gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Ataque da Sun 'a M$ usando Linux?
Contribuído por scorpio em 13-09-02 17:33
do departamento Sun&Linux
News aknot escreve "Ca temos a mudanca da Sun perante as capacidades do Linux. Depois de alguns anos a desprezar o sistema operativo que mais tem crescido, a Sun embarca na "onda" e tem como objectivo atacar a M$ no desktop. Podemos ler num artigo:

Sun intends to combine its own software such as StarOffice with the free open-source operating system Linux to offer business-users a cost-effective alternative to Microsoft Office, which recently became more expensive. It is also likely that Sun will expand its Linux server offering to compete with Microsoft.

Se isto nao e' uma seria mudanca de estrategia... Artigo completo aqui."
[scorpio: comentários abaixo...]

[scorpio:...]

Na última Linux Magazine que me passou pelas mãos, li precisamente um artigo com o Scott McNealy (CEO da Sun), em que o ênfase que ele dá ao Linux é que este não será a next best thing no meio da Sun, mas apenas mais um componente no pacote global que a Sun quer oferecer aos clientes. Por outro lado, e com comentários como ..."The beauty of it is it's manking versus Microsoft." e "...because I don't trust Microsoft to do the right thing.", é possível verificar que o único adversário digno desse nome para a Sun é a Microsoft (or so they say).

Por fim, foi interessante verificar o ênfase que a Sun quer dar ao facto de "...nobody's been more open than Sun for the last 20 years, three months and five days, or however long we've been hanging out."; se bem que concorde parcialmente com esta posição (parceria com a Netscape no Mozilla, OpenOffice.org, JavaOne c/ Apache) continuo a pensar que o Java é um espinho nesta rosa.

Bottom line: É interessante verificar a situação da Sun em relação ao Linux e Open-Source em geral: há espaço para open e closed-source, that's the way we do business.

SeCONT - 2º Evento de Nacional Segurança | Notícias Frescas  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Netscape
  • aqui
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    atacar a M$ (Pontos:2)
    por racme em 13-09-02 19:07 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    a Sun embarca na "onda" e tem como objectivo atacar a M$ no desktop.

    E de projectos destes que precissamos para atacar a M$ no desktop

    Much more than a standard operating system, HomeBase SUITE is a unique Operating Environment that combines the power of the Red Hat Linux OS and the Mozilla browser. Add to that a wide range of fully integrated productivity tools, and a cohesive Web User Interface, HomeBase SUITE is all you need to put the power of Linux to work for you.

    demo
    screenshots


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:atacar a M$ (Pontos:2)
    por racme em 14-09-02 16:31 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    corri agora o scr1pt de instalação disso, básicamente parece-me um rip identico do ximian desktop.. ou estou enganado?

    A versao Desktop, é 100% baseado em mozilla, alias aquilo é na maioria os projectos do mozdev todos juntos num unico interface, Aquilo instalado funciona como um desktop manager sobre um sawfish.

    e so corre em RHs7.1-7.3


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Sun-stroke... (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 14-09-02 15:04 GMT (#3)
    A Sun tem passado um mau momento com o dotcom bubble burst. Uma das primeiras tacticas que fez foi passar a ter como alvo clientes fora do seu habitual espectro de empresas Financeiras e Telecoms, i.e. agora passa a atacar sectores de Saude & Farmaceuticas, Governamental, Utilities, etc.

    Outra principal inimigo da Sun desde do dotcom crash, tem sido a propria Sun! Ou seja, existe um autentico mercado paralelo de venda de equipamentos Sun em segunda mão (i.e. practicamente novos) de dotcoms falidas.

    Outra estrategia da Sun tem sido reorganizar todo o seu portfolio de software. Uma seria de applicações foram agrupadas debaixo de uma mesma marca SunONE; o que permite apresentar uma solução completa e coordenada, comparada com a anterior confusão de iPlanet, Forte, StarOffice etc...

    Em relação ao Linux, a primeira jogada foi passar o StarOffice a produto pago. O que significa que a RedHat ou começa a pagar o software ou não vai incluir a versão mais recente do StarOffice (neste momento é a 6.0, enquanto o RH7.3 inclui a antiga versão 5.2). O que obviamente não espanta nada porque a RH não demonstra grande interesse no Linux desktop, e a Sun pelo contrario acha uma boa oportunidade de mercado. O raciocinio que advem da velha maxima de desktop empresarial (e home user tb) que o Windows em si de nada interessa se não tiver o Office instalado; e visto a Sun tem um office suite bastante MSOffice compativel (que por sinal aumentou de preço) coloca-se numa posição bastante unica de apresentar um produto desktop serio, util, e competitivo.

