gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Web espanhola fechada
Contribuído por jmce em 23-10-02 1:15
do departamento index-librorum-prohibitorum
Europa Filipe escreve "Segundo este artigo do Expresso, o protesto surgiu no fim-de-semana, depois da entrada em vigor, no sábado, da nova Ley de Servicios de la Sociedad de la Información (LSSI). A revista independente sobre segurança na internet Kriptópolis esteve no arranque do protesto, embora não o organize: em 24 horas, 90 responsáveis de «websites» aderiram espontaneamente à manifestação fechando os seus servidores e deixando apenas, à entrada, páginas relativas ao protesto." [e ainda: Slashdot, Barrapunto]

Apoio ao sistema Linux nos operadores de Internet | Nem no próprio computador se pode confiar?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • Filipe
  • este artigo
  • Kriptópolis
  • Slashdot
  • Barrapunto
  • Mais acerca Europa
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Link correcto (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 23-10-02 1:47 GMT (#1)
    http://semanal.expresso.pt/vidas/artigos/interior.asp?edicao=1564&id_artigo=ES73505
    Re:Link correcto (Pontos:2)
    por jmce em 23-10-02 2:14 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Agh, o "expansor" de & para artigos voltou a atacar, apesar dos cuidados... Thanks.
    Uh? (Pontos:1, Lança-chamas)
    por BuBbA em 23-10-02 2:37 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    responsáveis de «websites» (..) fechando os seus servidores

    Dd qd os webmasters fecham servidores? O que eles fizeram não foi meter uma pagina de entrada?

    é obrigatório registar os «websites» junto do Governo e os Internet Services Providers (ISP) têm de fiscalizar os sítios que alojem, procurando conteúdos ilícitos, com a obrigação de denúncia junto das autoridades. O não-cumprimento da lei acarreta multas que poderão atingir os 600.000 euros.

    Quem tem sites legais, não lhe faz diferença. Quem não tem, não vai ser agora que vai passar a ter. Multas e penas de prisão sempre existiram e nunca ninguem se preocupou muito com isso.

    a legislação permite às polícias obterem mandados judiciais para fecharem «websites», bem como fiscalizarem a sua actividade através dos registos («logs») dos ISP, que devem ser guardados por um ano.

    E então? Não é normal isso acontecer? Quem não deve não teme! E se teme, é porque têm conteúdos não-legais. E não é por não haver leis como esta que eles passam a ser legais. É assim tão estranho que os Espanhois queiram censurar sites, etc? Presumo que não fechem um site só porque diz mal do governo ou algo "irrelevante".

    Privacidade (Pontos:2)
    por jneves em 23-10-02 13:57 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Eu quero a minha privacidade. Não é por não cometer crimes que eu aceito que toda a minha correspondência seja lida por uma qualquer entidade sem autorização de um tribunal. Se para ti isso é aceitável, sorte a tua... Este tipo de legislação não está tão longe de Portugal como se pensa...
    Re:Privacidade (Pontos:2)
    por BuBbA em 23-10-02 14:06 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Encriptas os teus dados e voilá:)
    Re:Privacidade (Pontos:1)
    por humpback em 23-10-02 14:59 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    A lei seguinte passa a tornar ilegal o uso de encriptação para usos não autorizados pelo governo :).
    O persuposto do quem não deve não teme é muito falacioso. O problema não é o que hoje se faz com esses dados é principalmente o que futuros governos possam fazer visto que os sistemas já estao implementados.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:Privacidade (Pontos:2)
    por biduxe em 23-10-02 16:46 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://bdx.no-ip.info
    fácil...
    Só que um website foi concebido para comunicar... Não para colocar entraves à comunicação... Encripto os dados todos que quero publicar e publico a chave de desencriptação é?
    ------ EOFim.
    Re:Privacidade (Pontos:2)
    por BuBbA em 23-10-02 18:27 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    toda a minha correspondência

    Não te percas na conversa, estávamos a falar de mails.

    Re:Privacidade (Pontos:2)
    por xeon em 23-10-02 21:16 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Hm... e onde ta' a diferenca ?


    -- Reading the FM
    Re:Privacidade (Pontos:1)
    por BuBbA em 24-10-02 12:19 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Qual a diferença entre um email e uma pagina na net? Uma tem om conteudo supostamente publico e o outro tem um conteudo supostamente nao-publico. Queres a 50/50 ou ficas pela ajuda do publico?
    Re:Uh? (Pontos:2, Interessante)
    por joaobranco em 23-10-02 16:18 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    É assim tão estranho que os Espanhois queiram censurar sites, etc? Presumo que não fechem um site só porque diz mal do governo ou algo "irrelevante"

    Muito provavelmente será algo tão "irrelevante" como defender a independência para alguma região autonómica espanhola.

    Quem tem sites legais, não lhe faz diferença. Quem não tem, não vai ser agora que vai passar a ter. Multas e penas de prisão sempre existiram e nunca ninguem se preocupou muito com isso.

