gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Loja com suporte para Linux
Contribuído por scorpio em 03-09-02 7:57
do departamento prospecção-de-mercado
perguntas Gamblit escreve "Abriu uma nova loja de informática aqui ao pé de mim. Falei com eles acerca da possibilidade de venderem computadores com Linux preinstalado a pedido do cliente e da possibilidade de oferecerem suporte técnico aos mesmos. Acham que é algo viavel? Será que seria um serviço a que as pessoas ligassem? Quantas mais lojas na zona de Lisboa conhecem que façam isso? Eu falei com os donos da loja e o principal problema deles seria ter de contractar alguem que fizesse isso. Se não houver clientela, não vale a pena... "

Acabar com o monopólio do M$ Office | Linux in a box - Configs possiveis  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Gamblit
  • Mais acerca perguntas
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Loja com suporte para Linux (Pontos:1)
    por rcsantos em 03-09-02 9:25 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Viva, Aqui em S. João da Madeira temos umas 10 lojas de informática e nenhuma, tanto quanto sei, presta esse tipo de serviço.

    Considero um erro, porque nao estao a explorar a "moda" actual de Linux e afins.

    Desde há uns dois anos para esta parte, muita gente instala Linux "ás tres pancadas" e anda pelas secundarias a dizerem que têm Linux, e que sao isto e aquilo.

    Conclusao, seria bom para as lojas informaticas que apostassem num serviço desse tipo.

    Há uns anos atras, a transiçao de outros sistemas operativos para GNU/Linux poderia ser um pouco "penoso" nos primeiros tempos.

    Hoje em dia, custa-me a perceber de imediato, se uma pessoa está em a utilizar Windows ou Red Hat (desculpem o sarcasmo). :>

    Adios,

    Ricardo Santos
    by rcsantos
    se não há clientela, passa a haver (Pontos:1)
    por Cláudio Franco em 03-09-02 9:30 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Penso que sim poderá haver clientela, e da "boa".
    Uma das principais vantagens que eles podiam "mostrar" ao cliente é a fácil "migraçao" k agora existe.
    A não ser clientes mais especificos que usem coisas como, Photoshop, autocad e cenas assim, poderá ser mais dificl ou impossivel.
    Digo isto no meu caso, tinha instalado o Mdk8.1 há um bom tempo atrás, e era facil. Instalei o Red Hat 7.3 há 2 dias atrás... mais fácil é impossível. Ok tive problemas na ligação à internet (clix, tinha que apagar o scr1pt de autenticação (obrigado André Simoes)), mas aí entrava o "tal" empregado com esses conhecimentos.
    Outra possível área a discutir com esses senhores da loja, é a formação, penso que o "tal" empregado que para lá fosse trabalhar, estaria com conhecimentos "minimos" de dar aulas de formação base, como instalar rpm's, um pouco de openoffice, ambiente grafico KDE/Gnome (isso depois seria a discutir).

    Isto tudo porquê? Porque pelo menos na loja onde trabalho, o cliente está-se "pouco cagando" para o que é, ainda por cima se há a possibilidade, de trazer 1.tal GB de software (em distros caso RH e MDK) de software grátis, ainda melhor para eles, não querem é estar "às aranhas" com aquilo. (isto no caso do cliente 'home', aquele que pouco quer perceber, vi isto no caso de um senhor que veio aqui comprar um PC, pois tinha-se reformado e tinha tempo livre (tipo 55 anos penso), o filho era admin de sistemas numa empresa aqui da zona, meteu no pc do pai o RH e homem não teve probls, e chegou ao ponto de ele "implicar" com o Dep. Técnico da nossa loja de como conseguia-mos usar o Windows...).

