gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Comunidade de utilizadores Palm, precisa-se
Contribuído por scorpio em 06-09-02 14:24
do departamento grupos
Pilot brodrigues2 escreve " Oi!
Sou utilizador frequente de Palms desde há 4 anos (PalmIII e depois um Visor) e, há uns meses, decidi iniciar-me no desenvolvimento para esta plataforma.
Infelizmente, não descobri nenhuma comunidade de utilizadores Palm Portugueses. Em lingua Portuguesa só dei com grupos do Brasil.
Alguém sabe da existência deste tipo de comunidade? Ou será que os possuidores de Palm são uma "maioria silenciosa"? ;-) Penso que há todas as vantagens para os fanáticos Palm comunicarem, quanto mais não seja, para nos entreajudar-mos numa tarefa que é desnecessáriamente complicada: compra e assistência técnica em .pt dos fabricantes de Palm.

Bernardo Rodrigues "

Recortes.org o fim ? | Governo Português e Microsoft  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • brodrigues2
  • Mais acerca Pilot
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    palm esta morto (Pontos:2)
    por racme em 06-09-02 15:11 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    apesar de ter um ja vai pra 2 anos, nunca me senti muito pegado ao palm. E apesar de ter o livro da oreilley e de ja ter feito um projecto nessa area nunca me senti muito motivado para trabalhar nos palm como plataforma de desemnvolvimento.

    pra mim, e acho q e a precepcao geral neste momento o palm ja esta morto faz um ano.

    quanto a tua pergunta em concreto, experiemnta em algumas unis em cadeiras de computacao movel ou sistemas de informacao, se falares com professores responsaveis, alunos, etc, de certo encontraras alguma da ainda existente comunidade portuguesa de programadores do palm.


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:palm esta morto (Pontos:2)
    por spyder em 06-09-02 15:51 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Não digas asneiras. O Palm está tão morto como os Apple. Lá por não ser uma "household commodity", não quer dizer que haja poucos ou que não sirvam para nada.
    Quanto ao nunca te sentires pegado a ele... Provavelmente não fazes parte do público-alvo (leia-se "gente que tem que gerir números de telefone além do do vizinho e o da mãe, e gerir tempo que não se rege por um horário igual todas as semanas.").
    Por muito giro que seja como brinquedo (passo bastante tempo a jogar, admito), um PDA torna-se absolutamente indispensável como Organizer e address-book. De técnicos a comerciais, passando pelo marketing e departamento jurídico, quase toda a gente anda com um no bolso. Tipicamente um Palm (cabe melhor no bolso da camisa ou do casaco), muitas vezes também um PocketPC. Fico sempre com um sorriso na cara quando um potencial fornecedor novo me aponta o Palm para enviar o business card. E não é assim tão raro acontecer.

    Melhor ainda... O Palm está tão "morto" que os fabricantes de telefonia móvel estão a começar a adoptar o conceito de "communicators" (PDA+celular), a maior parte deles baseados em PalmOS. Como exemplos, tens os Kyocera referidos por cá recentemente, vários modelos da Samsung, protótipos da Sony, e a linha Treo da Handspring.
    Foi também recentemente desenvolvido com muito hype (e muito sucesso) o SymbianOS, um sistema operativo especificamente para este tipo de aparelhos (que "alimenta", por exemplo, o Nokia 9210i). A Microsoft também lançou recentemente um phone+PDA com o seu próprio branding.

    Enfim... se morreu, tem uma força do caraças lá no além...

    Veni, vidi, nates calce concidi.
    Re:palm esta morto (Pontos:2)
    por leitao em 06-09-02 15:59 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Melhor ainda... O Palm está tão "morto" que os fabricantes de telefonia móvel estão a começar a adoptar o conceito de "communicators" (PDA+celular), a maior parte deles baseados em PalmOS.

    Concordo contigo em tudo o que dizes menos isto -- o PalmOS nao e' assim tao usado como isso (so' conheco o Treo), provavelmente porque e' uma treta de um sistema operativo (se e' que se pode chamar isso).

