gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
MB.NET
Contribuído por chbm em 21-05-02 18:21
do departamento armados-aos-cucos
News Esta notícia do TekSapo alerta para a mudança no MBNet.pt. Agora, o MBnet funciona via uma aplicação para o Internet Explorer, parece que querem que o seu site de "pagamentos seguros na internet" seja utilizado com o browser mais ridiculamente inseguro do mercado. Disfarçado no novo site (feio) do MBNet está um link ("Go") para um pedaço de texto armado em html que tenta abrir uma janela com com o form antigo. Comentários para webmaster@mbnet.pt :).

Morreu Stephen Jay Gould | Google Rules!  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • notícia do TekSapo
  • com o form antigo
  • webmaster@mbnet.pt
  • Mais acerca News
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    No reino do IE (Pontos:2, Engraçado)
    por henrique em 21-05-02 19:11 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Pela descrição, esse "utilitário" parece-me ser um controlo ActiveX.
    Não podiam ter feito a mesma coisa em Java, de forma a ser portável?
    Re:No reino do IE (Pontos:3, Engraçado)
    por racme em 21-05-02 23:33 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    nao da pa!

    nao ves q o chispe ja nao suporta JAva!! :D


    .:}The best thing I ever did with windows was download Linux{:.
    Re:No reino do IE (Pontos:1)
    por joaorf em 22-05-02 0:41 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Suporta sim. Basta importar o plugin. Qualquer leigo instala aquilo pois, no lugar do applet, surge uma janela a perguntar se quer importar e instalar o Plugin Java. No total requer um ou dois cliques de rato. Acho que está ao alcance do QI de um utilizador do MBNet...
    É uma pena... (Pontos:1)
    por Endymion em 21-05-02 20:35 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    ..pk gosto do conceito do MBNET... pergunto-me se neste momento os outros servidores da CGD tb serão baseados em winblows..
    Re:É uma pena... (Pontos:3, Informativo)
    por Gamito em 21-05-02 22:09 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/~gamito
    A Caixa Directa Online que é o serviço de HomeBanking da CGD é exemplar neste aspecto.
    Come toda a m3*da desde que suporte https e JAVA.

    Ainda há poucos dias o site levou um face-lift e surpresa das surpresas: têm um daqueles dropdown menus que estão na moda... e funciona em NS/Mozilla.

    A CGD é um exemplo a seguir neste aspecto.

    Ass. um cliente satisfeito.

    Mário Gamito
    Vou deixar o BPI (Pontos:3, Interessante)
    por henrique em 21-05-02 23:34 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Estou farto de não conseguir usar o BPINet em Linux. Vou mudar para CGD e escrever uma carta à direcção do BPI a explicar porquê.
    Re:Vou deixar o BPI (Pontos:3, Informativo)
    por higuita em 22-05-02 17:45 GMT (#82)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    o mesmo problema com o mozilla... o resto parece ir funcionando +- (do pouco que usei)

    ta' a melhorar, pelo menos agora ja' deixa entrar... talvez daqui a uns meses esteja ok 8)

    mas ainda assim, a CGD e' o melhor, seguido pelo cidade bcp (que tem um problema de design, depois de entrar nao vai directamente para o "homebanking" e a barra lateral demora a sempre a carregar)


    Higuita
    Re:É uma pena... (Pontos:2)
    por vd em 22-05-02 15:11 GMT (#53)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Afirmativo!

    O Mozilla come tudo da CGD sem problemas!

    De facto, ainda e' o melhor que se ve por ai.

    Cumprimentos,
    vd
    Port do MBNET para Linux :) (Pontos:2, Interessante)
    por vfp em 22-05-02 0:17 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Num esforço muito grande levado a cabo por mim, o RMS e o próprio Linus, conseguimos portar essa grande aplicação da SIBS para linux!

    javascr1pt:window.open("https://www.mbnet.pt/mbnetAut.html","MBNet","height=300,width =400,top=200,left=300,status,dependent,scrollbars=no,resizable=no,toolbar=no,menubar=no,di rectories=no location=no");

    Criem um bookmark no vosso browser preferido com o endereço em cima (para os mais desatentos, troquem o 1 por i em javascr1pt!!!) e magia!

    Realmente é incrivel como aparecem logo uma data de tipos a falar mal e a dizer que vão deixar de usar o serviço sem se quer ir ver o que é que a aplicação é na verdade: um javascr1pt e um icone...

    Meus amigos, critiquem todas as atitudes monopolistas quer da Microsoft quer de qualquer outra empresa, mas façam-no com razão... Realmente javascr1pt nem é nada portável, nem standard... :(

    Service Pack :) (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 0:32 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Para imitar a MS, tb este magnifico software opensource, já tem um service pack só para ele... ;)

    Parece que no mozilla só funciona se for:
    javascr1pt:window.open('https://www.mbnet.pt/servlet/pvtn?TRN=H45701F00','MBNet','heig ht=300,width=400,top=200,left=300,status,dependent,scrollbars=no,resizable=no,toolbar=no,m enubar=no,directories=no,location=no');

    (Cuidado com as quebras de linha e com os espaços meio.)

    As minhas desculpas por não ter verificado o link naquele que é IMHO "provavelmente o melhor cerveja^H^H^H^H^H^H^H browser do mundo."

    Re:Service Pack :) (Pontos:2)
    por raxx7 em 22-05-02 1:48 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Aqui no Galeon a janela actual fica em branco. Por um void("") depois disso parece resolver.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    E porque raio precisam do Javascript? (Pontos:5, Esclarecedor)
    por jmce em 22-05-02 7:51 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Deve ser divertido ouvir essa solução debitada ao telefone por alguém numa linha de apoio técnico ao cliente da SIBS (rematando com "lamentamos o incómodo, mas é um defeito do seu browser...").

    HTTP, formulários em HTML e programação do lado do servidor chegaram (do lado técnico) para a Amazon e muitas outras empresas e serviços online nascerem e crescerem durante muitos anos. O Javascript também foi sendo usado, é suportando por vários browsers, mas não foi o mais importante para eles e muitos outros. E às vezes até se desactiva por razões de segurança (mas como sabem que é portável e standard devem saber também isso e muito mais).

    No SIBS e outros pólos-de-excelência clusters-de-inovação (até no Instituto Português da Qualidade...) são mais sofisticados. Dominam toda a tecnologia e exibem o virtuosismo todo de uma vez. Até sabem usar standards, e usam tantos quantos conseguem usar porque sabem que quanto mais standards usarem ao mesmo tempo mais standard o produto final fica.

    Isso do HTML simplezinho e formulários-banais é só para americanos decadentes que nem percebem a vergonha que é um sítio estar acessível até a um browser de texto. Em Portugal (e não só) somos europeus, chiques, refinados, hi-tech-pós-pós-modernos, sujeitos-a-cursos-de-formação de formadores-de-formadores-de-formadores multi-media e SABEMOS (TM) que no nosso segmento-de-mercado o cliente nem liga ao nosso sáite se não houver um floreado em Javascript, glamour com Flash e um "Finale allegro non tanto" crashando o browser com um "tour-de-force" em Java.

    It's hard to mess up a single page? Não, para nós é tão fácil como saltar à corda. Somos OS MAIORES. Somos bué da kewl. E os asciizóides que não acreditam só têm de olhar para os prémios que merecidamente recebemos uns dos outros e roer-se de inveja.

    More messing up of a single page... (Pontos:2)
    por jmce em 22-05-02 8:02 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Agh, link velho acima. A edição "nova", já com bons anos, é ainda mais suculenta. Já perdi a conta ao número de vezes que repeti este link aqui no Gildot, mas pelo andar da carruagem isto devia ser administrado por via intravenosa a alguns "designers" (notar as aspas) como parte da vacinação obrigatória...
    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 8:48 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Deve ser divertido ouvir essa solução debitada ao telefone por alguém numa linha de apoio técnico ao cliente da SIBS (rematando com "lamentamos o incómodo, mas é um defeito do seu browser...").

    A "aplicação" é um simples bookmark. Uma solução mais simples por parte da linha de apoio seria "Lamentamos não disponibilizar esta aplicação para o seu browser, mas tudo o que tem de fazer é guardar a homepage do mbnet nos seus favoritos e quando quiser efectuar a compra, abra uma nova janela e segue o link dos seu favoritos".

