gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Um português na LinuxTag 2002
Contribuído por chbm em 26-06-02 0:20
do departamento ir-pra-fora,-lá-fora
GNU jneves escreve "A Linuxtag ("Dia do Linux") é a maior exposição de GNU/Linux e Software Livre da Europa. A edição deste ano tinha como slogan "Where .com meets .org" e decorreu de 6 a 9 de Junho de 2002 em Karlsruhe, Alemanha. Apesar de mais pequena que a anterior (a recessão teve os seus efeitos), mesmo assim correspondia a um pavilhão da nossa FIL e teve mais de 14 mil visitantes. Esta exposição vai na sua sexta edição e inclui desde grandes a pequenas empresas e projectos de Software Livre a quem é fornecido espaço gratuito na exposição. Além da exposição existiam 3 tracks de conferências: uma no espaço da exposição onde os expositores apresentavam as suas empresas ou projectos, uma de negócios (infelizmente toda em alemão) e uma técnica. A track técnica era interessante, infelizmente era quase toda em alemão. As apresentações a que ainda assisti foram sobre o kernel Linux e o GNOME 2.0. "

As Empresas

As Grandes

As grandes empresas focavam-se especialmente num número reduzido de produtos ou serviços, com a excepção da HP:

  • SAP - Base de dados SapDB.
  • SUN - OpenOffice, Cobalt, Segurança.
  • Software AG - servidor aplicacional tamino.
  • HP - serviços, iPaq 3870, servidores blade, soluções SAN, e-mail, clustering.
  • SuSE - distribuição e serviços.
  • Intel - Intel Developper Services
  • IBM - websphere e algumas ferramentas para programadores.
  • Fujitsu-Siemens - Computadores, de portáteis a clusters.

As Pequenas

Em relação às empresas mais pequenas, encontravam-se divididas entre as que vendiam livros, as que prestavam serviços de desenvolvimento de software e administração de sistemas e as que demonstravam um produto em particular:

  • Aicas - Java Virtual Machine para hard realtime.
  • MySQL - os finlandeses da MySQL criaram recentemente uma filial alemã.
  • Pallas - software para supercomputação (PVM, MPI, compiladores, debuggers, etc.).
  • Asknet - distribuição de software online.
  • SSV - sistemas embebidos.
  • inducomp - sistemas embebidos, terminais de vending com suporte GSM, SMS e GPRS.
  • Astaro - software para firewall, VPN, routing, etc.
  • Perforce - source configuration management.
  • Cyclades - equipamento de rede.
  • Intevation - GIS e outros serviços.

Os Projectos

O espaço dedicado a projectos correspondia a perto de um terço do espaço da exposição. Ainda assim incluía projectos como Debian, GNOME, KDE, Rock Linux, XFree86 (com um ecrã em 16 LCDs de 15" cada), Linux Porting, FreeWRL (um browser para espaços 3D - era preciso usar os óculos), Linux Printing, etc.

Neste espaço encontrava-se também a booth da FSF Europa onde passei uma boa parte do tempo em representação da ANSOL. Este ano a FSF Europa tentou reunir uma presença europeia, convidando todas as organizações associadas. Assim tive o prazer de conhecer pessoas da APRIL (França), FFS (Aústria, AsSoLi (Itália), FFII (Alemanha) e AFFS (Reino Unido). Do ponto de vista técnico, havia um computador a demonstrar o GNU/Hurd. O conceito é engraçado, mas ainda tem alguns bugs... Claro que ajuda sempre ter um ou dois kernel developers ao lado a explicar o que se passa e porque é que aquele erro é igual ao que foi corrijido "ontem à noite" no CVS...

O Ambiente

Como estive lá por minha conta, a dormida foi num ginásio posto à disposição pela organização para os visitantes dormirem. É sempre interessante notar que a quantidade de equipamento informático que se encontrava ao lado dos sacos-cama dava para comprar uma casa. Como um pequeno exemplo, basta referir que o tipo ao meu lado na primeira noite estava a desempacotar uma placa PCMCIA de Bluetooth da Nokia, que pôs no portátil e depois usou para comunicar com o telemóvel e o iPaq 8370 (a correr GNU/Linux, claro).

No primeiro dia, depois do pequeno-almoço, fui para a exposição ajudar a acabar a booth (no dia anterior tinham descoberto que faltavam as paredes - e não me venham falar na eficiência alemã...). A exposição abriu calma, por isso fui dar uma volta. O pessoal do XFree86 a demorar toda a manhã a configurar a máquina com um ecrã composto por 16 LCDs de 15" (com Xinerama, claro). Tenho de admitir que fica impressionante. Fiquei impressionado com o FreeWRL (funciona mesmo) e dei uma volta à exposição.

Na primeira noite houve a LinuxNacht ("A Noite do Linux"), um evento social que decorreu no ZKM (o museu de media de Karlsruhe) - que recomendo a qualquer geek que se preze e passe por aqueles lados. Depois dos discursos da praxe tivémos um buffet e bebida à descrição (pela módica soma de 20 euros). Claro que o que interessou realmente foi o convívio...

