gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Entrevista com Diogo de Vasconcelos
Contribuído por jmce em 03-12-02 10:35
do departamento Gago 2.0
Portugal O Portal da Sociedade da Informação apresenta uma entrevista com Diogo Vasconcelos (mote: nós investimos nas pessoas de quem gostamos). Este é o "responsável executivo pelas acções promotoras da sociedade da informação em Portugal", gestor da "Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), entidade coordenadora das [...] sociedade da informação (SI) e do conhecimento - prosseguindo a execução do POSI -, governo electrónico e operacionalização do programa de apoio à inovação (Proinov)", mas sem "competências na área das telecomunicações" (leia-se: nada de fazer cócegas à PT). A entrevista ainda não revela muito. O que prevêem os leitores do Gildot? E conflitos de interesses, haverá? [fonte: destaque por José Abreu na lista Ansol-geral]

A percepção do futuro da partilha - By Microsoft | Filtragem da Internet na China  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • entrevista
  • Diogo Vasconcelos
  • nós investimos nas pessoas de quem gostamos
  • conflitos de interesses
  • destaque
  • Mais acerca Portugal
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    independentemente de ser "software" aberto ou não. (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 03-12-02 10:57 GMT (#1)
    É a favor da adopção do software de "open source" pela administração pública?

    Creio que devemos, em Portugal, defender as plataformas abertas e devem ser criadas condições para haver experiências de utilização de "software" na administração pública. Mas, mais do que isso, tem de ser definida uma política de compra de "software" que salvaguarde nomeadamente o acesso ao código-fonte , independentemente de ser "software" aberto ou não.


    Re:independentemente de ser "software" aberto ou n (Pontos:2)
    por jmce em 03-12-02 11:11 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Belo. No caso da Microsoft, "salvaguardar" o acesso a (quanto?) código-fonte pode ser mais um chorudo item para a factura...
    Re:independentemente de ser "software" aberto ou n (Pontos:2)
    por vd em 03-12-02 11:33 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Considerações:

    O software pode ser opensource, mas pago.
    Por exemplo com suporte técnico e não licença de uso.

    Contudo concordo que a administração pública a organismos públicos deveria de possuir, sempre e em qualquer altura o código fonte do seu software.

    No meu ponto de vista, a resposta até está mais ou menos no bom caminho.

    Admite que se deve defender plataformas abertas e que deve ser criado mecanismos de uso das mesmas.
    Defende que se deve comprar software, mas com acesso ao código fonte, que no caso de ser opensource possui acesso e nos outros casos não.

    vd
    Futurologia (Pontos:2)
    por Gimp em 03-12-02 11:30 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    O que prevêm os leitores do Gildot? No meu caso mais um chorrilho de siglas...


    "No comments"

    competências ? (Pontos:2)
    por vd em 03-12-02 11:40 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    " mas sem "competências na área das elecomunicações" (leia-se: nada de fazer cócegas à PT)"

    Não entendo...

    Então qualquer pessoa com "competências na área de telecomunicações" faz automágicamente cócegas à PT ?

    Ela (PT), farta-se de rir certamente...

    vd
    Re:competências ? (Pontos:2)
    por jmce em 03-12-02 13:16 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Suponho que quando ele diz "sem competências na área das telecomunicações" quer dizer "sem poder".
    Re:competências ? (Pontos:2)
    por vd em 03-12-02 13:29 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    "Como pretende generalizar o uso da banda larga no acesso à Net quando a PT vende e dita, na prática, o valor do "reselling" dos outros operadores? É pelo aparecimento de operadores de serviços e infra-estruturas alternativas?

    Não tenho competências na área das telecomunicações, não posso responder."

    Entendo que falta-lhe competências técnicas para avaliar as infra-estruturas ou serviços correctamente.
    Contudo, ele não possui nenhum cargo ligado às Telecomunicações, que o terá levado a afirmar que não possui competência ou conhecimento em causa sobre área técnica ou comercial (como é o caso da "generalização da banda larga").

