gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Software Médico Aonde?
Contribuído por scorpio em 21-10-02 9:49
do departamento medical
consultorio humpback escreve "A alguns dias alguem ligado ao mundo médico perguntou-me se eu lhe pesquisava e depois recomendava algum software para areas de gestão médica. Software que mantenha bases de dados dos pacientes, médicos consultas e coisas afins e que permita aos gestores aceder a estatísticas e coisas afins.Encontrei uma ou duas coisas (como o Care2002), mas todos demasiados genéricos, e aqui como é para um serviço especifico provavelmente seria melhor uma solução desenhada de base ou adaptada.

Por isso basicamente o que se procura é contactos de empresas Portuguesas que trabalhem nesta área, sendo que os únicos requerimentos obrigatórios sejam:
1-O Servidor deve correr Unix (Linux, BSD, Solaris) (clientes Linux/Windows/Mac), tendo preferencialmente uma base de dados OpenSource como base.
2-A empresa tenha capacidade de dar apoio e formação no produto.
3-A solução não seja closed source (daqui a 5 anos se a empresa for de vela é desejavel que alguem possa pegar nas coisas).

Caso saibam quem esteja interessado nisto mandem por favor uma resposta. "

OpenOffice.org com 2 Anos e novidades | OpenSource e a Politica  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Care2002
  • Mais acerca consultorio
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    http://www.linuxmednews.com/ (Pontos:2, Informativo)
    por gvlx em 21-10-02 10:27 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Tentar ver se o http://www.linuxmednews.com/ diz alguma coisa.

    G.
    Debian-Med (Pontos:3, Informativo)
    por jneves em 21-10-02 12:56 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    O projecto Debian-Med tem uma lista de projectos nesta área separados por várias categorias. Pode ser que lá encontres alguma coisa para o caso específico que procuras. Ajudava mais se dissesses de que tipo de projecto estás a falar.
    Quem terá experiência na área??? o ieeta de Aveiro (Pontos:1, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 21-10-02 14:35 GMT (#5)
    O ieeta de Aveiro está envolvido em projectos na área de gestão na medicina e têm vindo a considerar soluções baseadas em software livre.

    www.ieeta.pt
    Gestão clínica com imagem (Pontos:0, Despropositado)
    por Anonimo Cobarde em 21-10-02 15:58 GMT (#9)
    Experimenta o Aplimed da Papelaco Telemática: Gestão do doente e respectivas consultas e exames médicos (imagem); Não é open source e só para Windows/Oracle, mas feito especificamente para médicos e com médicos! Há, e é um producto português... Fluffy Donnor
    tekMed em http://www.tekever.com (Pontos:2, Informativo)
    por tekMed em 21-10-02 18:11 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    O tekMed é a framework da tekever sobre a qual são desenvolvidas as soluções para gestão e dinamização dos processos de entidades prestadoras de cuidados de saúde. E penso que apresenta os requisitos definidos.

    1. O tekMed é um solução web-based totalmente desenvolvida em java (J2EE, Servlets, JSP) que neste momento assenta, como plataforma recomendada, em JBOSS a correr sobre Debian Aceitando como clientes IE5.5, e Mozilla 1.x (pode ser facilmente adaptada para suportar outros clientes). A base de dados recomendada é o MySQL (no entanto é também viável a adoção por outros motores de base de dados que suportem JDBC)

    2. A tekever é uma empresa de tecnologias de informação sediada em Lisboa. As suas principais actividades prendem-se com consultoria e desenvolvimento de soluções à medida centradas em wireless & mobile computing. A equipa da tekever é composta exclusivamente por Engenheiros Informáticos, formados no Instituto Superior Técnico, dos quais vários estão envolvidos em estudos pós-graduados em Engenharia Informática. A tekever é possuidora de competências que vão desde o desenvolvimento de software, administração de redes e bases de dados até à fundamental integração de sistemas.

