gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Monopólio da Autodesk
Contribuído por jmce em 28-10-02 19:12
do departamento monocultura
Portugal Filipe escreve "Segundo este artigo do Expresso, os gabinetes de engenharia e arquitectura vão unir-se numa associação para enfrentar o que classificam de práticas monopolistas e preços exorbitantes da Autodesk, que representa mais de 95% do mercado nacional de Autocad. "

Google restringe acesso à rede | P2P para o bem e para o mal  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Filipe
  • este artigo
  • Mais acerca Portugal
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Artigo a ler! (Pontos:4, Interessante)
    por js em 28-10-02 19:59 GMT (#1)
    (Utilizador Info)

    Um artigo a ler do princípio ao fim, o do Expresso.

    Era interessante haver mais investigação em torno disto: O artigo começa por referir:

    "Jorge Horta, director da Autodesk Portugal e da Associação Portuguesa de Software (Assoft)" [...]

    Mais adiante (no fim), diz:

    [...] "o advogado da Cogedir se indigna com a promiscuidade entre a investigação do IGAE e os interesses da Assoft," [...]

    E:

    [...] "o projectista insurge-se contra as práticas da multinacional que torna as empresas reféns da sua oferta depois de «viciar» os estudantes e futuros desenhadores nos seus programas."

    Sem esquecer, pelo meio, o problema do custo das licenças, nomeadamente MSOffice, e o curioso expediente (aparentemente "pouco legal") das "gavetas amovíveis" para mudar os programas de computador. A este respeito, dá vontade de perguntar se não seria legal uma utilização em que a parte amovível é o computador e a parte fixa é o suporte onde estão os dados...

    Mas a coisa mais importante é: Devemos lutar contra a pirataria, pois a pirataria é o pior inimigo do Software Livre. Se a maralha deixasse de piratear software com licenças manhosas, mudava para as modalidades mais livres num ápice. Viva a Assoft!

    Re:Artigo a ler! (Pontos:2)
    por Cyclops em 29-10-02 9:48 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    O pessoal anda a atirar bits contra prédios?

    Abaixo o uso da palavra pirataria quando se deve usar: cópia ilegal
    Re:Artigo a ler! (Pontos:2)
    por Cyclops em 29-10-02 9:49 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    s/pirataria/cópia ilegal/ e concordo contigo :)
    alternativas (Pontos:2)
    por higuita em 28-10-02 20:25 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    nao percebo quase nada de CAD, mas tenho um colega que trabalha com software de CAD nao autodesk, vendido precisamente como alternativa ao autocad mas muito mais barata...

    a questao e' a mesma que no linux e afins, o pessoal nao quer usar as alternativas, quer usar o que o resto do pessoal usa... mas nao quer pagar uma fortuna por ele...

    sei que o autocad e' muito bom, mas a relacao preco/qualidade compensara'??
    talvez um outro programa que custe 10 vezes menos seja apenas 80% mais fraco e ate' os 20% que sao mais fracos sao coisas que o utilizador nem sequer usa!!
    o pessoal quer sempre tudo do melhor, mesmo quando nao tem posses para isso e depois tem a lata de se queixar... comprem as alternativas e vao ver como elas vao melhorar bastante a medida que teem mais clientes

    se o autocad e' hoje um quase monopolio, e' porque estes "senhores" deixaram que isso acontecesse com a pirataria do autocad e o rejeitar permanente de alternativas (utilizam 5 minutos e dizem que sao pessimas)

    e' a mesma coisa com o linux e software livre... o pessoal quer o windows,office e o IE, se sai fora deste mundo eles nao sabem usar e logo o problema e' do software, que nao e' igual ao que eles sabem usar, mas como nao se tem posses para comprar a tralha que gostam, toca a piratear... e claro, a ultima versao tambem, pois as antigas deixam de ser vir misteriosamente assim que saem as novas...

    Higuita
    Re:alternativas (Pontos:2)
    por MavicX em 28-10-02 21:45 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Yap a pirataria dos produtos da autodesk ainda é maior que do windows. Existem muitas empresas que tem o windows legal e autocad piratiado.

    O problema passa em primeiro lugar pelo preço das licenças da autodesk e pelo pequeno tamanho das empresas de design e de arquitectura que trabalham com o CAD.

    O segundo passa pela falta de fiscalização dessas pequenas empresas e profissionais em nome individual.

