gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
O fim dos serviços de Jogos Online em PT
Contribuído por npf em 08-10-02 9:57
do departamento games-domain
Jogos asterix escreve "Depois de ver o artigo sobre o Tenebrae e com a PR 1.32 do Q3 a sair hoje, achei por bem perguntar se alguém sabe o que se passa com os serviços de jogos online em PT.

Desde que o Acção.Net fexou que não existe em Portugal um ISP que apoie completamente os jogadores, e, mesmo tendo em conta que a crise não ajuda, é difícil perceber porque é que os ISPs deitam fora rendimento garantido de gente que passa horas a jogar (e no mIRC) sem lhes gastar um tusto que seja de largura de banda internacional. "

É claro que ISPs grandes como a Telepac mantêm alguns servidores, e que há uma ou duas iniciativas a manter outros tantos, mas a verdade é que agora o que está a dar são jogos Web para darem banner views, e a comunidade de jogadores (alguns dos quais já jogam há vários anos) não sente apoio. A aquisição do Vizzavi pela IOL, por exemplo, não vai concerteza significar mais servidores...

Ironicamente, os ISPs de "banda larga" são os que menos apostam nos jogos online - se alguma coisa, até os prejudicam (os pings do Clix, já agora, são na ordem dos 300ms, o que torna seja o que fôr injogável, e a Netcabo anda saturadíssima, com packet loss na casa dos 10% com vento de cauda).

Mas divago. Sei que há uma porção significativa dos leitores do Gildot que jogam, administram (ou trabalham em empresas que administram) servidores - basta fazer umsas pesquisas.
[npf: eu sou dos que jogam :) ]

Onde é que está essa gente? O que é que tencionam fazer pelos jogos online em PT? Há alguém a investir nos FPS online? Alguma vez teremos um novo Acção.net?

Ou mais vale ir buscar o Tenebrae e jogar Quake I single-player com gráficos mais bonitos?

Ranking das Escolas | PLUG ?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Jogos
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Jogar ou sado maso ? (Pontos:3, Interessante)
    por nmarques em 08-10-02 10:12 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    Pelo que me lembro em PT, por cabo era uma miseria, com o ADSL nao sei... Mas quando tinha pings de 120 ja era um felizardo. Actualmente com pings que variam entre 25/27 ate 100 no pior dos casos, ja vale a pena jogar UT :)... Isto em servers Alemaes, Benelux ou US e' sempre a bombar. O desaparecimento dos servers tem talvez a ver com a ma qualidade no servico existente em Portugal... Assim evitam umas queixas extra.!

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    Servers Internacionais (Pontos:2)
    por fog em 08-10-02 10:39 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Quanto ao caso nacional não sei, mas no caso internacional a Marconi (cprm.net) tem feito alguns esforços para diminuir as latencias para algumas redes de servers de jogos muito concorridas, como o caso do peering directo efectuado com o barrysworld no seu POP de Londres.
    wtf? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 08-10-02 11:08 GMT (#3)
    "fexou"? o que é fexou?
    pagar para jogar .. (Pontos:1)
    por ciup-man em 08-10-02 11:19 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Parece-me que o sapo está a lançar (ou lançou) novos servidores internos, que serão gratuitos até ao final do ano .. O que me faz pensar que depois do fim do ano é a pagar ... tipo como se faz em vários MMORPGs (everquest, UO, etc) .. Agora não sei quem é que os vai povoar .. se lá fora é gratuito. Prefiro ter pings de 120 na Jolt do que 40 nos servidores (vazios) do sapo e ter que pagar.
    --- Neste mundo existem 10 tipos de pessoas... As que entendem binário e as que não entendem!!
    Já lançou (Pontos:2)
    por BuBbA em 08-10-02 16:59 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    É o Sapo Play e podes encontra-lo em Play.Sapo.pt e tem servidores para os seguintes jogos:

    - Alien vs Predator 2
    - Battlefield 1942
    - Half-Life: Counter-Strike
    - Half-Life: Day of Defeat
    - Half-Life: Team Fortress Classic
    - Jedi Knight II: Jedi Outcast
    - Medal of Honour: Allied Assault
    - Operation Flashpoint
    - Quake 2
    - Quake 3 Arena
    - Quake World
    - Red Faction
    - Return to Castle Wolfenstein
    - Tribes 2
    - Unreal Tournament
    - Unreal Tournament 2003 Demo
    - Unreal Tournament 2003 Demo

    Re:Já lançou :: Correcção (Pontos:2)
    por BuBbA em 08-10-02 17:21 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    O url correcto é mesmo Jogos.Play.Sapo.pt.
    Re:Já lançou (Pontos:1)
    por jamaica em 08-10-02 18:03 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://ainda.nao.tenho
    E são lentos como tudo!!

    Como é que alguem estando ligado pelo Sapo ADSL consegue pings fantasticos de 200 ms (no dia 1 e 2 de Outubro estes eram de 1200ms até 2000 e tal..)?!

