gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Sillicon Valley no MINHO AVANÇA !!!
Contribuído por AsHeS em 15-08-02 19:17
do departamento minho-power
Portugal jorgelaranjo escreve "Segundo a edição de 14 de Agosto de 2002 do Público vamos ter uma cidade 'digital' no MINHO!!! Uau! "No próximo mês de Outubro deverá ficar concluído o projecto de criação, na região do Minho, de uma "cidade digital". Uma ideia importada dos EUA e que, pela mão da Associação Industrial do Minho (AIM) e da Universidade do Minho, permitirá a implantação, no Norte de Portugal, do conceito da famosa "Sillicon Valley", uma nova cidade onde só existirão empresas e serviços ligados ás novas tecnologias."Aqui fica o resto do artigo"

Blair acusado de ter hackado computadores da BBC | Getting started with free VSD  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • resto do artigo
  • Mais acerca Portugal
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Tagus park anyone? (Pontos:2, Interessante)
    por TarHai em 15-08-02 19:30 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Nao foi isso que o governo do Cavaco tentou fazer com o tagus park a uns anos atras?
    ---
    Re:Tagus park anyone? (Pontos:1)
    por Sodki em 15-08-02 21:38 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.rnl.ist.utl.pt/~hmtr/shining_kingdom
    segundo sei a ideia do taguspark partiu de entidades privadas, o governo pouco ou nada teve a ver com isso.
    Re:Tagus park anyone? (Pontos:2)
    por joao em 15-08-02 23:07 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    A não ser, talvez, como principal financiador e cliente. Não?

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Tagus park anyone? (Pontos:2)
    por TarHai em 16-08-02 9:41 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Eu era demasiado jovem na altura, mas fiquei com a ideia que grande parte do orcamento da ciencia e tecnologia foi para as empresas de betao contruirem o tagus park.

    Sera q a moda pega? Cada governo reforma o ensino E faz um, parque de ciencia e tecnologia.
    ---
    Re:Tagus park anyone? (Pontos:2)
    por Maeglin em 16-08-02 16:46 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Cliente ? em que sentido ?...


    "When I answered where I wanted to go today, they just hung up" (Unknown Author)
    Re:Tagus park anyone? (Pontos:2)
    por joao em 16-08-02 17:43 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Uma das formas de o estado viablisar empreendimentos privados é assegurando compras significativas de bens e serviços. Alugando instalações, comprando serviços, atribuindo subsídios para investigação. Aquilo que à primeira vista pode parecer um empreendimento privado torna-se uma actividade altamente subsidiada.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Tagus park anyone? (Pontos:2)
    por Maeglin em 16-08-02 17:53 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Não conheço nenhuma dessas "coisas" no Tagus Park , a unica exepcção poderá eventualmente ser o Tecnico. De resto está a Tv-cabo :-) , o Instituto de Qulidade e Soldadura , o BCP , a Web-Lab , PT , IBM , e mais uma serie delas ligadas á alta-tecnologia e com caractér de exportação , (que são por sinal das poucas que conheço com sucesso internacional e nem sequer são conhecidas cá no burgo.)
    Se conseguires indicar uma que tenha sido o estado a viabilizar agradeço informação.


    "When I answered where I wanted to go today, they just hung up" (Unknown Author)
    Re:Tagus park anyone? (Pontos:2)
    por joao em 16-08-02 19:35 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Não conheço o TagusPark, mas suspeito que o Técnico não é propriamente uma excepção menor. Do site do IST: "O pólo do Instituto Superior Ténico no parque de ciência e tecnologia - Tagus park - ocupa um lote de terreno com uma área de aproximadamente 12 hectares.

    A totalidade do empreendimento previsto realizar, permitirá, quando totalmente executado, instalar 3000 alunos de licenciatura, 500 alunos pós-graduados, 350 funcionários e 260 funcionários não docentes."

    Para alem disso, a PT+TV-Cabo são controlados pelo estado. O INESC é participado por empresas públicas e universidades publicas. O Instituto de Qualidade e Soldadura tem cerca de uma centena de associados e suspeito que nem todos sejam privados.