    Passa-se exactamente o mesmo com o Windows e os Mac's. Muita gente que conheço não tem Mac's porque não consegue arranjar programas piratiados tão facilmente como para windows.

    Toda a gente consegue arranjar programas da autodesk piratiados e enquanto a concorrencia mesmo tendo licenças mais baratas não vingam.

    Pedro Esteves

    Re:alternativas (Pontos:4, Informativo)
    por jneves em 28-10-02 22:16 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Há aqui vários problemas e a vários níveis:

    1) Vendor lock-in causado pelo sistema de educação(todos os cursos de design, eng. civil e arquitectura que conheço em Portugal usam o Autocad).

    2) Vendor lock-in causado pelo mercado (o formato Autocad é o standard de facto de ficheiros na área de construção).

    2) Desconhecimento de alternativas (eu também não as conheço).

    3) Ego dos utilizadores (numa empresa de engenharia de ambiente foi preciso chegar ao ponto de por uma máquina com o Autocad LT à frente de um dos "engenheiros" para lhe demonstrar que esta versão mais barata era mais que suficiente para o que eles precisavam - diferença final: mais de 24 mil contos)

    4) Impunidade no desrespeito do direito de autor (se ninguém é punido, porquê cumprir ?).

    Chamo a atenção que a Autodesk é uma empresa que procura agressivamente instalações ilegais de software. Há 6 anos atrás a legalização de instalações ilegais atingiu os 50% da receita da empresa. Desconheço os números actuais, mas não devem andar longe disto.

    Se alguém conhecer alternativas em Software Livre ao Autocad, por favor digam. Esta não é a minha área...
    Não são nada caros (Pontos:2, Engraçado)
    por humpback em 28-10-02 23:11 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    " mas nega que os preços sejam exagerados: «São ligeiramente mais caros do que nos EUA, "
    O Sr.(dr./eng.)Jorge Horta deve pensar que Portugal é um local onde para a mesma profissão os ordenados são superiores aos Estados Unidos.
    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:Não são nada caros (Pontos:2)
    por ribeiro em 29-10-02 7:12 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    errmmm... detesto ser chato, mas pq pões dr ou eng à frente de uma pessoa que não conheces?
    Não achas que é humildade, e desculpa, caracteristico de mente da provincia?
    --
    O(s) monopólio(s) (Pontos:3, Informativo)
    por ^magico^ em 29-10-02 9:41 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Onde é que se pode comparar a Microsoft à AutoDesk?
    Só se for nos preços, pq nas práticas monopolistas não me parece que sejam muito parecidas.

    Enquanto que no caso da Microsoft existem relatórios "oficiais" de práticas abusivas e monopolistas sobre a concorrência, no caso da AutoDesk isso não acontece. Mas o mais engraçado disto tudo, é que estes senhores não vêm um palmo à frente do nariz e queixam-se exactamente daquilo que seguem: "a lei da oferta e da procura".

    Mesmo que os preços praticados pela AutoDesk sejam exagerados no AutoCAD, o facto é que esta também disponibiliza uma versão Lite com preços bem acessiveis (700€) para um projectista (que para fazer o projecto duma habitação cobra em média 1500€) e que faz tudo o que ele necessita (pois, o srº projetista quer a funcionalidade 3D para mostrar aos amigos).

    Se mesmo assimn, não pretendem pagar esse valor pelo software existem inumeras (mesmo bastantes) aplicações de CAD para windows e para Linux! E se estes senhores só fazem projectos, pq não investem numa estação de trabalho especifica para design (Mac).

    Já agora, e para dar o meu contributo, aqui vai o que para mim é a melhor aplicação de CAD para Linux

    Relativamente ao facto do AutoCAD ser usado para "ensinar" CAD os futuros desenhores, o que querem que se faça? Foi dos primeiros produtos (talvez o 1º) do género a surgir no mercado e não havendo alternativas alguma coisa teria de se usar. É óbvio que os programas deveriam ser revistos regularmente, mas como todos nós sabemos isso não acontece.

    Mas estes senhores tb não se estavam a queixar disso, mas sim do preço, por isso procurem alternativas, usam um dia ou dois para pesquisar no google, formem mailing lists de discussão, partilhem alternativas, e deixem de andar com palas à frente dos olhos!