    A Telepac garante os 512kb dentro do seu backbone.. gostava de saber como é que mesmo dentro do backbone conseguem pings destes.. parabens Teleporka! Parabens ao gajo do departamento comercial que resolveu abrir trafego ilimitado até ao final do ano! que grande ideia..
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    Jogos On-line em Portugal (Pontos:1)
    por Fraglider em 08-10-02 11:46 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    No dia 12 de Maio de 2000 foi lançado oficialmente o projecto Gameodromo.com / Fraglider.com. Este projecto, criado por jogadores insatisfeitos com o serviço prestado pelo ISP que na altura detinha o monopólio dos jogos on-line, desde logo obteve o apoio do ONInet. O Fraglíder.com foi crescendo, criando condições para as diversas comunidades nacionais de jogos on-line, organizando Ligas, eventos e Lans. Em Outubro de 2000 realiza as 1ªs Finais Nacionais numa Mega Lan Party (http://phalanx.clans.vizzavi.pt/gameo.php3 ) . Com o intuito de ajudar os jogadores nacionais o Fraglíder cria os primeiros servidores “Bookable” dando assim condições aos Clãs de treinar em servidores fechados e/ou efectuar matchs. Neste momento o Fraglíder integra o portal ONInet em http://fraglider.oninet.pt e conta com cerca de 40 servidores distribuídos pelos jogos Half Life, Unreal, Quake e Jedi Knight, distribuídos pelos diversos mods com servidores Públicos, Clãs e Bookable. Depois de ter realizado no passado mês de Agosto em Lisboa as Finais do MTV2 – Mini Torneio de Verão - http://ariete.dyndns.org/mtvii (Half Life / Counter Strike), o Fraglíder está neste momento com o torneio TIL de Unreal ( http://fraglider.oninet.pt/news/index.php?category=8 ), vai arrancar a Season 2 de Counter Strike (http://fraglider.oninet.pt/news/index.php?category=13 ) para além de Quake3 UT, e Half Life TFC. Posto isto, como se pode falar que os jogos on-line estão a acabar ou que não têm apoio?
    Re:Jogos On-line em Portugal (Pontos:1)
    por jamaica em 08-10-02 18:06 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://ainda.nao.tenho
    Desde o formidável, inolvidável, fantástico [ONI]-Necromancer que Portugal nao tem A PORRA DE UM UNICO SERVIDOR DE UNREAL TOURNAMENT EM CONDIÇÕES!

    Resta agradecer à ONI o facto de hospedar a Fraglider e os seus servidores.

    Go ONI Go!!
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    pt ISPs uma vergonha Mundial? (Pontos:2)
    por racme em 08-10-02 12:20 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Esta thread vem mesmo a proposito para mostrar o nosso repudio quanto aos acessos PT vs Resto da Europa Vs Mundo e os jogos online em Geral.

    Ja muito se disse sobre o assunto, e muitos pings, traceroutes, digs, e medições mostraram o contrario ou apoiaram esta afirmacao. Mas a verdade é que nos pagamos CARO o produto que estamos a usufruir, e nao me venham dizer que a PT tadinha paga muito pela sua ligacao aos PIXs europeus.

    Para tal basta acompanhar uma thread recentissima no ClanBase.com sobre a proxima Cup de UrbanTerror(UrT é um mod para Quake3) onde os jogadores Portugueses foram discriminados relativamente aos seus congeneres europeus por terem pings altos nas suas ligaçoes banda larga para o Resto da EUROPA OCIDENTAL.

    Infelizmente ja removeram as grelhas dos grupos inciais, e novos grupos foram criados que ja agradam a todos. Mas tal so aconteceu devido a pressao dos jogadores portugueses, como podem contastar, nos inumeros replys.
    Como informação, a par do Estados Unidos, Portugal é em termos de porpoção e mesmo numericamente falando, o pais com mais Clans deste mod registados, oficializados. activos e a dar pontapes por esse mundo fora :D, tal deve-se em grande parte a bandalarda, do produto da tvbcabo, bem como aos novos pacotes ADSL.

    A verdade é que mesmo apos os esforcos dos jogadores portugueses em tentar mostrar as suas "ligacoes" a diversos servidores europeus e em como estas eram aceitaveis, isto sao casos pontuais, e apenas serviram, pra mostrar a Clanbase que os clans portugueses nao querem ser colocados todos juntos no mesmo grupo, (bem vindo a era da xenofobia digital), uma das razoes é que isso reduz as probalidades de mais grupos passarem a fase seguinte.
    Mas foi precissamente o problema dos pings e nao outro que os "admins" que criaram as primeiras tabelas alegaram
    Something you'll notice straight away is that we've tried to sort the poules by countries a bit, in the hope that ping will be less of a hassle (at least during the group phase).

    Mas, e apos todas as deligencias para tentar mostrar que as ligacoes PT -> resto da europa -> PT sao ligacoes aceitaveis. A precepção real é a que todos nos sabemos, ser dos nossos co-cidadaos europeus, é que as ligacoes em PT são mesmo mas!!!
    comentarios do tipo
    "portuguese ISPs suck" aos quais respondemos "ya tell me something new :)"
    sao frequentes!

    Por isso aqui fica mais um apelo aos ISPs Nacionais, A Portugal Telecom(like if they care) ao Governo Portugues, ao Ministro da Ciencia e Tecnologia NOS somos discriminados pelos nossos vizinhos europeus no que toca nas ligacoes a INTERNET!! É precisso melhorar substancialmente os pontos de acesso PORTUGAL resto do Mundo!

    se neste caso falamos em JOGOS online e a sua importancia para a Economia e Desenvolvimento de um PAIS, poderemos muito bem num futuro proximo estar a falar em discriminacao de Empresas e Organizações Portuguesas!!!