    Muito provavelmente, fará diferença sim. Podes ter a certeza que a intenção desta lei não é atacar principalmente os "warez d00ds", mas sim as pessoas que apoiem politicas contrárias ao governo de Madrid. Desde que o apoio implicito à ETA foi considerado causa de ilegalização de um partido politico com uma percentagem apreciável dos votos...

    E então? Não é normal isso acontecer? Quem não deve não teme! E se teme, é porque têm conteúdos não-legais. E não é por não haver leis como esta que eles passam a ser legais.

    O que esta lei faz (e principalmente o requisito de manter os logs por 1 ano faz) é tornar o acto de consultar informação "subversiva" um acto vigiado, que pode ser considerado mais tarde, se necessário, como prova de associação criminosa (leiam a Lei Espanhola, nomeadamente na componente anti-terrorista, para ver como isto se faz).

    Cumps, JB

    Re:Uh? (Pontos:2)
    por biduxe em 23-10-02 16:43 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://bdx.no-ip.info
    Discordo...
    O meu Website não tem nenhum conteudo ilegal, e no entanto, só por não estar registado, seria ilegal na espanha.
    Não quero ter de registar o meu website... Senão o próximo passo, é ter de registar cada página do meu website, para ela poder ser inspecionada. Além de que sendo o meu website dinâmico tenho de publicar a infinidade de páginas diferentes que podem vir a aparecer.
    ------ EOFim.
    Deixá-los apodrecer... (Pontos:4, Interessante)
    por js em 23-10-02 17:09 GMT (#11)
    (Utilizador Info)

    Segundo o Expresso: "[...] é obrigatório registar os «websites» junto do Governo [...]".

    Pergunta: O que é que os autores consideram ser um "site". Será uma página? Será http://meu_site.es/top.html um site diferente de http://meu_site.es/bottom.html? Isso deve dar resultados giríssimos para sites que geram páginas dinamicamente. Nah, não deve ser uma página. Será um nome? Para se considerar que um site é diferente doutro será necessário ter algo do tipo http://toma_um.meu_site.es/ em confronto com http://toma_outro.meu_site.es/? Isso deve dar resultados bestiais para os "terrávistas" que dão espaço para páginas pessoais na forma http://meu_site.es/o_teu_espaco/. E já estou a ver o Jose Anarca Espanhol montar um serviço que gera dinamicamente nomes de domínios, com base num sistema à medida de resposta a pedidos de DNS -- e que gera conteúdo para servir desses domínios, e que gera pedidos de autorização aos milhões para a Sábia Autoridade avaliar... Claro que a Autoridade, querendo, tudo pode, e poderá desde taxar cada pedido para cobrir os custos da sua nobre missão até mandar prender o Jose Anarca por Traição à Pátria, única acusação possível a fazer a quem exibir publicamente a Estupidez da Autoridade.

    Continua o Expresso: "[...] os Internet Services Providers (ISP) têm de fiscalizar os sítios que alojem, procurando conteúdos ilícitos, com a obrigação de denúncia junto das autoridades [...]".

    Aqui as Autoridades já são mais espertas. Como sabem muito bem que é *impossível* fiscalizar o titânico caudal de informação que desagua na rede todos os segundos, mandam sagazmente que sejam os outros a fazer a tarefa impossível (sem se esquecerem de prever as penazinhas para quem não conseguir cumprir a impossibilidade, claro). Das duas três: Ou eles querem fechar a Internet espanhola (coisa que há-de fazer uma diferença do caneco à Internet mundial), ou querem alimentar as finanças públicas inventando "faltas" inpossíveis de evitar e cobrando as multas respectivas, ou trata-se dum bando de juristas a fazer leis para arranjar emprego para juristas -- pois evidentemente, se os ISPs tiverem a obrigação de denunciar o que é conteúdo ilegal, têm também que ter capacidade de distinguir o legal do ilegal. A não ser que algum ISP mais prudente resolva denunciar *tudo*, deixando para as Autoridades o trabalho de distinguir o que é que afinal não é ilegal -- o que também havia de ser interessante... vejo camiões de fitas magnéticas para ler letra a letra...!

    Parece que estamos perante mais uma Ideia Brilhante (TM). Nem compreendo como não se lembraram disto há mais tempo. Podiam ter feito a mesma coisa com os telefones há uns cem anos: Todos os números teriam que ser registados, e todas as conversas teriam que ser vigiadas pelo operador, que seria legalmente obrigado a denunciar conversas ilegais. Simples!

    Tratando-se duma Ideia Brilhante, o mais certo é que brilhe tanto que acabe por queimar e apagar. Acho que a coisa vai desaparecer por si. Apenas terei pena se os autores desta cretinice não ficarem higienicamente cobertos de ridículo...