    HTTP, formulários em HTML e programação do lado do servidor chegaram (do lado técnico) para a Amazon e muitas outras empresas e serviços online nascerem e crescerem durante muitos anos. O Javascr1pt também foi sendo usado, é suportando por vários browsers, mas não foi o mais importante para eles e muitos outros. E às vezes até se desactiva por razões de segurança (mas como sabem que é portável e standard devem saber também isso e muito mais).

    Eu também sou contra abusos. Acho que a informação e a simplicidade de utilização é muito mais importante que o "eye candy". Deve ser usado quando necessário e quando usado, deve-se ter em atenção se funciona em "todos" os browsers. Mas quando é necessário deve ser usado! Se não usas javascr1pt porque te sentes mais seguro assim, é uma opção tua! Eu prefiro usar por exemplo o Mozilla e estar atento às actualizações. Tu preferes andar com ele desligado. Mas não podes achar que os prestadores de serviços tem de fazer as coisas à tua maneira pois em muitas coisas é extritamente necessário ter alguma programação do lado do cliente.

    No SIBS e outros pólos-de-excelência clusters-de-inovação (até no Instituto Português da Qualidade...) são mais sofisticados. Dominam toda a tecnologia e exibem o virtuosismo todo de uma vez. Até sabem usar standards, e usam tantos quantos conseguem usar porque sabem que quanto mais standards usarem ao mesmo tempo mais standard o produto final fica.

    Concordo contigo quanto a isto. Aqueles que mais deviam dar o exemplo de acessibilidade / usabilidade, por vezes são os que menos o fazem. Simple is Beautiful. E o problema nem são os standards, é quando os standards são somente o IE.

    Isso do HTML simplezinho e formulários-banais é só para americanos decadentes que nem percebem a vergonha que é um sítio estar acessível até a um browser de texto. Em Portugal (e não só) somos europeus, chiques, refinados, hi-tech-pós-pós-modernos, sujeitos-a-cursos-de-formação de formadores-de-formadores-de-formadores multi-media e SABEMOS (TM) que no nosso segmento-de-mercado o cliente nem liga ao nosso sáite se não houver um floreado em Javascr1pt, glamour com Flash e um "Finale allegro non tanto" crashando o browser com um "tour-de-force" em Java.

    E achas que isto é só um problema português ou europeu? Será que por nascermos "tugas" estamos condenados à ignorancia e ao fracasso? Será que o V Império do Pessoa nunca se irá cumprir? De facto com atitudes como a tua de bota-abaixo, de derrotados à partida e como o que é americano é que é bom, se calhar estamos mesmo condenados...
    Irritações (Pontos:2)
    por BlueNote em 22-05-02 9:16 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    "tugas" ??? Por-amor-de-deus, acabem lá de repetir isso a toda a hora!! Ainda não se aperceberam que isso é um insulto em todo o lado? Que em todo o lado simboliza o portugalzinho pequenino, pobrezinho que pensa pequenino e pobrezinho, decadente, conservador e foleiro???

    Quanto ao "V Império": Convertam 61658 (decimal) para hexadecimal e substituam na linha tracejada:

    Que se ____!

    Re:Irritações (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 10:09 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Só tu é que deves pensar assim... Não existe nada nem na palavra, nem na mascote da selecção com o mesmo nome, que me faça pensar assim.

    Quanto ao V Império, provavelmente nem sabes o que é, caso contrário nunca terias dito o que disseste... O V Impérios não são colónias, é cultura. Se te tás a f*der para a cultura, então nem perco mais tempo contigo e a conversa fica por aqui.

    Re:Irritações (Pontos:2, Interessante)
    por BlueNote em 22-05-02 11:53 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Para tua informação, "tuga" é diminuitivo de "portuga" e se bem que do ponto de vista do humor negro esteja bem escolhido para nome de mascote, não se pode ignorar o verdadeiro significado (pejorativo) da palavra "portuga".

    Quanto ao V Império, que referencias ao Pessoa, é um conceito de superioridade cultural e de fé nascido há já muitos séculos com o Padre António Vieria, que o próprio Pessoa não preconizava por aí além. A frase "A minha pátria é a língua portuguesa" não se refere ao V Império e a "Mensagem" é uma obra feita para concorrer a um concurso literário e conseguir ser publicado - uma obra condicionada para agradar á censura e ao júri e aliás, o único livro que o Pessoa conseguiu ver publicado em vida por em nenhum outro momento se ter condicionado da mesma maneira.

    Mantenho o que disse sobre o V Império. Claro que o mesmo não se aplica à cultura, mas a cultura não é uma coisa que se adquira sem espírito crítico.

    Re:Irritações (Pontos:2)
    por CrLf em 22-05-02 23:32 GMT (#103)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Só tu é que deves pensar assim... Não existe nada nem na palavra, nem na mascote da selecção com o mesmo nome, que me faça pensar assim.(...)

    Não, eu também penso assim, além disso "tugas" parece um nome para uma selecção das Cerci, com o devido respeito às Cerci. Um nome foleiro indeed.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Irritações (Pontos:2)
    por cgd em 22-05-02 10:26 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    Quanto ao "V Império": Convertam 61658 (decimal) para hexadecimal e substituam na linha tracejada: Que se ____!

    Ora aí está uma frase interessante.
    Check this:

    main(){char *s="se ";printf("%c%c%s%s%x\n",s[0]-2,2+0[s],&1[s],s,61658);}

    cya


    -- carlos

    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 9:19 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Clap, clap, clap...

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:E porque raio precisam do Javascript? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por mlopes em 22-05-02 9:46 GMT (#21)
    (Utilizador Info)

    Será que por nascermos "tugas" estamos condenados à ignorancia e ao fracasso?

    Podemos não estar condenados, mas não vai ser facil afastarmo-nos do fracasso enquanto tudo o que se faz neste pais for tão ou mais mal feito do que o MBNet, e os habituais defensores da pátria, em vez de tentarem fazer com que o seu pais melhore, defendem o que está mal feito, só porque não somos piores do que os outros! Acorda! Ser melhor ou igual aos outros é fazer as coisas tão bem ou melhor que os outros, e é por isso que nós devemos lutar, não por defender aquilo que se faz mal só porque é feito em casa! Aquilo que tu aqui chamas bota-abaixo é conhecido como critica construtiva e visa sugerir melhorias num serviço que é oferecido aos consumidores, como podes ver num comentário ao mesmo artigo, também se diz bem de coisas feitas em Portugal (Caixa Directa Online da CGD), quando elas merecem que se diga bem!


    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 9:57 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Acorda! Ser melhor ou igual aos outros é fazer as coisas tão bem ou melhor que os outros, e é por isso que nós devemos lutar, não por defender aquilo que se faz mal só porque é feito em casa!

    Eu não disse isso de forma alguma! São palavras tuas!

    Dizes bem: não há problema em criticar de forma construtiva mas o tipo que comentários a que eu me estava a referir, dificilmente podem ser criticas construtivas! Diz-me tu onde é que a qualidade de serviço do mbnet ficou diminuida por eles terem feito um botão para o IE que nada tem a ver sequer com o serviço em si? No entanto choveram logo aquilo a que tu defines por "criticas construtivas" mas que para mim é bota abaixo mesmo... :(

    Eu também sou cliente da CaixaDirecta Online e tou bastante satisfeito! Muito mesmo!

    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:2)
    por jmce em 22-05-02 12:30 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Eu não costumo ter o javascript desligado, mas se fosse fazer um serviço para uso muito disseminado pensava 20 vezes (ou nenhuma...) antes de o usar. Há casos onde ele é muito útil, e se o ambiente de uso for controlado (por exemplo, formulários para uso numa rede interna conhecida) pode ser a melhor opção para simplicar tarefas mais chatas com o mecanismo de formulários "clássico" sem ajuda de javascr1pt.

    O problema é que é frequentemente tomado como indispensável onde ele não é indispensável, e à custa de ligeira conveniência nalguns casos arrisca-se lixar o acesso para outros.

    O problema não é só português ou europeu, embora tenha o feeling de acontecer mais (a nível de quem tem dinheiro para pagar trabalho cuidado) a nível europeu. Não tenho quaisquer ideias de estarmos condenados à ignorância e ao fracasso. Se estivesse, tinha ficado calado. A ideia não é ser bota-abaixo, é encorajar as pessoas a aprender com bons exemplos. Ainda por cima, nada disto é "rocket science". Fosse tudo tão complicado assim...

    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:2, Interessante)
    por mvalente em 22-05-02 12:48 GMT (#38)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Será que por nascermos "tugas" estamos condenados à ignorancia e ao fracasso?

    Sim. Quem nasce "tuga" será sempre "tuga", burro e ignorante e com fracasso garantido e merecido.

