gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Servidor Web MS IIS perde quota significativamente
Contribuído por BladeRunner em 02-07-02 22:18
do departamento web-servers-race
www mlemos escreve "Segundo as estatísticas de servidores Web deste mês da Security Space o Microsoft Information Server (MS IIS) tem vindo a perder significativamente quota de mercado caindo para 22% enquanto o Apache sobe para quase 70%. Esta queda coincide com o lançamento das primeiras versões do Apache 2, mas a verdade é que essa versão ainda não tem expressão nas estatísticas de servidores Web por versão."

Finanças Portuguesas @ kuro5shin | 2010 e o "Software Livre"  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • mlemos
  • estatísticas de servidores Web
  • Security Space
  • estatísticas de servidores Web por versão
  • Mais acerca www
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Hum? (Pontos:3, Informativo)
    por Branc0 em 02-07-02 23:17 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Faltam aí uns números, pelo menos é o que diz o Survey mensal da NetCraft que dá à Microsoft 25% do mercado, e embora o Apache ainda se mantenha perto dos 65% já há alguns meses k vem perdendo terreno... nada significativo, basta um ISP mudar o seu Hosting de Apache para IIS ou vice-versa e temos alterações nestes números...


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:1)
    por joaorf em 02-07-02 23:46 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Esses índices são uma boa notícia (ainda que um pouco mais favoráveis ao Apache do que os da Netcraft).

    Mas existe uma triste realidade: um número significativo, porventura mesmo a maioria, dos sites de comércio electrónico corre Microsoft. O indicador mais aproximado para medir o número de sites de comércio electrónico é contabilizar aqueles que têm SSL. A Netcraft publica estas estatísticas, mas é necessário pagar para as obter (isto já mostra como são importantes).

    A Microsoft tem sido muito activa a desenvolver e a promover o seu Commerce Server. Esta aplicação permite fazer um site de comércio electrónico complexo sem sequer saber programar. Aplicações com a mesma potência existem feitas pela IBM, Blue Martini e Vignette. Todas estas geram servlets de Java. Projectos como o português Siteseed visam alcançar algo do género usando PHP, embora, por enquanto, não ofereçam as potencialidades das aplicações anteriores.

    Há demasiadas pessoas a programar em ASP actualmente, e muitas que desconhecem que PHP:

    • É tão simples de programar como ASP.
    • Tem, pelo menos, 10 vezes mais funções do que ASP, tornando o desenvolvimento muito mais rápido.
    • Quando utilizado em Windows, PHP consegue instanciar objectos COM, tal como o ASP.
    • Uma empresa que utilize PHP consegue reutilizar muito mais código do que se utilizasse ASP. Isto porque pode utilizar o PHP dos seus sites Unix em sites Windows, e vice-versa.

    O Espírito de Manada leva a desconfiar daquilo que é diferente. Tenho deparado com muitas situações em que responsáveis por empresas ficam desconfiados quando se lhes propõe usar PHP. São normalmente pessoas mal informadas, que sentem receio em investir em tecnologias "obscuras" e "marginais". Preferem apostar em "valores seguros" (i.e. Microsoft). Nestes casos, para os convencer, é muito importante dar exemplos de grandes sites que utilizem PHP. Já compilei uma lista. Se alguém estiver interessado, posso afixá-la aqui.

    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por ribeiro em 03-07-02 6:21 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Não queres colocar numa página, e deixar o link? Assim poderia também ser util para outras pessoas.
    --
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2, Esclarecedor)
    por rollerball em 03-07-02 9:22 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Viva!
    Antes de mais devo dizer que defendo que as plataformas "IIS,ASP,SQL Server" e "Apache,PHP,MySql" tem ambas qualidades e defeitos e cada uma tem áreas em que é melhor que a outra.
    Em relação aos teu post queria fazer alguns comentários:
    A M$ aposta forte no Commerce Server porque tem uma relação qualidade/preço muito boa.
    Em relação aos concorrentes que tu enunciaste não há qualquer comparação possivel na ordem de valores e é obvio que este factor pesa nas opções a seguir.
    O Commerce Server não é mais do que um conjunto de potentes objectos COM de fácil utilização. Depois existe um conjunto de "Solutions Sites" desenvolvidos pela M$ mas que não são directamente suportados por eles. Quando tu dizes "Esta aplicação permite fazer um site de comércio electrónico complexo sem sequer saber programar" só tens razão se se utilizar um destes "solutions Sites" mas como é obvio quem quiser fazer uma boa utilização do Commerce Server tem que saber adapta-lo e logo programar! Senão seria como usar o Horde\Imp para fazer um Webmail sem saber programar!