    PocketPC e Symbian sim sao plataformas populares.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:palm esta morto (Pontos:2)
    por spyder em 06-09-02 16:27 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Hmmm... Não concordo. PocketPC, nem pensar. O novo brinquedo da MS é o unico communicator (ou smartphone, como preferires) no mercado. PalmOS, tens o Kyocera qq-coisa, os Treo, e a linha SGH-I3xx da Samsung (alguns ainda não estão à venda, mas o 300 e o 350 estão. o 350 é lindissimo).
    Symbian, também já há alguns, mas ainda não chegaram ao requinte da interface do PalmOS. Sim, o PalmOS Sinceramente, acredito que o Symbian vá acabar por ganhar a guerra dos smartphones; não tem que lidar com uma série de legacies que vão assombrar o Palm durante algum tempo, e pode crescer sem ter que olhar para trás; como bónus, foi feito de base para isto. Mas _hoje_, na minha humilde opinião, ainda nada bate um PalmOS. Olha para o samsung SGH-i350 e atreve-te a discordar ;-)
    Os Symbian-based que já existem (bem... só peguei num 9210) não são tão intuitivos no aspecto PDA (lembram-me o libretto: teclado grande, display grande, aplicações de processamento de texto... e não é isso que quero num handheld).
    Re:palm esta morto (Pontos:1)
    por spyder em 06-09-02 16:29 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Gaahhh... Sao os SPH-I3XX, e não SGH.
    Re:palm esta morto (Pontos:2)
    por mazevedo em 06-09-02 18:14 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    Os Symbian-based que já existem (bem... só peguei num 9210) não são tão intuitivos no aspecto PDA (lembram-me o libretto: teclado grande, display grande, aplicações de processamento de texto... e não é isso que quero num handheld).

    De facto, à primeira vista o Symbian não parece tão intuitivo, mas já com uma semana de 7650, e apenas com o joystick, teclado de telefone e duas "soft-keys", o PDA do telefone faz MARAVILHAS! É muito mais prático que qq PocketPC e embora não seja nem de longe parecido com qq Palm, o telefone+PDA está muito bem conseguido! É pena contudo, tendo o mesmo processador que o 9210, a Nokia o tenha limitado tanto em algumas funcionalidades. Tem um sistema operativo de 16Mb, uma memória temporária de 400k e uma memória de "storage" de 4Mb.

    O Bluetooth, Infravermelhos, MMS e E-mail funcionam às mil maravilhas. A agenda é uma versão mais simples do 9210, mas não deixa de ser muito útil. Também permite enviar bussiness cards, pois a agenda é muito porreira. Os únicos "drawbacks" são a introdução de texto (mesmo assim escrevo mais depressa do que com o a caneta do Palm) e pequenas coisas que qualquer utilizador de PDAs não prescinde.

    Já existem muitas empresas a desenvolver para a plataforma Nokia Series 60 o que permite portabilidade entre os vários Symbian no mercado (Epoc, Revo, 9210(i))

    Também já existem fóruns de discussão, como o My Communicator e a lista de software cresce todos os dias.

    Acho que o smartphone está muito bem conseguido.
    ----
    //\anuel /|zevedo

    Re:palm esta morto (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-02 16:53 GMT (#7)
    PocketPc não é um sistema operativo. O SO chama-se WindowsCE. Depois há "pacotes". PocketPC é o pacote adicional onde vem o pocket outlook, pocket word, pocket excel, etc.

    O WindowsCE pode tem versões:

    - só kernel e modo caracter
    - com GUI e sem apps
    - com PocketPC
    - etc..

    Re:palm esta morto (Pontos:1, Lança-chamas)
    por chbm em 07-09-02 14:07 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    "PocketPC [...] sao plataformas populares. "

    A Microsoft mandou-te um press release exclusivo ? Parece que mais ninguém se apercebeu dessa resma de telephones que usam WinCE.
    Re:palm esta morto (Pontos:2)
    por leitao em 07-09-02 16:57 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    A Microsoft mandou-te um press release exclusivo ? Parece que mais ninguém se apercebeu dessa resma de telephones que usam WinCE.