    Acho que é uma questão de formação, se há para Windows/MS Office, porque não GNU/linux/Openoffice (ou outro conjunto de ferramentas de "escritório")

    Isto é a minha humilde opinião.
    _ _ unhpf
    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:3, Interessante)
    por leitao em 03-09-02 9:43 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Isto tudo porquê? Porque pelo menos na loja onde trabalho, o cliente está-se "pouco cagando" para o que é, ainda por cima se há a possibilidade, de trazer 1.tal GB de software (em distros caso RH e MDK) de software grátis, ainda melhor para eles, não querem é estar "às aranhas" com aquilo.

    Hummm... 1GB de software "gratis" -- sem duvida, mas tenho a impressao que o software "gratis" que o pessoal que compra anda 'a procura nao e' bem o que vem com qualquer distribuicao de Linux... acho que e' mais coisas como o Office2000, Photoshop, uns joguitos e uns rippers de MP3.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:1)
    por Cláudio Franco em 03-09-02 9:59 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    joguitos, já existem alguns com versões para Linux, rippers mp3, queres que te faça uma lista? Office2000? então e OO?
    _ _ unhpf
    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:3, Esclarecedor)
    por leitao em 03-09-02 11:08 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    joguitos, já existem alguns com versões para Linux

    Ok -- se conseguires convencer alguem que compra um PC a ficar satisfeito com os 0.1% de jogos comerciais que saem com suporte de Linux dou-te desde ja' os parabens.

    rippers mp3, queres que te faça uma lista?

    Nao...

    Office2000? então e OO?

    Acho que nao percebeste... muita pouca gente esta' disposta a usar o OO como alternativa ao M$ Office a nao ser que sejam obrigadas.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:2)
    por mlopes em 04-09-02 11:24 GMT (#24)
    (Utilizador Info)

    Eu diria antes que muito pouca gente faz ideia que existe sequer um Office 2000.
    A maioria do pessoal sabe que existe o Word e o Excel pensam que faz parte do Windows e ficam surpeendidas quando descobrem que afinal não faz, mesmo assim não distinguem o Word e o Excel de outro processador de texto ou folha de cálculo (regra geral, os meus colegas utilizadores de Windows, independentemente da àrea onde trabalham, até mesmo os de informática, quando se referem ao gnumeric, dizem sempre "o teu Excel" )!
    Uma pequena parte dessas pessoas sabem que existe "o Office", mas não fazem a minima ideia se é o 2000, o 97, o XP, o Star ou o Open, e faz-lhes normalmente confusão mudar do Office do escritório para o de casa, mesmo que as versões sejam iguais (devido a diferenças de idioma, posicionamento das barras e botões, resolução do ecrã, etc...)!

    Daqui sobram mais 3 tipos de utilizadores, uma minoria de não informáticos que até sabe que existem versões do office e que por vezes até sabem qual é a que estão a usar, os informáticos que só sabem usar o M$Office xx e que pensam que por isso toda a gente é igual, e os que conhecem e usam outros tipos de suite Office e sabem que a mania que "o utilizador comum só sabe usar o office da Microsoft" não passa de FUD, efeitos do marketing dessa grande empresa, para evitar a migração de utilizadores para outros offices!

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:1)
    por Montanelas em 03-09-02 11:11 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Jogos, só da Lokigames que portava alguns jogos decentes, mas no ano passado inscreveram-se no "Chapter 11" tendo falido entretando. Talvez nos "newsgroups" ou sítios mais obscuros encontres alguma coisa decente, para além do Quake... :P Leitores e gravadores de MP3, DivX e DVDs também creio haver.

    O Win2k, ainda não convivi com o WinXP, até está bastante jeitosinho e dá para fazer algumas coisas engraçadas, mas não há dúvida que em termos de desempenho e segurança o Linux está a milhas de distância. Em termos de usabilidade é que já não é tão linear.

    Em relação às lojas de informática com suporte ao Linux para utilizadores domésticos, o grande problema a meu ver é o facto de haver n+1 distribuições diferentes, cada qual com as suas taras, manhas e manias.

