gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
DMCA chega à Europa
Contribuído por jmce em 12-08-02 14:14
do departamento copywrongs
Europa Branc0 escreve "Segundo esta discussão no /. o Reino Unido está a pensar introduzir uma lei parecida com a DMCA Norte Americana. É apenas de esperar que dentro de pouco tempo a lei seja levada ao Parlamento Europeu para ser aprovada... com o conhecimento que os nossos políticos têem da matéria é claro que isto é mais que aprovado.
Talvez esteja na hora de se fazer uns lobbiess, talvez aproveitando algumas infra-estruturas já existentes ou recriando novos grupos, de preferência que não fossem "over-populated" por Computer Geeks mas sim pela população em geral.
De notar também no /. que John Savage, foi impedido pelo patrão de emitir opinião a perguntas feitas pela comunidade techie... talvez as duas noticias estejam relacionadas? "

Prémio "jornalismo à pedrada" | CDs mais baratos ?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • Branc0
  • esta
  • /.
  • já existentes
  • /.
  • foi impedido
  • patrão
  • Mais acerca Europa
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Por acaso... (Pontos:2)
    por mlopes em 12-08-02 14:56 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    .... não se tem ouvido falar muito das "infra-estruturas já existentes"!

    If you don't have time to do it right, where are you going to find the time to do it over?

    Re:Por acaso... (Pontos:1, Gozão)
    por Maeglin em 12-08-02 16:04 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Graças a deus...
    :-)


    "When I answered where I wanted to go today, they just hung up" (Unknown Author)
    Vamos ser optimistas (Pontos:1)
    por ^magico^ em 12-08-02 17:22 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    As patentes não são assim tão más!
    Se formos optimistas, percebemos que as patentes vão gerar muito dinheiro, e todos nós sabemos que o dinheiro é que faz andar o mundo.

    E tomando em consideração -- e de acordo com este artigo http://www.gildot.org/comments.pl?sid=02/08/10/2019256&threshold=-2&commentsort=0&mode=thr ead&pid=6#9 -- que a Europa precisa urgentemente de renovar o seu material bélico, só temos todos a ganhar com a implementação de patentes.
    Re:Vamos ser optimistas (Pontos:4, Interessante)
    por higuita em 12-08-02 18:22 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    claro que a intencao das patentes foi boa, o problema e' que elas sao dadas a torto e a direito e para as coisas mais ridiculas (e por demasiado tempo tambem na minha opiniao)
    hoje em dia em vez de serem usadas para incentivar a investigacao, sao usadas para bloquear e chantagear a concorrencia

    a europa principalmente nao tem nada a ganhar com patentes de software, apenas iria dar poder as empresas americanas para bloquear as empresas europeias, ja' que eles ja' teem uma quantidade impressionante de patentes ridiculas que iria obrigar as empresas europeias ou a abandonar certos projectos ou a ter de pagar fortunas a empresas americanas
    as limitacoes que ja' existem hoje em dia ao software livre nos EUA (mas quase sem problemas na Europa) iriam tambem aparecer por ca'...

    lembra-te que descobrir uma maneira de fazer uma coisa que por acaso depois se descobre que existe uma patente, nao invalida a patente, ou pagas ou voltas a tentar descobrir uma forma de fazer a mesma coisa sem usa a patente e rezar que nao apanhe uma outra patente

    no caso das patentes de software e do DMCA eu nao sou nada optimista, ate' sou extremamente pessimista, ja' temos muitos maus exemplos de ambos os casos e que me lembre, nenhum bom exemplo (a nao ser para o dono da patente ou do software que 99.9% dos casos sao totalmente contra os seus clientes e utilizadores)

    Higuita
    Re:Vamos ser optimistas (Pontos:2)
    por racme em 12-08-02 20:20 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    sim, quando tu como programador ou representando uma empresa tiveres problemas legais por estares a usar uma ideia por mais absurda ou legitima que seja, que alguem nao descobriu/inventou/ou o que queiras chamar, mas apenas a patenteou. E se no decurso disso acabares por ter de dispender uma pipa de massa em acções judiciais, entao estaremos nos ca pra dizer

    as patentes vão gerar muito dinheiro, e todos nós sabemos que o dinheiro é que faz andar o mundo

    quando os problemas surgem temos de nos posicionar , eu estou contra apesar de invariavelmente saber que tal lei sera aprovada mais tarde ou mais cedo. Pois quem ira lucrar com isto de "patentes de software/ideias/etc" são as grandes multinacionais pois são essas que tem poder para se mover e desbloquear todas as burocracias que rodeiam esta questao.