    Além da possibilidade de migrar de plataforma, que não me parece uma grande vantagem porque isso raramente acontece, quais são as vantagens que vês em usar php em windows?
    Antes de dares uma resposta laconica, informo-te que já fiz muitos sites em php e alguns em ASP e que conheço razoavelmente bem as duas plataformas.


    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por Gimp em 03-07-02 12:31 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    "A M$ aposta forte no Commerce Server porque tem uma relação qualidade/preço muito boa."

    A suposta qualidade/preço esbate-se, para não dizer borra-se, quando a merda de um worm/vírus ou um dos milhentos bugs do IIS ser o suficiente para atrofiar o linduu! website de e-commerce...


    "No comments"

    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por rollerball em 03-07-02 13:08 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Não concordo! Porque o que faz o M$ CS ter boa relação qualidade/preço não é a grande qualidade mas sim o baixo preço.
    Mesmo com os bugs e os worms existentes que podem implicar algum downtime continua a ser uma optima solução. Quem não exige "99,9%" de uptime e quer usar uma framewaork muito testada e com alguma qualidade

    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por Gimp em 03-07-02 14:44 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    "Porque o que faz o M$ CS ter boa relação qualidade/preço não é a grande qualidade mas sim o baixo preço."

    Ai ai, quanto é que custa a licença do w2k server meu menino? Sim, porque para issú funcionar precisas de windows não é? Mas se não interessa a qualidade mais vale por um windows 98 como servidor web e fazer as páginas em Word.


    "No comments"

    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por rollerball em 03-07-02 15:01 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    "não interessa a qualidade mais vale por um windows 98 como servidor web e fazer as páginas em Word. "

    Em nenhum lado eu não disse que não interessava a qualidade.

    O que eu disse é que em relação ao preço, em comparação com as soluções da BlueMartini, da IBM ou de outro do genero, CS + W2K Server custa uma ninharia. E custando uma ninharia o CS consegue ter uma relação preço/qualidade muito boa em relação aos seus concorrentes!

    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2, Informativo)
    por fmimoso em 03-07-02 12:56 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.mobi.com.pt
    A plataforma de comércio electrónico osCommerce (GPL) baseada em PHP, MySQL e Apache oferece muitas funcionalidades a custo zero (excepto mão de obra na possível modificação/adaptação) com grande estabilidade, apoio técnico gratuito (não garantido), seja da comunidade seja dos programadores, e dezenas de modificações contribuídas pelos próprios utilizadores.

    A instalação demora entre 5 a 30 minutos, inclui interface de administração via browser, suporte SSL, inúmeros módulos de pagamento, e o código, se bem que não muito bem documentado, não é criptíco.

    É um projecto com cerca de dois anos que eu recomendo vivamente. É utilizado em todo o mundo por milhares de pessoas/organizações, com alguns exemplos de grande qualidade (visitem o site).

    Tudo isto para dizer que sim, o espiríto da manada anda por aí...

    Mas para isso nada melhor que acenar com um relatório de custos. X custa Y e Z custa W. Money talks.

    P.S. Conheço alguém quem não conhecendo nada de programação, PHP, MySQL ou Apache conseguiu realizar um projecto baseado em osCommerce em algumas semanas. E funciona! :)

    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por rollerball em 03-07-02 14:23 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Parece-me ser um bom software mas não me parece uma framework como o CS.
    Nunca trabalhei com este software mas parece-me ser do tipo do phpshop que já utilizei. Tem muitas funcionalidades "out-of_box" mas não é bem a mesma coisa que o CS. Como disse noutro comentário poderemos no máximo comparar este software com os "Solutions Sites" do CS.