    Por este tema na agenda da UE, criar/desviar dinheiros para a construcao das infrastruturas necessarias, criar lobbies etc etc...
    Agora nao me venham e dizer que a culpa é dos pirineus, é por essa razao estamos condenados a partida a ver os bytes passar ao lado.


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:pt ISPs uma vergonha Mundial? (Pontos:2)
    por TarHai em 08-10-02 13:00 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Ya, conta qq coisa de novo.

    Os pings para ISPs da alemanha variam entre os 90 ms e os 400-500 ms, com flutuacoes brutais (o meu us-robotics 33k dava 250-300 sempre constantes), dependendo das horas e dias da semana.

    Como cliente netcabo, ja tenho sorte em pingar decentemente os servers portugueses 1 em cada 4 meses.


    ---

    Re:pt ISPs uma vergonha Mundial? (Pontos:1)
    por jamaica em 08-10-02 18:46 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://ainda.nao.tenho
    Pergunto-vos: como é que podemos esperar bons pings daqui para a Europa se dentro de Portugal os pings são absolutamente VERGONHOSOS?

    Nunca houve um peering nacional em condições, sempre disse isto, e irei continuar a dizer até a situação estar resolvida (ou seja, nunca)!

    A única coisa que foi (BEM) feita pela Porka foi a criação do link directo pá Barry's World. Fora isso, toda a PT está-se (e penso eu que sempre esteve, pois não lhes dá quase nenhum retorno financeiro, em comparação com o IRC, www, mail, etc) completamente a borrificar para a comunidade de jogos online em tempo real.
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    Utilizadores Portugueses uma Vergonha Mundial (Pontos:1)
    por Filipe Toscano em 09-10-02 10:47 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://www.ptarena.net/
    Não são os ISP os únicos culpados desta paupérrima situação. Não o são, and you know it!.

    Enquanto estivemos na Minho Campus Party (que tinha uma magnífíca ligação para "fora") havia N pessoas que foram para lá exclusivamente para sacar DivX e mp3...

    E pior: faziam servidores nas máquinas deles para que os amigos - que não gastaram 80€ para ir à LAN party - pudessem sacar as últimas brochadas de uma celebrity qualquer como tráfego nacional.


    Neste momento, a ADSL da Sapo está sem limites únicamente para combater a adesão de novos clientes da Oni. Não estavam a cumprir os objectivos, toca a tomar medidas drásticas! E os utilizadores, pimba! Download atrás de download.

    Os da Netcabo, não satisfeitos com o ping, reinventam-se e arranjam forma de fazer uncap aos modems. E, num instante, esquecem-se de jogar jogos porque passam o dia a sacar pornada a 250 K/s.

    Não, os utilizadores é que são um problema. Os ISP são apenas um reflexo.

    - Filipe Toscano
    Re:Utilizadores Portugueses uma Vergonha Mundial (Pontos:1)
    por jamaica em 09-10-02 17:30 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://ainda.nao.tenho
    Os administradores desses ISP é que sao o problema..
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti
    Re:Utilizadores Portugueses uma Vergonha Mundial (Pontos:1)
    por Montanelas em 09-10-02 20:44 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    É a ganância, e não há infra-estrutura em Portugal montada para aguentar com tamanha pressão... Eles (os ISPs) sabem-no, agora estou curioso em saber o que vai ser feito para descalçar esta bota... :(
    Re:Utilizadores Portugueses uma Vergonha Mundial (Pontos:2)
    por racme em 10-10-02 1:09 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Não são os ISP os únicos culpados desta paupérrima situação. Não o são, and you know it!.

    Não, os utilizadores é que são um problema. Os ISP são apenas um reflexo.

    Mas qual reflexo qual quê!?
    Pelas tuas palavras so em portugal é que se saca pornada nao!? e nos outros paises como é?! Que seja sacar p0rn ou a ultima distro do linux do sabor xpto. Nao interessa, eles compremetem-se a prestar um serviço e tu em contrapartida pagas o que te +e exigido.

    Os Admins/Boards de Direccao dos ISPs nao estao imunes e doute um exemplo, A netcabo, os tipos gabam.se de ter 100mil clientes (ou 300mil dependendo da prespectiva) e nao sao capazes de ter um servidor de mail decente !? um ou dois ou tres nao interessa. Um suporte a clientes inexistente. E por exemplo um webmail que nao funciona decentemente em Mozilla, e mesmo no IE, e' raro nao crashar 2/3 vezes por sessao.
    Ou um servidor de IRC decente ligado a maior rede portuguesa de IRC!? Isto pra nao falar nas ligacoes pra nao correr o risco de nao contar novidade nenhuma a ninguem.

    O problema +e que todos os operadores com ou sem intençao tocam pelo mesmo diapassao, porque sera?!
    Obviamente q sera por causa da Portugal Telecom e das infrastruturas de comunicacoes PT vs REsto do Mundo.

    Ficamos todos a saber a 1 semana atras que a PT ja e o maior operador de telefones moveis na America Latina, devido a sua Joint Venture com a Telefonica na aquisicao de mais uma parcela da Telesp Celular onde investiu mais uma ves milhoes de euros. --- É pra isso que serve a Portugal Telecom ? pra andar a oferecer telemoveis de cartoes prepagos aos residentes de Sao Paulo e submeter nos a nos ao vexame e vergonha europeus por sermos mais uma vez o lixo da europa no que respeita as ligacoes?! E por essa razao que estes senhores querem revogar a sua licenca e adquirir por completo as infrastruturas de comunicacoes nacionais!? Qual o interesse real de ver o Sr Administrador da Portugal Telecom a abrir a Sessao do Dowjones, quiça qual rei das arabias a distribuir camelos, ouro ou petroleo pelas terras do Tio Sam. E pra isso que pagos os meus impostos, que eu saiba PT e uma empressa privada com apoio estatal, cujo objecto e servir as necessidades de comunicacao do povo portugues e sobre isso reccebe muitas regalias do poder central.

