gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
PHP quest is getting on...
Contribuído por npf em 30-10-02 20:06
do departamento programação
php Duke escreve "O PHP continua a ganhar cada vez mais adeptos. O Yahoo passou a utiliza r tecnologia Open Source. Podem ver a apologia que fez deste tipo de tecnologia neste pdf (html version). Nesta apresentação estão as razões que levaram o Yahoo a mudar de C++ para PHP e porquê PHP e não ASP, Cold Fusion, Perl, JSP, Servlets, J2EE, XSLT ou ClearSilver.

Eu ainda me pergunto a mim mesmo porque é que há tanta gente (acho que sobretudo a nível nacional) a utilizar JSP e ASP. Genéricamente estas tecnologias são substancialmente mais lentas que PHP, mais complexas do ponto de vista do programador (e ASP precisa do IIS!). A minha eleição é PHP/APACHE/MySQL. Vou ficar à espera que PHP seja aceite pelas empresas nacionais. "

Zope é Linux Journal Choice Award | Linus in first Person!!  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Duke
  • pdf
  • html version
  • Mais acerca php
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Será do suporte??? (Pontos:2, Informativo)
    por BlueRibbon em 30-10-02 20:28 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Eu comecei a usar Apache/PHP/MySQL há alguns meses, e considero que realmente são ferramentas poderosas, relativamente fáceis de usar e, se bem aplicadas, geradoras de um SI potente e eficaz.

    No entanto fico com a impressão (que tenho em todo o software free) de que a documentação fica muito espalhada, especialmente no PHP (sinceramente não acho aquele manual da página oficial grande coisa para aprender, talvez como referência). Penso que esse seja o problema de várias empresas. Para além disso o suporte é muito vago, qualquer problema que surja não tem exactamente uma empresa por trás a "segurar"! Segundo, quantos de vocês já viram cursos de formação em PHP? e em ASP? E nas universidades, mostram o potencial do PHP ou mysql?

    Além de que continua a haver aquela eterna questão do "Se fosse mesmo bom era pago". Parece que as empresas não seguem o ditado de "A cavalo dado não se olha o dente!" que até se pode olhar...
    KISS - Keep It Simple Stupid

    Re:Será do suporte??? (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 30-10-02 20:47 GMT (#3)
    No entanto fico com a impressão (que tenho em todo o software free) de que a documentação fica muito espalhada, especialmente no PHP (sinceramente não acho aquele manual da página oficial grande coisa para aprender, talvez como referência)

    aprendi PHP usando a documentação que está no site, juntamente com os comentários dos utilizadores parece-me ser mais do que suficiente para alguém que já tenha programado noutra linguagem aprender PHP.

    Penso que esse seja o problema de várias empresas. Para além disso o suporte é muito vago, qualquer problema que surja não tem exactamente uma empresa por trás a "segurar"!

    já tive problemas com ferramentas MS e eles nunca me deram suporte, contudo os problemas que encontro em apache/php normalmente costumo sempre resolve-los nas comunidades respectivas, ou então mediante a submissão de bug que costuma ter uma resposta imediata

    Além de que continua a haver aquela eterna questão do "Se fosse mesmo bom era pago". Parece que as empresas não seguem o ditado de "A cavalo dado não se olha o dente!" que até se pode olhar...

    acho que cada vez mais as empresas (e principalmetne agora em tempo de recessão) estão mais viradas para soluções já feitas e gratuitas (e fácilmente costumizadas claro)

    Re:Será do suporte??? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 30-10-02 20:55 GMT (#4)
    Porquê MySQL quando podes usar PostgreSQL :P
    Re:Será do suporte??? (Pontos:1)
    por njsf em 31-10-02 1:48 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Trade-offs....
    Se ele não precisa de verificação da integridade de referências porque a base de dados é simples, e nem precisa de suporte transacional porque há-de pagar o "preço" (performance) ?

    É claro que existem casos em que nem pensar em usar MySQL...

