gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Patentes de Software na CE
Contribuído por Xmal em 04-12-02 15:49
do departamento importar-os-maus-exemplos
Europa Foi divulgado na lista da Ansol ter sido enviado hoje um artigo da autoria de Jaime Villate, para o Jornal de Engenharia da FEUP, sobre a ameaça eminente da possível adopção na Europa de legislação que permita patentes de software.
Uma tal legislação pode ter consequências gravíssimas na liberdade de construção de conhecimento, bem como levantar barreiras legais à reprodução de algoritmos sem que haja necessidade de manter o código fechado. Infelizmente, parece haver um risco real de que este assunto passe despercebido à opinião pública e acabe por ser aprovado.

Caixa em acrílico | Pão e Liberdade  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • um artigo
  • Mais acerca Europa
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Liberdade de pensar (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 04-12-02 18:56 GMT (#1)
    O que me faz odiar o patenteamento de algorítmos e conceitos é o facto de se poder patenter ideias que qualquer um pode ter sem que para isso tenha de ser letrado. A quandidade de patentes ridículas que existem nos EUA faz com que qualquer um pense duas vezes antes de pensar. Ultimamente, pantenter, tornou-se um negócio lucrativo, o objectivo é conseguir patentear tudo e mais algumas coisa para extrair um potencial lucro.
    O software livre e toda a sua comunidade é que são os grandes perdedores. Nem eu nem vós fazeis ideia da existência de patentes "ocultas" à espera de uma oportunidade de maior lucro para aparecerem (Estava-me a lembrar do caso do jpeg, samba, etc).
    É urgente fazer alguma coisa enquanto há tempo se é que já não é tarde de mais. Muitos de vós, jovens, não tendes a noção do que estou a falar, mas quando vos vierem bater à porta por causa da violação de uma patente, então nessa altura ficareis a saber que é tarde de mais para agir.

    Fala-se muito sobre a forte possibilidade de patentear software na UE, mas só tenho visto falatório. A Comunidade Europeia tem uma grande comunidade de pensadores brilhantes e entusiastes de Software Livre, mas só falam. Onde estão as manifestações ao ar livre? Será que as pantentes de software só têm interesse para quem produz software? Não se deveria sensibilizar as pessoas acerca de um atentado à Liberdade de Pensar. Filosofar um dia será crime?

    Fiquem bem!

    Quando é a votação? (Pontos:3, Interessante)
    por js em 04-12-02 19:21 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    Peço desculpa por vir perguntar, mas nas pesquisas que fiz não encontrei info sobre quando é a votação... Só vejo que "está para breve", mas é para quando?

    Gostava de fazer circular esta informação, mas preciso de a enriquecer com factos elementares (e não advocacy!) que têm a ver com o normal desenrolar do processo: Agendas (do Parlamento Europeu?), consultas oficiais (consultas do PE à opinião pública?), datas de discussão plenária e votação, essas coisas.

    Re:Quando é a votação? (Pontos:2, Esclarecedor)
    por moonrider em 04-12-02 23:02 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    No final do artigo encontram-se alguns links interessantes onde certamente encontrarás essa informação.

    Chamo a atenção para este particularmente, pois é uma petição contra a utilização das referidas patentes. Assinem !!
    Re:Quando é a votação? (Pontos:2)
    por js em 05-12-02 11:40 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    "No final do artigo encontram-se alguns links interessantes onde certamente encontrarás essa informação."

    Não digo que não, mas se a encontrares por favor diz-me o link. Obrigado.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]