    Eu não sou "tuga". Sou PORTUGUÊS. Sou Lusitano. Sou Celta-Ibero. Sou o que quiseres. Mas não sou "tuga". Recuso-me a ser "tuga".

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:2)
    por Gimp em 22-05-02 15:24 GMT (#57)
    (Utilizador Info)
    Bis! Bis! Pensava que era um sono colectivo e tavam todos anestesiados...tuga...que raio de epíteto.


    "No comments"

    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:2)
    por Gamito em 22-05-02 16:00 GMT (#60)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/~gamito
    Apoiado!
    Abaixo essa cretinice estúpida do tuga.

    Nunca vi ideia(?) mais merdosa na minha vida.

    Mário Gamito
    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:1)
    por pedro em 22-05-02 16:56 GMT (#73)
    (Utilizador Info)
    mário, o verdadeiro patriota bom pai de família e apoiante da selecção é tuga. foi oficializado pela federação portuguesa de futebol.
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:1)
    por Nom_de_plume em 22-05-02 17:16 GMT (#76)
    (Utilizador Info)
    Eu queria era que me pagassem bem pelo trabalho que faço.... Por isso até mudava de nacionalidade...
    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 19:27 GMT (#85)
    (Utilizador Info)
    Caro Mário Valente,

    eu só me referi "tugas" porque era o post anterior ao meu que falava dos portuguêses de forma depreciativa, "negando-lhes" qualquer capacidade inovadora, ao contrário do que se faz lá fora. Eu pessoalmente também não gosto do termo mas usa-lo entre aspas não me parece ser razão para um comentário arrogante da tua parte.

    Não posso deixar de achar engraçado a forma como as pessoas se desviam do assunto principal de um post para se agarrarem a uma mesquinhice ou, até aceito, a má escolha de *uma* palavra do meu post.

    A ti, caro Mário e também a alguns outros, julgava-os mais inteligentes que isso.

    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:2)
    por mvalente em 23-05-02 5:27 GMT (#107)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Caro vfp:

    Agradecia que me indicasses qual é a parte do meu comentario que consideras arrogante.

    E, já agora, porque é que tu e outros "inteligentes" vêem arrogancia em qualquer post que eu faça, mesmo que seja a dizer "Me too". Não que eu nao seja arrogante. Sou. Mas tinha curiosidade em saber como descobrem isso em alguns posts.

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:E porque raio precisam do Javascr1pt? (Pontos:2)
    por leitao em 23-05-02 9:03 GMT (#108)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Mario, o tipo estava com a cabeca quente depois desta parvoice toda -- nao ligues.

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:2)
    por mlopes em 22-05-02 9:30 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Boa!!!! Agora já só temos que aprender javascr1pt para utilizar o MBNet!!!!
    Realmente ninguêm aqui tem razões para reclamar, afinal era só e mesmo só aprender javascr1pt e voilá.... estamos a utilizar o MBNet qual utilizador do IE!

    Pelo menos tens a noção do que estás a dizer? Achas mesmo que não há motivo para reclamar?

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 9:47 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Boa!!!! Agora já só temos que aprender javascr1pt para utilizar o MBNet!!!!

    Caros gildotianos:

    as linhas que se seguem podem conter alguma linguagem menos própria. Por este motivo, peço desde já as minhas sinceras desculpas mas tem mesmo que ser. :)

    Obrigado.

    Porra!!! Onde é que raios tens que aprender javascr1pt para usar o mbnet??? Sabes usar um browser? Sabes abrir uma janela? Sabes escrever www.mbnet.pt e carregar enter?
    O serviço MBNET está igual! Continua acessivel através de qualquer browser actualizado.

    Pelo menos tens a noção do que estás a dizer? Achas mesmo que não há motivo para reclamar?

    Eu tenho a noção do que estou a dizer! Tu é que parece que nem foste ver o mbnet! Não existe razão nenhuma para reclamar pois o serviço não foi bloqueado nem diminuido de alguma forma para clientes não IE. A SIBS não é obrigada de forma alguma a fazer aquele tipo de "aplicações" para todos os browsers nem todos os SO porque simplesmente aquilo não faz parte do serviço em si e é *apenas* um link!
    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:2)
    por mlopes em 22-05-02 9:54 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    E tu descobriste esse link sem utilizar conhecimentos de HTML e/ou Javascript? Não pois não? Achas que isso é uma solução viável para um utilizador normal!

    javascr1pt:window.open("https://www.mbnet.pt/mbnetAut.html","MBNet","height =300,width =400,top=200,left=300,status,dependent,scrollbars=no,resizable=no,toolbar=no,menubar=no,di rectories=no location=no");

    Isto não me parece nada mesmo tirado do conteudo da página, explicas-me se eu não soubesse HTML e JS, ou melhor, se fosse um utilizador normal que nem sabe da existencia do "view source" como é que descobria isto!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 10:04 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Por não ser uma solução viavel é que a instalação deste icone é feita de forma automatica com uma aplicação assinada pela SIBS.

    Será tão dificil de compreender que isto é apenas um link? Não tem nada a ver com o serviço? Que não é preciso para nada? Que mal é que te faz que se facilite a vida aos clintes que usem o IE e que *optem* por instalar o icone?

    Eu não uso o MBNET mas nem é por usar linux e o mozilla... É porque não tenho muta guita para gastar... :)

    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:2)
    por BlueNote em 22-05-02 12:01 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    O google também tem uma barra de integração apenas para o IE e ainda ninguém reclamou.
    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 12:39 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Clap, clap, clap.....


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 12:41 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Ora ai está um bom exemplo! :)

    Um dos melhores comentários nesta discussão até agora!

    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:2)
    por jmce em 22-05-02 13:01 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Se calhar porque toda a gente o pode usar bem sem depender da barra de integração para IE... (por acaso no Galeon tenho campos para o Google na toolbar, mas a apetência pelo uso do Google e o essencial da facilidade de o usar não dependeu disso).
    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:2)
    por Gimp em 22-05-02 13:27 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    O Google tá cheio de java, javascr1pt, flash e tudo e mais alguma coisa "integrada" e direccionada para um determinado browser. E nos servidores só usam productos microsoft :-).


    "No comments"

    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:1)
    por pedro em 22-05-02 16:59 GMT (#74)
    (Utilizador Info)
    se calhar é pq os outros já vêm com os campos para pesquisar no google na toolbar... ou porque o google tem lá em letras grandes se não usar ie então por favor use este método....
    enfim...
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:2)
    por Strange em 22-05-02 21:04 GMT (#90)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.no-ip.org/
    Não sinto falta dessa barra, mas para quem quiser:

    http://googlebar.mozdev.org/

    hugs
    Strange

    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:2)
    por pmsac em 22-05-02 14:23 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    <joke> RMS ? Ou seja, com esse link, passa-se a aceder ao GNU/MBNET ? </joke>
    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:Port do MBNET para Linux :) (Pontos:1)
    por spyder em 22-05-02 20:02 GMT (#86)
    (Utilizador Info)
    Nao. GNU/AOL/MBnet (nao terias javascr1pt sem netscape, que e' parte da familia AOL)
    e aqueles bugs, já desapareceram? (Pontos:2, Despropositado)
    por BlueNote em 22-05-02 9:19 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    A mim o que me interessava é que alguém fizesse uns testes e descobrisse se já resolveram o bug de aquilo devolver "utilizador errado" e "password errada"... Como é costume cá em .pt, primeiro há uma enorme polémica à volta das coisas e depois nunca mais se fala disso... nada se leva até ao fim e nada se resolve. É uma alegria!
    Re:e aqueles bugs, já desapareceram? (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 9:32 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Já está resolvido à *muito* tempo! Tinhas perdido menos tempo a ir ao mbnet e testar com um user e password qualquer do que a escrever o post que escreveste que ainda por cima não tem razão de ser.
    Re:e aqueles bugs, já desapareceram? (Pontos:2)
    por BlueNote em 22-05-02 11:41 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Pois podia. Mas quis escrever segundo o ponto de vista de um utilizador normal que não percebe nada disto e por isso se vê indefeso no meio das polémicas de que nunca consegue saber o desenlace.

    Desculpa, mas acho que tem rezão de ser.

    Re:e aqueles bugs, já desapareceram? (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 12:36 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Ok, é um ponto de vista...

    Porém se eu fosse um utilizador desinformado, o que fazia não era mandar bocas para um forum público mas sim informava-me. Dar opiniões não informadas não é informação: é contra-informação...

