gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
ADSL em Linux
Contribuído por BladeRunner em 10-09-02 18:41
do departamento este-sim-é-dos-que-fazem.-bem-hajas
Linux Czar escreve "

Boas, sei que é um título que ultimamente tem sido muito badalado, mas julgo que vale a pena mais um post. No ínicio do mês de Agosto comprei o kit adsl da on1, e sinceramente não me preocupei mais com ele, pois ainda nao tinha o login e password para acesso (ainda ia demorar 20 dias úteis). Ao longo do mês fui vendo alguns posts nos Gildot a dizer o quão dificil era instalar o SpeedTouch USB em Linux, chegando mesmo a ser dito em algumas ocasiões que era impossível. Sinceramente, como ainda não tinha o username e a password não me preocupei. No inicio do mês de Setembro fui de férias e quando voltei já tinham chegado (finalmente) os dados necessário para proceder à ligação. Esperimentei em windows e tudo funcionou bem e foi então que verifiquei que exitia mais um post aqui no Gildot sobre adsl em Linux (data de 1 de Setembro). Mais uma vez era dito que era impossível ... achei estranho, uma vez que existiam tantos howTo's na net. Na segunda à noite deitei mâos à obra. Li o HowTo habitual e verifiquei que era já muito antigo. Meti mão á obra e passadas duas horas ... voilá a fungar em linux ;-). Fiz um HowTo baseado no tal habitual, ao qual foi necessário fazer algumas alterações. Espero que ajude.

Czar"

Indignação - Difamaram a Imagem do Linux | Microsoft quer contratar Xbox hacker  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • habitual
  • HowTo
  • Mais acerca Linux
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Nao tenho mas agradeço (Pontos:2)
    por humpback em 10-09-02 19:09 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Nao tenho ADSL por isso nao posso verificar a info que o howto contem. Mas acreditando no que lá está apenas posso agradecer ao Czar o trabalho que fez.

    Aos que disseram que era impossivel aqui fica a melhor resposta possivel.


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    congratulations (Pontos:1)
    por ruben dig em 11-09-02 2:00 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Parabéns pelo howto. :)
    Espero que o pessoal do startux ponha lá uma referencia para o excelente trabalho.
    Re:congratulations (Pontos:2)
    por Gamito em 11-09-02 13:48 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.gamito.org/
    Se o Czar concordar que façamos uma tradução e que depois seja revista por ele, teremos todo o gosto nisso.

    Aliás, estamos em processo de mudança de plataforma para começar a orientar o startux mais para o lado dos conteúdos, fim para o qual já possuímos uma boa mão cheia de textos e artigos.

    Mário Gamito
    www.gamito.org
    Re:congratulations (Pontos:1)
    por Czar em 11-09-02 15:53 GMT (#25)
    (Utilizador Info)

    Por mim tudo bem. Isso seria memos muito bom :-)

    Czar

    mais alguém conseguiu? (Pontos:2)
    por André Simões em 11-09-02 2:53 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Eu continuo perseguido pelo azar (ou azelhice, não descarto a hipótese). Segui religiosamente o howto, e o resultado foi o mesmo de sempre. Niente. O interface nas0 não é criado, nem embutindo RFC 1483/2684 Bridged protocols no kernel, como vem no howto, nem compilando como módulo, como vem mais abaixo no mesmo howto (convém uniformizar isso), e inserindo manualmente. Da única vez que o resultado foi mais ou menos satisfatório foi conjugando o módulo com a imagem anterior, com o dito RFC bla bla embutido, mas começava a gritar uma série de erros. Continuo bastante desanimado e já a preparar-me psicologicamente (e financeiramente...) para dar uma pequena fortuna por um modem de interface ethernet. Mais alguém tentou e conseguiu? Sugestões?
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    Re:mais alguém conseguiu? (Pontos:1)
    por Czar em 11-09-02 8:52 GMT (#8)
    (Utilizador Info)

    Boas,

    Envia-me um email exactamente com os problemas que tiveste, pode ser que possa ajudar.

    Czar.

    ps: ricardo.costa@oninetspeed.pt

    Re:mais alguém conseguiu? (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 11-09-02 9:01 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Bem...

    Que kernel tás a tentar? Já experimentaste com o 2.4.17?

    Depois, na instalação que fiz, não precisei de editar o br2684ctl. Compilei como estava e funcionou.

    No caso da Telepac o comando é 'br2684ctl -b -c 0 -a 0.35'.