    Re:Será do suporte??? (Pontos:1)
    por Duke em 31-10-02 11:23 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.urbanmyth.ipfox.com
    Tambem porque PostgreSQL não corre em Windows, o que às vezes é preciso!
    (Corre em Windows só com o cigwin e é uma grande trabalheira para configurar...)

    God is NoWHere...
    Re:Será do suporte??? (Pontos:2)
    por racme em 31-10-02 1:44 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    por BlueRibbon
    E nas universidades, mostram o potencial do PHP ou mysql?

    em algumas cadeiras de Sistemas de Informação já tens a opcao, ou mesmo imposicao de fazer alguns projectos em PHP.

    As BDs essas ainda continuam a ser Oracle.


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:Será do suporte??? (Pontos:2)
    por mlopes em 31-10-02 10:20 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    A ideia que tenho sobre a documentação do PHP é oposta à tua, comecei a programar em PHP em 1999 e na altura aprendi unica e exclusivamente lendo o manual!
    Nunca tive nenhuma duvida em PHP que não fosse esclarecida pelo manual, costumo inclusive fazer o download do manual em pdf juntamente com o as sources para ter o manual sempre à mão para a versão do PHP que estou a usar!

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Re:Será do suporte??? (Pontos:2)
    por mlopes em 31-10-02 10:31 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Esqueci-me de referir que durante os primeiros 4 meses de 2002 estive a programar em ASP e em C#.NET e tive muito mais dificuldades a encontrar documentação do que para PHP, tive inclusive que recorrer muitas vezes a colegas meus que estavam habituados a trabalhar em sistemas Microsoft e mesmo eles tinham dificuldade em arranjar documentação!
    Quando comecei a programar em PERL, tambêm não me foi tão fácil encontrar documentação como para o PHP!
    Python, por acaso foi daquelas linguagens em que tal como no PHP tinha no site disponível tudo o que precisei para começar a programar em Python, mas como nunca fiz um projecto a sério em Python não posso dizer como digo para o PHP que consiga resolver quase tudo simplesmente consultando a documentação disponível no site!

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Re:Será do suporte??? (Pontos:1)
    por JohnnyBigodes em 01-11-02 2:32 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Não deves ter a mesma documentação que o resto da malta... Além de ser a minha opinião pessoal, da boca de toda a gente que pergunto, sai a mesma coisa, que o manual de PHP está muito bem estruturado e bastante completo. Provavelmente não encontrarás lá tutoriais para iniciantes, mas aquilo diz "PHP Reference Manual" para alguma coisa. E para mais, a versão CHM do manual está simplesmente espectacular (i know .chm is M$ but it's handy in this case), sendo das coisinhas mais rápidas de consultar que já encontrei.
    PHP (Pontos:4, Esclarecedor)
    por Gamito em 30-10-02 20:43 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.gamito.org/
    A mim anda-me a dar dores de cabeça as últimas e constantes mudanças no PHP que me estão a obrigar a mudar código.

    Coisas tipo a função mail() agora só tem 4 parâmetros em vez de 5 se se estiver em safe mode e coisas dessas.

    Dá-me a impressão que do 4.1.2 (+ ou -) para cá não sabem muito bem o que querem e quem tem milhares de linhas de código escritas é que se lixa.

    Neste momento sou obrigado a ter num servidor de produção o 4.1.2 enquanto procedo a alterações de código para correr no 4.2.3
    Só espero que quando terminar, corra no 4.2.4 :P

    Mário Gamito
    www.gamito.org
    Re:PHP (Pontos:2, Engraçado)
    por humpback em 30-10-02 21:56 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Algo me diz que nao usas muito ASP ou JSP pois não?

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:PHP (Pontos:2)
    por Psiwar em 31-10-02 0:28 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Isso das mudanças realmente tem que se lhe diga. Ainda me lembra de ter começado uma determinada app utilizando as pre-releases de PHP 4, de ela funcionar em 4.0, mas na versão seguinte (4.1) começar a estourar por tudo quando é sitio. E tudo por causa de uma ligeira mudança que eles fizeram mas que estava a afectar uma classe complexa que tinha feito para mexer com XML. E pior do que tudo... o erro era tão obscuro (não havia msg de erro, apenas funcionava mal) que nunca mais descobria onde estava o problema, até que dedici ver todas as linhas do changelog para descobrir o que me tinha afectado.