    Re:e aqueles bugs, já desapareceram? (Pontos:2)
    por BlueNote em 22-05-02 14:49 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    Mas isso é o que eu quero salientar: não encontras. Só encontras as polémicas. Os desenlaces não. O mínimo que se esperaria é que as pessoas que "levantaram a lebre" (ou entidades independentes) também depois viessem assumir, sim senhor, corrigiram, parabéns ou então ainda não resolveram isto e aquilo mas já resolveram aqueloutro ou ainda corrigiram tudo mas nós continuamos a não gostar -- enfim, qualquer coisa.

    Mas o que se passa não é isto, genéricamente, não apenas no caso do MB-Net, primeiro apontam-se problemas, fazem-se críticas, os visados vêm com a resposta-tipo "estão-nos a atacar"/"é tudo mentira", gera-se uma enorme polémica e depois... nunca ninguém ouve mais falar no assunto, não se sabe como a história acabou... NADA!!

    netscape6 em windows (Pontos:1)
    por pedro em 22-05-02 9:38 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    o sáite fica lindo....
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Bota abaixo. (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 11:24 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/

        A SIBS e' capaz de ser dos poucos sitios em Portugal onde de vez em quando se inova (o servico do MBNET foi talvez dos primeiros a surgir no mundo a fazer o que faz), mas nao se deixa de mandar bitaites pelas merdas mais triviais como se o site usa Javascr1pt ou outra coisa qualquer...

        Era mais produtivo louvar o esforco e deixarem-se os preciosismos (aka, inveja) de lado.

        Regards,

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:Bota abaixo. (Pontos:2, Engraçado)
    por pedro em 22-05-02 11:47 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    mais um cliente m$ satisfeito...
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:Bota abaixo. (Pontos:1, Lança-chamas)
    por leitao em 22-05-02 12:28 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Se nao gastasses o teu tempo com tantas atitudes aparvalhadas talvez percebesses que as coisas 'a tua volta sao algo mais do que uma guerra entre a M$ e os outros.

    Oh well...

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:Bota abaixo. (Pontos:1)
    por pedro em 22-05-02 16:39 GMT (#68)
    (Utilizador Info)
    por falar em aparvalhados, não consegues ver além da guerrinha anti-m$, como tu lhe chamas? uso ns6 em windows e galeon em linux, não consigo usar o site, ponto final. obviamente que para quem usa ie tá tudo bem, os outros que se f*dam.
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:Bota abaixo. (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 16:48 GMT (#70)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Nao deves ter lido esta thread toda -- e' que se fores ver uns posts acima veras um gajo da SIBS a explicar que de facto o servico funciona perfeitamente em Netscape -- e so' para ter a certeza que o gajo nao e' mentiroso -- fui experimentar o site (nao experimentei o servico em si), e pareceu-me funcionar perfeitamente em NS4.7.

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:Bota abaixo. (Pontos:1)
    por pedro em 22-05-02 16:53 GMT (#72)
    (Utilizador Info)
    como eu disse num post acima (se calhar não leste a thread toda) o sáite em netscape6 em *windows* fica mto bonito e funcional.
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:Bota abaixo. (Pontos:3, Informativo)
    por raxx7 em 22-05-02 17:20 GMT (#77)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Não tendo directamente a ver com o ícone para IE, o Link que diz "GO" não funciona em Mozilla/Galeon (Linux). O que basicamente impede o pessoal de utilizar o serviço.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Bota abaixo. (Pontos:3, Esclarecedor)
    por higuita em 22-05-02 18:30 GMT (#83)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    yep, esta e' a questao principal...

    alguem com o mozilla ou o netscape 6.x ou 7.x vai la', clica no go e aparece uma janela em branco... nao funciona e ponto final.

    se o pessoal consegue ver a source e corrigir o problema e' outra questao, mas o site NAO FUNCIONA como esta' para o mozilla/netscape 6.x/7.x, ao contrario do que o proprio FAQ diz:

    https://www.mbnet.pt/cc/faq01.html#5

    "Que browser necessito para poder utilizar o MBNet?
    Deverá dispor de:
    # Netscape Navigator 4.5 ou superior, com protocolo SSL e codificação de encriptação mínima de 40 bits."

    isto independentemente de se usar linux ou outro qualquer OS.

    isto releva no minimo falta de cuidado no desenvolvimento e teste do site (nem sequer correram o novo site no ultimo mozilla/netscape para ver se funcionava!!)
    eles e' que perdem clientes ao prestar maus servicos e um cliente perdido pode nunca mais voltar para verificar se ja' funciona.

    ps: ja' agora um aparte, porque ainda aceitar encriptacao de 40bits, ainda por cima para um assunto relacionado com $$$... nao sera' arriscar demais?

    Higuita
    Re:Bota abaixo. (Pontos:2)
    por chbm em 22-05-02 22:14 GMT (#94)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Testei mesmo agora. Não funciona.

    JavaSCR1PT Error: https://www.mbnet.pt/mbnetAut.html, line 4:

    window.navigate is not a function.
    Re:Bota abaixo. (Pontos:2)
    por cgd em 22-05-02 13:34 GMT (#44)
    (Utilizador Info)

    deixarem-se os preciosismos (aka, inveja) de lado

    Não consegui perceber onde (ou de que é que) existe inveja neste caso...


    -- carlos

    Re:Bota abaixo. (Pontos:2)
    por cgd em 22-05-02 15:13 GMT (#54)
    (Utilizador Info)

    Nunca ouviste falar na "inveja nacional" ?

    Já. Continuo a não ver onde se encaixa. Parece-me que há pessoas que não conseguem aceder a um serviço (de forma simples/trivial, pelo menos), e estão descontentes com isso. Apenas isso.


    -- carlos

    Re:Bota abaixo. (Pontos:2)
    por jpgm em 22-05-02 14:54 GMT (#52)
    (Utilizador Info)
    Concordo com isto. E não quero deixar de salientar que a forma como o post original foi colocado é extremamente tendenciosa. É referido que:

    Agora, o MBnet funciona via uma aplicação para o Internet Explorer

    Quando não é verdade, o mbnet TAMBEM funciona via essa "aplicação", e isso está bem explicito na noticia do tekSapo:

    Os utilizadores de outras aplicações de navegação na Internet ou outros sistemas operativos vão continuar a poder utilizar o MBNet no formato anterior

    Por acaso já usei muito o MBnet com o NS e nunca tive problemas. Parece-me injusto crucificar agora o serviço só porque ADICIONARAM uma funcionalidade para outro browser...
    Cumprimentos! zp
    Re:Bota abaixo. (Pontos:2)
    por chbm em 22-05-02 22:11 GMT (#93)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Mas viste a trampa que o servidor deles manda cá pra fora armado em html ?? Aquilo é suposto funcionar em algum lado ? Cura-te.
    Re:Bota abaixo. (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 23:15 GMT (#100)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Tudo o que tenho a te dizer e' que foste o "editor" que aprovou esta cagada, e ainda para atirar gasolina 'a fogueira aprovaste sobre um topico de "armado-aos-cucos" -- acho que isto diz tudo sobre a tua pessoa.

    Lamentavel...

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 12:52 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    ...de muita gente ler o seguinte link:

    Linux Advocacy Do's and Dont's


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por jmce em 22-05-02 13:16 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    E o que é que a Linux advocacy tem a ver com esta questão? Talvez isto tenha mais a ver com market success advocacy. Se os sítios nacionais forem nabamente concebidos, não é um qualquer "bota-abaixo" Gildotiano que os lixa. O que os lixa é a competição alheia. Como as tais lojas online de empresas familiares onde é mais fácil fazer compras do que em grandes supermecados nacionais com site-de-milhão-de-contos onde parece que não querem que a gente compre nada.

    Normalmente nem tenho já pachorra para fazer crítica-de-sáites. E alguns adoro elogiar. Elogiei (e em mensagem directa para eles também) o sítio antigo da Optimus (antes de alguém ter lixado tudo). É difícil não criticar alguns sítios do estado, pela importância e natureza dos serviços que são supostos prestar. Quanto aos sítios comerciais beras, enfim, se tudo correr bem a concorrência lhes acabará por dar algum juízo. A concorrência não lê regras de etiqueta de "do"s e "don't"s, e os clientes também não. Fica o dinheiro a falar. A pantufada a sério virá traduzida em €, não em comentários Gildot...

