gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Modems ADSL e Linux
Contribuído por BladeRunner em 22-07-02 15:48
do departamento ADSL-on-Linux
Linux f l a d n a g escreve "Com as novas saidas da ADSL em portugal tanto pela PT como pela Oni no pacotes residênciais o modem é na opção 512, Speed Touch USB Manta USB, logo ai me deparo com um problema como confiugrarar o modem USB no Slackware 8.1 ? Agradeço Ajuda ...."
[BladeRunner]: Acho que se a ADSL se vier a generalizar, este ponto é muito importante para o Linux em .pt, por isso todas as contribuições são bem-vindas e não só para o Slackware, como é óbvio.

Recuperar um disco (urgente) | Netvisao - Unsecure - User hijacking  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • f l a d n a g
  • Mais acerca Linux
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    USB em Linux (Pontos:2, Informativo)
    por pmca em 22-07-02 17:08 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Para verem se um determinado equipamento USB ja funciona em linux podem ir a http://www.qbik.ch/usb/devices/.
    No caso do SpeedTouch da Alcatel podem ir a http://www.linux-usb.org/SpeedTouch/.
    Limitações oni/telepac (Pontos:1)
    por freax em 22-07-02 18:19 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://guilherme.host-valley.com
    Queria fazer uma pergunta , que é um bocadinho fora do tema ao pessoal que já tem adsl.
    Estou a pensar comprar um modem adsl (com ethernet pra funcionar em freebsd) mas queria que me digam algumas diferenças entre os operadores.

    Sei q alguns isp's desligam a conexão de 3 em 3 dias para evitar registos de domínios, outros fazem portscans para ver se têm servidores, uns dão ip's dinâmicos, ...

    A minha intenção é registar um domínio pelo dyndns.org e ter a minha máquina online com web, pop3, smtp e ssh/scp.

    Algumas limitações destes operadores ?

    []'s
    Re:Limitações oni/telepac (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 22-07-02 21:11 GMT (#5)
    Isso é o caso de alguns ISPs estrangeiros. No caso português não é verdade, e pelo menos no caso da telepac, nunca detectei portscans (á excepção dos "normais"),e o meu uptime já chegou a mais de 15 dias sem problemas de desconnecções. Em relação aos teus planos futuros, a telepac oferece a possibilidade de manteres um IP fixo (não sei ainda preços). Outra vantagem é o facto do valor em upstream não ser contabilizado. Penso que os outros ISPs de ADSL tb oferecem produtos com qualidades semelhantes.
    Re:Limitações oni/telepac (Pontos:2)
    por jig em 23-07-02 8:34 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    m relação aos teus planos futuros, a telepac oferece a possibilidade de manteres um IP fixo (não sei ainda preços)

    45 Eur.
    Re:Limitações oni/telepac (Pontos:1)
    por Shadlan em 22-07-02 21:28 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://alunos.uportu.pt/~al18420/
    Eu tenho em casa ADSL, o antigo netfast, agora ADSL.PT (4Gb limite). Tenho um pequeno gateway em linux a funcionar "sempre em pé" há já 18 dias sem que eles me tenham desligado a conexão.
    Re:Limitações oni/telepac (Pontos:2)
    por TarHai em 23-07-02 12:09 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    www.dns2go.com

    Usei isto a uns meses quando tive necessidade de ter ssh para casa (netcabo).

    A pagina parece estar extremamente lenta agora, pelo q nao consigo ver as condicoes do servico. Se bem me lembro, o servico http+ssh era gratuito, tendo de se pagar para ter acesso a mail.

    Eles tinham clientes para windows e linux.


    ---
    É importante clarificar esta situação (Pontos:2, Interessante)
    por joaorf em 22-07-02 19:46 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    As instruções que constam do documento:
         http://linux-usb.sourceforge.net/SpeedTouch/
    têm servidor para fazer perder tempo a muitas pessoas, acabando por deixá-las frustadas por não conseguirem por o raio do Alcatel Speedtouch USB a funcionar.

    O SuSE 8.0 já traz os módulos de suporte para o Alcatel Speedtouch USB (que é o modem ADSL prevalecente) compilados. Quem tiver acesso a esta versão do SuSE, que tente seguir o seguinte documento:
         http://sdb.suse.de/en/sdb/html /configSpeedTouch.html

    Só é preciso saber os valores VPI/VCI no caso do Sapo (ou Telepac). Penso que são 0 e 35. Mas pode consultar-se isso num ficheiro chamado "phonebook" algures num subdirectório do CD de instalação (Windows).