    Fez-me desistir do PHP? Nunca. É sem dúvida e cada vez mais a melhor linguagem do momento em termos de custos, flexibilidade, facilidade e produtividade. No entanto, fica o alerta em que mesmo em pequenas mudanças de versão podem acontecer coisas inesperadas, pricipalmente quando são utilizadas funções mais complexas ou menos maduras.
    Vou ficar à espera que PHP seja aceite pelas empre (Pontos:1, Despropositado)
    por Branc0 em 31-10-02 0:05 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Vou ficar à espera que PHP seja aceite pelas empresas nacionais.

    Good... compra uma cadeira enquanto esperas :)


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    A culpa não é das empresas... (Pontos:3, Interessante)
    por Psiwar em 31-10-02 1:07 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    ...mas sim das pessoas que elas contratam.

    Eu ainda me pergunto a mim mesmo porque é que há tanta gente (acho que sobretudo a nível nacional) a utilizar JSP e ASP. Genéricamente estas tecnologias são substancialmente mais lentas que PHP, mais complexas do ponto de vista do programador (e ASP precisa do IIS!). A minha eleição é PHP/APACHE/MySQL. Vou ficar à espera que PHP seja aceite pelas empresas nacionais. "

    A qualquer empresa que vou fazer outsourcing, não saio de lá sem ter instalado um Linux ou por uma app/Intranet em PHP/MySQL (ou bd que eles já tiverem). É que é tão fácil descobrir coisas más com as apps em M$/IIS/ASP/Access (soluções usadas pelos M$ programers) e apresentar soluções melhores que quando acabo o projecto ficam todos a adorar a nova app ou Intranet.

    Tendo em conta o uso pequeno/médio e a extrema fiabilidade de soluções Linux/Apache/PHP/MySQL, nem é preciso terem ng que "perceba" daquilo. Se ficar bem feito e bem configurado é muito dificil aos utilizadores normais "partir" alguma coisa. E nunca será nada que um suporte remoto (quando possivel) ou um saltinho rápido à empresa não cure...

    Até recentemente uma grande empresa do ramo das telecom em .pt, que geria algo muito importante utilizando uma solução dispersa de ficheiros Excel, passou para algo centralizado a utilizar PHP e MSSQL (nem tudo é rosas dado que a Intranet ainda está em ASP) e passou a funcionar x vezes melhor. Tudo porque a pessoa que para lá foi fazer isso, tinha conhecimentos "decentes" para escolher a melhor solução e adaptar onde fosse preciso.

    Talvez se as Univ. em .pt formassem menos M$ Engineers... Ou que então não utilizassem software proprietário para ensinar conceitos gerais. Tipo... "Vamos aprender SGBD! Por isso, temos aqui o Access...". Grrrrr......
    Re:A culpa não é das empresas... (Pontos:1)
    por njsf em 31-10-02 1:44 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Talvez se as Univ. em .pt formassem menos M$ Engineers...

    Concordo plenamente. Afinal uma formação universitária na minha opinião deve ser abrangente. Já basta as "palas" que os projectos/especializações/opções carreira no mercado de trabalho te possam impor.

    Ou que então não utilizassem software proprietário para ensinar conceitos gerais.

    Correcção: que não utilizassem software proprietário. Acima de tudo eu acho que a Univ. te deve expor ao máximo possível de opções para que possas fazer a melhor escolha.
    É o chamado livre arbitrio e por vezes competência :)

    Tipo... "Vamos aprender SGBD! Por isso, temos aqui o Access...". Grrrrr......

    Se numa univ. ensinam SGBD apenas com Access, OUCH, fica muita coisa por ensinar, para além de os alunos preferirem daí fazer eye-candy.

    Na minha opinião, até depende mais da competência de cada um como referiste. Existem muitos que saem das Univs. portuguesas e que nem por serem sobre-expostos a software proprietario colocam as palas....
    Mas agora partimos para a sociologia de Portugal..o que já seria off-topic...