    Ah! Tenta correr o pppd à parte, ou seja:

    modprobe speedtch
    speedmgmt & (espera que ambas as luzes fiquem acesas, ou seja, não estejam a piscar :p)
    br2684ctl -b -c 0 -a 0.35
    ifconfig nas0 up
    pppd &

    Neste caso tens de editar o ficheiro 'options', 'pap-secrets' e 'chap-secrets' do pppd.

    /etc/ppp/options:

    lock
    defaultroute
    noipdefault
    noauth
    passive
    asyncmap 0
    name user@domain
    user user@domain
    plugin /usr/lib/pppd/plugins/pppoe.so

    /etc/ppp/chap-secrets:

    user@domain * password

    PS: O ficheiro 'pap-secrets' tem de ter o mesmo conteúdo que o 'chap-secrets'.

    PPS: user@domain seria opxxxxx@telepac e password... err... you get the point. :p

    PPPS: Certifica-te que a versão do pppd que tens suporta PPPoE.


    Re:mais alguém conseguiu? (Pontos:2)
    por André Simões em 11-09-02 13:57 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Ainda não experimentei com o 2.4.17 não, mas entretanto já consegui criar o nas0. Mas de qualquer forma continuo a ver navios, mesmo seguindo as tuas indicações (que já tinha seguido nas várias dezenas de tentativas anteriores, mas agradeço na mesma).
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    Re:mais alguém conseguiu? (Pontos:2)
    por vd em 11-09-02 14:36 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Por mais 40 euros compravas o modem com ethernet.
    (adsl.pt)

    Nos casos do ADSL do Sapo, mais 90 euros.



    Cumprimentos,
    vd
    Re:mais alguém conseguiu? (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 13-09-02 11:40 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Cometi um erro do canudo!!!

    Para correres o pppd tem de ser:

    pppd nas0 &

    Peço desculpa pelo lapso... :p


    Re:mais alguém conseguiu? (Pontos:2)
    por Astrónomo em 12-09-02 16:25 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Ve o newsgroup pt.internet, que há lá um tipo a vender um modem ADSL com Ethernet.

    ----
    aqui porque não deves utilizar IE, Outlook, Windows Media e Messenger.

    Re:Enfim... (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 10-09-02 21:41 GMT (#4)
    Não estupido... se calhar por aquele modem se vender noutros paises para alem de Portugal e o howto dar jeito a alguem que nao fale a lingua do 'zarolho'?
    Tb achas mal que o Linus tenha escrito documentacao em Ingles em vez de Finlandes ?
    Re:Enfim... (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 11-09-02 15:04 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Qualquer português (ou espanhol, ou francês, ou...) (pelo menos entre 15 e 50 anos) que não saiba falar inglês, não é lá muito inteligente.

    Não me digas que também preferes ver filmes dobrados... blargh. :(


    "To underestimate one's self is as much a departure from truth as to exaggerate one's own powers"
    - Sherlock Holmes
    Re:Enfim... (Pontos:1)
    por Czar em 10-09-02 23:51 GMT (#5)
    (Utilizador Info)

    Boas,

    Não me faz bem nem me deixa de fazer. Se tivesses lido o artigo e o HowTo, verias que este é BASEADO num já existente. Ora, sinceramente, não me estava a apetecer muito traduzir o já existente para Português, além de que iria diminuir considerávelmente a quantidade de pessoas que poderiam tirar proveito do mesmo.

    Por outro lado, assim sempre deixo algo, para pessoas como tu poderem ter que dizer.

    Mas já que falas no assunto, e se te incomoda assim tanto, apenas não o leias! Ou melhor lê e traduz!

    Czar

    Parabens (Pontos:1)
    por kaser em 11-09-02 10:15 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://kaser.nsk.yi.org
    Gostei de ver...
    Para comecar aqui esta um link para a pagina traduzida pelo altavista
    Eu gosto mesmo é da traducao da palavra SpeedTouch :) lol

    Em relação ao howto acho que sao dessas iniciativas que são precisas..
    Parabens

    PS. Podias ter a imagem que esta no "http://linux-usb.sourceforge.net/SpeedTouch/" ficava giro :) lol
    Re:Parabens (Pontos:2)
    por asoares em 11-09-02 13:35 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Da tradução do altavista:
    Untar sua semente nova:
    Se este for linux-2.4.x.tar.gz:
            zxvf linux-2.4.x.tar.gz do piche

    se este for linux-2.4.x.tar.bz2:
            gato linux-2.4.x.tar.bz2 | bunzip2 - | xvf do piche
    O que é do piche??? :-)

