gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Caixa em acrílico
Contribuído por js em 04-12-02 14:37
do departamento um-PC-com-paredes-de-vidro
Hardware pcardoso escreve "Há uns tempos fiz um post relativo a uma caixa para um PC que ia fazer em acrílico e houve interesse em ver o resultado final. E aqui está! Ainda são só imagens, mas perguntem o que quiserem que eu respondo aqui no gildot."

Rip, Mix and Burn | Patentes de Software na CE  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • post relativo a uma caixa para um PC que ia fazer em acrílico
  • aqui
  • Mais acerca Hardware
  • Também por js
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Pergunta (Pontos:2)
    por fog em 04-12-02 14:43 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Que motherboard estás a usar ?
    Re:Um exemplo: www.google.pt (Pontos:1)
    por pcardoso em 04-12-02 18:45 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    A motherboard é uma DFI P5BV3+, socket 7.

    Tem apenas um k6-350 (a funcionar a 400), mas vou trocá-lo por um 450 um dia destes.. Se alguém tiver um k6-2 ou k6-3 500 ou 550 por um preço decente, eu compro! :)

    O resto das características:
    128mb ram
    leitor DVD LG
    placa gráfica TNT2 32mb com tv-out
    placa tv-tuner pinnacle
    SB PCI128
    placa de rede com chipset realtek 8029 (10Mb)
    disco 6gb para o SO e roms de emulador

    De momento tou a usar o linux. Uma instalação bastante reduzida do redhat 7.2 (era o q tinha no momento em casa), mas tou a pensar usar o windows 98 para isto. Não encontro emuladores snes/megadrive decentes para linux.. o dgen e o zsnes não compilam muito bem, e quando compilam não funcionam bem.. mto lentos.. os mesmos emuladores em windows funcionam bem. além de que não há mtos emuladores de nintendo 64 para linux.

    Performance: não é nenhuma bomba, mas com este k6 a 400 o ogle diz que a ler DVDs dá à volta dos 22 fps. Com o k6-450 penso que não vai haver problema em dar os 25fps. Divx funciona bem, dependendo do filme, e os emuladores (em windows) funcionam bem, incluindo um de N64 (o trwin ou ou ultrahle, não me lembro).
    departamento (Pontos:2)
    por joao em 04-12-02 15:14 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Excelente departamento!!

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:departamento (Pontos:2)
    por Gamito em 04-12-02 15:40 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.gamito.org/
    you bet :)

    Mário Gamito
    my web shelter
    curtido... (Pontos:2)
    por zaroastra em 04-12-02 15:33 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Que tal a insonorização da maquina?
    "" ventilação?
    Onde se compra acrilico? é muito caro?


    Re:curtido... (Pontos:1)
    por pcardoso em 04-12-02 18:53 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Não faz muito barulho, mas não é nenhum Apple Cube :)

    É aceitável, tendo em conta que é um PC normal, com 3 ventoinhas, da caixa, processador e placa gráfica. Para a versão 2.0 disto vou utilizar um processador sem ventoinha, tipo o via c3, como se pode ver em www.mini-itx.com.

    Comprei-o acrílico numa vidraria em Aveiro, e anda à volta dos 80 euros/m^2. Esta caixa foi feita com 6 placas de +- 30cm de lado, e paguei 40 euros por tudo. Mas é acrílico bastante grosso (10 mm), mas se fosse agora fazer o mesmo usava muito mais fino. Pensei que fosse frágil, mas só depois é que me disseram que o mais fino também é bastante resistente... Este é muito pesado. Só o acrílico pesa uns 2kg. Comprei as placas já cortadas, e depois só poli os topos, fiz os furos para montar a estrutura que queria e pronto.
    interessante mas... (Pontos:1)
    por Anonimus Cobardis em 04-12-02 15:53 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    A ideia ate pode ser interessante (caixas em materiais alternativos), mas o resultado e francamente feio, na minha opiniao. Mas la esta, gostos nao se discutem.


    --
    (c) Anónimo Cobarde, 1999-2002
    Re:interessante mas... (Pontos:1)
    por pcardoso em 04-12-02 19:02 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Ok, não há problema! Fiz a caixa para mim, não fiz para ti! :)

    Quando acabei a caixa só queria que fosse mais pequena e mais arrumada no interior, mas pronto.. isto foi só a primeira versão! :)
    Re:interessante mas... (Pontos:1)
    por Anonimus Cobardis em 04-12-02 20:24 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Ah, planeias fazer versoes mais evoluidas! É que, com tanto fio à mostra, tal como esta agora, e com as bays dos drives em metal, sinceramente, nao fica nada apelativo. E ja sabes que nestas coisas, o eye candy conta muito -- os olhos comem tanto ou mais que a barriga...