    Enquanto não houver uma distribuição consensual de Linux, que qualquer não-iniciado seja capaz de instalar como quem manda SMS no telemóvel, o Linux continuará a ser um brinquedo para os mais atrevidos explorarem...

    O Windows conquistou o mercado doméstico e empresarial, não foi à conta da sua estabilidade, segurança e desempenho...

    Agora está melhorzito, mas ao fim de tanto tempo também... :D
    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:2)
    por mlopes em 04-09-02 11:36 GMT (#25)
    (Utilizador Info)

    Enquanto não houver uma distribuição consensual de Linux, que qualquer não-iniciado seja capaz de instalar como quem manda SMS no telemóvel, o Linux continuará a ser um brinquedo para os mais atrevidos explorarem...

    Gostava que me mostrassem qual é o Windows que tem uma instalação tão fácil como enviar um SMS, e já agora porquê esse argumento bacoco quando o que se está a falar é de computadores com o Linux pré-instalado, não é de CD's de Linux par os utilizadores instalarem!

    PS: Desculpa se o meu comentário parece agressivo, mas é que a partir de certa altura torna-se irritante ver que cada vez que se fala de instalar o Linux aqui ou ali, aparecem sempre uma carrada de comentários cheios de FUD com argumentações que na sua maioria nem sequer se adequam à situação discutida!


    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:2)
    por Lowgitek em 03-09-02 13:17 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    O problema e explicar isso a um gajo que pensa que um computador e uma coisa com o windows la dentro... isso eh tudo muito bonito mas as pessoas continuam infelizmente a nao ligar a esse tipo de coisas ora pela confusao que ha entre sistema operativo/computador ora por pura ignorancia em preferir software ilegal e cheios de bugs nojentos, do que um de utilizacao gratuita e ja nem falo em software so para linux. Porque as pessoas tem tendencias a pensar que o que e pago e bom e eh por isso que eh pago, logo se fizer uma copai da copia da copia de um que eh pago entao o meu software e melhor que o teu.

    Trabalho numa loja de informatica onde nao obrigamos os nossos clientes a comprar o windows, mas o que acaba por acontecer eh que ou as pessoas levam o computador sem nada e instalam por elas proprias os programas, ou noutros casos acabam por ter de comprar todo o software, em relaþao ao software livre passam lhes ao lado e aqueles que por vezes optam pelo linux deve se a outros motivos como andarem a estudar e precisarem do linux igual aqueles da escola.
    Em relacao a nossa parte continuaremos a propor a instalacao do windows em todos os casos que assim o justifiquem do grande ao pequeno em que o cliente nao tenha preconceitos estupidos em relacao aquilo a que talvez ainda nao conheca muito bem.

    Cheers

    Elton Machado
    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:1)
    por Cláudio Franco em 03-09-02 10:01 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    na minha humilde opinião.. o Quanta Plus é um excelente editor de Html, o de imagem, gosto do Gimp, mas... claro que não chega ao nível do Photoshop... Cliente de email ... sinceramente não uso, uso webmail... mas.. acho que o Eudora é bacano.
    _ _ unhpf
    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:2)
    por BlueNote em 03-09-02 10:19 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Eudora em linux?? Que eu saiba só o pop server da qualcomm... o cliente népia!
    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:1)
    por Cláudio Franco em 03-09-02 10:23 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    tens razão, estava a pensar em MAC. sorry that
    _ _ unhpf
    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:2)
    por Psiwar em 03-09-02 13:36 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Mas que dava jeito o Eudora para Linux, isso dava.
    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:3, Informativo)
    por CrLf em 03-09-02 14:40 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Porquê? Temos o Evolution, o Kmail, etc, etc...