    Se alguém conseguir pôr algum modem ADSL (USB) a funcionar, que coloque aqui as instruções. É muito importante para a expansão do Linux em Portugal.

    Em contrapartida, aqueles que pensarem em comprar um modem com ligação Ethernet, excusam de preocupar-se. O funcionamento em Linux é garantido.

    Re:É importante clarificar esta situação (Pontos:1)
    por paulojff em 22-07-02 21:20 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    O problema não está na configuração do modem (em SuSE 8.0), mas sim no facto da telepac (no meu caso), não suportar o protocolo PPPoATM e sim PPPoE.
    ADSL ? Generalisar ? (Pontos:2)
    por leitao em 22-07-02 21:12 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    [BladeRunner]: Acho que se a ADSL se vier a generalizar...

    Se ? Tens duvidas ?


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:ADSL ? Generalisar ? (Pontos:2)
    por Gamito em 22-07-02 21:14 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.gamito.org/
    Não, por isso mesmo esta thread *pode* ser muito importante.

    Mário Gamito
    www.gamito.org
    Re:ADSL ? Generalisar ? (Pontos:2)
    por Cyclops em 23-07-02 10:57 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Quando:
    1. Uma porção muito razoável da população portuguesa tem telemóvel e não precisa de telefone na rede fixa
    2. O bónus do *DSL é ter telefone ao mesmo tempo que net
    3. Há rede por cabo a preços mais competitivos
    4. a facilidade de extensão geográfica dos *DSL é maior do que da rede por cabo...
    5. ... mas se calhar nas outras zonas há mais dificuldades em suportar o preço do serviço

    Sim, tenho algumas dúvidas (mas não muitas)
    Packs ADSL.pt (Pontos:1)
    por Mulder3 em 22-07-02 21:30 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Estou a pensar por o ADSL.pt 512kbs com limite de 4gb em casa, os kits ADSL que a PT vende de RDIS são ethernet ou USB? é que preferia comprar o pack em vez de comprar á parte, mas USB não quero, no folheto deles apenas o primeiro modem vem especificado que é USB, nos outros packs não diz nada, será que são ether?
    Re:Packs ADSL.pt (Pontos:2)
    por nmarques em 23-07-02 11:53 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    A PT pelo que me lembro usava dois tipos de modem ADSL, um Siemens que so tinha interface ETH e um Alcatel (penso que e' o que estao a usar, pelo menos foram os usados durante o periodo de testes) que tinha USB e eth0.

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    Já passei por isso... (Pontos:3, Informativo)
    por SIGT3RM em 22-07-02 22:47 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Sendo um orgulhoso (NOT) proprietário de um SpeedTouch USB, tive umas boas dores de cabeça a tentar configurar o meu acesso...

    Até descobrir isto.

    Escrito por um português, aplica-se especificamente à Telepac e não se aplica a nenhuma distribução em particular. Um "must read" para quem tem este modem.

    Boa sorte... :-)


    Re:Já passei por isso... (Pontos:1)
    por macTeK em 23-07-02 22:26 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Sim, eu também já tinha encontrado esse "how-to", o problema é que eu tenho o Mandrake 8.2 e não sou perito em Linux.

    Assim, se alguém utiliza a versão 8.1/8.2 do Mandrake, gostaria bastante que me pudesse indicar o que é que eu devo ou não fazer para aceder à Net a partir do Linux e abandonar definitivamente a Microsoft.

    Pelo que sei, acho que essas versões da MDK já têm o Hotplug instalado, para além de conterem várias funcionalidades de personalização. Por outro lado, não sei se será necessário mexer no Kernel. Por isso, se puderem Ajudem-me, por favor.
    Re:Já passei por isso... (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 24-07-02 14:54 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Basicamente é seguir o que lá tá escrito menos a parte do hotplug.

    E se o patch der erro, repara se é na parte da arquitectura SPARC. Se fôr podes ignorar (deu-me este erro quando apliquei o patch no kernel que vem com o RH 7.2).

    O problema é que o suporte para ADSL da Mandrake é para PPPoA, o que nos deixa de mãos a abanar...

    Boa sorte :-)


    Re:Já passei por isso... (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 23-07-02 15:24 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    O que está explicado no link que inclui foi testado por mim no 2.4.17 e 2.4.18. Se por acaso alguém utilizar a distribuição Gentoo está com sorte, pois já tem os patches necessários (menos o do módulo do modem, esse eu continuo a usar o da Alcatel).