    Porque razao nao aplicam eles esse mesmo dinheiro em cabos submarinos que liguem PT-ES ao Sul de FRANCA! ou cabos opticos terrestres que nos liguem a MADRID e dai ao resto da Europa!? Sera que um satelite 24/7 a MIAMi e suficiente pras ligacoes ao continente norte-americano!? Sera que pingar bem em Londres e o suficiente para o resto do Continente Europeu!?

    Soube ontem que em 2003/2004 vai abrir o mercado de energia, que vai passar a ser concurrencial a toda peninsula Iberica. Nao acredito que a EDP perca o monopolio da energia em Portugal, mas com mais empresas a oferecer os seus produtos o preco da energia vai baixar significativamente.
    So gostava de ver a telefonica a entrar por aqui a dentro e oferecer os seus servicos de ADSL ao povo portugues sem utilizar o backbone ou as infraestruturas da PT, isso sim era lindo.


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    O futuro é War-Zone ;) (Pontos:2)
    por Andrade em 08-10-02 12:55 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    O maior portal de jogos online iniciou a contagem final para a sua abertura. Todos são convidados a participar na inauguração da nova War-Zone aqui

    A War-Zone é reconhecida oficialmente por todas as editoras e softwares houses do mundo dos jogos, tendo organizado até ao momento a maior Liga de Jogos Online em Portugal. Os campeões desta Liga que receberam os respectivos troféus na Minho Campus Party são considerados pelas respectivas comunidades de jogadores portugueses, os actuais campeões nacionais de Jogos Online. Apesar de todas as tentativas para eliminar a War-Zone, ela regressa com mais força, com mais de 3000 jogadores registados e 430 clans.

    Seria bem mais fácil existir apenas uma grande Liga em Portugal, contudo a concorrência desde que seja leal é sempre bem vinda. Por isso saudamos a Fraglider e a Arena V.

    Para os menos atentos a War-Zone promoveu a última Minho Campus Party no seu portal e teve uma notável participação no evento, tendo instalado uma completa redacção, com uma rádio online a funcionar para dentro do evento e criou 8 servidores de jogos, tendo organizado vários mini-torneios e distribuído merchandising oferecido pela Playgames e pela Ecofilmes. Por sua vez com o apoio da Infogrames apresentou pela primeira em Portugal o vídeo de apresentação do Unreal Tournament 2003, com o apoio da Codemasters o vídeo do jogo Colin McRae 3 e respectivo lineup 2003, com o apoio da Activision o Lineup 2003 e com o apoio da Eidos o Lineup 2003. Fomos convidados do programa de televisão Curto-Circuito e actualmente somos solicitados para várias apresentações de jogos europeias e mundiais.

    Queremos acima de tudo dignificar os jogos online em Portugal e melhorar as condições actuais que os jogadores portugueses enfrentam todos os dias. Muito já foi feito, mas acreditem que muitas surpresas vêm a caminho. Por isso convidamos todos os membros do Gildot a assistir em directo ao nascimento da nova War-Zone. A contagem já começou aqui .

    Re:O futuro é lag (Pontos:1)
    por jamaica em 08-10-02 19:53 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://ainda.nao.tenho
    O maior portal de jogos online iniciou a contagem final para a sua abertura. Todos são convidados a participar na inauguração da nova War-Zone aqui kewl, ainda nao sabia que já tavam "no ar" outra vez, desde que a fecharam.

    A War-Zone é reconhecida oficialmente por todas as editoras e softwares houses do mundo dos jogos, tendo organizado até ao momento a maior Liga de Jogos Online em Portugal

    verdade, verdade, até foi o Neutro que ganhou o 1on1 de Unreal Tournament ;)

    Os campeões desta Liga que receberam os respectivos troféus na Minho Campus Party são considerados pelas respectivas comunidades de jogadores portugueses, os actuais campeões nacionais de Jogos Online pelo menos eu considero-os, ler atras ;)

    Apesar de todas as tentativas para eliminar a War-Zone quem foram eles?!?! quem?!!? quantos são?!?! quantos são?!?! LoL

    ela regressa com mais força, com mais de 3000 jogadores registados e 430 clans no qual sou 1 jogador registado com 1 clan de Unreal Tournament criado e activo!

    Para os menos atentos a War-Zone promoveu a última Minho Campus Party yep, nao pude ir, com muita pena minha :( Go WZ Go!