    Para esses senhores com palas nos olhos aqui vão alguns links:
    * no google pesquisa por AutoCAD alternatives linux
    * uma thread interessante resultado da pesquisa [nylug-talk] how to replace AutoCAD?
    * uma explicação sobre este assunto

    E para finalizar, porque é que estes senhores, em vez de criticarem situações que dependem unicamente deles mesmos, não se juntam e formam uma associação para criar um software de CAD. Talvez nos seguintes termos: "Depois de uma análise aprofundada, concluimos que para obter melhores rendimentos, devemos usar uma plataforma Linux com um CAD software poderoso. Assim, pretendemos contratar uma equipa que produza um software de CAD (quem sabe opensource) baseado no AutoCAD da AutoDesk." Cumps, Fernando Silva

    Re:O(s) monopólio(s) (Pontos:2)
    por Gimp em 29-10-02 12:44 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Não confimei em pormenor mas, se o VariCAD usa o OpenGL e as patentes deste ao que parece passaram para mãos menos próprias (vocês sabem quem :-) ), prevejo um fututo incerto deste CAD no linux...


    "No comments"

    Re:O(s) monopólio(s) (Pontos:2)
    por ^magico^ em 29-10-02 12:50 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Sim, de facto o VariCAD usa OpenGL. Mas podes explicar isso do usa o OpenGL e as patentes deste ao que parece passaram para mãos menos próprias? Que patentes é que existem?

    Cumps, Fernando Silva

    Re:O(s) monopólio(s) (Pontos:2)
    por Gimp em 29-10-02 13:00 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    OpenGL=SGI que vendeu as patentes(entre muitas outras) a uma certa empresa conhecida de todos nós :-). Dá uma olhadela aqui http://www.google.com/search?q=opengl+microsoft+sgi&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt&lr=


    "No comments"

    Re:O(s) monopólio(s) (Pontos:2)
    por ^magico^ em 29-10-02 13:44 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Sinceramente, começo achar que a culpa disto não é da Microsoft. A sério, ela tem dinheiro, e nós somos humanos... por isso, pode comprar à vontade.

    Mas e então? Eu faço um programa, a MS tem dinheiro... o programa é vendido. Então e a minha propriedade intelectual? As horas, os dias, as semanas, os meses e os anos? Quem paga a tristeza de bugs que aparecem, quem paga a felicidade de ver algo criado com as nossas mãos, será que o dinheiro paga o facto de termos sido nós a produzir algo?

    Sim, o dinheiro é importante! Mas é por estas e por outras que de facto o OpenSource irá ser a "unica" maneira de combater o monopolismo da Microsoft ganho graças a todas essas empresas que querem os bolsos bem fundos!!!!

    Re:O(s) monopólio(s) (Pontos:2)
    por Gimp em 29-10-02 14:20 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Uh? Bem, só para responder a parte do parágrafo: normalmente na venda também "vendes" a propriedade intelectual, penso eu de que. Ou então pode não ser uma venda mas sim um licensiamento. No caso concreto, parece ter sido a venda de um conjunto vasto de tecnologias/patentes.


    "No comments"

    Vamos nós criar uma associação... (Pontos:2)
    por jazzy em 29-10-02 10:17 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    ...para enfrentar os custos exorbitantes praticados pela Ferrari!
    É um roubo o valor que eles pedem por aqueles carros, e que ainda por cima só levam duas pessoas SEM BAGAGEM!!!

    Não me lembro de haver notícias de práticas monopolistas praticadas pela Autodesk. Esta apenas aplica a lei da oferta e da procura. Se calhar, se aumentar ainda mais os preços, o decréscimo no nº de licensas é compensado (em muito) pelo valor adicional ganho em cada uma das que continuar a vender.
    Enquanto as pessoas estiverem dispostas a pagar, burros são eles se não aproveitarem.