    A única coisa que eu devia ter mencionado no meu 1º post é que se tem de "matar" o processo 'speedmgmt' antes de se fazer shutdown à máquina, senão levamos com um kernel panic que é obra... :p
    A solução netcabo !! (Pontos:2)
    por rollerball em 23-07-02 11:53 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Parece-me que o que os isp's devem fazer é o mesmo que a netcabo faz agora. Os modems actuais ( Motorola ) tem opção de ligar via USB e via Eth. E assim dá para quase todos os SO's

    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:A solução netcabo !! (Pontos:2)
    por BlueNote em 23-07-02 12:07 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Essa era a solução ideal! Ouviram, senhores do marketing da telepac, oni, clix, netc/vi-não-sei-kê-muito-complicado, whathever??? Muito mais clientes... Mais EUR a entrar!!!
    Re:A solução netcabo !! (Pontos:2)
    por CrLf em 23-07-02 14:20 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Achas que compensa para as empresas lançarem esse tipo de modems

    Compensa se o modem puder ser a escolha, assim como esta so indo mesmo para o ADSL.pt que e mais caro (sera que nao e este o objectivo?).

    apesar de em adsl ainda nao conehcer nenhum que tenha as duas funcionalidades

    Alcatel SpeedTouch Home que a retalho e 50 EUR mais caro do que o SpeedTouch USB (Manta).



    -- Carlos Rodrigues
    Re:A solução netcabo !! (Pontos:2)
    por CrLf em 27-07-02 2:02 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    es livre de escolher o teu modem, so que depois tas sujeito e nao te darem apoio sobre a tua escolha.

    Com o ADSL.pt exitem várias escolhas possíveis para o modem (o SpeedTouch Home é uma delas) por isso é óbvio que dão apoio.

    E o link do alcatel nao refere nada sobre se possui os dois usb/ether

    Na parte SpeedTouch Home At-a-glance diz:

    Connects to USB port on desktop or notebook computer
    Connects to your PC/LAN via Ethernet or ATMF (optional)

    Relativamente a preços de certo que a tua fonte está enganada, certamente será ao contrario

    Da tabela de preços de aquisição do modem do adsl.pt retira-se:

    Modem Alcatel USB Manta (POTS) -> ¤ 143,67
    Modem Alcatel Home (POTS) -> ¤ 186,30


    -- Carlos Rodrigues
    Re:A solução netcabo !! (Pontos:2)
    por CrLf em 27-07-02 2:03 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    PS: ao Alcatel Home acresce o preço de uma placa ethernet pois não trás nenhuma incluída.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:A solução netcabo !! (Pontos:1)
    por freax em 24-07-02 2:03 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://guilherme.host-valley.com
    Só chonheço modems adsl por eth da Alcatel.
    Alguem conhece outra marca q os fabrique ?
    Procurei por exemplo na 3com mas é tudo USB ...

    []'s
    Re: siemens II (Pontos:1)
    por freax em 25-07-02 2:49 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://guilherme.host-valley.com
    Penso q é apenas USB.
    Apenas refere PPPoE como compatibilidade, acho q n usa ethernet.

    Encontrei um da USRobotics em http://www.usr-emea.com/products/p-broadband-product.asp?loc=unkg&prod=bb-scrtr-adsl mas acho q tens de o ligar directamente ao hub e não ao PC.

    Parece q existe só o Alcatel.

    []'s
    Monopólio? (Pontos:2)
    por Gimp em 23-07-02 23:48 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Não deixo de pensar que o uso que faço da net em casa não compensa, para já, o adsl, sempre são 2cts e tal de telefone + os cts do adsl. No entanto, uma coisa curiosa salta à vista. Na página do sapo.adsl aparece na FAQ isto:

    "P: Deixo de pagar à PT o custo do serviço de dados?
    "R: Sim, desde que não utilize mais nenhum acesso a não ser o SAPO ADSL.PT. Em virtude da tecnologia ADSL, o SAPO ADSL.PT não acarreta quaisquer custos telefónicos de dados. Por esta razão a sua factura telefónica fica inalterada. Com o SAPO ADSL.PT passa a receber uma factura da Telepac relativa à mensalidade do acesso."

    Se assim é, viva a chamada liberaçização de mercado...


    "No comments"

    Re:Monopólio? (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 25-07-02 8:18 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Não pagas nada de telefone. Eu nem isso tinha em casa quando me instalaram a ADSL... E a única factura que recebo é a da Telepac.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]