    De qualquer modo, nao queria criticar ou menosprezar o teu trabalho, tal como disse antes, acho interessantes estes exercicios. Simplesmente, do ponto de vista visual, este nao me pareceu a oitava maravilha do mundo. Mas la esta, volto a repetir-me, opinioes sao opinioes, como diz o outro, sao como os cús -- cada um tem um(a) :)


    --
    (c) Anónimo Cobarde, 1999-2002
    Re:interessante mas... (Pontos:1)
    por pcardoso em 04-12-02 22:00 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Tudo bem, não fiquei ofendido com o teu comentário, e se pus aqui este artigo era para ser comentado, bem ou mal.
    algumas notas (Pontos:3, Interessante)
    por racme em 04-12-02 17:20 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    bom trabalho, o mod está porreiro mas umas perguntinhas se me permites

    1-o porque de 1 switch em cima(power?) e outro atras(reset?). Acabaste de inutilizar o teu suporte pra TV se for tua intencao ver divx na 72cm da sala

    2-bays de disco/cdrom teriam ficado melhor em acrilico. Chapa é horrivel, e ja que a ideia era nao contares com a presença da mesma... diria q teria sido um must

    3-Que é aquela coisa a nadar no fundo da caixa? tens de trabalhar esse receptor infra da pinnaclee do keyboard, parece que perdeste a chave e esqueceste-te do bixo la dentro :)

    4-É impressao minha ou tu so tens uma fan em outtake, bem afastada da fonte? e preta? :/ ui, pa tu com 15 aereos fazias uma festa com 2 destas artic blues :D

    5-toque final, um neon nunca ficou mal

    6-CADÉEEEEE a pega? num ha pega? :/

    ok, observacao final é bom ver q o casemodding nacional comeca a dar pontapes.


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:algumas notas (Pontos:1)
    por pcardoso em 04-12-02 19:17 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Olá!

    Vamos lá a ver as respostas:

    1. O switch de cima é o power, e o de trás é o reset. Espero não ter de o usar muito :) Não há problema com a televisão: a mesa onde tenho a TV dá bem para meter a caixa, e fico com +- 5cm de espaço em cima para ligar e desligar o computador. Mas realmente era bom que fosse uma 72cm :)

    2. Eu sei, mas isto ainda demorou ainda algum tempo a fazer a caixa (só aos fins de semana, já que durante a semana ainda tenho o trabalho e um curso para acabar) e para o fim já andava enjoado de nunca mais acabar isto.. Então para o fim comecei a tomar atalhos senão estava a ver que ia chegar ao natal com isto ainda por acabar! Estava a contar pintar tudo o que nao fosse acrílico ou hardware de branco para combinar melhor, mas ainda não houve tempo, e vontade! Já fechei a caixa e quanto mais tarde tiver de desmontar tudo, melhor! :)

    3. O "peixe" é o receptor IR do teclado/rato e o da placa de tv... Ainda não dei com uma chave boa para abrir aquilo e a dissimular melhor no resto do hardware! :)

    4. Yeap, só uma ventoinha a tirar o ar do interior, mas tenho na base, na frente uns buracos por onde entra o ar que é aspirado pela ventoinha.. Aparentemente está a funcionar bem. Ainda não estamos no verão, mas a temperatura com a caixa aberta e fechada é a mesma, a julgar pelo sensor do CPU (30-35 graus). Vi o link que puseste e fiquei interessado.. Quando houver tempo, já lá está uma daquelas às corzinhas! :)

    5. Não sei.. acho demais para a caixa.. Não dá para ver nas fotos, mas os LEDs frontais são um branco e um azul, bastante brilhantes, e que ficam muito bem. Com o comp ligado iluminam os extremos do painel frontal e no escuro fica um espetáculo! Vou ver se ponho a máquina a tirar uma foto no escuro :)

    6. Nope... :)

    e pronto! fico-me por aqui. Obrigado pelo interesse! :)
    Main Board (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 04-12-02 17:53 GMT (#12)
    Boas.