    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por Strange em 03-07-02 18:43 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.no-ip.org/
    Eu recomendo o Interchange, adquirido há não muito tempo pela RedHat. Há demos aqui.

    O seu uso mais comum, seguindo os demos, é em sites de comércio electrónico, mas pode ser alterado para servir objectivos completamente diferentes (a sua própria página inicial usa-o), e suporta uma versão própria de perl embebido.

    hugs
    Strange

    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:1)
    por Mulder3 em 03-07-02 13:39 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Estou á espera da lista, já agora quero fazer um reparo : e que tal a plataforma Apache+ASP+SQLserver em windows, com isso consegues ter os beneficios do ASP e sem o buggy do IIS, conheço alguns sites importantes que usam Apache Win32 em Win2k advanced server.
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por rollerball em 03-07-02 15:20 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Bem, este post serve apenas para te mostrar que existem vantagens no ASP. Não significa que não existem muitas desvantagens nem que o ASP é melhor que o PHP. Apenas mostra como posições extremas como a tua não fazem sentido!

    ASP - versão .Net
    Vantagens em relação ao PHP:
    -> Compilado, o que aumenta a perfomance
    -> Separação linear do codigo do HTML
    -> Conjunto de objectos muito potentes dondo destaco o RecordSet.Net
    -> ASP.Net deve ser considerado um Aplication Server mais do tipo do Zope, só que mais fácil de usar


    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por mlopes em 03-07-02 16:39 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    Conjunto de objectos muito potentes dondo destaco o RecordSet.Net

    Deves querer dizer DataSet, que realmente na teoria são muito bons, mas quando precisares de fazer uma aplicação (não, não é uma página web a repetir dados) em .NET vais descobrir que afinal aquilo dificulta mais do que facilita, esta pelo menos é a minha esperiência em .NET, quando tive formação aquilo era uma maravilha, fazia tudo, quando se passou a prática, nem o formador conseguia resolver as coisas de uma maneira simples! Ainda bem que não estou em prespectivas de voltar a usar aquilo!


    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por rollerball em 03-07-02 16:41 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Tens razão no nome "DataSet" mas até agora nunca me deu problemas nem com Oracle nem com Sql Server.!

    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por mlopes em 03-07-02 16:48 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Não é dar problemas com a ligação, o problema é com a organização dos dados dentro dos DataSets, falta flexibilidade para mexer os dados como se quer, o que me obrigou muitas vezes a recorrer aos DataReaders para manipular a informação e muitas vezes a não usar os DataBinds pela tal falta de flexibilidade existente!
    Enfim, mas isto sou eu que estou mal habituado, a programar em PHP e perl!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por rollerball em 03-07-02 16:51 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Explica a relação de "Enfim, mas isto sou eu que estou mal habituado, a programar em PHP e perl! " com o resto do comentário porque pelo que eu sei nem o php nem o perl tem essas funcionalidades !

    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por mlopes em 03-07-02 16:59 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    mas são mais flexiveis (na minha opinião) na maneira de aceder e manipular dados vindos das BD's, já que utilizam variáveis normais (strings, inteiros, etc...) que nos permitem fazer o que nos passar pela cabeça sem nos preocuparmos com as limitações de uma variável do tipo Dataset Datareader ou recordset!
    E se nos ASP's podes com facilidade passar esses valor para uma string ou whatever (apesar de a manipulação de vars em ASP não ser grande espingarda), em .NET se o fizeres já complica tudo porque perdes o acesso aos tais Databinds!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:1)
    por mlemos em 03-07-02 23:12 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Desde a versão 4 do PHP que este é compilado antes de executar. Antes de concluires que ASP.Net pode ser mais rápido, talvez seja melhor fazeres uns testes.