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por mlopes em 22-05-02 13:16 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    O texto foca aspectos válidos, e dou-lhe razão naquilo que diz, mas penso que não se aplica neste caso.
    O que se passa aqui é um grupo de pessoas que são sistematicamente excluidas da utilização de produtos devido às suas escolhas, que está a reclamar e a focar que não há necessidade de ser feita essa exclusão, com o objectivo de que esses produtos venham a abarcar um maior numero de utilizadores, até para as empresas que prestam esses serviços este tipo de chamada de atenção me parece vantajoso, visto alargar o leque de potênciais utilizadores!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 13:41 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    O que se passa aqui é um grupo de pessoas que são sistematicamente excluidas da utilização de produtos devido às suas escolhas, que está a reclamar e a focar que não há necessidade de ser feita essa exclusão, com o objectivo de que esses produtos venham a abarcar um maior numero de utilizadores(...)

    Repara a forma como as pessoas "reclamam":

    • ...tavava-se mesmo a ver que nao o faziam em Java. Alias, o XP nem sequer traz um JVM... é o belo do standard da MS a servir para standard da MBNET.
    • It's hard to mess up a single page? Não, para nós é tão fácil como saltar à corda. Somos OS MAIORES. Somos bué da kewl. E os asciizóides que não acreditam só têm de olhar para os prémios que merecidamente recebemos uns dos outros e roer-se de inveja
    • Boa!!!! Agora já só temos que aprender javascr1pt para utilizar o MBNet!!!! Realmente ninguêm aqui tem razões para reclamar, afinal era só e mesmo só aprender javascr1pt e voilá.... estamos a utilizar o MBNet qual utilizador do IE!
    • o sáite fica lindo....
    E outras preciosidades do genero...

    Agora supoe que alguem que define opinioes (jornalista, alguem que decide que infraestructura TI e' comprada por uma empresa, um analista, etc.) por acaso le esta thread porque ate' tem interesse no que as pessoas pensam da MBNET -- se o tipo for razoavelmente inteligente ele vai perceber que estas sao "bocas de passar ao lado", mas vai ao mesmo tempo ficar com uma impressao nao muito gravada na mente das pessoas que andam num forum que por acaso discute um sistema operativo chamado "Linux". Percebes ?

    E' por estas e por outras que nao gosto de ver fanatismos -- acaba por fazer mais dano do que ganho.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por cgd em 22-05-02 16:16 GMT (#62)
    (Utilizador Info)

    Tens razão. Existem comentários inapropriados (embora nem todos os que citaste estejam nessa categoria).

    Mas existe uma coisa que deves perceber de uma vez por todas: qualquer medida de exclusão a, ou de determinados grupos de pessoas, bens ou serviços, é má. Tão má como o fanatismo que não gostas.

    É complicado usar sistemas unix como desktop.
    É complicado usar algo que não seja produzido pela, ou para, a microsoft.
    É complicado usar algo que não seja *recente* da microsoft.

    Quem o faz (algumas das anteriores), como eu, que uso linux como desktop, tem que recorrer sistematicamente a um PC, com windows instalado, (ooops, tantas vírgulas, que erro crasso, que horror) para aceder a ficheiros word, ou excel, os quais é suposto alterar, ou para aceder a páginas, aplicações web (muitas vezes estatais-- por exemplo, não tive muita sorte em preencher a declaração do IRS através do netscape, ouvi relatos de sucesso, mas a mim bloqueava).

    E cada vez que alguem se insurge contra isto, aparecem os "mister cool guys" (porque está sempre tudo ok para eles), que, ou encontram explicações aparentemente lógicas para o assunto, ou preferem realçar outros aspectos (positivos, porventura) que existam.

    Imagina que a renault tinha uma quota de automóveis de 90%. A renault começava a produzir uma série de artefactos, que tornavam os seus produtos incompatíveis, não só com a concorrência, como tambem entre as suas próprias versões anteriores. Começavas a assistir a adaptações, ou produções de raiz de todo o tipo de realidades que suportassem os carros da renault, como estradas especiais, por exemplo. Mesmo que os responsáveis por essas "realidades" fossem entidades idóneas, como o estado, responsáveis por fornecer igualdade de tratamento a todos os cidadãos, incluindo as minorias. Enquanto os proprietários de novos automóveis renault deslocavam-se nas novas autoestradas, proprietárias, todos os outros indivíduos eram forçados, ou a seguir circuitos alternativos, de baixa qualidade, quando os haviam, ou simplesmente ter que pedir um renault emprestado a alguém... Quando alguem se queixasse de tudo isto, apareciam logo os "mister cool guys" com os seus discursos: "mas eles até inventaram ''a geringonça favorita aqui, por mais inútil que seja'', ou "são responsáveis por muitas pessoas terem carro", ou "criaram o sistema xpto que em geral é bom, por isso para que é estão a criticar detalhes? que botas-abaixo!".

    Ora é exactamente isso que fazes. Defendes o status-quo, a realidade que existe, independentemente da sua bondade. Defendes, de certa maneira, um apartheid informático, um apartheid baseado na empresa que faz o software que se usa. Isso não é admissível.

    O problema aqui, é que as entidades responsáveis por garantir um correcto funcionamento (regulação) do mercado, dos serviços (etc) ou não actuam, ou ainda por cima compactuam com o status quo, ajudam a mantê-lo e promovê-lo.

    Queres saber medidas engraçadas que eu gostava de ver serem tomadas? --
    1. qualquer serviço público, ou de utilidade pública, disponibilizado por rede, devia ter pelo menos uma variante funcional, que obedecesse a standards abertos.
    2. todos os documentos disponibilizados electronicamente, deveriam ter pelo menos uma versão em formatos abertos (pdf, ps, html, ou mesmo texto perdendo formatações, ou em casos simples).

    cya


    -- carlos

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 16:28 GMT (#64)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Ora é exactamente isso que fazes. Defendes o status-quo, a realidade que existe, independentemente da sua bondade. Defendes, de certa maneira, um apartheid informático, um apartheid baseado na empresa que faz o software que se usa. Isso não é admissível.

    Nao, nao -- eu nao defendo o Status Quo -- eu simplesmente nao o ataco apenas porque nao concordo com ele. Fiz isso durante uns anos e nao resultou.

    Mas curiosamente, se achas que a Microsoft e' o status quo da informatica entao sugiro que repenses bem as coisas.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por higuita em 23-05-02 22:49 GMT (#121)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    uso linux como desktop, tem que recorrer sistematicamente a um PC, com windows instalado, (...)para aceder a ficheiros word, ou excel, os quais é suposto alterar,

    nao sei se ja' experimentaste o openoffice 1.0 e o abiword/gnumeric, mas eu nao tenho tido nenhuns problemas a abrir ficheiros, ja' nao vou ao windows abrir coisas ja' a algum tempo...

    e em muitos casos tambem podes pedir para gravar noutro formato, assim alertando tambem que o .doc nao e' universal (que e' a ideia geral), que nem todos o podem abrir... no fundo educando as pessoas

    ou para aceder a páginas, aplicações web (muitas vezes estatais-- por exemplo, não tive muita sorte em preencher a declaração do IRS através do netscape, ouvi relatos de sucesso, mas a mim bloqueava).

    neste caso deves sempre protestar junto do webmaster, e' gracas aos protestos que as coisas acabam por ser corrigidas, ve o exemplo do bpi, demorou mas pelo menos agora ja' deixa entrar (ainda nao ta' perfeito mas tende para la')
    se demonstramos que existe algo sem ser M$/IExploder eles acabam por acertar as coisas

    Higuita
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por jmce em 23-05-02 23:42 GMT (#122)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Quanto à minha "preciosidade", gostaria de informar que a ter direitos de autor (na motivação, na caricatura feita e às vezes mesmo textualmente) são de uma empresa portuguesa concerteza, em resposta a um comentário civilizado que lhes foi enviando avisando que a página *deles* fazia crashar browsers. Webmasters civilizados agradecem quando alguém usa tempo precioso para lhes relatar um problema. Neste caso choveram insultos (incluindo o "asciizóide"), choveu auto-glorificação (como se tivéssemos insinuado em algum lado que a empresa deles não prestava) e não faltou a referência aos JetNet-prémios quais certificados de hiper-competência.

    Agora supõe que um jornalista ou decisor de TI que leia este thread não sabe separar coisas como 2+2=4 do que é acessório como figura de estilo ou indignação, e mete tudo no mesmo saco. Que valor tem ele como jornalista ou (arrepios) decisor de TI? O que é preciso para não ser etiquetado por ti de fanático? Dar graxa à mediocridade, ou arranjar eufemismos a acompanhar 2+2=5?

