gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
rsa-labs rc5-64 : o fim
Contribuído por ajc em 26-09-02 17:30
do departamento number-crunching
Cifragem Sub escreve "Começa assim a press release da distributed.net: On 14-Jul-2002, a relatively characterless PIII-450 in Tokyo returned the winning key to the distributed.net keyservers. The key 0x63DE7DC154F4D03 produces the plaintext output: The unknown message is: some things are better left unread . É o fim de um projecto gigante depois de quase cinco anos exaustivos de reaproveitamento de carga de CPU. Resistindo primeiro ao cepticismo de algumas pessoas, depois às alternativas de outros projectos mais mediáticos (como é o caso do seti@home) e agora ao peso da idade, é com um bocado de alívio que se verificou que o processo era válido para determinar a chave vencedora, agora que o keyspace começava a escassear.
A melhor equipa portuguesa, PINGUIM, ficou num honroso 29º lugar final, depois de ter chegado a ser 18º e de se manter durante meses a fio no top 20 das equipas com mais chaves diárias submetidas. A página da equipa e as estatísticas caíram no éter mas as pessoas e o espírito continuaram por aqui... Parabéns a todos os participantes e às restantes equipas nacionais! "

Mandrake 9.0 | TCPA/Palladium e perda de Liberdade/Privacidade  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • press release
  • distributed.net
  • Mais acerca Cifragem
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Raios.... (Pontos:3, Engraçado)
    por mlopes em 26-09-02 18:16 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    .... e eu que ainda andava a partir nisso!

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Talvez mudar... (Pontos:3, Interessante)
    por wysiwyg em 26-09-02 21:35 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.eternos.org
    É uma boa oportunidade para o pessoal desinstalar a vaquinha e instalar o cliente da United Devices (lamentavelmente só existente para windows). Julgo que a luta contra o cancro é uma causa bastante mais nobre...

    "The United Devices Cancer Research Project will advance research to uncover new cancer drugs through the combination of chemistry, computers, specialized software, and organizations and individuals who are committed to fighting cancer.

    The research centers on proteins that have been determined to be a possible target for cancer therapy. Through a process called "virtual screening", special analysis software will identify molecules that interact with these proteins, and will determine which of the molecular candidates has a high likelihood of being developed into a drug. The process is similar to finding the right key to open a special lock—by looking at millions upon millions of molecular keys.

    Participants in the United Devices Cancer Research Project are sent a ligand library over the Internet. Their PC will analyze the molecules using a docking software called LigandFit by Accelrys. The LigandFit software analyzes the molecular data by using a three-dimensional model to attempt to interact with a protein binding site. When a ligand docks successfully with a protein the resulting interaction is scored and the interactions that generate the highest scores are recorded and filed for further evaluation."


    - what ye see is what ye get -

    Re:Talvez mudar... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 26-09-02 22:50 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    so espero realmente que o fim seja mesmo esse, tenho sempre um certo ceptismo em relaçao a esses tipos de projectos.

    Mas enfim e valido a ideia pena ser sor para winluser, digo, windows users.
    Re:Talvez mudar... (Pontos:2)
    por js em 27-09-02 21:46 GMT (#8)
    (Utilizador Info)

    Exacto. Ao menos, para o projecto de quebrar a chave, sempre se sabia que não ia ser aproveitado para nenhum fim não declarado: Aquilo não serve para nada, mesmo! Agora estas coisas que podem ser úteis, convém estar alerta, senão às tantas alguém ganha alguma coisa com elas!

    Re:Talvez mudar... (Pontos:1)
    por joaobranco em 29-09-02 22:47 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Não vejo problema nenhum em "alguém ganhar alguma coisa com isso", desde que esse fim esteja declarado à partida, e que portanto as pessoas saibam disso.

    Eu não me importo de contribuir para muitos fins, sabendo muito bem que alguma parte daquilo que estou a contribuir vai servir para custos de infraestrutura para prestação do serviço (se fazes alguma doação a alguma entidade, normalmente entre 10% e 30%, às vezes mais, vai para custos de infraestrutura).

    No entanto teria extrema relutancia em contribuir para um determinado fim em que acreditava e após ter contribuido vir a saber que 99% da contribuição tinha ido parar aos bolsos da entidade a quem fiz a doação. E teria essa relutancia por acreditar que provavelmente seria muito fácil criar uma entidade competidora capaz de contribuir para o fim em vista com muitos menores custos de "overhead", e que portanto EU teria estado a aplicar mal o meu dinheiro/recurso.

    Basicamente, se o recurso é meu, tenho a liberdade de decidir como o quero aplicar, e se pretendo determinado fim, devo escolher entre as diferentes formas de obtê-lo a mais eficiente.

    Se a entidade que quer o meu recurso pretende usá-lo para um fim diverso daquilo que foi apresentado, está a enganar-me (é basicamente uma burla). Portanto, espero simplesmente da empresa que quer esse recurso transparência na declaração das suas intenções, para eu poder decidir de forma informada.

    JB

    forca de vontade (Pontos:2, Engraçado)
    por racme em 27-09-02 11:19 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    com força de vontade bruta tudo se consegue


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Que bom (Pontos:2)
    por js em 27-09-02 14:10 GMT (#6)
    (Utilizador Info)

    Já resolveram esse problema? Oba! Estamos todos mais ricos!

    Re:Que bom (Pontos:3, Engraçado)
    por spyder em 27-09-02 20:47 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    E mais cultos, tambem. Agora ja posso escrever um livro "RC5-64 for Dummies", onde a recomendacao numero 1 e' "troque de chave a cada 4 anos, senao qualquer gajo com uns milhoes de computadores lhe pode comprometer o sistema".

    Re:Que bom (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 29-09-02 18:20 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Olha a Lei de Moore... :)


    "To underestimate one's self is as much a departure from truth as to exaggerate one's own powers"
    - Sherlock Holmes

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]