    Jazzy
    VectorWorks (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 29-10-02 11:06 GMT (#15)
    Para mim uma óptima alternativa ao Autocad é o VectorWorks. Mais barato e com todas as funcionalidades do Autocad.
    http://www.nemetschek.net/vectorworks/index.html
    alguns sites (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 29-10-02 15:01 GMT (#23)
    infelizmente não me lembro do melhor, em casa depois coloco-o:

    CAD, Drawing & Painting Tools

    CAD Gif John Coombes Help CAD links Page

    quantic_oscillation
    Arcad, é excelente, vejam as screenshots (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 29-10-02 15:07 GMT (#24)
    Arcad

    quantic_oscillation
    lista de alguns programas cad. (Pontos:2, Informativo)
    por slug em 29-10-02 15:15 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    cad-tastrafy
    Re:lista de alguns programas cad. (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 29-10-02 21:16 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://fs-oss.pt.vu
    fiche slug, era mesmo este site que eu não me lembrava, tá na minha homepage, só que agora parece que fui corrido do terravista, vá-se lá saber porquê??

    quantic_oscillation
    Re:AutoCAD é um lixo ! (Pontos:2)
    por TarHai em 29-10-02 9:58 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    E um bocado forte. Ja vi arquitectos experientes a usar autocad. O que me lembra sao os cromos de emacs q sem tirar os olhos do ecra fazem acrobacias com o texto a base de macros e control-meta-blablas.

    Ainda por cima parece-me que escala muito bem com o computador que se tenha. Com um pentium mais modesto ja se faz alguma coisa, lentamante mas seguramente.

    Nao e uma ferramenta direccionada para amadores hobbyistas. Se eles pedem dinheiro por software que tem esta aceitacao, percepcao de qualidade e que, ainda por cima, da dinheiro a quem o usa, forca.


    ---
    Re:Outra alternativa (Pontos:1)
    por .nuno em 29-10-02 13:06 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://matthaus.blogspot.com
    Este tal de LinuxCAD não parece ser nada mau. O problema por trás disto não é a falta de ferramentas que façam o mesmo que o AutoCAD. O problema é que estes "gajos" querem continuar a usar o AutoCAD e pagar menos.

    O Sr. Engenheiro civil, coitadinho, passou cinco (ou mais) anos a usar AutoCAD na Universidade e só sabe AutoCAD. Até instalou uma cópia do AutoCAD no velho Pentium que tinha lá por casa para fazer os planos da quinta alentejana do Pai. Nunca sequer lhe passou pela cabeça que outras empresas podem fazer o mesmo tipo de aplicações. CAD = AutoCAD na cabeça deles.
    Se o sr. Engenheiro chegar ao emprego e tiver outro software instalado no seu P4 com ecrã de 19'' vai-se queixar ao patrão que não percebe nada daquilo, que não foi para isto que andou a estudar e, para além disso, agora em vez de ter o familiar "Press CTRL+ALT+DEL to Login" tem um écrã preto com algumas linhas a dizer:

    Welcome to RedHat Linux 8.0
    Login:

    E nós não queremos fazer isto ao sr. Engenheiro, queremos?

    Querem acabar com o "Monopólio" da AutoDesk em Portugal, comecem por ensinar alternativas aos futuros engenheiros. Abram-lhes os olhos porque eles não vão ver para além do écrã.
    Não pretendo ofender nenhum engenheiro, até conheço alguns que são inteligentes. Mas mudar o programa de AutoCAD a alguém que nunca viu outro é a mesma coisa que pedir à minha mãe para usar StarOffice em vez do MS Office. Se ela tentar usá-lo vai ver que pode ser usado para tudo o que precisa, mas a primeira reacção vai ser "O que é ISTO?? Aiii o meu Word não arranca... o que é que eu faço?"

    BTW, a minha mãe não usa nenhum computador, mas achei que era uma comparação mais engraçada do que "a minha irmã" ou "o meu gato".
    .nuno

    Re:Outra alternativa (Pontos:2)
    por humpback em 31-10-02 18:51 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    E sou de Eng. Civil e gosto bastante da maneira como ai atacas a classe. Faz ate esquecer os Licenciados em Microsoft que os departamentos de Informatica/Electrotecnica mandam ca para fora.

    "Press CTRL+ALT+DEL to Login" tem um écrã preto com algumas linhas a dizer:
    Custa assim tanto instalar o gdm ou kdm ou xdm? Se tas numa empresa com Eng. Informaticos da treta tas fudido na certa, ou isso ou fazes o teu trabalho e o dele como ja vi muitas vezes.
    Tem la mais tento na lingua jovem, para todo o resto do mundo que nao os geeks os computadores são uma ferramenta, e é claro qye mudar a ferramenta custa, tanto mais quanto mais complicada esta for. Vai ter com os Eng. M$ e espeta aos gajos um login em linux numa consola para ver o que eles te dizem

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]