    Queremos acima de tudo dignificar os jogos online em Portugal e melhorar as condições actuais que os jogadores portugueses enfrentam todos os dias E AQUI É QUE A PORKA (no pun intended) TORÇE O RABO! Para aceder à "nova" página (agora com 194.65.14.239, ou seja dentro do bone da pac) está mais lento agora do que antigamente, quando a WZ estava na Irlanda, na Verio! Coincidentemente (ou não), a Sapo abriu novos servidores que mais parecem mais workstations ligados a 56k! Sem querer parecer um velho do Restelo, vou aguardar ansiosamente que alguem melhore aquilo que há a melhorar, pq usar servidores da pac (or sapo, same shit only the smell is different) para jogar online é o mesmo que usar uma bicicleta para ir do Barreiro a Lisboa ;)
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    Re:O futuro é lag (Pontos:2)
    por Andrade em 08-10-02 20:50 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    Infelizmente apenas o forum está up http://war-zone.sapo.pt/forum.aspx no entanto o site amanhã já estará Up
    Não existe "no mirc" (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Dehumanizer em 08-10-02 14:37 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    mas sim "no IRC". :)


    "To underestimate one's self is as much a departure from truth as to exaggerate one's own powers"
    - Sherlock Holmes
    Re:Não existe "no mirc" (Pontos:2)
    por TarHai em 08-10-02 15:39 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    irc? isso e como a ptnet?

    ;)
    ---
    Latência, jogos online e Portugal. (Pontos:2, Esclarecedor)
    por mainfram3 em 08-10-02 16:01 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.capinha.net
    Aviso à navegação: Não sou um locutor totalment imparcial.

    Este "artigo", sinceramente, não tem ponta por onde se lhe pegue.

    Vamos lá dissecar o bixo:

    "Desde que o Acção.Net fexou que não existe em Portugal um ISP que apoie completamente os jogadores". Tanto quanto sei, nem a Netc (agora vizzavi) apoiou totalmente o projecto Accao.net. O Accao foi sem dúvida algo de único na cena portuguesa, porque era gerido por pessoas com acesso aos meios e que sabiam o que é que andavam a fazer. O fim brutal do projecto, é a prova de como este nunca foi apoiado totalmente pela Netc. Mas para falar mais sobre isso, acho que o Rui Carmo seria a pessoa ideal (se é que ainda pára por aqui).

    "O que está a dar são jogos Web para daram banner views".
    Oh meu amigo! À quanto tempo é que já ninguém liga realmente aos banner views... e mais, um WebGame, não te dá assim tantas banner views. Experimenta ir a uma página dessas e conta o número de vezes que o iconzinho do IE roda, enquanto estás a jogar. Uma vez ? Pois...

    "Ironicamente, os ISPs de "banda larga" são os que menos apostam nos jogos online". Engraçado. O Clix acabou de lançar um novo canal/serviço destinado aos jogos, com os utilizadores de banda larga em mente. O Sapo/Telepac/PTM/Whatever renovou também a oferta deles. Se estes não são ISPs de banda larga, então estou completamente perdido acerca da cena Portuguesa.

    Mas continua: "se alguma coisa, até os prejudicam". Os ISP prejudicam os jogos ? Isso não é um pouco teoria da conspiração a mais ?
    O caso Clix Netcabo/ADSL Telepac (substituia-se Clix por qualquer outro ISP, incluindo a Netcabo) é simples. A rede da Netcabo já era. Parece que tem qualquer coisa a ver com a utilização da infraestrutura da Netcabo pelos rapazes do ADSL (mas isto são só boatos).
    Já experimentaste jogar Clix Clix, IOL IOL (apesar destes não terem banda larga) ?

    O grande problema Português e que já o vem a ser à uns bons anos, é o monopólio da PTM sobre tudo o que é telecomunicações. Tudo o que é gamer ou tem Netcabo ou ADSL PT/Sapo e depois espera que, num acto de pura bondade, o seu ISP (PTM) lhes ofereça boas condições para que eles vão dar banner views/jogar num outro qualquer ISP Português (leia-se, concorrência).

    Como remate, e para contrariar a publicidade que já aqui foi feita, dá uma vista de olhos ao Clanhosted . É português e uniu-se recentemente a um ISP Português .
    Ando sossegado. (Pontos:1)
    por Oldtimer em 08-10-02 17:01 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://na-cama.com/rcarmo

    Ando, mas como devem compreender, não comento.

    Quanto ao tópico, bem... Eu por acaso agora sou cliente NetCabo, e não acho a situação de servidores (ou da rede) nada boa. Os pings e o packet loss na minha zona já atingiram os 400ms/20% ("com vento de cauda", ou lá o que é), embora agora seja "razoável" ter 200ms/4% quando no início tinha 40ms/1% dias seguidos...

    (Também não acho o ADSL residencial uma coisa particularmente brilhante pelo que tenho visto em casa de amigos e familiares, mas não vou alongar-me numa coisa que não experimentei em primeira mão.)

    Mas mesmo tendo andado desligado do meio (fora contactos esporádicos com outros combatentes da "Velha Guarda", vejo que não há sites que consigam competir com (por exemplo) o PT Arena (pronto, DooM, ganhaste, leva lá a borracha ;)), ou que se veja que são fruto do puro gozo com que eu e o Underspell mantíamos o Acção.net.

    A verdade é que os jogos online não são vistos como um investimento válido por parte dos ISPs, porque:

    • não geram directamente receita
    • Aqui posso pegar na história dos web games e salientar que uma frag não é tão linearmente transformável em dinheiro como um page view...
    • é quase impossível medir de forma fiável o mercado-alvo
    • Como é que se mede? por nicknames diferentes? por endereços IP? por ligações ao servidor?). O máximo que se consegue (sem gastar tempo e dinheiro a processar logs que nem todos os jogos produzem) é sessões simultâneas (Vejam o Argus, um dos meus passatempos neste campo).
    • Os "clientes" são difíceis de fidelizar
    • Mudam de servidor e de ISP consoante o tipo de jogo, etc.