    Gostei de ver. No outro dia andava a pensar numa coisa dessas. Parabéns. :-)

    Assim que tiveres tempo escreve um textozinho a explicar à malta por exemplo os problemas que foram surgindo e as opções adoptadas. :-)

    @798, Nbk, orgulhoso possuidor de uma Chieftec Golden Blue DX-01BLD.

    Re:Main Board (Pontos:1)
    por mar_ori em 04-12-02 20:59 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Concordo. Ainda estou para perceber como foram feitos os buracos para o cdrom.
    Re:Main Board (Pontos:1)
    por pcardoso em 04-12-02 22:23 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Bem, em relação ao buraco do cdrom é simples: com um berbequim fiz um furo algures dentro do buraco onde ia ficar o cd-rom. O furo teve de ser grande, de modo a conseguir meter uma serra tico-tico (não sei se é bem este o nome, mas é uma serra electrica para madeira), e comecei a abrir caminho de modo a ter a forma rectangular. Alguns buracos (ventilaçao) foram feitos com um berbequim e uma broca de saia (daquelas com uma serra circular à volta da broca principal.

    Peço desculpa por não saber os nomes certos, mas fiz isto tudo com a ajuda do meu pai e alguns nomes passaram-me ao lado. :)

    Houve que ter cuidado com as operações com o material eléctricas, para não aquecer demasiado o acrílico. Como no fundo é plástico, ao cortar (ou furar) muito depressa, aquece muito e derrete com o corte e passada a serra volta a fundir-se todo. Há que ter cuidado também para não fazer as coisas muito depressa para não estalar o acrílico.

    Os furos para os parafusos foram feitos com uma broca fina para abrir o buraco, depois usou-se outra broca maior para o alargar, e no fim uma broca ainda mais grossa para fazer a cavidade onde encaixa a cabeça do parafuso.

    Os LEDs estão apenas presos nos buracos. Não os colei, mas eles aguentam-se bem sem cola. O buraco é à medida de cada LED e encaixam bem. Os LEDs custaram-me 1,5 euros cada, mas valem a pena. São muito brilhantes (e o branco e azul fica mto melhor que o verde e o vermelho do costume), e iluminam a face toda. Os botões são o que menos gosto na caixa, mas foi o que se arranjou.

    O drive de disquetes ficou para trás uma vez que é raro utilizá-lo, e tentei meter o computador sem drive, mas é difícil... As bios e o windows teimam em pensar que existe sempre uma drive, mesmo que o desligue em todo o lado.. Ou aparecia-me como drive de 5.25, ou não aparecia mas o windows dava sempre erro no sistema de ficheiros, no explorador, bah! Acabei por meter um num sitio isolado.

    Resta dizer que canibalizei uma caixa antiga de onde tirei os pés, o bloco traseiro onde encaixam as placas (tive de cortar a ponta às placas porque não havia sitio onde encaixar a extremidade do painel traseiro) e os suportes do cd-rom foram feitos com os suportes de cdrom normais. Os cabos IDE foram enrolados em espiral metálica para encadernar.

    Aqui está. Espero ter respondido às perguntas.

    Cumprimentos,
    pedro
    Esta caixa está melhor :) (Pontos:2)
    por Andrade em 04-12-02 23:12 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    Pessoalmente prefiro a caixa deste rapaz .
    Re:Esta caixa está melhor :) (Pontos:1)
    por tOkIo em 05-12-02 11:22 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    por acaso ... acho k somos 2 :P
    __tOkIo
    The "ToAsTOr" (Pontos:2)
    por |The-Crow| em 05-12-02 17:25 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.soundream.org
    Vai uma tosta? ;)
    The "ToAsTOr"

    Re:Fonte alimentação (Pontos:1)
    por pcardoso em 04-12-02 19:04 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Era uma fonte ATX de um compaq ou qq coisa assim. Comprei-a usada numa loja de material em 2a mão, e como era esquisita e não cabia em nenhuma caixa, venderam-me aquilo baratinho. Ora eu não a queria para meter em nenhuma caixa normal, e fiquei com ela, tirei-lhe as latas à volta e assim ficou.
    Re:Good work (Pontos:1)
    por pcardoso em 04-12-02 19:04 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Thx! :)
    Re:foo (Pontos:1)
    por pcardoso em 04-12-02 22:31 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Conseguiste ver isso apenas por uma imagem? Incrível! Sim, é o Trainspotting!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]