    Claro que qualquer consultor da Andersen pode escrever 2+2=5 de uma forma que o tal (mau) jornalista ou decisor de TI ache não serem bocas de passar ao lado. Enfim, será primeiro roubado pela Andersen como merece e depois terá o insucesso que merece.

    Compreendo a importância de comunicar civilizadadamente para... haver de facto comunicação, mas quando dizem que 2+2=5 não há floreado possível... De vez em quando a sinceridade, mesmo a doer, é a melhor política, mesmo para a saúde dos visados pela crítica.

    Deves ter tido a sorte de nunca ter assistido a fanatismo a sério. Poucas vezes vi no Gildot algo tão parecido com fanatismo (sem aspas) como mensagens que vi da tal empresa (e mais alguns casos parecidos a que assisti) e respostas parecidas que de vez em quando aparecem no Gildot, normalmente escritas por ACs (por vezes aparentemente jovens a defender a porcaria resultante de decisões de chefes como se fosse uma questão de honra da tribo ou dos deuses locais).

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 20:16 GMT (#88)
    (Utilizador Info)
    Agora é a minha vez de te retribuir as palmas:

    Clap, clap, clap...

    :)

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 13:55 GMT (#47)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Os teus coment'arios ao longo de todas as discussões M$ dão a perceber que ja levastes o brainwash M$... M$ lava mais bruanco...

    Olha pa', --*provavelmente*-- andavas tu de fraldinhas lavadas com Neoblanc quando eu tocava nos primeiros sistemas Unix. A primeira vez que corri Linux num PC foi em 1993, e a primeira vez que escrevi e lancei algo sobre a licenca GNU foi quando estava na universidade em 1994.

    Por isso, aprende a perceber que nem toda a gente adormece a pensar se amanha vai ter que instalar o Windows2000 no portatil e livrar-se do Linux, e na mesma medida nem todos acham o IE aberrante.

    Regards,


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por Gimp em 22-05-02 15:15 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    Olha pa', --*provavelmente*-- andavas tu de fraldinhas lavadas com Neoblanc quando eu tocava nos primeiros sistemas Unix. A primeira vez que corri Linux num PC foi em 1993, e a primeira vez que escrevi e lancei algo sobre a licenca GNU foi quando estava na universidade em 1994.

    Condição "sine qua non" para ficar picado, opinar e achar que se tem montes de razão? :-). Como todos, sigo os seus comentários, uns mais elegantes e proveitosos que outros mas há que ter calma e não ter o dedo no gatilho. Dividir a questão entre dois grupos é incorrecto. Como disse, e concordo consigo, fanatismos são uma seca desgraçada. Mas há que deitar um olhar crítico, que sempre pode ser considerado "bota-abaixo" por outrém, e dizer o seguinte: aqueles gajos que se lembram de pôr tudo e mais alguma coisa numa página, deviam ser obrigado a visializar o seu querido trabalhinho num PC ligado através de um modem a 9600bps. E já para não falar que um broswer não é o standard...

    Por isso, aprende a perceber que nem toda a gente adormece a pensar se amanha vai ter que instalar o Windows2000 no portatil e livrar-se do Linux, e na mesma medida nem todos acham o IE aberrante.

    Eu normalmente penso, que não é o mesmo que adormecer :-), em como o mundo se pode livrar do Windows ou seja lá o que isso for. E desculpa, o IE é aberrante.


    "No comments"

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 15:33 GMT (#58)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Mas há que deitar um olhar crítico, que sempre pode ser considerado "bota-abaixo" por outrém, e dizer o seguinte: aqueles gajos que se lembram de pôr tudo e mais alguma coisa numa página, deviam ser obrigado a visializar o seu querido trabalhinho num PC ligado através de um modem a 9600bps. E já para não falar que um broswer não é o standard...

    E ja' agora, porque nao tambem fornecer o servico sobre Minitel ? Ou sobre UUCP ? Ou sobre uma BBS qualquer ?

    E' que nem a SIBS, nem ninguem tem recursos e tempo infinitos, e por vezes e' preciso lancar as coisas por forma a que se maximize o numero total de utilizadores que podem aceder, mas sabendo que nem toda a gente vai ficar satisfeito.

    Existem milhares de sites comerciais, nao comerciais (e outros simplesmente foleiros) que nao funcionam ou sao lentos sobre um browser ou outro -- em que e' que a MBNET e' unica para merecer tanta critica ? Nao achas que o mais importante e' que o servico e' inovador, e que merece reconhecimento por isso ?

    E desculpa, o IE é aberrante.

    Se calhar, para ti -- mas embora prefira o IE ao Netscape ou Opera nao me vez por ai a gritar que o Netscape e' uma treta pois nao ?


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por Gimp em 22-05-02 15:54 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    E ja' agora, porque nao tambem fornecer o servico sobre Minitel ? Ou sobre UUCP ? Ou sobre uma BBS qualquer ?

    O caro Leitão está a desconversar e só lhe fica mal. O meu exemplo: modem 56k em casa. Vou ficar uma eternidade à espera que uma página "muito gira" carregue? Uma vez talvez, mas o mais provável é que não volte lá. Tempo é $. Perda de clientes, certo?

    E' que nem a SIBS, nem ninguem tem recursos e tempo infinitos, e por vezes e' preciso lancar as coisas por forma a que se maximize o numero total de utilizadores que podem aceder, mas sabendo que nem toda a gente vai ficar satisfeito.

    Pois, gasta-se o milhão em pub e má programação e depois é o que se vê. Sibs e outros similares não têm recursos e tempo? Então para que é que lançam os serviços?

    Existem milhares de sites comerciais, nao comerciais (e outros simplesmente foleiros) que nao funcionam ou sao lentos sobre um browser ou outro -- em que e' que a MBNET e' unica para merecer tanta critica ? Nao achas que o mais importante e' que o servico e' inovador, e que merece reconhecimento por isso ?

    Não mencionei browsers(o gatilhinho outra vez). Falei na pele de utilizador com uma linha cara e lenta. Não critiquei o serviço, que acho ser uma óptima iniciativa, mas páginas mal concebidas e uma má orientação. Já agora submeti um post sobre um site nacional conhecido e mencionado amiúde no Gildot. Fica de fora a exclusividade do MBNet :-).

    Se calhar, para ti -- mas embora prefira o IE ao Netscape ou Opera

    Exacto, para mim. Não sei se prestas serviços de segurança, mas se o fazes, advogas um browser cujos patches demoram tanto tempo a ser feitos e alguns até ficam por resolver?

    nao me vez por ai a gritar que o Netscape e' uma treta pois nao ?

    A gritar a gritar não, mas a arrastar uma azinha para a Sun e a Microsoft...:-)


    "No comments"

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por jpgm em 22-05-02 16:14 GMT (#61)
    (Utilizador Info)
    Isto chama-se desconversar... :-(
    Cumprimentos! zp
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 16:20 GMT (#63)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    O caro Leitão está a desconversar e só lhe fica mal. O meu exemplo: modem 56k em casa. Vou ficar uma eternidade à espera que uma página "muito gira" carregue? Uma vez talvez, mas o mais provável é que não volte lá. Tempo é $. Perda de clientes, certo?

    Certo -- absolutamente certo! Se nao gostas, se achas que e' lento, etc. -- nao uses o MBNET! Qual e' o problema ? Es o guardiao da Internet ASCII ?

    Mas ja' que falas em 56k, embora aqui tenha mais largura de banda -- para verificar a tua queixa fiz um:

    % wget -m -l 3 http://www.mbnet.pt

    Curiosamente, o tamanho total do site (ate' a um nivel recursivo de 3 links) e' de:

    % du -s www.mbnet.pt
    88 www.mbnet.pt

    E isto inclui todos os graficos do site, a primeira pagina a ser carregada nem sequer 1/3 destes 80KB e'. Ora num modem de 56k (assumindo uns 4K/seg, que consegues na maior) 40KB levam 10 segundos a carregar -- como o browser faz caching 10 seg. e' o tempo maximo que alguma vez vai levar a carregar a pagina principal.

    10 segundos, e' uma eternidade para ti ? Quanto tempo e' que leva o Gildot a carregar num modem ?

    Pois, gasta-se o milhão em pub e má programação e depois é o que se vê. Sibs e outros similares não têm recursos e tempo? Então para que é que lançam os serviços?

    Acho que e' evidente que sabes tanto quanto a SIBS gastou como eu -- e mesmo que tivesse gasto 10 milhoes, o dinheiro saiu do teu bolso ? O problema e' teu ?