    Creio que lição mais importante que se ganhou do Acção.net (e que o PT Arena continua a demonstrar) é que os conteúdos variados, actualizados ao minuto e escritos por gente do meio são a chave para o sucesso.

    Mas as pessoas capazes de fazer tudo (manter os servidores, actualizá-los, ver as notícias e, mais importante, de manter um estilo editorial consistente) são... Poucas.

    A segunda lição (e que pouca gente tem conhecimento) é que é possível ter apenas duas pessoas a fazer isso nos tempos livres enquanto prosseguem uma carreira "normal" de Engenharia, e portanto praticamente de borla. ;)

    Mas isso é outra história totalmente diferente...


    Mais um dia, mais uma frag.
    Accao fechou ou foi comprado/parceria, whatever? (Pontos:2)
    por BuBbA em 08-10-02 16:52 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    O Domain accao.net pode ter deixado de existir (não deixou), mas podes aceder por http://accao.vizzavi.pt. Os servidores são os mesmos (mudaram os IPs, mas ja foi a uns meses). A única coisa que tem de mau são os admins e as pessoas que tratam da página. Ou morreram e ninguém avisou ou então devem ter mais que fazer.
    Re:Accao fechou ou foi comprado/parceria, whatever (Pontos:2)
    por TarHai em 08-10-02 17:14 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    A point release do quake era a 1.30, que ja tem quase um ano.

    Os servidores, simplesmente nao sao mantidos.


    ---
    Re:Accao fechou ou foi comprado/parceria, whatever (Pontos:2)
    por BuBbA em 08-10-02 18:52 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Sendo assim ainda bem que ainda não saiu mais nenhuma versão do CS, é só mesmo isso que lá vou jogar;)
    Isso não é em todo verdade (Pontos:1)
    por DaniGri em 08-10-02 18:58 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://Jogos.Play.SAPO.PT
    Actualmente a netcabo, juntamente com a telepac estão a fazer um site que aposta em jogos. http://play.sapo.pt e http://jogos.play.sapo.pt .. estes sites ainda são novinhos e como tal ainda não têm muita informação.. mas a banda larga começa agora a apostar também no mundo dos jogos online =) Aliás .. fizemos uma inovação .. q são os torneios inter-escolas.. esperemos que o ppl goste =)
    Parece de proposito (Pontos:2)
    por TarHai em 08-10-02 19:44 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Que hoje (2002-10-08 20:43) a ligacao netcabo esteja num estado como ja nao a via a muito.
    ---
    Vou-vos contar um segredo... que já todos sabem... (Pontos:1)
    por Montanelas em 08-10-02 21:17 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    O problema dos jogos online em Portugal, está mais do que tudo, na incapacidade dos jogadores portugueses em se organizarem decentemente numa confederação de federações de jogos capazes de sacar subsídios avultados por forma a investir na formação do jogador online tendo em vista à sua exportação para os mercados industrializados, onde o progaming é remunerado a peso de ouro.

    Algumas coisas têm vindo a melhorar, graças à associação de ISPs com projectos credíveis por forma a prestar melhores condições aos jogadores nacionais.

    No entanto, não basta ter dois ou quatro servidores todos artilhados capazes de suportar centenas de jogadores inveterados na arte de bem fragar, quando por outro lado a ligação dedicada a todos os servidores é mais apertada que um buraco de uma agulha, se bem que seja mais fácil um camelo passar por esse buraco que um fariser...

    Enquanto não houver uma aposta firme e corajosa em ceder a largura de banda decente (nem que seja os 34Mbps) ninguém vai conseguir ganhar esta guerra.

    O primeiro ISP, que tiver coragem de em vez beneficiar os seus administradores e directores de topo, com despesas de representação faraónicas, investir seriamente numa infraestrutura escalável, capaz de suportar os utilizadores nacionais, poderá muito bem, aniquilar a tempo o resto da concorrência, ou pelo contrário, espevitá-la...

    Os jogos para telemóveis, serão um dos grandes exponentes para os próximos anos, basta que apareça um "pac-man" capaz de rebentar com as costuras das telcos nacionais.

    Há gente competente e qualificada, capaz de produzir bons conteúdos, há gente dedicada e entusiasmada em administrar e gerir os servidores existentes e futuros, há jogadores ansiosos e desejosos de fragar numa arena com um ping decente.

    O mercado está a amadurecer rapidamente, e não é só no Hóquei em Patins, e no Futebol ao nível da selecção que poderemos elevar o nome de Portugal.

    Temos muito talento, tanto nos FPS como nos RTS, candidatos a serem progamers, primeiras estrelas do firmamento cibernético dos jogos na rede.

