gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
2010 e o "Software Livre"
Contribuído por AsHeS em 02-07-02 23:25
do departamento soft-livre-na-televisao
Televisão Anonimo escreve "Estava hoje a ver o 2010 na RTP2 (repetição), e lembrei-me dos vários comentários aqui no gildot acerca do programa. Muita gente diz (e eu concordo) que o programa faz muitas referências a produtos Microsoft, e dá pouco destaque a alternativas Open Source (Software Livre). De certeza que há bastante gente que gostava que o programa desse mais destaque a estes temas (Software Livre, Open Source, Linux [ou melhor dizendo, alternativas ao windows])."

"Como será bastante difícil fazer com que o 2010 mude a sua "atitude" em relação a estes temas, será muito difícil criar outro programa, parecido, mas que incida pricipalmente nestes temas? Ou seja, se o 2010 conseguiu "existir", é (não só mas também) por ter sido um programa novo, original (penso eu), que trata de tecnologia, não dando importância aos jogos (como outros que já existiam).
Agora, será que seja muito dificil criar outro programa, do mesmo estilo, mas com intuitos diferentes (tentar passar mensagens, informar a população, e claro, dar destaque também às novas tecnologias). Eu sei (não sei, mas suponho) que seja muito dificil criar um programa na tv, mas se o 2010 conseguiu, acho que outro programa com o mesmo intuito (tecnologia) conseguiria também. Não podem dar a desculpa de que "já existe um", pois esse novo e hipotético programa trataria de temas a que o 2010 não da importância (ou dá pouca). E de certeza que haveria audiência, tanto por parte de os "maduros", que já têm conhecimentos mais aprofundados nesses tópicos, como por parte dos "newbies", interessados em aprender mais, e penso que alguma parte do "resto da população" também se possa interessar (nem que seja só para ficarem informados).

Quanto a termos de apresentadores, têm de ser pessoas conscientes do que se passa, informadas, etc. Penso que muita gente que frequenta aqui o gildot seria uma excelente opção (e isto fora as pessoas que nao frequentam, logo que eu não conheço).


Sendo assim, o programa seria assim uma "coisa" do tipo gildot, com intuito de informar, e talvez quem sabe, ter a possibilidade de receber telefonemas de pessoas a dar a sua opinião (mas isto já sou eu a divagar).

Bem, a pergunta principal é esta: (penso que) há audiência (e penso também que com o tempo tinha tendência a aumentar, o que se nota também pelo cada vez maior número de pessoas a querer usar/experimentar linux [ou apenas alternativas livres]), há (muita) coisa para se falar lá, de modo a que seja um programa novo, original, que incida principalmente sobre tópicos pouco (?) divulgados (muita gente não sabe que há alteernativas, ou se sabe não sabe como funcionam, etc) a que o 2010 não dá importância, será que isto alguma vez tenha hipótese de existir? "

Servidor Web MS IIS perde quota significativamente | Software Service Desk ?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca Televisão
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    O prob é sempre o $$$$$$$. (Pontos:1)
    por Psiwar em 03-07-02 0:13 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    A M$ está a financiar o 2010. O que é triste é que passa a imagem que é um programa generalista quando é o MSRTP em accão... Quanto ao programa que sugeres, quem iria financiar um programa que divulgue coisas com qualidade, de interesse geral e... grátis? =)

    A única maneira de conseguires um programa assim é se de facto tivermos um governo que esteja interessado em prestar um serviço público e não só em sanear as contas da RTP.
    Programa TechTV (Pontos:3, Interessante)
    por mvalente em 03-07-02 12:53 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    3 topicos/comentarios rapidos:
    • para sacar $$$ para produzir e/ou "meter" programas num dos canais para alem de já se ter $$$ e patrocinios, ainda é preciso cunhas.
    • a NTV já tem uma rubrica sobre tecnologia
    • há sempre a hipotese de produzir um programa e divulga-lo em streaming/download de um site web (aka web broadcasting)
    Cumprimentos

    Mario Valente

    mais lenha... (Pontos:2)
    por vd em 03-07-02 17:50 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Ja' viram o novo site do Programa ?..

    2010online.tv

    O meu mozilla queixa-se ao ler aquilo.
    Pelos vistos a Webdot (empresa que fez o site) nao se lembrou do "resto do mundo" que usa software livre.

    Cumprimentos,
    vd
    Re:mais lenha... (Pontos:2)
    por Branc0 em 03-07-02 19:45 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    No meu Opera 6.04 aquilo dá para ver mas percebe-se muito pouco, principalmente naqueles menus.
    Já mandei um mail a reclamar, se algum dia tiver resposta para aqui eu a meterei.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:mais lenha... (Pontos:3, Interessante)
    por Branc0 em 03-07-02 20:19 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Mais lindo ainda, mandei um mail a reclamar pelo PINE e o servidor de e-mail deles rejeitou-me o meu e-mail... viva o SERVIÇO PUBLICO!!!