    Empresas como a Biotecnol recebem apoios da FCT e muitos dos colaboradores são bolseiros da FCT.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    especulações privadas (Pontos:3, Interessante)
    por mar_ori em 15-08-02 19:49 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O nome dos concelhos só não é avançado para evitar "especulações imobiliárias".

    o problema é que assim que faz especulação são as pessoas que têm acesso a esses dados comprando actualmente terrenos a preço de chuva e quando esses conçelhos forem conhecidos os preços disparam.
    E quem é que ganha com isto?
    quem ganha? os mesmo de sempre.. (Pontos:2, Engraçado)
    por jamaica em 15-08-02 20:17 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://ainda.nao.tenho
    O establishement.
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti
    Re:quem ganha? os mesmo de sempre.. (Pontos:1)
    por Maeglin em 16-08-02 16:47 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    O sistema.... (para quem gosta de futebol)


    "When I answered where I wanted to go today, they just hung up" (Unknown Author)
    Re:quem ganha? os mesmo de sempre.. (Pontos:2)
    por ribeiro em 19-08-02 6:05 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    E os amigos...
    --
    Ui ui! (Pontos:4, Informativo)
    por Strange em 15-08-02 21:19 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.no-ip.org/

    uma nova cidade onde só existirão empresas e serviços ligados ás novas tecnologias.

    E quem quer isso? Lá se vão as garotas, os divertimentos, a comida...

    Silicon Valey não tem apenas empresas ligadas às novas tecnologias, tem sim grande parte das suas empresas ligadas às novas tecnologias.

    De qualquer modo, pelo que ouço dizer, a Silicon Valey actual não é um sítio agradável para viver. Prefiro ver por aqui urbanizaçoes decentes e agradáveis para se viver, e com interacção entre pessoas com diferentes decisões laborais...

    hugs
    Strange

    Re:Ui ui! (Pontos:5, Interessante)
    por racme em 16-08-02 0:13 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    segundo um artigo que li, os precos das casas subiram em flecha e os primeiros a resentirem-se nao foram, os trabalhores da "Sillicon Valley", porque um programador, gestor,etc, quando se move pra sillicon vai com um bom contracto e uma seguranca q lhe permite ultrapassar isso. O custo de vida tornouse tao elevado que os primeiros a ressentir foram os funcionarios publicos, que por sinal ja nao ganham nada mal nos states, policias, carteiros, bombeiros,etc... Bem como todos os outros empregados que nao estando neste sector apanharam por tabela. Sobem os precos dos terrenos, sobem os precos das casas, sobem os alugures das casas, sobe o preco dos bens de consumo imediato, a alimentaçao, etc etc.

    Quanto as animacoes, a coisa comecou a ficar tao macho tao macho q o cheiro a sovacada era tal que os empregadores comecaram a apostar nas quotas de mulheres por X numero de programadores, pra animarem os escritorios :P
    E como toda aquela liberdade total que tem de levar "brinquedos" ou os famosos "stress toys", alias em muitas empressas isso corresponde a uma parcela do "budget".

    Quanto ao Tagus Park, a ser considerada a existência de uma Sillicon Valley Portuguesa na minha opiniao, seria o Tagus, pelo menos foi o 1º,
    O Taguspark é a componente principal do plano integrado do Parque de Ciência e Tecnologia, que contempla actividades de ciência, tecnologia e lazer e que envolve aproximadamente 360 hectares, 200 dos quais serão ocupados pelo Parque.

    O seu grande problema sempre foram as acessibilidades, servido a Norte pelo ic19 do concelho de Sintra/Amadora, e a Sul pela a5 do concelho de Oeiras, um conceito de parque deste tipo na cidade de lisboa, teria de ser sempre fora dos grandes centros urbanos. Conheco muitas empressas que sairam do Tagus devido ao transito infernal nestes concelhos.

    so uma nota acerca deste comentario,
    "Desde há pelo menos dez anos que a região do Minho é considerada a capital portuguesa do software", referiu ao PÚBLICO o presidente da AIM. Para esta catalogação, tem contribuído a Universidade do Minho que, anualmente, faz sair finalistas de cursos ligados ás novas tecnologias que, para além de aplicarem os seus conhecimentos em empresas já existentes, acabam também por lançar novas indústrias."