    Mas há mais... :-)

    Curiosamente SpeedTouch aparece como... SpeedTouch
    --
    antonio soares
    Windows has stopped. Press CTRL+ALT+DELETE to restart your computer.
    Re:Parabens (Pontos:1)
    por kaser em 11-09-02 14:07 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://kaser.nsk.yi.org
    Tens razao :(
    o que aconteceu é que o titulo original -> SpeedTouch USB Linux Driver HOWTO passou a ser ->Excitador HOWTO do Usb Linux De SpeedTouch e eu fiz confusao! :(
    E de repente pareceu-me que SpeedTouch tinha sido traduzido para Excitador..
    Sorry
    Re:Parabens (Pontos:1)
    por kaser em 11-09-02 14:07 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://kaser.nsk.yi.org
    Tens razao :(
    o que aconteceu é que o titulo original -> SpeedTouch USB Linux Driver HOWTO passou a ser ->Excitador HOWTO do Usb Linux De SpeedTouch e eu fiz confusao! :(
    E de repente pareceu-me que SpeedTouch tinha sido traduzido para Excitador..
    Agora fica a duvida .. de onde veio o Excitador??
    Sorry
    Re:Parabens (Pontos:2)
    por jazzy em 11-09-02 14:22 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Por exclusão de partes, Driver = Excitador.

    Já agora quando saiu a ultima versão do excitador da nVidia?


    Jazzy
    Re:Parabens (Pontos:3, Informativo)
    por js em 11-09-02 16:41 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    Tar é alcatrão; alcatrão é piche em português do Brasil.

    Como é um substantivo que inicia uma frase, o tradutor deve presumir que há um possessivo implícito e que o resto da frase designa uma coisa que pertence à entidade designada pelo substantivo inicial (tar); em português, o substantivo (piche) passa para o fim, primeiro aparece a coisa que lhe pertence e depois diz-se que é "do piche".

    Em suma, o tradutor apanha uma "frase" cheia de "palavras" desconhecidas e, como (pensa que) reconhece algumas, agarra-se estupidamente ao que (pensa que) sabe das (supostamente) conhecidas para fazer a tradução!

    Isto sou eu a inventar, pois não percebo nada disto...

    Re:Enfim... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Czar em 11-09-02 10:21 GMT (#12)
    (Utilizador Info)

    Tens uma boa solução ... NÂO LEIAS.

    Re:Enfim... (Pontos:2)
    por BlueNote em 11-09-02 14:54 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    É pá és mesmo camelo! O rapaz faz uma versão actualizada de um HOW-TO, credita o autor original, mantém ipsis-verbis todo o trabalho do autor original que não precisava de mudar, disponibiliza à comunidade, ou seja, tudo como dever ser! E o que é que fazes? Vens aqui deitar o gajo abaixo porque ainda não fez uma versão portuguesa! Dá também tu um contributo! Faz tu a tradução!
    Re:Enfim... (Pontos:3, Informativo)
    por Dehumanizer em 11-09-02 15:09 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Jovenzinho, não culpes os outros por não saberes inglês. O teu post é das coisas mais imbecis que vi nos últimos tempos - e acredita que vejo muitas barbaridades.

    "não venhas é para aqui à espera de elogios"... nuff said.


    "To underestimate one's self is as much a departure from truth as to exaggerate one's own powers"
    - Sherlock Holmes
    Re:Enfim... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por jazzy em 11-09-02 16:35 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Parabéns, pázinho! Não há nada como ser o único iluminado cá do sítio.
    Já agora, faz um sacrifício e lê o how-to, e faz críticas acerca do seu conteúdo. Já agora, e se não for muito incómodo, tenta que sejam críticas construtivas.

    PS: Obrigado por nos teres indicado a abordagem correcta para este artigo...


    Jazzy
    Re:Enfim... (Pontos:2)
    por André Simões em 11-09-02 20:43 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Sim senhor, faz-se um howto actualizado, e só em português. Assim só os portugueses e os brasileiros é que podem ficar a saber os segredos da instalação do speedtouch usb em Linux. Perfeito! Já agora toca a destruir todos os howtos feitos por não-anglófonos. Os feitos por finlandeses ficam escritos só em finlandês, os suecos em sueco, e por aí a fora. Excelente ideia!
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]