy transparente" deixa de estar no teu caminho.

    Em poucas palavras; as rotas a que o conjunto de máquinas de proxy acedem estão erradas no caso da via (a forçar trafego por uma ligação de peering entre a telepac e a via que já não existe). Os outros ports (que não estão associados a tráfego de http(s)) funcionam bem...

    PLS
    Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:2)
    por pls em 20-12-02 13:59 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Na MrNet já mandámos o acesso netcabo "de volta" (adsl para o substituir) e tenciono fazer o mesmo em casa já em Janeiro.

    O serviço é horrendo. Não vale o dinheiro que custa.

    PLS
    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 20-12-02 14:05 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Não digas isso que daqui a pouco aparece aqui os maluquinhos a protestarem sobre os limites impostos no serviço ADSL e o seu respectivo preço ;)

    Dou por bem pago o meu serviço adsl, digam lá o que disserem.


    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:2)
    por vd em 20-12-02 14:24 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Quase que sei qual vai ser o ISP que vais colocar na MrNet

    ;)

    vd
    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:2)
    por pls em 21-12-02 3:22 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    será vianetworks?

    Yap

    PLS
    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 21-12-02 19:47 GMT (#25)
    A minha linha de 1Mbps da Via NetWorks c/ IP fixo, tem um IP que varia mais que o IP dinamico da NetCabo, e velocidades, nunca vi nada acima dos 512 Kbps downstream...avalia bem os ISP's antes de optares por um :P
    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:1)
    por edsonmedina em 22-12-02 3:11 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Óbvio :)

    nem valia a pena perguntar
    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 20-12-02 18:52 GMT (#17)
    Viva!

    É verdade que posso fazer isso mas não quero só isso. ;) Quero que paguem por pensarem que podem andar a gozar com os clientes ao mesmo tempo que lhe limpam os bolsos. A cada minuto que passa mais alguém acabou de ser enganado com a balela de "Internet super sónica" o que afinal é mentira porque a única coisa rápida em termos de HTTP é a rede da própria NetCabo e que eu saiba a rede da NetCabo não é a Internet! No meio disso existe o investimento num modem que custa a amortizar e que diminui a probabilidade de mudarem de acesso com facilidade. Resultado: a maioria dos utilizadores deverá estar descontente mas não é fácil mudar de acesso. Se juntarmos a isso a inércia da mudança, o facto de muitos clientes não estarem a vontade tecnológicamente e provavelmente nunca terem experimentado um acesso decente e finalmente o número crescente de utilizador que para sua infelicidade assinam o serviço, temos que a NetCabo vai continuar a fazer pouco dos clientes e a meter dinheiro ao bolso.

    Talvez seja extremista mas gostava de ver essa situação resolvida ou então que os medias dessem importância suficiente ao assunto para a NetCabo ficar finalmente conhecida como um dos piores ISPs portugueses senão o pior. Pode ser que quando virem que as pessoas já não assinam o serviço as cegas e virem os lucros diminuirem comecem a preocupar-se em prestar um serviço de qualidade.

    Fiquem bem!
    JP

    PS: onde andam os nossos amigos jornalistas? ;)
    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 20-12-02 21:26 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://dont-go-to.phalanx-ut.com
    PS: onde andam os nossos amigos jornalistas? ;)

    Muitos deles são clientes VIP da Netcabo, inclusive alguns que passam por aqui. *cough*

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.

    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:1)
    por sincronia em 23-12-02 20:37 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.haxmen.org/
    Nem todos... outros estão limitados às restrições da linha editorial do Jornal, ou das orientações do Director do jornal. E depois usam pequenos subterfúgios, sites que ninguém ouviu falar ;) como o Spotzine onde está um artigo sobre maus tratos na TvCabo...

    Aliás, se enviarem este email, pode ser que estas coisas passem a ser publicadas, depende de vocês.

    Tenho dito.

    Clique aqui, faça-se ouvir.
    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:2)
    por Andrade em 21-12-02 1:54 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    Sou um dos primeiros clientes da Netcabo e jornalista. Não, não sou cliente VIP e semana sim, semana não telefono a reclamar o péssimo serviço. Graças a Deus espero mudar em breve para adsl e acabar com a porcaria da Netcabo.
    Re:Temos sempre a opção de os mandar bugiar... (Pontos:2)
    por Andrade em 22-12-02 0:13 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    Sim de facto tens razão. Contudo, sempre alertei para a situação, enquanto estive à frente da ZDNet.pt

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]