    ...no reino de Quelthalas...
    im awake, im awake!
    Re:Vamos ser optimistas (Pontos:2)
    por jmce em 12-08-02 20:44 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Alguma vez programaste?
    Re:Vamos ser optimistas (Pontos:2)
    por jmce em 12-08-02 20:45 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    ... [para além dos outros disparates] o que está aqui em causa não são exactamente as patentes. Essa é ainda outra questão para os burocratas europeus mais corruptos (ou simplesmente ignorantes) nos incomodarem periodicamente.
    Re:Vamos ser optimistas (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 13-08-02 9:16 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Renovar o seu material bélico?

    Ganha juízo, pá.


    "To underestimate one's self is as much a departure from truth as to exaggerate one's own powers"
    - Sherlock Holmes
    Re:Vamos ser optimistas (Pontos:1)
    por ^magico^ em 13-08-02 9:34 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Para quem não percebeu ou para quem não me conhece, eu estava a ser irónico! Com o intuito de gozar com esta crónica http://dn.sapo.pt/cronica/mostra_cronica.asp?codCronica=2607&codEdicao=361

    Eu sou programador e é óbvio que esta história toda de uma lei europeia semelhante à DMCA vai me prejudicar, vai prejudicar todos aqueles que trabalham em ciências de computação e acima de tudo vai retardar o espírito evolutivo que nos é caracteristico já que estaremos sempre a pensar "será que já existe patente para isto".

    O que provavelmente vai acontecer é que o simples facto de fazermos pequenos programas em que tenhamos de usar uma "lista linkada" -- é pá não podemos, já está patenteada.

    Vai ser engraçado ver um criativo que pretende ter inspiração para fazer algum programa, em vez de ir ler uns bons livros, vai mas é consultar a base de dados de patentes.

    Pois, é que se isto for com na "américa" vai estar patenteada toda a merda que um gajo se lembrar.

    Cumprimentos,
        Fernando Silva

    PS: sim, eu odeio toda a cultura de "pseudo-liberdade" que os EUA tentam impor ao mundo; odeio toda a "pseudo-cultura" que os EUA transmitem como se fosse a melhor do mundo; "pseudo-especiais" que transmitem como se fossem os melhores...

    Portugueses dos descobrimentos, bem poderiam vocês ter subido um bocadinho acima da américa do sul, tinham colonizado a américa do norte e neste momento tinhamos novelas a dobrar.

    Com novelas posso eu bem, basta não as ver... agora com "pseudo-deuses", esses EU NÃO ENGULO!!!
    Há aqui um bocado de confusão, não há? (Pontos:3, Interessante)
    por js em 13-08-02 16:10 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    Que confusão de ideias!

    A crónica no DN que referes não fala de patentes. Fala de Poder, e fala da brutal impotência da Europa quando as coisas são a doer. Fala do facto de a Europa falar à brava mas ser incapaz de *fazer*. Queres gozar com o quê? Com a crónica? Porquê, achas que não corresponde à realidade? Achas que, na política internacional, a Europa teve muito voto na matéria desde a guerra do Golfo? Por exemplo, achas que teve muito voto na matéria na intervenção da NATO na ex-Jugoslávia? Será que queres gozar com o facto de se andar a caçar o Milosevic para julgar no TPI ao mesmo tempo que os EUA dizem que americanos não serão julgados no TPI?