    Agora está nas mãos, diria ratos e teclados, dos jogadores de pressionar na hora, os ISPs nacionais por forma a alargarem a largura de banda dedicada aos respectivos servidores... Não é com 256Kbps ou 512kpbs que a coisa lá vai...
    Informação Desactualizada é Desinformação (Pontos:1)
    por Filipe Toscano em 09-10-02 10:32 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.ptarena.net/
    É curioso que por muito mais que as tecnologias evoluam, a preguiça permanece. Um ou outro salto ao IRC, aos locais certos evidentemente, proporcionaria ao autor um conhecimento mais amplo da realidade dos jogos Online em Portugal. E essa realidade, para alguém que já a vê desde o Q1Test, é que... continua tudo na mesma. Nada mudou! Perdoem a seguinte imagem, mas a verdade é que de vez em quando lá se espeta um pau na merda e vira-se... > Ironicamente, os ISPs de "banda larga" são > os que menos apostam nos jogos online Ironicamente, a tua informação está ultrapassada. Por pouco tempo, mas tem de se dar desconto a quem não acompanha. A atitude dos ISP's em relação aos Jogos Online tive de mudar, porque nos últimos 5 anos era uma cópia de uma cópia de uma má estratégia. A atitude era sempre a mesma: 1. Chegamos, esta merda é toda nossa. 2. Servidores para tudo e para todos. 3. Temos tempo (e tempo é cacau) para fazer tudo e mais qualquer coisa. 4. Os servidores enchem. Somos os melhores carago! 5. Epá, isto chupa dinheiro e largura de banda! Fazer cortes (no pessoal!) 6. Já não há pachorra. 7. Corta! E já se está a ver como é o passo 8. sleep e goto 1. Houve evidentemente uma excepção que foi a Acção.Net, precisamente por não ser uma acção mandatada por um ISP. Não vou dizer mais sobre a Acção.Net esperando que o Rui Carmo veja o URL que tem na caixa de correio e faça aqui um post. Ao duo dinâmico se deveu um breve oásis... Entretanto os ISP's fartaram-se, pensaram um bocado.. E fizeram outsourcing da sua oferta. Senão, vejamos: Clanhosted (Clix) - http://clanhosted.clix.pt War Zone (PT) - http://www.war-zone.net/forum.aspx Fraglider (Oni) - http://fraglider.oninet.pt Play (Sapo) - http://play.sapo.pt E diz o autor que os ISP não andam a ter oferta... Tsk tsk. Aliás, já tivemos aqui três representantes de três dessas mesmas ofertas e vender o seu peixe, o que mostra que as pessoas andam activas! Muito mais activas do que alguma vez tiveram!! Um dos posters (que chegou cá antes de mim) começou por dizer a verdade mas depois descambou numas ideias demasiado agressivas para o meu paladar. Mas o início da intervenção do Montanelas estava acertada: > Montanelas dixit: > O problema dos jogos online em Portugal, está > mais do que tudo, na incapacidade dos jogadores > portugueses em se organizarem Nem mais! Os jogadores, na sua ânsia de jogar a todo o custo, perdem a noção da realidade. Sem organização, não jogam. E não há organização externa, nem vale a pena (por desconhecimento de causa), pelo que esta tem de sair do próprio seio dos jogadores. Isso significa que há uns que têm sacrificar parte do seu tempo em prol dos outros. E, mais importante, que todos tenham de estar de acordo da forma como isso é feito. Se fizermos um flash-back, vemos que competições nacionais é coisa que nunca faltou. Agora, torneios que cheguem ao fim sim, esses contam-se. Quantas tentativas da LPQ foram abortadas, por os malditos clãs não se entenderem? Exemplo ainda mais recente: a WarZone no seu primeiro arranque foi brutalmente terminada precocemente por "acidentes" de percurso entre os jogadores de Unreal Tournament! Portanto, as coisas não acontecem por culpa própria! Porque, havendo alguma medida de consenso, as coisas até vão longe. Exemplo? Arena - Liga Portuguesa de Quake 3 Arena http://www.ptarena.net/arena/ E já vamos na quinta edição. E só não vamos na sexta ou sétima devido a acidentes de percurso. Poucas equipas envolvidas? Sim. Mas a maoir parte dos jogos realizam-se e a competição chega ao fim sem que haja discussão sobre a classificação final. E só vale a pena falarmos em desportos informáticos quando garantirmos uma das premissas fundamentais para o uso da primeira palavra: justiça no resultado. - Filipe
    Informação Desactualizada é Desinformação (Repost) (Pontos:1)
    por Filipe Toscano em 09-10-02 10:39 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.ptarena.net/
    (Peço desculpa pelo double-post, mas como não descobri forma de sequer editar o anterior vai outro - devidamente preenchido com BR's - ficando a promessa que não mais me esqueço de usar o Preview).

    É curioso que por muito mais que as tecnologias evoluam, a preguiça permanece. Um ou outro salto ao IRC, aos locais certos evidentemente, proporcionaria ao autor um conhecimento mais amplo da realidade dos jogos Online em Portugal.

    E essa realidade, para alguém que já a vê desde o Q1Test, é que... continua tudo na mesma. Nada mudou! Perdoem a seguinte imagem, mas a verdade é que de vez em quando lá se espeta um pau na merda e vira-se...


    > Ironicamente, os ISPs de "banda larga" são
    > os que menos apostam nos jogos online

    Ironicamente, a tua informação está ultrapassada. Por pouco tempo, mas tem de se dar desconto a quem não acompanha.

    A atitude dos ISP's em relação aos Jogos Online tive de mudar, porque nos últimos 5 anos era uma cópia de uma cópia de uma má estratégia. A atitude era sempre a mesma:

    1. Chegamos, esta merda é toda nossa.
    2. Servidores para tudo e para todos.
    3. Temos tempo (e tempo é cacau) para fazer tudo e mais qualquer coisa.
    4. Os servidores enchem. Somos os melhores carago!
    5. Epá, isto chupa dinheiro e largura de banda! Fazer cortes (no pessoal!)
    6. Já não há pachorra.
    7. Corta!