    De resto, lembra-te que podes aceder à maior parte dos recursos específicos do Windows através de PHP. Se te interessa, recomendo-te este livro que acabou de sair que é o primeiro que vejo que ensina a usar PHP tomando partido de coisas específicas do Windows (COM, .NET, MSXML, Active Directory, ADODB, etc.)
    Re:É bom, mas o futuro não se mostra risonho (Pontos:2)
    por rollerball em 04-07-02 8:52 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    "Desde a versão 4 do PHP que este é compilado antes de executar"

    Sim tens razão mas sempre que cada scr1pt é executado ele é re-compilado e logo muito mais lento que um programa que é compilado uma só vez. Claro que podes usar um mecanismo de cache-php mas mesmo assim não obtens resultados ao nivel do ASP.NET.

    E já agora, por acaso já fiz esses testes e acredita que o ASP.Net / IIS é mais rapido do que PHP/Apache em simples programas (nos 3 que eu usei para testar)!

    Em relação ao livro, parece-me interessante mas pelo que eu vi pela tabela de conteudos não deve trazer nada de novo a quem souber php e conhecer a tecnologia windows. Mas obrigado pelo link na mesma!

    Rollerball - The world most dangerous game !
    O que é M$ é que se vende (Pontos:2)
    por ribeiro em 03-07-02 6:33 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    É o que dizem aqui. Até já me tentaram reciclar a começar a dar formação M$, mas apenas conseguiram afastar-me mais do Windows.
    Depois dizem: Unix/Linux não se vende... e não é compativel com Windows.
    eh. Quero lá saber da compatibilidade. Isso é o mesmo que querer conduzir um carro com joelheiras e patins para ter compatibilidade com a maneira que andava quando era puto.
    Embora já exista o openoffice.org, a M$ não deve demorar muito a "inovar" o Office. ;- Abraços,
    Rui
    --
    Re:O que é M$ é que se vende (Pontos:1)
    por Lameiro em 03-07-02 16:34 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.lesi4ever.com
    Embora já exista o openoffice.org, a M$ não deve demorar muito a "inovar" o Office.

    Já estou a imaginar. O M$ Office com tantas "new features" que não interessam nem ao Pai Natal. Mas vais ter sempre a vantagem de conseguires escrever uma carta, gravar o .doc e este ocupar 2 ou 3 Mb.

    Isso só é bom para quem vende hardware pois o utilizador comum vai necessitar de mais um disco (de preferência grande!).


    -=[ Lameiro ]=-
    Re:O que é M$ é que se vende (Pontos:2)
    por BlueNote em 03-07-02 21:02 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    E como agora os discos ardem num piscar de olhos, ganham a dobrar...
    Grandes sites que utilizam PHP (Pontos:1)
    por joaorf em 04-07-02 16:31 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Tal como tinha prometido, aqui vai a lista que compilei de grandes sites que utilizam PHP. Por "grandes sites" designo os sites de grandes empresas e/ou sites com muito tráfego.

    Sites internacionais

    • zara.com - um dos vários sites da empresa de moda que tem 1359 lojas em 41 países do mundo, e conta com 27 mil trabalhadores
    • capitalone.com - um dos 10 maiores emissores de cartões de crédito nos EUA. Posição 260 na Fortune 500.
    • dc.com - Deloitte Consulting. Empresa de consultadoria com 15 mil trabalhadores em 33 países.
    • audiogalaxy.com - site do software seguidor do Napster. Até recentemente, dezenas de milhões de pages views por mês.
    • sourceforge.com - repositório de sites de projectos de software. 30 milhões de page views por mês.
    • insight.com - site de comércio electrónico. Empresa ocupa a posição 679 na Fortune 1000.
    Sites portugueses
    • Telepac
    • Clix
    • Sapo
    • IOL
    • Jazztel
    • Vianetworks
    • SIC
    • RTP
    • TVI

    Agradecia que quem tivesse mais exemplos para acrescentar, os afixasse aqui. Vou considerar, também, a possibilidade de colocar esta lista na Web.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]