    Não mencionei browsers(o gatilhinho outra vez). Falei na pele de utilizador com uma linha cara e lenta. Não critiquei o serviço, que acho ser uma óptima iniciativa, mas páginas mal concebidas e uma má orientação.

    Como e' que sabes o que o "utilizador" quer ? Representas os utilizadores todos da MBNET ? E o que te leva a dizer que as paginas estao mal concebidas ? O servico, nao e' funcional ?

    Exacto, para mim. Não sei se prestas serviços de segurança, mas se o fazes, advogas um browser cujos patches demoram tanto tempo a ser feitos e alguns até ficam por resolver?

    Durante uns segundos fizeste-me pensar que o Netscape nunca teve advisories relacionados com seguranca -- mas depois fui 'a bugtraq e contei 31 desde 1998.

    A gritar a gritar não, mas a arrastar uma azinha para a Sun e a Microsoft...:-)

    Arrastar uma azinha para a Sun ? Sem Duvida! Pela Microsoft ? Diz-me exactamente onde viste isso ? Agora, o que nao faco e' cascar na Microsoft sempre que alguem espirra, e tambem nao me vez a ter "mob behaviour".

    Regards,


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por Gimp em 22-05-02 16:37 GMT (#66)
    (Utilizador Info)
    Foi apontado que se estava a fugir ao tópico inicial e concordo. Quanto ao caro Leitão, leia com calma, e digo isto sem paternalismos, pois o que escrevi não era sobre o MBNet em particular. Quanto às suas afirmações:

    Qual e' o problema ? Es o guardiao da Internet ASCII ?

    Acho que e' evidente que sabes tanto quanto a SIBS gastou como eu -- e mesmo que tivesse gasto 10 milhoes, o dinheiro saiu do teu bolso ? O problema e' teu ?

    Representas os utilizadores todos da MBNET ?

    Muito engraçados...mas só sabe ter esse tipo de argumentos? É que já não é a 1a vez.

    Durante uns segundos fizeste-me pensar que o Netscape nunca teve advisories relacionados com seguranca -- mas depois fui 'a bugtraq e contei 31 desde 1998.

    Ficam por resolver?


    "No comments"

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 16:41 GMT (#69)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Muito engraçados...mas só sabe ter esse tipo de argumentos? É que já não é a 1a vez.

    Porque ? Nao es capaz de lhes responder ? Sao perguntas tao validas como quaisquer outras.

    Ficam por resolver?

    E os do IE, ficam ? Da-me um exemplo por favor.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Gimp em 22-05-02 17:00 GMT (#75)
    (Utilizador Info)
    E os do IE, ficam ? Da-me um exemplo por favor.

    http://www.theregister.co.uk/content/55/25326.html. Quanto ao resto do seu post...são perguntas de puto e têm o valor que têm.


    "No comments"

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 22:59 GMT (#98)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    http://www.theregister.co.uk/content/55/25326.html

    http://www.theregister.co.uk/content/4/25079.html

    Quanto ao resto do seu post...são perguntas de puto e têm o valor que têm.

    Quando nao gostas das questoes que se levantam, foges sempre delas ?


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:1)
    por pedro em 22-05-02 16:50 GMT (#71)
    (Utilizador Info)
    fabuloso, o flash que é um link na página principal de 325k passou-te ao lado... resta saber o que mais passou.
    se calhar é melhor arranjares um plugin para ie que te faça as contas, parece que o wget é bastante complicado (há para windows, mas é linha de comando, tb).
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 22:48 GMT (#97)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Ou estamos a ver paginas diferentes, ou es absolutamente estupido...

    Onde esta' esse flash exactamente ? Referes-te ao banner animado da MBNET ? E' um GIF animado meu grande bronco.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por raxx7 em 23-05-02 0:08 GMT (#104)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Não. Ele refere-se ao link na página principal que diz Demo.
    Já agora, porque é que o teu wget come https e o meu não?

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:1)
    por pedro em 23-05-02 10:23 GMT (#109)
    (Utilizador Info)
    ah, cá está o nuno leitão no seu melhor.
    se não consegues perceber onde está o flash, isso diz mto de quem será absolutamente estúpido e grande bronco, right?
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por raxx7 em 23-05-02 0:17 GMT (#105)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Se leres a source, vês que aquele link funciona via javascr1pt. O wget só come HTML.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2, Interessante)
    por zaroastra em 22-05-02 17:43 GMT (#81)
    (Utilizador Info)
    Curiosamente, o tamanho total do site (ate' a um nivel recursivo de 3 links) e' de:
    % du -s www.mbnet.pt
    88 www.mbnet.pt


    Só a primeira pag. ocupa 60k. cada uma das subpaginas(nivel 1) ocupa mais do que isso, (incluindo a tal de 320k).

    Não que isso seja relevante, mas o Sr. Leitao esta a perder a credibilidade ao fazer esse tipo de afirmações...

    Z


    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 23:11 GMT (#99)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Só a primeira pag. ocupa 60k. cada uma das subpaginas(nivel 1) ocupa mais do que isso, (incluindo a tal de 320k).

    Exemplo tipico de "mob mentality" -- um bronco num comentario acima diz uma asneirada completa incluindo "um link" para flash de 320k e a seguir vens tu dizer completas barbaridades.

    UM LINK NAO E' UMA PAGINA -- E' UM LINK, FAZES DOWNLOAD SE LA' CARREGARES... HELLO?!?!? ANYBODY THERE ??

    Onde e' que esta' a pagina de 60k ? O maior ficheiro HTML que e' carregado na primeira pagina (para ser claro, http://www.mbnet.pt) e' o mnu.html e tem 6257 bytes.

    Ao menos verifica minimamente o que dizes... fo**-se la' para estes gajos.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:1)
    por pedro em 23-05-02 10:25 GMT (#110)
    (Utilizador Info)
    não nuno, foda-se para ti. tu é que disseste que até ao 3º nível aquilo tinha 88k. ora a 1ª página tem um link para um flash de 325k. o gif animado sozinho tem 32k.

    acho que mostraste realmente o nível a que te encontras, por isso nem me chateio mto com os insultos gratuitos (vindos de quem vêem, não seria de esperar mais).
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 23-05-02 12:04 GMT (#113)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    não nuno, foda-se para ti. tu é que disseste que até ao 3º nível aquilo tinha 88k. ora a 1ª página tem um link para um flash de 325k. o gif animado sozinho tem 32k.

    Faz assim -- vai a umas respostas acima e ve qual era a discussao: o tempo que leva a carregar a pagina da MBNET (http://www.mbnet.pt), right ?

    Os 88Kbytes e' exactamente o tamanho da pagina -- se tens um flash que e' um link na pagina -- ate' podia ter 1GB -- nao e' puxado quando acedes a pagina principal -- logo, a pagina nao leva assim tanto tempo a carregar como toda a gente se queixava -- percebeste agora o argumento ?

    O que parece que gostas de fazer e' desviar a atencao do que realmente se esta' a discutir para coisas que nao interessam ao pai natal.

    acho que mostraste realmente o nível a que te encontras, por isso nem me chateio mto com os insultos gratuitos (vindos de quem vêem, não seria de esperar mais).

    O nivel a que me encontro esta' bem muito obrigado -- tu e' que parece que me conheces assim tao bem como isso para seres capaz de me julgar como "cliente M$" -- deixa-te de imbecilidades.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:1)
    por New_Wave em 22-05-02 19:07 GMT (#84)
    (Utilizador Info) http://www.terravista.pt/BaiaGatas/4598/

    Boa tarde, noite, dia, etc...
    Nao vou discutir MS/ Unix, Linux, etc...
    Vou dar apenas os parabens a Multicert, porque?
    Porque deu razao as criticas que levantaram tanta polemica neste site, e em alguns meio de comunicaçao social.
    Quais eram estas criticas?

    INSEGURANÇA!

