gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Certificação LSB
Contribuído por chbm em 18-08-02 16:34
do departamento não-caiu-já-?
Linux CrLf escreve "Segundo esta referência no site da Red Hat, quatro distribuições acabaram de ser certificadas como compatíveis com a Linux Standard Base (LSB), a Caldera, Mandrake, RedHat e SuSE. Sendo a RedHat compatível LSB, não cai por terra um dos principais argumentos do United Linux? "

O soldado do Futuro | Lindows.com pretende lançar um PC de 199 dólares  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Red Hat
  • Red Hat
  • CrLf
  • referência
  • Red Hat
  • certificadas
  • Linux Standard Base (LSB)
  • Caldera
  • Mandrake
  • SuSE
  • United Linux
  • Mais acerca Linux
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Link (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 18-08-02 17:32 GMT (#1)
    Para os interessados, aqui fica o link com anúncio da certficação por parte da Free Standards Group, e ainda a discussão no /.
    *.deb (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 18-08-02 17:33 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://fly.to/fs-oss
    só é pena é não usarem o *.deb, isso é que era.

    o apt-get mais o deb não dão hipótese...
    Re:*.deb (Pontos:1)
    por jadrian em 18-08-02 18:48 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Existem portes the apt para distribuições, mas de facto não é tão bom como o original.
    http://apt4rpm.sf.net
    urpmi (Pontos:2, Interessante)
    por ruben dig em 18-08-02 22:55 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Na distribuição Mandrake existe o urpmi que tem as mesmas caracteristicas do apt e o cooker que corresponde ao sid/unstable da debian. Isto tudo com a vantagem de uma optimização por defeito para pentium.
    Re:urpmi (Pontos:2)
    por humpback em 19-08-02 0:34 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Bem, eu tentei ja por varias vezes usar mandrake. Ate acredito que um dia o urpmi trabalhe como deve ser, mas neste momento aquilo esta uma miseria, e ja por varias vezes ao usar o urpmi vi maquinas ficarem com as bases de dados dos rpm's de tal modo lixadas que so uma re-instalacao salvou.
    Eu ja consegui converter algun users de mandrake para debian e alguns para gentoo, e todos eles estao mais do que satisfeitos com a troca.
    Eu pessoalmente acho que mandrake é uma boa distro para quem quer começar, mas em minha opinião é demasiado "windows" no sentido em que é muito facil uma pessoa perder a capacidade de saber como se fazem as coisas e usar so os wizards.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:urpmi (Pontos:1)
    por ruben dig em 19-08-02 15:21 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Eu também gosto muito do debian e principalmente da filosofia Gnu que é característica da distribuição e acho também que um bom modo de evolução no Linux é começar com o Mandrake passar para Debian que agora mesmo para quem não tem banda larga tem os 7 cd do woody com pacotes bastante recentes e depois o passo seguinte é o gentoo. Curiosamente comprei o xp2000+ e experimentei-o à cerca de 1 mês e posso dizer que embora me pareça um bocado chato esperar pelas compilações para começar a usar os programas, no fim o gosto de usar um pacote optimizado é reconfortante :) É claro que se calhar o pessoal do BSD ou do Mac OSX vai-me dizer que o próximo passo a seguir ao gentoo é o BSD ou o OSX mas quem sabe se qualquer dia também não se experimenta ...
    Re:urpmi (Pontos:2, Informativo)
    por ruben dig em 20-08-02 11:53 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    O gentoo é optimizado para o teu processador porque sempre que instalares por exemplo o xine ele vai compila-lo na altura e com todas as flags optimizadas para o teu cpu seja athlonxp ou P4. Agora não me parece que um portatil tipico seja a melhor maquina para por a compilar coisas como o X ou o gnome e kde mas se quiseres deixar à noite a correr, tudo bem. Podes sacar o gentoo do site deles é para aí 150 megas e a partir daí ele começa a sacar os pacotes sempre actualizados por rsync ou com o wget de um mirror. Lembro-me da ultima vez que instalei tive que mudar uns ficheiros ebuild à unha porque umas referencias ao perl estavam incorrectas por isso alem de instaleres o gentoo é sempre bom ter uma máquina ao lado para ires procurar nos forums do gentoo por soluções a pequenos problemas. É parecido com uma primeira instalação do debian :) Normalmente um portátil é sempre mais díficil de instalar por causa de hardware especifico deste tipo de maquinas por isso vai ver ao linux-laptop.net qualquer informação que te possa ajudar. É sempre bom experimentar novas distribuições por isso, Força!!
    Re:urpmi (Pontos:1)
    por humpback em 21-08-02 16:02 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    So mesmo um comentario de um anonimo. Claro que um rpm --rebuilddb foi tentado com resultados muito satisfatorios, ou seja ficou ainda pior do que o que ja estava.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:*.deb (Pontos:3, Interessante)
    por mlemos em 19-08-02 1:07 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    O Linux da Conectiva usa apt-get para os pacotes RPM deles. É lindu, especialmente porque as actualizações que corrigem bugs de segurança vêem com um simples apt-get update sem ter que andar à procura dos pacotes manualmente.
    Re:*.deb (Pontos:1)
    por Duke em 19-08-02 12:32 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.urbanmyth.ipfox.com
    Na MCP este ano o ppl andava todo maravilhado com Gentoo. Eu achei a instalação um bokado difícil, mas a realidade é q o emerge do Gentoo é espectacular. E a distribuição é actualizada de meia em meia hora! Aquilo tem uma base de instalação (com três níveis de pré-compilação) e depois vai-se buscar td à net. A grande vantagem é a quantidade de software disponível (2479 pacotes disponíveis) e a facilidade de instalação ('emerge quake3' e logo fica a bombar)... Agora, akela instalação é que não me convence...

    www.gentoo.org

    God is NoWHere...
    Re:*.deb (Pontos:2)
    por BlueNote em 21-08-02 9:20 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    O deb não é impeditivo da Debian vir a aderir ao LSB. O LSB tem como pacote standard o rpm (com regras para criar pacotes conformes ao LSB para que possam ser instalados em qualquer distribuição que suporte o standard) mas aceita que as distribuições usem adicionalmente outros formatos para distribuir os seus próprios pacotes.

    A debian passa a suportar rpm na distribuição base em adição ao deb e pronto!
    Se no apt-get acrescentarem suporte ao rpm em vez de só debian packager ainda melhor. Na minha opinião, o LSB será óptimo para o linux, nomeadamente porque acabará com o trabalho insano de preparar um pacote diferente de um software para cada distro!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]