    Patentes? Claro que não as queremos. Não entendo o que é que citar aquela crónica tem a ver com defender as patentes. Devia ser óbvio que citar aquela crónica tem a ver com algo diferente: Tem a ver com a generalizada incapacidade europeia de se opôr a pressões mais ou menos subterrâneas por parte de outros interesses. É com isso que queres gozar? Eu tenho pouca vontade de rir...

    Dizes que odeias a cultura de pseudo-liberdade que a América tenta impôr ao mundo, mas eu não vejo nisto nada de extraordinário. A América tenta impôr ao mundo o que interessa à América. Não interessa se "pinta" a pílula de côr de liberdade, ou se lhe chama "razões humanitárias", ou o raio que parta. Deves distinguir entre a propaganda e o conteúdo. Pessoalmente, cago na propaganda e tanto me faz se chamam à coisa "liberdade" ou o que fôr. O facto é que, seja qual fôr o nome que lhe dá, a América tenta defender os *seus* interesses. Os alvos (neste caso, a Europa), devem avaliar a coisa e, por seu turno, agir de forma a defender os interesses próprios.

    Nesta conversa toda, a coisa mais pateta é refilar contra os *nomes* que a propaganda dá às coisas em vez de analisar as próprias coisas! É pateta refilar contra o facto de os americanos chamarem ao que fazem "defender a liberdade" ou o que fôr. O importante é olhar para os factos.

    Facto (ou antes, a minha opinião): As patentes são más para a Europa.

    Facto (ou antes, a opinião do Vasco Pulido Valente com que dizes gozar): A Europa é uma corja de faladores impotentes sem qualquer capacidade *real* para influenciar a política americana.

    Agora goza com o que quiseres...

    s/patentes/DMCA/ (Pontos:2)
    por js em 13-08-02 16:13 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Neste caso a questão é o DMCA e não as patentes, claro.
    Re:Há aqui um bocado de confusão, não há? (Pontos:1)
    por ^magico^ em 14-08-02 9:20 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Caro js,

    não estejas chateado! A descrição tal e qual como a fizeste é exactamente o que eu penso.

    Mas como já disse, eu estava a ser irónico.
    Vê a coisa desta forma:

    DMCA = dinheiro
    dinheiro = poder
    poder = "a tudo"

    só que aqui falham duas coisas, 1º (e como alguém referiu) o dinheiro não seria suficiente para dar assim tanto dinheiro; 2º quem ia ganhar com o DMCA na Europa seriam os EUA.

    É pá, eu só queria que o comentário ficasse como "Engraçado", apesar da política Europeia não ter nada de engraçado!
    Re:Há aqui um bocado de confusão, não há? (Pontos:2)
    por js em 14-08-02 17:38 GMT (#18)
    (Utilizador Info)

    Hmmm... pois. Acho que os dedos foram mais rápidos que a cabeça. Fui um bocado bruto no texto de cima. Desculpa.

    OT:Re:Vamos ser optimistas (Pontos:2)
    por higuita em 14-08-02 3:49 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    Portugueses dos descobrimentos, bem poderiam vocês ter subido um bocadinho acima da américa do sul, tinham colonizado a américa do norte e neste momento tinhamos novelas a dobrar

    pois... bem... os portugueses descobriram e colonizaram a america do norte (se descontarmos os vikings claro), o problema e' que nao tinha nada de interessante, a america do sul era muito melhor e como nao havia gente para todo o lado, foi ficando ao abandono e os franceses e depois os ingleses tomaram conta disso tudo

    Higuita
    Re:Vamos ser optimistas (Pontos:1)
    por Psiwar em 13-08-02 9:29 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Eu li este comentário como irónico dado que parece um pouco esquisito se não o for...

    Além disso, relativamente ao material bélico, a Europa iria precisar de muito mais do que o dinheiro das patentes para competir com os números chineses ou a tecnologia americana.
    Fronteira electrónica (Pontos:1)
    por samcruise em 12-08-02 23:35 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    E cadê a Fronteira Electrónica, versão portuguesa da EFF, que ía arrancar cá em Portugal? Extinguiu-se? Alguém sabe?

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]