    Considero que a PT foi chamada aqui como exemplo no qual o jornalista esperava uma resposta técnica ou comercial.

    Não vejo essa "falta de poder".
    Até porque ele foi o ministro sombra (senão estou em erro) para a sociedade da informação.

    vd
    PT e FCCN (Pontos:2)
    por higuita em 03-12-02 11:46 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    Duas coisas posso garantir... ele pessoalmente tem varios "odios" para com a PT e a a FCCN, nao com as pessoas destas empresas mas sim pela instituicoes e o seu funcionamento.

    O problema podera' ser haver muito mais gente envolvida, cujas as opinioes possam ser diferentes...

    sobre o software fechado ou aberto...
    ele teve pelo menos duas situacoes onde a utilizacao de software livre lhe resolveram grandes problemas que nao seriam possiveis com software fechado (nem sequer sei se ele realmente se apercebeu disso) e pelo menos uma em que ele perdeu 2Gb de informacao importante apenas porque o program/formato era fechado e nao havia forma nenhuma na altura de o exportar/recuperar

    para o bem de todos espero que ele se lembre destes casos e escolha software livre para todos os locais possiveis, primeiro para salvaguarda da informacao e segundo para poupar uma fortuna em licencas que poderia ser desviada para formacao de tecnicos do estado mais competentes e logo elevar o potencial tecnologico portugues.

    quem sabe, talvez ate' o leitao se sentisse cativado a voltar para portugal 8)

    Higuita
    Re:PT e FCCN (Pontos:1, Engraçado)
    por vd em 03-12-02 11:57 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    "quem sabe, talvez ate' o leitao se sentisse cativado a voltar para portugal 8) "

    Não possuimos uma série deles na Bairrada ?...

    Não vale a pena importar material defeituoso.

    vd
    Re:PT e FCCN (Pontos:1)
    por wZ em 03-12-02 12:14 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    bem, esta relação amor-odio com o leitão já parece aquelas telenovelas venezuelanas que passam os primeiros trezentos e cinquenta mil episodios á lapada, e logo no ultimo, ao inves de se casarem com o cavalo (á semelhança dos filmes Norte Americanos) casam-se com o que resta da pessoa que andaram uma vida a odiar. Isso já não é original desde o tempo da Gabriela, cravo e canela.


    Notify: JesusCristo is online (Believe) wZ

    Re:PT e FCCN (Pontos:1)
    por wZ em 03-12-02 12:21 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    concordo que o dinheiro que normalmente se gasta em licensas era bastante melhor aplicado em formação de tecnicos e _não tecnicos_.
    No ano passado, trabalhava numa empresa, em que eles preferiam gastar umas centenas a comprar licensas do NT 4.0 do que a dar formação as duas secretarias que chegaram a chamar-me porque no Office da funcionaria X aparecia o clip, mas ela queria que aparecesse um caozinho igual ao que aparecia no Office da funcionaria Y.

    Notify: JesusCristo is online (Believe) wZ

    Re:PT e FCCN (Pontos:2)
    por vd em 03-12-02 12:24 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    "Office da funcionaria X aparecia o clip, mas ela queria que aparecesse um caozinho igual ao que aparecia no Office da funcionaria Y."

    Burn them all, i say!


    vd
    Re:PT e FCCN (Pontos:1)
    por wZ em 03-12-02 12:47 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Na altura não as assei porque tinha deixado o maçarico na minha sala. Mas não pus o raio do cão no Word. É preciso ter lata para me chamar ás 11.30 da manhã de uma segunda feira por causa disso.. enfim.