    Vou-te perdoar essa porque deves passar demasiado tempo no IRC. Se fosses sair mais vezes sabias de coisas como a XDA da O2, entre muitas outras coisas.

    Ja' agora, como nota rapida -- a XDA neste momento e' a PDA mais vendida no UK -- mais que as Palms e os iPaq's combinados. Se calhar e' porque e' um telefone e uma PDA WinCE combinados.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:palm esta morto (Pontos:2)
    por racme em 06-09-02 18:09 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Mais outro que se sentiu deveras ofendido com a minha opiniao pessoal. IMHO e pra isso que serve o gildot.
    Ou entao comeco a notar que nao sou o unico, sera que estamos perante, um 1st post Rage?! E engracado esta historia do eu sei mais um bocadinho do que aquele, portanto vou mostrar que sei, malhando no gajo. A pergunta dele +e q nao respondeste tu.


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:palm esta morto (Pontos:2)
    por spyder em 06-09-02 20:24 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Ofendido? Se eu tivesse ficado ofendido, não tinha sido tão comedido. Sou (alegremente) utilizador de Palms, mas não devo nenhuma lealdade à marca para me ofender com comentários negativos. Quanto à tua opinião pessoal... a partir do momento em que o teu desinteresse ou falta de motivação te levam a tirar uma conclusão genérica do tipo "o Palm está morto", das duas uma: ou deixou de ser pessoal, ou assumes que a tua opinião é igual à de toda a gente.
    E, já agora, eu não fiz o meu post para responder ao artigo (para o qual não tenho resposta); Fiz o meu post para contrariar uma afirmação que me pareceu extremamente distante da realidade ("o Palm está morto"). Parte do conceito de "discussão" (as in "forums de discussão") inclui cobrir todos os angulos que aparecem relaccionados com o tema em discussao. Se o objectivo do Gildot fosse responder aos artigos, isto era um site de "pergunta e respostas", e não um site de "artigo e comentários".

    Veni, vidi, nates calce concidi.
    Re:palm esta morto (Pontos:2)
    por Strange em 06-09-02 23:08 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.no-ip.org/
    Já agora, alguém tem por aí links para versões "leves" dos portais nacionais (público/dn/jn, 7arte, etc.) para usar no plucker ou afins?

    hugs
    Strange

    Re:palm esta morto (Pontos:2)
    por vd em 06-09-02 23:31 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    "Enfim... se morreu, tem uma força do caraças lá no além..."

    :)

    dai o meu handspring de vez em quando tem uma luz verde que o retro-ilumina.

    Cumprimentos,
    vd
    Programar para Palm (Pontos:2, Informativo)
    por Baía em 06-09-02 17:55 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Tens aqui um link com muita documentação para Palm (não sei é se e onde é que podes trocar impressões com alunos)... é duma cadeira do Técnico de 1º semestre 3º ano, na qual se desenvolve todos os anos uma aplicação, usualmente um Jogo... para PalmOS.
    Depois, tens aqui um IDE (PalmOS DeveloperStudio) muuuuuito porreiro! Só que é um demo... mas nada que não se resolva
    P.S.: Se precisares de alguma ROM para o emulador diz qq coisa
    Re:Programar para Palm (Pontos:2)
    por spyder em 06-09-02 20:34 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    A melhor solução para pessoas que saibam C (ANSI C) são as prc-tools, que são pouco mais que um gcc cross-compiler para m68k. A Palm disponibiliza um SDK que funciona lindamente com as as prc-tools, e existem distribuições binárias para vários OS (Linux, FreeBSD, OSX, Windows/Cygwin...).
    E para melhorar a festa, tanto a Palm como a Handspring disponibilizam as sources de vários dos seus programas-base para servirem de exemplo (SubHunter, Mines, SMS, PhoneBook, etc).
    É só correr um editor de texto, make, pilot-xfer, e já está :)
    Re:Programar para Palm (Pontos:1)
    por Baía em 06-09-02 21:03 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    O link que referi anteriormente tem tudo isso e muito mais:
    - Cygwin (->gcc)
    - SDK para PamlOS 3.5
    - Pilrc (para os ficheiros de recurso .rcp)
    - prc-tools
    - Emulador e Skins
    - Exemplos de programas feitos para PalmOS

    Mas um IDE é sempre um IDE... e este está muito bem feito e vale apena a sua instalação e utilização e já possui _tudo_ o que se encontra acima descrito!