    Claro que fica bem ao Presidente da Associação Industrial do Minho dizer isto, e sem desprimor pras diversas licenciaturas em informatica da Universidade do Minho. Acho que a nivel de producao de software Lisboa ou mesmo o Porto continuam a ser as cidades que mais o fazem. Para isso basta ver o numero de cursos quer no publico quer no privado que estas cidades oferecem.
    Agora, o que eu reconheco que existe bastante no Norte e especialmente no Minho é a apetência para criar, iniciar novas empressas de software ou as "startups". Na minha opiniao isso acontece porque nas outras regioes do pais, nomeadamente em lisboa o pessoal assim que acaba os seus cursos foge pras Multinacionais ou empressas nacionais de tudo e mais alguma coisa menos producao de software no sentido lato da palavra, produção de "programas de uso pessoal, ou empressarial, comercializaveis". O que na minha opiniao é muito mau. Muito do poder criativo de muitos formados e nao so, tecnicos em geral é trancado logo a partida por ordens e obrigações superiores. O projecto é este e nao há que opinar em contrario, pelo menos enquanto a experiência de 3 ou 4 anos nao for conseguida.

    Ora toda esta criatividade, espontaneadade de ideias, inovações, etc numa Startup, onde a liberdade é quase total dá um sentido completamente diferente ao conceito de produção de software.



    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:Ui ui! (Pontos:2, Despropositado)
    por BlueNote em 16-08-02 10:36 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Na minha opiniao isso acontece porque nas outras regioes do pais, nomeadamente em lisboa o pessoal assim que acaba os seus cursos foge pras Multinacionais ou empressas nacionais de tudo e mais alguma

    Claro! Em Lisboa já há empresas que oferecem trabalho aos recém-formados, o que é benéfico, porque estes estão na fase de consolidar conhecimentos antes de poder começar a criar e também precisam de dinheiro.

    Em Braga, como não há empresas, têm de criar o seu próprio emprego e atirar-se da cabeça para o meio da bicharada. Quem não arranjar dinheiro para criar a empresa, está feito ao bife.

    Muda-se para Lx que é o que cada vez mais acontece com o ppl de Braga, Porto, Coimbra, Aveiro, Faro, etc, etc, etc. Mas pelos vistos é o que este país quer: concentrar no distrito de Lx os 10 milhões de portugueses para depois dizer que tem uma mega-cidade como Londres ou Nova Iorque.

    Senão a política das empresas não era concentrar a I&D e de um modo geral todo o trabalho de "massa cinzenta" só em Lx.

    Re:Ui ui! (Pontos:2)
    por BlueNote em 16-08-02 21:39 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Aprende a ler, depois manda bocas, ok? Se não consegues entender o que escrevi, vai para a escolinha aprender português! BTW, nem sequer sou de Lx. Sou alérgico a Lx. Vai comer broa.
    Re:Ui ui! (Pontos:1)
    por ParadoXo em 16-08-02 22:23 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Sim, mas o facto de Porto e Lisboa terem muitas licenciaturas não é sinónimo de qualidade!

          Cumprimentos.
    Re:Ui ui! (Pontos:0, Despropositado)
    por Anonimo Cobarde em 16-08-02 2:36 GMT (#9)
    E nem sequer ensinam a desligar o Caps Lock ??
    Re:Ui ui! (Pontos:1)
    por pedro em 17-08-02 17:16 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    eheh, é engraçado ver esta malta pensar que vão dar um uso do caraças a estas coisas, e quase a matarem-se para ver quem é que conhece melhor uma ou outra :) viva o gildot, que nos anima os dias!

    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Aveiro (Pontos:2)
    por nmarques em 17-08-02 6:47 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    Aveiro Cidade Digital, existe ha uns 4/5 anos ? Nao vejo onde esta' a novidade... Alentejo Digital, ainda maior e mais ambicioso... heh...

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    enfim (Pontos:2)
    por zaroastra em 17-08-02 16:03 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    'e uma pena que um tema que até poderia dar boas conversas ter sido ate esta altura utilizado na sua maioria por A.C. para mandarem flamewars.

    Z
    Re:enfim (Pontos:2)
    por CrLf em 17-08-02 18:41 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Vendo a brutal quantidade de posts de ACs ultimamente, se calhar até não era má ideia.

    -- Carlos Rodrigues
    Minho? (Pontos:2)
    por ribeiro em 19-08-02 6:07 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    O Minho é boa terra, mas muito atrasadito.
    Será que é o melhor local para um investimento destes?
    --
    Re:Minho? (Pontos:1)
    por McB em 23-08-02 13:34 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Só uma pergunta de alguém que passou 5 anos numa terra "atrasadita"...

    Já lá foste?
    Se sim, quanto tempo estiveste lá?

    Yours,
    McB!

    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]