    Notify: JesusCristo is online (Believe) wZ

    Re:PT e FCCN (Pontos:2)
    por higuita em 03-12-02 20:10 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    pois, precisamente, eu quando disse tecnico tava tambem a pensar nos operadores/utilizadores

    existe a ideia idiota que o window$ e' facil de usar e que todos percebem, que nao e' preciso formacao, mas depois e' so' ver erros idiotas, emails de 30Mb, helpdesk desesperados, abrir virus a torto e a direito, gravar e nem saber onde, nem usar o find para os encontrar, etc

    Higuita
    - Evil - (Pontos:2)
    por nmarques em 03-12-02 12:39 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    E' mesmo muito evil... Portugal NAO TEM infra-estruturas para muito do que e' pedido, Portugal nao tem dinheiro para investir em areas cruciais, o co-financiamento por projectos europeus exige resultados, que ha boa maneira portuguesa nunca serao apresentados... Flamem ha vontade, mas isto parece um caso tipico portuga de "el tacho".

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    Re: - Evil - (Pontos:1)
    por wZ em 03-12-02 13:09 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    "Thats just the way it is" TuPac Shakur.
    Vês n protestos da classe operária porque ganha mal , etc; vês essas mesmas pessoas a festejarem por o proximo Seleccionador Nacional ganhar 30 mil contos.
    Vês o pessoal a pegar-se á pancada por o individuo A chamar "cabrone" ao individuo B; mas vês essas mesmas pessoas a verem o Big Braits que estão lá abancados e o ultimo a sair ganha 20 mil contos. Isso sim é uma ofensa.
    Enquanto o ordenado minimo for 60 e tal contos e as pessoas que vão para as greves sentarem-se a ver o programa da Agata que está a ganhar 20 mil contos para ir chorar enfrente ás camaras, está tudo dito.


    Notify: JesusCristo is online (Believe) wZ

    Re: - Evil - (Pontos:2)
    por nmarques em 03-12-02 13:59 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    E de quem e' a culpa que o ordenado minimo seja 60 contos ? Nao sao as mesmas pessoas que que o ganham que elegem o governo ? Muito honestamente, nao vejo Portugal como um Pais Tecnocrata, ate' pq nao passa de um simples pais em vias de desenvolvimento com grandes aspiracoes na mente de muitos mas que vive ainda das glorias do passado... Exemplos de corrupcao existem muitos, exemplos da ma gestao dos dinheiros que veem da EU ainda existem mais, sejamos sinceros, enquanto uns se abonam indevidamente e manteem os tachos, outros estao a pagar por isso!... Qualquer das republicas, quer a primeira quer a segundo estao manchadas de sangue, sangue do povo portugues. O povo escolheu, agora sofre as consequencias :D

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    Re: - Evil - (Pontos:1)
    por wZ em 03-12-02 14:19 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Concordo plenamente.
    Sempre disse que a democracia não é o melhor estado para se viver. O voto de uma pessoa que siga atentamente o parlamento, o Expresso da Meia noite, o telejornal e afins, ou seja, o voto de uma pessoa que tenha opinião formada, é completamente cilindrado pelo voto de quem gosta de ver é o programa em que a namorada do Pato Donald é o Mickey; ou o Big Braits; ou os trezentos mil episodios do Anjo Selvagem.
    Quem tem razão é a minha avó quando diz "estamos no fim do mundo".


    Notify: JesusCristo is online (Believe) wZ

    Re: - Evil - (Pontos:2)
    por nmarques em 03-12-02 15:06 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    Analogia se conheceres LotR the Tolkien, Portugal = Numenor, ja vivemos momentos de gloria, entramos em decadencia, precisamos urgentemente de um lider para unificar e recuperar o esplendor de Portugal.

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    Re: - Evil - (Pontos:1)
    por wZ em 03-12-02 15:12 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    está aqui _o_ lider

    Notify: JesusCristo is online (Believe) wZ

    Re: - Evil - (Pontos:2)
    por biduxe em 03-12-02 15:27 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://bdx.no-ip.info
    estou de acordo... É dos poucos que faz por merecer a cadeira,
    ------ EOFim.
    Re: - Evil - (Pontos:2)
    por mlopes em 03-12-02 17:43 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Não te esqueças que ele não é do PS nem do PSD, logo não é uma alternativa para a maioria da população, logo não tem hipótese, como já foi dito antes "portugal tem os governantes que merece"!