    -- Carlos Rodrigues
    Re:se não há clientela, passa a haver (Pontos:2)
    por BlueNote em 03-09-02 15:55 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Se houver versão para o MacOS X não lhes deveria dar muito trabalho portar para linux... agora que o GnuStep parece que já está suficientemente maduro para ser usado (pelo menos segundo os seus autores).
    My Box ! (Pontos:2)
    por rollerball em 03-09-02 10:12 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Cada um usa o que lhe apetece e que mais lhe agrada por isso fica aqui algumas das minhas escolhas. A mim parecem-me boas mas só tu é que podes decidir o que é melhor para ti:

    Mail Client-> Evolution (Outlook clone)
    Browser -> Mozilla
    Editor de html -> Bluefish (basico mas suficiente)
    Editor imagem -> Gimp (Vai ser complicado fugir deste)
    Office -> OpenOffice
    Instant Messaging Client -> GAIM (Plugins para AOL,Yahoo e MSN)

    Nuno Paulino aka Rollerball
    Re:My Box ! (Pontos:2)
    por rollerball em 03-09-02 13:25 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    A ultima vez que usei Balsa, crashava com IMAP mas já foi há algum tempo!


    Nuno Paulino aka Rollerball
    quem é voluntário para perder altura? (Pontos:2)
    por BlueNote em 03-09-02 10:15 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    contracto

    adjectivo
    que sofreu contracção;
    contraído;
    (Do lat. contractu-, part. pass. de contrahâre, «contrair»)

    contrato

    adjectivo
    que sofreu contracção;
    contraído;
    (Do lat. contractu-, part. pass. de contrahâre, «contrair»)

    substantivo masculino
    acto ou efeito de contratar;
    acordo pelo qual uma ou várias pessoas se obrigam a fazer ou não fazer alguma coisa;
    promessa aceite;
    combinação;
    ajuste;
    ~ de adesão
    contrato em que uma das partes estabelece as cláusulas, que a outra não pode discutir, restando-lhe só uma das duas opções: ou aceitar ou recusar o conteúdo global da proposta;

    FILOSOFIA
    ~ social
    convenção fictícia pela qual os homens se teriam organizado em sociedade política (Hobbes, Rousseau, etc.);
    (Do lat. contractu-, «contrato; transacção»)

    quem é voluntário para perder altura? ERRATA (Pontos:2)
    por BlueNote em 03-09-02 10:23 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Ok, no primeiro post ia um texto repetido que fazia isto perder o sentido todo. Mil perdões.

    contracto

    adjectivo
    que sofreu contracção;
    contraído;
    (Do lat. contractu-, part. pass. de contrahâre, «contrair»

    contrato

    substantivo masculino
    acto ou efeito de contratar;
    acordo pelo qual uma ou várias pessoas se obrigam a fazer ou não fazer alguma coisa;
    promessa aceite;
    combinação;
    ajuste;
    ~ de adesão
    contrato em que uma das partes estabelece as cláusulas, que a outra não pode discutir, restando-lhe só uma das duas opções: ou aceitar ou recusar o conteúdo global da proposta;

    FILOSOFIA
    ~ social
    convenção fictícia pela qual os homens se teriam organizado em sociedade política (Hobbes, Rousseau, etc.);
    (Do lat. contractu-, «contrato; transacção»)

    Portáteis sem m$ (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 03-09-02 12:21 GMT (#15)
    à uns dias atrás estive no colombo, por curiosidade e depois de ter lido umas coisas sobre o window$ refund resolvi entrar numa das lojas da Triudus que existem lá nesse centro comercial, para meu espanto informaram-me que caso eu decida comprar um portatátil da marca Triudus ou Toshiba, e caso eu use GNU/Linux ou outro SO livre qualquer, eles abatem 100 euros ao preço do portátil e o disco vem limpinho, sem o bugOS.

    quantic_oscillation
    Re:Portáteis sem m$ (Pontos:2)
    por racme em 03-09-02 13:44 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    à uns dias atrás estive no colombo, por curiosidade e depois de ter lido umas coisas sobre o window$ refund resolvi entrar numa das lojas da Triudus que existem lá nesse centro comercial, para meu espanto informaram-me que caso eu decida comprar um portatátil da marca Triudus ou Toshiba, e caso eu use GNU/Linux ou outro SO livre qualquer, eles abatem 100 euros ao preço do portátil e o disco vem limpinho, sem o bugOS.

    you are kidding me!?
    e eu a pensar que a moda era so na terra do tio sam.