    E já se está a ver como é o passo 8. sleep e goto 1. Houve evidentemente uma excepção que foi a Acção.Net, precisamente por não ser uma acção mandatada por um ISP. Não vou dizer mais sobre a Acção.Net esperando que o Rui Carmo veja o URL que tem na caixa de correio e faça aqui um post. Ao duo dinâmico se deveu um breve oásis...


    Entretanto os ISP's fartaram-se, pensaram um bocado.. E fizeram outsourcing da sua oferta. Senão, vejamos:

    Clanhosted (Clix) - http://clanhosted.clix.pt
    War Zone (PT) - http://www.war-zone.net/forum.aspx
    Fraglider (Oni) - http://fraglider.oninet.pt
    Play (Sapo) - http://play.sapo.pt

    E diz o autor que os ISP não andam a ter oferta... Tsk tsk. Aliás, já tivemos aqui três representantes de três dessas mesmas ofertas e vender o seu peixe, o que mostra que as pessoas andam activas! Muito mais activas do que alguma vez tiveram!!


    Um dos posters (que chegou cá antes de mim) começou por dizer a verdade mas depois descambou numas ideias demasiado agressivas para o meu paladar. Mas o início da intervenção do Montanelas estava acertada:

    > Montanelas dixit:
    > O problema dos jogos online em Portugal, está
    > mais do que tudo, na incapacidade dos jogadores
    > portugueses em se organizarem

    Nem mais! Os jogadores, na sua ânsia de jogar a todo o custo, perdem a noção da realidade. Sem organização, não jogam. E não há organização externa, nem vale a pena (por desconhecimento de causa), pelo que esta tem de sair do próprio seio dos jogadores.

    Isso significa que há uns que têm sacrificar parte do seu tempo em prol dos outros. E, mais importante, que todos tenham de estar de acordo da forma como isso é feito.

    Se fizermos um flash-back, vemos que competições nacionais é coisa que nunca faltou. Agora, torneios que cheguem ao fim sim, esses contam-se. Quantas tentativas da LPQ foram abortadas, por os malditos clãs não se entenderem?

    Exemplo ainda mais recente: a WarZone no seu primeiro arranque foi brutalmente terminada precocemente por "acidentes" de percurso entre os jogadores de Unreal Tournament!


    Portanto, as coisas não acontecem por culpa própria! Porque, havendo alguma medida de consenso, as coisas até vão longe. Exemplo?

    Arena - Liga Portuguesa de Quake 3 Arena
    http://www.ptarena.net/arena/

    E já vamos na quinta edição. E só não vamos na sexta ou sétima devido a acidentes de percurso.

    Poucas equipas envolvidas? Sim. Mas a maoir parte dos jogos realizam-se e a competição chega ao fim sem que haja discussão sobre a classificação final.

    E só vale a pena falarmos em desportos informáticos quando garantirmos uma das premissas fundamentais para o uso da primeira palavra: justiça no resultado.

    - Filipe
    Re:Informação Desactualizada é Desinformação (Repo (Pontos:1)
    por Oldtimer em 09-10-02 10:45 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://na-cama.com/rcarmo

    Já disse o que tinah a dizer (ver #15).

    Acho interessantes, no entanto, duas coisas:

    • A "publicidite" aguda de alguns posts neste thread, que é de lamentar - mostrem algo mais do que declarações de intenção, S.F.F.
    • O facto de nunca, mas nunca ter havido publicidade "física" à maior parte destas iniciativas (uma linha a dizer "jogos online" no rodapé do anúncio no Expresso não vale :D)

    Quanto ao Acção.net propriamente dito, talvez um dia volte. Não é uma questão de termos ou não apoios (mesmo face ao que expus em #15), mas de não termos tempo. Já pensei em vender o domínio, em fazer apenas uma página de notícias, etc. Mas nada disso é realizável agora.

    É pena. Desenhar o site deu-me um gozo dos diabos (quando ainda podia escolher as cores :D)


    Mais um dia, mais uma frag.
    Re:Informação Desactualizada é Desinformação (Repo (Pontos:1)
    por Montanelas em 09-10-02 20:41 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.war-zone.net
    Em termos de arquitectura de rede, há casos de servidores que estão estrangulados pela estreita linha que lhes é dedicada, e depois os pings elevam-se.

    Eu já perdi a pachorra para organizar o quer que seja para o StarCraft Brood War, porque os putos, assim que levavam duas derrotas seguidas desistiam pura e simplesmente. E assim não há dedicação que aguente. E depois queixam-se. E Eu depois, digo-lhes: "Só tendes o que mereceis".

    Pode ser que agora, com os servidores sub-contratados, e com árbitros e admins reconhecidamente competentes e leais as coisas comecem a entrar nos eixos. A ver vamos. ;)
    E tivemos muita sorte (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 10-10-02 9:32 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Muita sorte por na altura as ligações para o estrangeiro estarem aceitaveis.

    Mais umas semanitas e, se calhar, não conseguiamos provar nada. Desde uns dias que os meus pings e de muitos outros estão muito instáveis. Ora 50, ora 200. Não sei muito bem o que se passa, mas espero que seja breve...

    A todos os Clãs Portugueses que participam na Open Cup de Urban Terror, vamos ensinar que não é só com boas ligações que se joga bem! :p

    SIGT3RM aka Sh337 [dW]


     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]