    Democracy is a device that insures we shall be governed no better than we deserve.

    -- George Bernard Shaw

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Re: - Evil - (Pontos:1)
    por wZ em 03-12-02 17:55 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    O Paulo Portas também não é do PS nem do PSD (embora nestes ultimos anos tenha andado perdido ora um ora outro) e no entanto está a ter oportunidade de demonstrar (o pouco) que vale.

    Notify: JesusCristo is online (Believe) wZ

    Re: - Evil - (Pontos:2)
    por nmarques em 03-12-02 18:12 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    O Senhor Portas nao e' homem, e' crianca... enquanto membro da oposicao quantas demissoes esse Senhor exigiu ? Quanto a merda lhe rebemta mesmo no focinho [aka caso moderna], ele nao tem tomateira para se demitir, o Senhor Portas deveria pensar um pouco mais, la' por ser o homem de armas do governo, ele ja demonstrou mais que uma vez que so defende o que lhe interessa pessoalmente, como o celebre caso de um jovem que foi de cana por excesso de alcool e passado uma hora nada se passava por um x telefonema feito por alguem, presumivelmente... Por outro lado, o Sr. Portas ja deveria ter posto ordem na casa e ter mandado o Sr. Major para o xadrez por agressao a uma autoridade, que e' compreensivel merecida... Sao casos como esses que ofendem a classe militar e que tiram a credibilidade dos militares portugueses junto do publico [bah, tirando as excepcoes que todos conhecemos, como o comportamento tipico dos macaricos nos sub-urbanos].

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    Re: - Evil - (Pontos:2)
    por mlopes em 03-12-02 18:37 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Porque se juntou ao PSD para conseguir chegar ao governo, não me recordo de qual a percentagem de votos que o PP obteve nas eleições mas deve rondar uma dezena, o que evidentemente seria inexpressivo se ele estivesse isolado em vez de se ter associado a um dos "grandes".

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Re: - Evil - (Pontos:1)
    por wZ em 03-12-02 21:23 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    8.72% . Quase que não dava para o que ele investiu em boinas.

    Notify: JesusCristo is online (Believe) wZ

    por pessoal incompetente a frente de cargos public (Pontos:2)
    por racme em 03-12-02 13:19 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    dando uma volta pelo curriculo do deputado em causa, nao vejo uma unica referencia sequer que se possa fazer, um elo um link, etc a algo relacionado com tecnologias de iunformacao, ou para que tenha competencia para assumir cargo de sociedade da informação (SI) e do conhecimento - prosseguindo a execução do POSI -, governo electrónico e operacionalização do programa de apoio à inovação (Proinov).

    Dissem que é uma aposta do Governo. Como se o Governo se pudesse dissusiar do Estado e de todos os Contribuintes que o sustentam.

    é bom que estes nomes sejam do conhecimento publico so assim se pode falar em transparencia e medidads eficazes pra resolver os problemas que nos afugentam, enquanto comunidade, enquanto sociedade enquanto portugueses.

    Pessoas responsaveis tem de dar a cara e mostrar obra!
    Porque colocar pessoal incompetente a frente de cargos publicos de releavada importancia so tem um significado...
    ...nao estou a dizer q seja este o caso :) mas acho que ja perceberam a minha opiniao


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:por pessoal incompetente a frente de cargos pub (Pontos:2)
    por biduxe em 03-12-02 15:30 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://bdx.no-ip.info
    Pode não ser engenheiro de sistemas, mas procura bem entre os deputados da coligação que está no poder alguém mais competente que ele e não encontrarás.

    Ele sabe configurar uma conta pop no outlook. Confessa lá que isso não é tarefa para qualquer deputado.
    Além disso registou alguns dominios em .com e .pt. Mais uma vez não é qualquer deputado.