Nos dias seguintes fui passeando, conversando com pessoas, tentando ajudar o desventurado responsável do GNOME a quem foram emprestadas duas workstations da Sun com Solaris que só funcionaram decentemente a partir do terceiro dia... Os meus parabéns à equipa do KDE, a sua booth estava bem organizada (havia demonstrações de software para educação, Kdevelop, KOffice, KDE 3, Opie e mais uma que não me lembro - todas com pessoas sempre prontas a explicar e a tirar dúvidas). Para quem não saiba, o Opie é um KDE para PDAs baseado em Qt Embedded e é o sistema por omissão do Sharp Zaurus. Por falar no Zaurus, é um PDA ao nível do iPaq, bonito, com um teclado funcional e todas as features a que o iPaq nos habituou, com a diferença deste vir de fábrica com GNU/Linux e não PocketPC. Infelizmente não está prevista a sua venda para Portugal (uma pena)...

Tenho de admitir que só no último dia fui a alguma das conferências. Uma do Alan Cox sobre qual a melhor maneira de integrar código no kernel (espectacular, como sempre) e outra do Michael Meeks sobre GNOME 2. O que mais me impressionou nesta foi a demonstração de uma aplicação que era capaz de mostrar as widgets de outra aplicação diferente e mesmo modificá-las utilizando apenas o back-end CORBA, ou seja, com esta versão é possível editar em tempo-real o interface de uma aplicação, independentemente da aplicação. Claro que a maioria das pessoas ficaria mais impressionada com a utilização de menos memória ou o suporte de SVG e gradientes com que o nautilus faz o XP parecer lento e feio... E claro tivémos a promessa do Release Candidate 1 para 10 de Junho (Estranhamente, ou talvez não, só saiu a 14).

No último dia já andava cansado da "comida" alemã e fui jantar (com um grupo de recentes amigos) a um restaurante turco. Entre a conversa descobri como a recente proposta de utilização de Software Livre na administração pública alemã. Acreditem ou não, o último impulso foi dado pela Microsoft: primeiro com uma carta de um cidadão enviado a todos os elementos do parlamento alemão. A identificação deste cidadão como funcionário de uma empresa de comunicação contratada pela Microsoft não ajudou, mas o pior ainda estava para vir. Na véspera da votação a Microsoft convidou todos os deputados do parlamento alemão para um evento social num hotel de luxo. À espera de cada um dos deputados estavam 3 pessoas contratadas pela Microsoft para "explicar-lhes" o quão mal era esta medida para eles e para a Alemanha. Resultado: alguns dos deputados nao gostaram e mudaram o seu voto a favor da proposta, garantindo-lhe uma maioria confortável. Obrigado Microsoft.

Mais um buraco no SSH (próximos episódios). | Resultados das Eleições do FreeBSD  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Debian
  • Intel
  • jneves
  • Mais acerca GNU
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    posts destes SIM... (Pontos:1)
    por m3thos em 26-06-02 1:12 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~mmsf
    Era só pra dar os parabéns a este post, gostei bastante, informou-me, enterteu-me e estava com o texto muito bem estructurado..

    p.s.: deixa lá ver se levo uns flames por fazer posts destes...(não é a intenção, mas como por aki há sempre uns prontos pra cortar no ppl..)


    Miguel F. M. de Sousa Filipe handle: m3thos email: mmsf@rnl.ist.utl.pt More Human than Human.

    Re:posts destes SIM... (Pontos:2)
    por Gimp em 26-06-02 8:51 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Bem, velhos do Restelo à parte, eu aprendi dessa maneira e já tou velho para mudar :-). Faz-me lembrar aqueles almanaques de 1900 e qq coisa em que ainda se usava ph para pharmácia e outros que tais.


    "No comments"

    Re:posts destes SIM... (Pontos:2)
    por BlueNote em 26-06-02 13:18 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    O "acordo ortográfico" de que falas nunca entrou em vigor. As regras que preconizava não se aplicam.

    Quanto ao "estruturado" tens razão, mas que eu saiba, nunca se grafou "estructurado"... isso é fruto das "overdoses" de inglês ;)

    Datas de conferências. (Pontos:2)
    por ribeiro em 26-06-02 6:08 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Artigo bem escrito, sim.
    Seria possivel também anunciar estas conferências com alguma antedência para outros poderem ter a possibilidade de ir?
    Podemos inclusive criar numa conferencia o banquinho do gildot. ;->
    --
    Re:Datas de conferências. (Pontos:2)
    por jneves em 26-06-02 19:33 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Bem, para irem marcando, a LinuxTag 2003 vai ser de 5 a 8 de Junho de novo em Karlsruhe.
    Mysql (Pontos:2)
    por Gimp em 26-06-02 8:53 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Só um pequeno reparo, a Mysql não é sueca?


    "No comments"

    Re:Mysql (Pontos:2)
    por mlopes em 26-06-02 10:55 GMT (#7)
    (Utilizador Info)

    Parece que tens razão!

    The company was set up in Sweden by two Swedes and a Finn(...)

    Retirado daqui!


    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Mysql (Pontos:2)
    por racme em 26-06-02 12:06 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    é sueca mas o Monty é a empresa!
    Como tb My, nome da filha de Monty, faz parte do nome do produto podese dizer sem qualquer problema q é mais filandesa q sueca ;)



    .:What Are you doing Arthas?!
    .:Im succeeding you, my FAtherrr!!!!
    Re:E umas fotos digitais sobre a feira... (Pontos:2)
    por jneves em 26-06-02 19:38 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Aqui:

    http://media.linuxtag.org/2002/webcams/m 2/

    Na página há mais: http://media.linuxtag.org/gallery/album01

    Re:E umas fotos digitais sobre a feira... (Pontos:1)
    por dialer em 26-06-02 21:43 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    e quando foi isso???? e onde ???? eu pessoalmente nao tive conhecimentos deste tal !!!!!!!! foi uma pena em nao ter ido visitar :-(

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]