    Re:A culpa não é das empresas... (Pontos:1)
    por Duke em 31-10-02 11:31 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.urbanmyth.ipfox.com
    Na minha universidade (IST) não formam M$ Engineers. Temos muito mais cadeiras com projectos em Linux e Sun Solaris do que em Windows (e tb temos PalmOS e SEM OS =)). Quanto aos SGBD's só damos 2, o Sybase SQL Anywhere e o MySQL MAX. Por acaso até acho que devíamos tb dar o Access... Quanto a linguagens server side, só damos JSP's e afins (PHP nem vê-lo)...
    God is NoWHere...
    Re:A culpa não é das empresas... (Pontos:2)
    por mlopes em 31-10-02 11:53 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Conheço pessoal que está a tirar o curso no Técnico (o que digo é retirado da conversa com 2 pessoas que frequentam o técnico actualmente, mas que nenhuma gosta de linux, porque segundo dizem "tive que fazer uma vez um projecto em C em Linux e aquilo é horrivél, não dá para fazer nada!") e parecem-me perfeitos M$ engineers, fazem tipo 1 ou 2 projectos em C em Linux e o resto é só mesmo M$ pra cima, e uma grande quantidade de projectos em VB, que parece ser a sua (deles alunos) linguagem de eleição!

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Re:A culpa não é das empresas... (Pontos:1)
    por Gamblit em 02-11-02 19:05 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Eu frequento o curso de Ciências Informáticas do IST e até agora (2º ano, o curso abriu a dois anos) ainda só se deram coisas que tanto funcionam em Win com em Linux, como em *NIX's em geral, mac.'s etc.. A única excepção é o postgreSQL, usado na cadeira de Algoritmos e estruturas de dados, que apenas corre em Linux como alguém já referiu.
    Endereço do PDF (Pontos:3, Informativo)
    por ribeiro em 31-10-02 7:02 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Carissimos,
    O URL do PDF correcto é este:
    http://public.yahoo.com/~radwin/talks/yahoo-phpcon2002.pdf
    Abraços,
    Rui
    --
    Re:Endereço do PDF (Pontos:1)
    por jamaica em 31-10-02 8:26 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://ainda.nao.tenho
    Estava eu feito louco à procura do PDF no site e, bastou-me voltar ao gildot =)

    Moral da história: Lê sempre os threads até ao fim
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    Engenharia (Pontos:3, Interessante)
    por toze em 31-10-02 9:58 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~tozevv
    Excelente prática de engenharia... Não se pode usar jsp/asp porque são lentos? Bom... Estes fanatismos do php, do zope, do jsp ou do asp são realmente desnecessários. Há um lugar para várias tecnologias e para coisas diferentes... Ou achas que um construtor de camiões está preocupado com eles andarem a 300 Km/h?

    Um web server é uma parte importante de um SI. Mas és capaz de escolher o web server ou a tecnologia antes de saberes qual é o problema?
    E antes de desenhares uma Arquitectura de S.I. (infelizmente é uma coisa que nem os supostos "Hackers" nem os miúdos do ASP fazem...)
    Existem sem dúvida algumas coisas em que eu poderia usar o PHP, outras o Zope e outras a full-stack J2EE (que é mais do que um servidor web). Qualquer um deles tem vantagens e desvantagens.

    Ao contrário do que vejo por aqui escrito, a maior razão de se fazerem mais sites em asp em Portugal é simplesmente porque é mais barato, principalmente porque qualquer palerma (no sentido de ingénuo :-)) que tenha o Windows arranja o crack do VS.NET e começa a arrastar uns bonecos... Esses tipos são baratos...

    Seguir-se-ia uma grande dose de teoria económica para tentar explicar porque é que isto se passa assim - mas tenho de ir analisar um problema e os recursos disponíveis para decidir o que vou usar (J2EE vs .NET).

    P.S.: Dispenso as Flames de o gajo é da M$ porque estou a usar o Konqueror, o KDE e o RH...

    Tó-Zé 'Senador'

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]