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:mais lenha... (Pontos:2)
    por xeon em 04-07-02 16:58 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Seria giro saber a razao da rejeicao do mail :-)

    Ora venham daih os headers :-)
    -- Reading the FM
    Re:mais lenha... (Pontos:2)
    por Branc0 em 04-07-02 18:22 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    "Body Type not supported" :)
    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton
    NTV (Pontos:1, Redundante)
    por higuita em 03-07-02 4:29 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    a NTV aceitaria de tudo, desde que o custo seja baixo

    mesmo que o programa parece interessar a poucos, existe publico a que interessa e que se for satisfeito e' fiel

    basta ver o N-amadores, poucos devem ter interesse nos campeonatos de futebol amador, mas basta que apenas os jogadores e fans vejam o programa que ja' teem uma boa share, e melhor ainda, uma share estavel

    e' neste mesmo principo que se baseiam as TVs especificas a um tema dos EUA... nao precisam de grandes shares, apenas uma estavel e que os custos do programa sejam baixos

    Higuita
    Re:NTV (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 03-07-02 9:53 GMT (#4)
    sim.. uma TV que tem um programa chamado "Top Buracos" dedicado exclusivamente aos buracos das estradas lá por terras de tripeiros tambem deve aceitar quase tudo não?

    Regards...
    Re:NTV (Pontos:2)
    por BlueNote em 03-07-02 10:48 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Em contrapartida, as tv's ditas "nacionais" como a RTP, SIC, SIC Notícias e TVI passam imenso tempo dos noticiários ditos "nacionais" a falar dos buracos das ruas e do transito por terras Alfacinhas e ninguém acha estranho!
    Re:NTV (Pontos:1)
    por higuita em 05-07-02 3:16 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    o nome alfacinha foi uma invencao de algum huome do nuorte que era diplomata importante no sul...

    e' que ficava mal dizer "voces, mouros" quando ja' eram todos "cristoes"... logo inventou esta desculpa para soar melhor... "voces, alfaces"
      8)


    Higuita
    Re:NTV (Pontos:3, Interessante)
    por Gimp em 03-07-02 10:49 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    (Para matar 3 coelhos de uma só vez) Ao artigo comento o seguinte: Não são só "geeks" que poderão estar a ver o programa 2010. apesar da linguagem utilizada parecer ridícula poderá ser mais acessível a outros que não tenham um conhecimento da matéria. Claro que um programa que quase ele é um press-release é enjoativo...para fazer o que sugeres a equipa do 2010 teria de ser muito mais profissionalizada, e discutir os milhentos casos que afectam a indústria e mesmo o nosso quotidiano não dava para um programa de duração tão curta. Ter um Acontece tecnológico seria muito bom mas da maneira que a coisa está acho um bocado difícil. Quanto ao comentário de que a Micro financia o programa, bem, o problema não me parece esse, mas sim mais a piratada que o pessoal tem lá em casa :-). Por último, o comentário ao programa Top Buracos, por muito ridículo que possa parecer, funciona como meio de pressão à autarquia, os munícipes começam a ficar com a ideia que na autarquia o vereador responsável anda a dormir, e isso é mau para as sondagens. O saudoso Fernando Peça picava com humor problemas do género e mesmo depois dele de vez em quando em qq das TêVês lá vem uma queixa do género.


    "No comments"

    Re:NTV (Pontos:2)
    por higuita em 05-07-02 3:37 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    ta' certo, pode nao parecer muito importante, mas lembra-te que e' uma coisa relativamente curta e com piada de ver...
    nao e' algo que se veja todos os dias, mas se por acaso passas pelo canal e esta' a dar aquilo, e se es do porto pior ainda, vais ver, para ver os buracos que nao conheces, para te rires das situacoes (porque nao vale a pena chorar) e para elevares a morar,que aquele buraco que tens em frente a casa afinal nao e' assim tao mau

    e' um programa para chamar a atencao e resulta
    resulta porque faz com que o pessoal nao passe a frente o canal e pare la' um pouco (e com sorte, ve o programa seguinte) e resulta porque alguns buracos que aparecem no top, sao arranjados rapidamente...

    Higuita
    Re:NTV (Pontos:1, Engraçado)
    por SlickFox em 03-07-02 11:17 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    NAmadores? aquela coisa que supostamente é apresentada pela Karen Jardel??

    nem sequer percebe as dicas dos convidados!!! lol

    assim não duvido qu os custos sejam baixos!!!

    e o tema até podia ser interessante ...

    Cumps

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]