    Isto não faz dele a pessoa ideal para o cargo, mas entre os deputados do governo será certamente a melhor escolha
    ------ EOFim.
    Re:por pessoal incompetente a frente de cargos pub (Pontos:2)
    por racme em 03-12-02 16:36 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    nao sei se rir ou chorar com o teu post :( :D


    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:por pessoal incompetente a frente de cargos pub (Pontos:1)
    por samcruise em 03-12-02 23:02 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://www.correspondente.net
    Precisamente, nem sei se rir ou chorar com essa justificação!
    Não conheço o senhor nem a sua competência, mas vir dizer que alguém está como responsável de uma área porque é o que sabe mais em terra de cegos... Não é animador. Por favor, dêem-me outras boas razões. Vou para já assumir que o deputado da nação Diogo Vasconcelos sabe realmente o que faz nesta área.

    Re:por pessoal incompetente a frente de cargos pub (Pontos:2)
    por vd em 03-12-02 17:26 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    "ou entao ja' na altura tinha o numero de telefone das pessoas certas! "

    et voilá! fez-se luz...

    vd
    Re:por pessoal incompetente a frente de cargos pub (Pontos:2)
    por higuita em 03-12-02 20:20 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    completamente errado...

    por alguma razao ele nao gosta do modo de funcionar da FCCN, ja' teve muitos problemas a registrar dominios

    e os problemas que falo sao os problema que todos os que ja' registraram ja' tiveram de certeza... lentidao, burocracia, pedidos devolvidos por razoes idiotas, dominios rejeitados, etc

    ele quando compara com a facilidade de registar um dominio .com claro que arranca os cabelos

    as coisas ja' melhoraram entretanto, mas...

    Higuita
    Re:por pessoal incompetente a frente de cargos pub (Pontos:2)
    por racme em 04-12-02 2:19 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    por alguma razao ele nao gosta do modo de funcionar da FCCN, ja' teve muitos problemas a registrar dominios

    e os problemas que falo sao os problema que todos os que ja' registraram ja' tiveram de certeza... lentidao, burocracia, pedidos devolvidos por razoes idiotas, dominios rejeitados, etc


    é para isso que eu e tu e todos nos aqui pagamos chôffer e gasolina e BM a este senhor.

    Fazer frente e alterar a forma de registos da FCCN? :/ nao achas tu isso um projecto muito pouco ambicioso pra 4 anos?




    B0rn to frag!
    ph34r da powa of da daemon =)
    Re:por pessoal incompetente a frente de cargos pub (Pontos:2)
    por higuita em 05-12-02 11:34 GMT (#45)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    calma, nao ponhas palavras novas onde eu escrevi...

    eu nunca disse que ele sequer ia fazer frente e alterar os registros da FCCN, ate' tenho ideia que ele nao iria poder mexer ai...

    eu nao sei quais os seus projectos, tirando o do "e-governo"... la' porque trabalhei para ele no passado nao quer dizer que saiba tudo o que ele faz agora

    outro pormenor, julgo que os deputados nao ganham direito a motorista e BM, eles teem ajudas de custo (ajudar a pagar os AUDI, BM, etc 8)
    os ministros e secretarios de estado e' que julgo que teem direito a essas regalias (mas posso estar enganado)

    de qualquer modo, o que eu queria dizer era que ele era um dos poucos deputados que ainda percebe de internet e de como funciona basicamente...

    era melhor alguem mais tecnico, claro que sim, mas infelizmente nao existe nenhum deputado assim em todo o parlamento, quanto mais do lado da coligacao!!

    Higuita
    Re: Entrevista com Diogo de Vasconcelos (Pontos:2)
    por xeon em 03-12-02 23:57 GMT (#43)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Entre um e outro, venha o diabo e escolha ...


    --
    "One World, one web, one program" - Microsoft Promo ad.
    "Ein Volk, Ein Reich, Ein Fuhrer" - Adolf Hitler

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]