    Re:Deixá-los apodrecer... (Pontos:2)
    por biduxe em 23-10-02 18:44 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://bdx.no-ip.info
    O problema é que eles não têm a intenção de monitorizar e inspecionar tudo, mas simplesmente querem ter a faculdade de fazer o que quiserem com um ou outro website.
    Se eu fôr ditador, posso fazer uma lei que pune com a pena morte o facto de ter cinco dedos em cada mão, e aplicar esta lei apenas à tua pessoa, porque não gosto da tua cara.

    Vá arruma a faca e não cortes dedo nenhum... Era apenas uma hipótese
    ------ EOFim.
    Re:Deixá-los apodrecer... (Pontos:3, Interessante)
    por xeon em 23-10-02 21:23 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Acho que a questao dos 'websites' tem mais piada se a pergunta for feita de outra maneira. Ou seja:

    - Um website e' espanhol em que situacao ? Estar escrito em espanhol ?
    - Se o website for espanhol mas alojado em Portugal, como ficamos ? (host www.tafisa.es, host ip-resultante, para os menos atentos ).
    - E se o website for portugues mas alojado em espanha (host www.terravista.pt , p.ex) ?

    Acho que os 'legisladores' espanhois se esquecem de que para os passaros e para a internet, fronteiras sao simples linhas em mapas ...


    -- Reading the FM
    Re:Deixá-los apodrecer... (Pontos:2)
    por Branc0 em 23-10-02 22:39 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Segundo a noticia estao a bloquear sites do Batasuna alojados noutros países.

    A regra não se aplica aos sites mas sim ao ISP que tem que os bloquear, tu continuas a poder fazer o site.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    isso quer dizer que (Pontos:3, Engraçado)
    por racme em 23-10-02 18:32 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    com el Ley de Servicios de la Sociedad de la Información quer dizer que nao posso mais postar as minhas imagens do DragonBALLs :P no terravista?! :(

    traceroute to www.terravista.pt (62.151.31.29), 30 hops max, 38 byte packets
      1 internal (192.168.2.1) 0.210 ms 0.139 ms 0.118 ms
      2 10.8.63.254 (10.8.63.254) 108.257 ms 178.386 ms 26.315 ms
      3 srp-6-0-0.cr01pc03.netcabo.net (212.113.172.34) 40.756 ms 270.283 ms 93.464 ms
      4 srp-3-0.cr01pc02.netcabo.net (212.113.172.1) 100.729 ms 141.790 ms 81.371 ms
      5 ge-1-1.br01pc05.netcabo.net (212.113.161.210) 58.467 ms 61.116 ms 18.183 ms
      6 lisbon2-br1-pos30.cprm.net (195.8.10.197) 61.477 ms * 50.010 ms
      7 lisbon1-cr1-p50.cprm.net (195.8.0.89) 28.205 ms 24.955 ms 16.768 ms
      8 paris1-cr1-p10.cprm.net (195.8.0.194) 142.635 ms 60.670 ms 95.892 ms
      9 telefonica-data.sfinx.tm.fr (194.68.129.179) 192.619 ms 97.540 ms 200.676 ms
    10 * a0-2-1-1722-grtlontl4.ri.telefonica-data.net (213.140.36.146) 77.392 ms 91.827 ms
    11 ge5-0-1-0-grtlontl3.ri.telefonica-data.net (213.140.37.213) 129.478 ms 53.395 ms 90.0 11 ms
    12 so5-2-0-0-grtmadrr2.ri.telefonica-data.net (213.140.43.2) 102.877 ms 80.576 ms 118.48 2 ms
    13 213.140.50.50 (213.140.50.50) 87.026 ms * 155.373 ms
    14 213.0.249.254 (213.0.249.254) 87.953 ms * 334.012 ms
    15 * * *
    16 * * *
    17 * * *
    18 * * *
    19 * * *
    20 * * *
    21 * * *
    22 * * *
    23 * * *
    24 * * *
    25 * * *
    26 * * *
    27 * * *
    28 * * *
    29 * * *
    30 * * *



    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    AAAAAHHHHHHHHH ! (Pontos:2)
    por xeon em 23-10-02 21:29 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Ja' entendi ...

    http://www.millaguie.net/~javi/web/pagina01.jpg
    http://www.millaguie.net/~javi/web/pagina02.jpg

    Pesado mas explicativo...
    -- Reading the FM
    Re:AAAAAHHHHHHHHH ! (Pontos:2)
    por racme em 23-10-02 22:06 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    ao que parece a Telefonica anda a barrar acessos ao dominio batasuna.org, e como todos os ISP locais se regem pela Telecome Nacional, ala PT pix e leassed lines. Os efeitos nao se fizeram esperar

    A unica hipotese aos espanhois é provar o quanto ridicula esta historia da LSSI é.
    Nao tanto o peso ou ameaca de uma censura ou mao pesada, mas por uma auto-censura que sites/ISPs vao ter de se submeter, relativamente aos conteudos disponibilizados. O que ira reduzir logo em metade o facto de estes conteudos serem 100% livres!


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]