    3. Efectivamente o tekMed não é openSource, mas existem alternativas que estaremos dispostos a considerar.

    A tekever dispõe das necessárias competências de integração e desenvolvimento para adaptar a plataforma existente aos requisitos exactos do processo em causa.

    O nosso site é: http://www.tekever.com e o meu email: joao.quiterio@tekever.com

    Desenvolvimento `a medida e' uma possibilidade (Pontos:3, Interessante)
    por daniel em 21-10-02 19:41 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Viva!

    Ha empresas no mercado portugues que desenvolvem software `a medida (o requisito open-source fica automaticamente preenchido, porque se e' `a medida, digo eu, o cliente fica com o codigo).

    Se o requisito de escolha e' Linux em termos de servidores e clientes qualquer um, entao a web deve ser a plataforma escolhida (por incrivel que pareca isso nao e' referido, mas e' quase um "default", suponho :).

    Se se pretende uma empresa com capacidade, posso recomendar uma que se encontra no fundo (parte dos creditos) do site http://ufp.pt (mencao indirecta para nao ser publicidade explicita - so la vai ver quem estiver interessado em saber)

    Esta empresa, e' capaz de desenvolver de raiz, adaptar um produto open-source ja existente ou mesmo apenas instalar e configurar uma ferramenta completa. Formacao e competencia sao-lhe reconhecidos por trabalhos anteriores no genero, a destacar, sempre com base em php e BD's open-source (mysql e postgres):
      - webmail do netsapo (contrato de 2 anos cumprido na integra ate Setembro de 2001) - adaptacao de produtos open-source - producao de sistema escalavel e de funcionamento irrepreensivel no tempo de vigencia do contrato;

    - servico de homepages do sapo - implementacao de raiz de todo o sistema, com base em servicos/servidores open-source.

    Alem disso, tem ligacoes muito proximas `a Faculdade de Medicina da Univ. Porto e ao universo medico.

    Abracos,
    Daniel Fonseca
    Software Hospitalar (Pontos:1)
    por taf-7arte em 25-10-02 16:27 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Presumo que o objectivo não seja usar o software num hospital mas sim em alguma clínica ou similar.

    O conhecimento que eu tenho é de hospitais estatais, onde basicamente existem duas soluções diferentes de gestão de doentes: uma do próprio Ministério da Saúde e que por motivos vários não é viável instalar fora deste âmbito, e outra da CPC-HS (www.cpcis.pt). Não é open-source.

    ESte assunto interessa-me quer do ponto de vista de potencial cliente, quer do de potencial "especificador/desenvolvedor", agradeço desde já informação adicional.

    Tenho verificado que é tradição portuguesa re-inventar a roda e também produzir software demasiado à medida como meio de adaptar os sistemas de informação a "organizações desorganizadas", na esperança vã de com isso resolver as respectivas ineficiências. Não me parece que seja esse o caminho. Os hospitais/clínicas são (ou deveriam ser) máquinas semelhantes entre si. Os produtos que existem a nível internacional deveriam com facilidade poder ser transpostos para Portugal, com ligeiras alterações devido à língua e a legislação eventualmente diferente.

    Re:Link -- esta gente trabalha na area... (Pontos:2)
    por humpback em 21-10-02 15:43 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Pois... O problema é chegar a uma empresa desta area que tem um site em flash.... E que demora ja 5 minutos a abrir.....
    Ainda assim obrigado pelo link....
    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:A minha opiniao, um pouco off topic (Pontos:2)
    por humpback em 21-10-02 15:50 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Pois. Mas é mais facil fazer pseudo trabalho e defender que o mercado nacional tem necessidades próprias do que atacar as reais necessidades de Portugal.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:Mais info please (Pontos:1)
    por humpback em 24-10-02 16:10 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Entra em contacto comigo por favor com mais detalhes sobre a vossa equipa. gustavo@felisberto.net
    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]