    Robot com um m105 (Pontos:1)
    por Cirruz em 06-09-02 20:02 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Oi, por acaso esta pergunta já me tinha surgido. Actualmente estou a desenvolver um pequeno robot controlado por um Palm m105, com o objectivo de concorrer ao Micro-Rato 2003, em Aveiro.

    Como plataforma de desenvolvimento, estou a utilizar (do lado do Palm) a API/VM SuperWaba, e (do lado do PC) o Java 2 SDK da Sun. O PC serve para recolher dados de funcionamento e carregar configurações, sendo a comunicação feita em IP, sobre PPP, sobre a ligação série!

    O que me está a dar mais trabalho é a interface de hardware com o Palm, pois é necessário converter o sinal série para qualquer coisa útil, como por exemplo, 8 preciosos bits paralelos, bidireccionais!!!

    Para informações, dicas ou ajuda, escrevam para Cirruz@netvisao.pt

    Cirruz

    Re:Robot com um m105 (Pontos:3, Informativo)
    por Strange em 06-09-02 21:10 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.no-ip.org/
    Google is your friend.

    Uns links que parecem ser o que queres:

    Bom trabalho.

    PS: para quando um <url:http://>?

    hugs
    Strange

    Re:Robot com um m105 (Pontos:1)
    por Cirruz em 07-09-02 0:43 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Obrigado pelos links, em especial o primeiro, é uma excelente ajuda. Desconhecia completamente aquele chip. Tem uma grande vantagem: ao contrário das UARTs, dispensa completamente a utilização de microcontroladores externos para configurar as particularidades da comunicação (ritmo, paridades, etc...).

    Quanto ao URL, estou a pensar fazer uma coisa do tipo "web diary", com a evolução dos acontecimentos. Depois aviso!

    Abraços, Cirruz

    Re:Robot com um m105 (Pontos:2)
    por grumpy bulgarian em 09-09-02 13:46 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    www.battlebots.com !!!!


    Grumpy B)

    Happy customer (Pontos:2)
    por vd em 06-09-02 23:27 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Ja' vou no meu segundo Handspring Visor.

    A primeira experiencia que tive com um Palm, foi precisamente o do Spyder, folgoroso adepto, num almoco em lisboa, ha' 4 anos atras.

    Comprei logo um Handspring Visor e agora recentemente (questao de 1 ano) um Visor Edge.

    Nunca tive problemas com eles, nunca falharam, sempre cumpriram a sua missao de agenda+contactos+jogos+email+avantgo+password maker+passwords saver.

    Ja' tive nas maos um PocketPC e um IPaq.
    Nao gostei.

    Para mim um Palm e' um Palm e nao algo que leia mp3 ou avi's ou tenha o IE.



    Cumprimentos,
    vd
    Re:Happy customer (Pontos:1)
    por Baía em 07-09-02 10:00 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Ja' tive nas maos um PocketPC e um IPaq.
    Qual é a diferença?

    Para mim um Palm e' um Palm e nao algo que leia mp3 ou avi's ou tenha o IE.
    Só se fôr mesmo para ti!!! Quem é que não quer ver um DivXzito num PDA??? Ou ouvir um mp3 de vez em quando???

    Re:Happy customer (Pontos:2)
    por vd em 07-09-02 10:45 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    "Ja' tive nas maos um PocketPC e um IPaq.
    Qual é a diferença?"


    Erro meu, queria dizer um Jornada e um Ipaq.
    Ambos usam o PocketPC

    "Para mim um Palm e' um Palm e nao algo que leia mp3 ou avi's ou tenha o IE.
    Só se fôr mesmo para ti!!! Quem é que não quer ver um DivXzito num PDA??? Ou ouvir um mp3 de vez em quando??? "


    A filosofia dos Palms nao e' essa.