    Quanto ao LX50 e estrategia linux server, a Sun tem sido fortemente criticada por varios analistas por acharem controverso usarem processadores Intel quando até então toda a sua linha era UltraSparc; o que acho até no minimo curioso pois não me lembro de ouvido tais criticas negativas quando a IBM (com o seu AIX e PPC) e HP (com o seu HP/UX e PA/Risc) fizeram uma jogada identica...
    A Sun tem cerca de 50% (ou mais) do sector de servidores Unix, o que coloca o Solaris como o sistema operativo unix mais escalavel e com o melhor kernel SMP. Dois factores onde a Sun pode contribuir para o Linux, o que por sinal já o vez com o LX50 no que diz respeito a SMP. A aposta da Sun no linux nunca ultrapassará o low-end server range, onde pode incluir toda a sua panoplia de middleware SunONE e oferecer um produto bastante unico no mercado. Convem dizer que o Solaris em UltraSparc, continuará a ser a unica verdadeira plataforma de 64bits durante os proximos anos, especialmente à luz das ultimas noticias acerca da Itanium ( http://www.infoworld.com/articles/hn/xml/02/09/12/020912hnnecexec.xml?s=IDGNS ).

    Vejamos qual será a novidade para o Linux Desktop, a ser apresentada no SunNetwork no proximo dia 18/19; a outra novidade esperada é acerca de Grid Computing e evolucão do N1 ( http://www.sun.com/aboutsun/media/presskits/solaris9/sol9-faq.html#s1 ).
    Re:Sun-stroke... (Pontos:2)
    por raxx7 em 15-09-02 20:36 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/

    o SMP da Solaris e' excelente, mas e' em processadores que suportem threads tao bem por hardware como os UltraSparcs. Um solaris a correr em inteis nao passa de mais um linexkernel.

    O kernel Linux -- que também corre em SPARCs, além de mais uma dúzia de outras arquitecturas -- actualmente não escala bem para lá de 4/8 CPUs. Seja qual for a arquitectura. É intrinseco ao kernel, com múltiplas origens. Os developers sabem disso e não se importam de o dizer a quem quiser ouvir. E obviamente estão a trabalhar para melhorar isso.
    E que ideia peregrina é essa de suporte para threads por hardware nos processadores?

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Java? (Pontos:2)
    por leitao em 14-09-02 22:25 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Por fim, foi interessante verificar o ênfase que a Sun quer dar ao facto de "...nobody's been more open than Sun for the last 20 years, three months and five days, or however long we've been hanging out."; se bem que concorde parcialmente com esta posição (parceria com a Netscape no Mozilla, OpenOffice.org, JavaOne c/ Apache) continuo a pensar que o Java é um espinho nesta rosa.

    Importas-te de explicar porque e' que o Java e o "espinho na rosa" ?

    Nao me parece que ele se estivesse a referir ao Netscape ou OpenOffice quando diz que nao ha' mais ninguem tao aberto como a Sun -- o que a Sun sempre fez historicamente foi ter criado tecnologia "proprietaria aberta" como por exemplo o NIS/NFS ou mesmo o Java.

    Regards,


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Java? (Pontos:2)
    por leitao em 15-09-02 15:55 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    o Java nem sempre foi Opensource, parece q ja estas esquecido das flames wars que nao altura se geraram.

    E como e' que fazes uma linguagem "opensource" ? Nunca vi uma linguagem open ou close-source -- a linguagem nao passa disso -- uma linguagem. Os APIs podem ser open-source, os compiladores tambem bem como a JVM -- neste caso nao sao, mas como a linguagem e' aberta qualquer um pode escrever uma JVM.

    e a politica de nomes da Sun, ai ai ai apesar de a linguagem ja ter vai pra 10 anos e ainda continuam a mudar o nome.

    Hammm... quando e' que foi a ultima vez que mudaram o nome ? Que eu saiba ainda se chama "Java".


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Novidades, novidades.... (Pontos:2)
    por mlopes em 16-09-02 13:05 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Já há uns tempos que eu andava a prever isso!

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]