    De:Ricardo (ricardo@nospam.pt)
    Assunto:Re: OK ! :)
    Newsgroups:linux.redhat
    View: Complete Thread (5 articles) | Original Format
    Data:2002-07-23 05:25:46 PST

    > > So take the thing back to the shop and demand a new battery, if, in fact,
    > you find out that the battery is a culprit. Germany, like many other
    > civilized countries does have consumer protection laws.
    > > You probably even bought a copy of Windows with the machine. Claim the money
    > back from MS!
    > > Cheers,
    > > dmz17

    humm, u guys are really doing that there!?
    u can really go back and ask for ur money from Microshit for installing
    OEM windoze versions on ur new PC!?!

    thats nice :D
    here u even get luck if dont loose ur warranty if u install anything on
    a new pc thats not M$ related

    i give u ome example,
    this guys http://www.chip7.pt they are assemblers/resseleers and crossed
    da line beteween os/fs and M$ users, they got critized from all over
    some weeks ago, but even so with media coverage they didnt steped back.
    SukerS!

    here is the point of "discord" the warranty provide by them for the new
    sold pcs
    http://www.chip7.pt/garantia/

    (babelfish translation)
    http://babelfish.altavista.com/urltrurl?url=http%3A%2F%2Fwww.chip7.pt%2Fgarantia&lp=pt_en& tt=url

    on step 4 of "Exclusions to the guarantee" some can read
    "The guarantee ceases in the following situations:"

    (I will translate cause babelfish was not so god doing this part)

    (pt)4. Se tiver sido instalado outro sistema operativo diferente do
    WINDOWS 9x, Me ou 2000 da Microsoft.

    (en)4.
              If you had installed other operating system diferent from WINDOWS
    9x, Me or 2000 of Microsoft

    rubbish,
    so to finnish, ill try next time to ask for a refund if i get any
    Microsuks OEM version installed, just to see what happens :D
    we are very good following american, over consumers practises and
    refunds, so if u are doing that there, in 2, 3 months i think every
    retailler ill be prepared to accept.




    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:Portáteis sem m$ (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 03-09-02 15:45 GMT (#22)
    Podes acreditar!
    Eu comprei um portátil Triudus PIII 1.1 e fizeram-me o tal desconto de 100 Euros por não querer o window$ XP.
    Estou satisfeito a menos de um pequeno problema de sobreaquecimento que ainda vou ter que lhes pedir para resolver.
    O disco não vem limpo. O XP já está instalado e eles apagam as partições, já que o ruindow$ não se deixa apagar totalmente e eles não se preocupam em formatar o disco (perda de tempo..., certo?)
    Tenho Mandrake 8.2 e tá super OK. Tive só que remapiar a tecla de < e > com o xmodmap. Até o LCD de 15'' funciona OK.

    Quanto ao post original, a MICROCAOS em Lisboa vende computadores com linux pré-instaldo (de certeza Red-hat e talvez Mandrake).
    Triudus e Caixa Mágica (Pontos:2)
    por Tintim em 05-09-02 12:57 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Informaram-me que a partir desta semana, a Triudus passava a fornecer a Caixa Mágica instalada em todas as máquinas e o Windows como opcional.
    Isto não é oficial, mas confirmo que a Caixa Mágica certificou um PC Triudus como totalmente suportado. Isso implica que todos os periféricos estão funcionais (placa de som, winmodem, placa de captura TV, placa gráfica, impressora, ...).
    AS máquinas vendidas com Caixa Mágica terão suporte de 30 dias por email.


     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]