gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Bugs afectam Linux do palmtop Zaurus
Contribuído por jmce em 17-07-02 18:16
do departamento zauromaquia
Bug BuBbA escreve "Dois bugs descobertos no OS usado no palmtop Zaurus expõem as informações do utilizador e dão carta branca para que hackers invadam o palm e apaguem arquivos. O Zaurus, novo palmtop da Sharp, usa o Lineo, uma versão do sistema de open-source Linux para dispositivos portáteis.
Segundo um alerta divulgado pelo Centro de Segurança de Sistemas da Universidade de Syracuse, em Nova York, o bug permite acesso remoto à rede interna de empresas que distribuam a funcionários o palmtop com recursos de intranet. Um hacker pode tirar proveito de uma falha no mecanismo de autenticação por FTP utilizado pelo Zaurus para sincronizar dados entre o palmtop e o PC."

"O outro bug afecta a função de passwords do Zaurus, que trava o palmtop e impede entrada de dados pelo miniteclado ou pelo visor. As passwords são armazenadas com criptografia —mas a chave pode ser quebrada porque não foi bem desenvolvida pela Sharp. A universidade norte-americana já notificou a empresa e um patch já está a ser desenvolvido. "

Apple Unix | How good is Mac OS X ?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • BuBbA
  • Zaurus
  • alerta
  • Mais acerca Bug
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    A trolltech e as suas licencas proprietarias (Pontos:2)
    por racme em 17-07-02 21:09 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Embora o Zaurus utilize o Lineo Embedix Linux, a verdade é q o "application environment" é dos mesmos "tipos" q nos trouxeram o QT pro desktop.
    Na minha opiniao se a trolltech tivesse lancado o seu Qtopia beta commercial SDK pra comunidade aqui a uns messes atras Free/OS talvez nada disto teria acontecido.
    Na altura criouse um grande fuzz acerca deste dispositivo. So q o ppl interessado q qeria criar pequenas apps, portar as ja existentes, etc ficou limitado a comprar ou a licenca ou o a pre-order do proprio ZAurus. Qe nem sequer existe/ia a venda no mercado Portugues(se ja existir, retiro a afirmacao)
    O aparelho custava na altura cerca de 500¤, o q ate nem e muito caro, mas desde entao ate perdi um pouco a "pica", e realmente se ate nao fosse este artigo, ja nem mem lembrava dele ;)

    Embora nada disso tenha grande implicacao neste caso em concreto. Parece tratar-se mais de um bug por esquecimento, abrir uma porta q te da acesso root pra sincronizar as apps/agenda/etc nao me parece um muita boa opcao.
    Receio, q num futuro breve mais exploits e bugs possam surgir.

    Agora, vao me desculpar, o OT, mas acabei de ler algo q me esta a deixar sem palavras, como nao vi qualquer referencia nos media, e devido ao acontecimento mediatico da causa,

    "Desde 1415 hasta 1581 Ceuta y su zona de influencia que abarcaba Perejil fue portuguesa, pasando a España tras separarse Portugal. Nuestra nación devolvió al país vecino las plazas y dominios lusos, excepto Ceuta, su zona y Perejil. Esta posesión se confirmó en el Tratado Hispanoportugués de 1668."

    epa isto anda a ser dito pelo barrapunto, e podem ver + info da historia da ilha

    Entao a ilha foi Portuguesa durante mais de 160 anos!!?!?! Pra quem protestou pela Ilha de TIMOR aqui esta mais uma boa causa!!
    Eu acho q e de aproveitar a onda. Se eles tao tao preocupados com Gibraltar, Olivenca e Perejil pra PORTUGAL JA!! :D


    .:What Are you doing Arthas?!
    .:Im succeeding you, my FAtherrr!!!!
    Re:A trolltech e as suas licencas proprietarias (Pontos:2)
    por Cyclops em 17-07-02 22:47 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    ah... o sistema no zaurus corre todo como root... mau karma logo a partida...
    Linux em PDAs (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 18-07-02 0:28 GMT (#3)
    Aqui no Brasil também a Sharp não vende nem sabe da existência do Zaurus. Eu quase cheguei a importar dos EUA mas acabei comprando um iPAQ no mercado nacional e instalando o linux nele. Hoje eu uso o Opie (opie.handhelds.org), que é um clone do QPE da Trolltech. Para uso como PDA realmente esses ambientes são muito mais agradáveis que o X por causa do diminuto tamanho da tela e a questão do touchscreen. A Qt é uma bela biblioteca e é uma pena que não seja inteiramente livre. Na minha opinião o pessoal do Gnome deveria criar um clone da Qt completamente livre e gratuita e fazer o KDE usando ela em vez de reinventar a roda com o GTK+.
    Re:Linux em PDAs (Pontos:0, Lança-chamas)
    por nmarques em 18-07-02 8:16 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    Oh caramelo, o pessoal do GNOME se quisesse um clone da QT estava a programar para o KDE... E' mais simples dizer que o pessoal do KDE que faca um clone da QT... nao metas o GNOME no meio de KDE e QT que da mau nome ao GNOME. Fica-te pelo KDE que estas bem, deixa o GNOME para os outros!.

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it.../I
    Re:Linux em PDAs (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 18-07-02 14:55 GMT (#6)
    ...nao metas o GNOME no meio de KDE e QT que da mau nome ao GNOME. Fica-te pelo KDE que estas bem, deixa o GNOME para os outros!.

    pois,

    deixa la q com o seu novo cotonete ou dodonet ou o raio q o parta, a comunidade do Pe Descalco, vai saber o q sofreu o KDE, aqui a uns 2 anos quando foi violentamente atacada pelo uso do QT!!
    Muita tinta ainda se vai gastar sobre este assunto num futuro proximo, e acho q ao Iscaya nem a Armada Espanhola desta vez lhe safa :D
    Re:Linux em PDAs (Pontos:1)
    por slug em 18-07-02 15:22 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Apesar de usar diariamente o windowmaker, considero que em termos de desenvolvimento e organização, o KDE/QT está muito melhor que o GTK/Gnome e não me parece que tal se deva ao facto do KDE já existir há mais tempo.
    Uso a GTK para fazer pequenas aplicações, sem necessidades comuns de desktop, como DnD e outras. Mas não me vejo a usar a GTK/Gnome, biblioteca pseudo-orientada a objectos, para fazer uma aplicação mais complexa. O suporte em KDE parece-me muito mais profissional e organizado, com possibilidades de expansão bastante melhores e "limpas" que o Gnome.
    zaurus (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 18-07-02 20:39 GMT (#8)
    O tema do novo bug, eu termino achando um bocado rebuscado, porque ao fin o Zaurus e un PDA, nao uma estacao de trabalho, agora o tema e simples, linux+software, hoje por hoje, tamben tens seus "BUG, asin que pedir un PDA con LINUX que nao tenha BUG e dificil, mais a comunidade esta trabalhando forte e para o pouco tempo de mercado, tem um bucado de soft andando por ai.
    Pesoalmente tenho uma ZAURUS, aqui na minha terrunha (STO-CHILE), e estou muito satisfeito, sobe todo com as possibilidades de CONFIGURACAO 100%, a esta altura eu ja recompilei o KERNEL, tirei da bios os programas que vinhao, aumentai a capacidad de RAM y baixei o do DISCO RAM (obviamente estou ocupando un CF de 256MB), enfin, ontem mesmo rebentei uma presentacao com competidores, so porque o computador do GERENTAO nao estava conetado a intranet, aproveitei e conectei a minha ZAURUS, ela esta com APACHE+PHP+MYSQL, projeto mostrado/provado/vendido, e ai!!!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]