    Alem disso estas a confundir trabalho com brincadeira. Eu uso o meu palm em e no trabalho.

    A cada "ferramenta" a sua utilidade.
    A utilidade dos Palms (e nao PocketPC's) e' essencialmente a agenda e contactos.

    Cumprimentos,
    vd
    Re:Happy customer (Pontos:1)
    por Baía em 07-09-02 14:19 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Mas tudo isso faz a minha TI (máquina de calcular) por muito menos €'s...

    Um Palm é sem dúvida um PDA...!
    Mas um Pocket PC (com o Windows CE, para mim o melhor SO da Microsoft) é muito mais que um PDA! Mas também é mais caro!
    É óbvio que não vou chegar ao ponto de dizer que o Palm morreu (existem muito mais aplicações para Palm, até pela facilidade em programar para o dispositivo, do que para Windows CE), no entanto creio que um Palm e um Pocket PC não podem ser comparados um com outro, pouco têm em comum sem ser funções muito básicas... mas um Pocket PC é de longe um dispositivo mais completo que um Palm.

    Quanto ao Symbian OS não me posso pronunciar pk nunca vi aquilo a workar...

    palmdeMON - Palm dissambler engine... (Pontos:1)
    por Kmos@TNO em 07-09-02 15:17 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Quem quiser ser beta tester de um dissambler de palm visite o site http://palmdemon.cjb.net/ What is palmdeMON? A win32 disassembler and resource previewer for Palm Pilot binaries. PalmdeMON is a personal project I decided to start mainly for fun, and to increase my knowledge of Palm internals. The tools currently available didnt really fit my needs, or were a ball-ache to use, so I decided to write my own. After a long period of putting the project on the back burner, I finally released the first public version in March 2001. I plan to continue development of palmdeMON for the forseeable future, although updates these days are sporadic at best due to other commitments. Sem mais, Kmos@PTnet..
    Re:palmdeMON - Palm dissambler engine... (Pontos:1)
    por lmalmeida em 08-09-02 22:03 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Not Found

    The requested URL /palmdemon/pdemon.zip was not found on this server.

    Apache/1.3.26 Server at www.dreamimpression.com Port 80
    assistencia em .pt (Pontos:2)
    por grumpy bulgarian em 09-09-02 16:20 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    Penso que há todas as vantagens para os fanáticos Palm comunicarem, quanto mais não seja, para nos entreajudar-mos numa tarefa que é desnecessáriamente complicada: compra e assistência técnica em .pt dos fabricantes de Palm.

    não discuto que seja chato constatar que cá em Portugal só se encontra à venda aparelhos com palmOS em poucos locais, quando comparado com os omnipresentes HPs e Compaqs, além de que é muito mais fácil encontrar os PDAs de >500€ do que os outros.

    discordo no entanto que a assitencia seja complicada. no meu caso, que tive um Handspring Visor que meteu água, o bicho foi de expresso para a Holanda, veio outro de volta tb por expresso TNT, e tudo decorreu em uma semana. fosse sempre assim complicado! :)

    aliás, agora que o dito cujo ficou com o ecran partido, é o saber que a assistencia funciona nestes termos que me leva a esperar pela handspring, mesmo vendo em site Palm com ligações a Portugal que já há aparelhos da firma concorrente a preço mais reduzido... a falta que ele me faz.. mas o país está de tanga, e eu não estou melhor :)


    Grumpy B)

    Re:assistencia em .pt (Pontos:1)
    por mvitorino em 09-09-02 18:18 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Viva!

    agora que o dito cujo ficou com o ecran partido, é o saber que a assistencia funciona nestes termos que me leva a esperar pela handspring,

    Se estiver fora de garantia, recomendo o PalmScreens para reparações. É rápido e barato. Felizmente ainda não precisei mas a bébé dum conhecido escavacou um Palm e ele próprio o arranjou passados 3 dias.

    um abraço,

    m i g u e l   v i t o r i n o, Blog

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]