    Assim, dou os meus parabens apenas por isto:
    CERTIFICADO DIGITAL VALIDO!
    O resto das guerras MS / unix, Linux, etc, ponho de lado apenas com este comentario:
    O pessoal que usa unix tem de compreender que o unix quando for tao simples como o windows vai passar a dominar.
    Este mesmo pessoal nao pode ser fanatico como alguns, senao a maioria que frequenta este site.
    Outro pensamento:
    Ja pensaram que o IE/ WIN é o mais inseguro tambem por ser o mais usado?
    Quanto mais usado se torna mais bugs se vao encontrando... Nao acham que faz sentido?
    Adiante, por mim, penso que a Europa tem de se unir, e criar sim, um SO apenas para a europa, porque?
    Para combater a supremacia do EUA neste campo, para podermos evoluir, para termos mercado com mais valor, para sermos Autonomos...
    Quando o nasquad baixa, vem tudo atras, temos de ser a nossa microsoft, a nossa unix, a nossa Linux.
    Temos de parar com estas guerinhas e continuar sim a emitir opinioes validas, independentes, crediveis, e expor o que esta de errado no cenario informatico nao so portugues, mas num sentido mais vasto e abrangente que é a Europa
    Obrigado por lerem o testamento.
    Um abraço e Keep up the good Work
    New Wave "May The Peace Be Green"
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por xeon em 22-05-02 22:44 GMT (#96)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Right...

    So' convem nao esqueceres que, se estas a escrever o teu post e' pq ha' internet.

    Se ha' internet e' pq ha' standards.

    Mais ainda, se consegues ler o que escrevo, e' pq um lerdo (ou um conjunto deles) qq decidiu escrever uma RFC (standard, portanto) que regulamenta o HTML.

    Conclusao: Se cada fabricante decidir virar-se para o seu proprio umbigo, os resultados podem ser imprevisiveis...
    -- Reading the FM
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 23:28 GMT (#102)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Desculpa te dizer isto -- mas nenhum RFC define o HTML -- ha' um RFC que define o HTTP, mas o HTML foi definido pela W3. Existem no entanto algumas extensoes ao HTML que foram submetidas como RFC's, mas sao excepcoes.

    Tens que ter cuidado porque senao ainda alguem te acusa de nao perceberes nada de standards.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por Gimp em 23-05-02 10:35 GMT (#111)
    (Utilizador Info)
    "Quando o nasquad baixa..."

    O mais parecido a este nasquad é o naquad da série Stargate que passa na Sic Radical :-).


    "No comments"

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por jmce em 24-05-02 0:13 GMT (#123)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Parece que é preciso explicar de forma simplificada...

    Se a SIBS e outros são (como espero) espertos (e deve sê-los bem mais do que eu) para perceber que não têm recursos infinitos (embora eu não saiba até onde vão os finitos), mais se estranha não fazerem as coisas da forma mais simples. Com o efeito "secundário" de evitar estas complicações.

    Periodicamente vemos supostos gurus a debitar ensinamentos (a supostos discípulos com mentes ingénuas) como:

    • HTML + Server side programming + Java + Flash + Javascript + ActiveX + o último berro da moda + acessibilidade a uma percentagem "razoável" de utilizadores é uma utilização racional, optimizada, de recursos;
    • HTML + Server side programming + acessibilidade a qualquer browser + simplicidade é uma fantasia megalómana apenas possível com desperdícios aberrantes de recursos; não há tempo nem dinheiro para isso.

    Dir-se-ia que fazer simples (note-se que não estou a dizer "elegante", para não se invocar a raridade de quem consiga soluções elegantes para problemas) é rocket science, afinal. Será vergonha de ficar sem mostrar que se sabe usar as tecnologias todas? Ou talvez necessidade de satisfazer os fetiches ignorantes do cliente (sim, por vezes difíceis de lhes apresentar como contraproducentes)?

    E mesmo quando há recursos para acrescentar mais algum floreado ou até funcionalidade útil possível por exemplo com Javascript, será que ninguém ouviu falar em graceful degrading? Será que acham que é sempre preciso fazer N versões do sítio WWW?

    Quando muito posso compreender (mesmo que a longo prazo duvide da eficácia monetária do argumento) uma desculpa como: "temos tão pouco dinheiro e tão pouco tempo que apenas conseguimos contratar gente de fracos conhecimentos que domina apenas ferramentas automatizadas muito limitadas apenas capazes de gerar sítios WWW dos tais que não funcionam sem Javascript e sabe-se lá mais o quê".

    Re:Acho que chegou a altura... (Pontos:2)
    por chbm em 22-05-02 22:17 GMT (#95)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    > A primeira vez que corri Linux num PC foi em 1993, e a primeira vez que escrevi e lancei algo sobre a licenca GNU foi quando estava na universidade em 1994.

    E mesmo assim não aprendes-te nada. Que desperdicio.
    bonito era se esses senhores fizessem... (Pontos:2)
    por racme em 22-05-02 16:29 GMT (#65)
    (Utilizador Info)
    uma tab pro mozilla!

    caiam na graça de todos nos e nos nao caiamos em cima deles :)

    esses senhores foram expostos pelo mundo underground portugues, digase pelos acaros deste pais, sabiam q a partir daquele momento qualquer passo q dessem seriam vigiados, interpretados, analisados, etc e mesmo assim em vez de contribuirem com algo util de volta pra comunidade, simplesmente ignoraram

    De acordo com dados da empresa, as novas funcionalidades foram desenvolvidas para o sistema operativo Windows e browser Internet Explorer porque são os mais utilizados.

    isso é q era ! uma tab pro mozilla tanto funcava em windoze como em qualquer outro nix


    .:}The best thing I ever did with windows was download Linux{:.
    Re:bonito era se esses senhores fizessem... (Pontos:2)
    por leitao em 22-05-02 16:37 GMT (#67)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    esses senhores foram expostos pelo mundo underground portugues, digase pelos acaros deste pais,

    Sim... sim, tambem vi o "I know what you did last summer" mas nao achei muito assustador... uhhhh!


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:bonito era se esses senhores fizessem... (Pontos:1)
    por racme em 22-05-02 17:35 GMT (#79)
    (Utilizador Info)
    sim realmente haque perceber o tom ironico do meu post. ;) mas pra bom entendedor meia palavra basta, ou talvez nao!

    e acresecento,
    Nao lhes ficava nada mal mesmo, fazerem isso, nao quero acreditar q no meio do pessoal q participou no projecto nao ha ninguem q nao seja main$tream! ;)

    Como tb acredito que a sibs nao corre os MBs em maquinas NTs!

    sera precisso por um smilley :) ou nao percebeste tb o tom ironico da ultima afirmacao?

    >vai sem pontuacao q este post é pessoal :D


    .:}The best thing I ever did with windows was download Linux{:.
    Re:bonito era se esses senhores fizessem... (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 20:03 GMT (#87)
    (Utilizador Info)
    Vai a aqui.

    Atenção: este scr1pt é apenas um exemplo! Não tenho nem nunca tive qualquer relação com a SIBS nem com o MBNET. Não serei responsavel qualquer danos causados pela utilização deste scr1pt. Este aviso é extramente importante pois o scr1pt não está alojado num site seguro (sem https) pelo que não existem garantias que o scr1pt que estam a correr seja o meu (por outras palavras, cuidado com o web spoffing)! Após correr o scr1pt e usar a side bar, deve apaga-la para sua própria segurança.

    <modo_gozão>

    Passadas menos de 24 horas, eu o RMS e o Linus juntamos-nos novamente e criamos a "nova versão do MBNet". Vejam lá se esta versão já vos agrada mais porque pagar jantares a esta malta não sai barato! :)

    Agora denominada GNU/MBNet (private joke para o pmsac ;) é Free Software e *só* funciona em Mozilla/Netscape 6.

    O RMS antes de ir para a Portela apanhar o avião das 9, deixou-me este recado para vocês: a comunidade não choraminga à espera que as coisas apareçam, não critica os outros por inveja, etc... Em vez de choramingar, um hacker liga o neurónio e faz...

    </modo_gozão>
    Re:bonito era se esses senhores fizessem... (Pontos:2)
    por raxx7 em 22-05-02 21:43 GMT (#91)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Não é por nada, mas o url "https://www.mbnet.pt/servlet/pvtn?TRN=H45701F00" dá-me a impressão de não ser de confiar (tipo, algo que parece ser gerado automáticamente e sujeito a mudar).
    Acho que o correcto seria mesmo usar o "https://www.mbnet.pt/mbnetAut.html".
    O problema é que essa página não funciona no Mozilla/Galeon aqui. Mas é um problema dessa página, não do teu javascr1pt.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:bonito era se esses senhores fizessem... (Pontos:1)
    por vfp em 22-05-02 22:07 GMT (#92)
    (Utilizador Info)
    Por o https://www.mbnet.pt/mbnetAut.html não funcionar é que eu pus o https://www.mbnet.pt/servlet/pvtn?TRN=H45701F00

    Atenção que isto é apenas um exemplo de como as coisas são simples de revolver. Demorou 1 minuto se tanto a fazer e nem pensei muito. De facto essa falha mas podes dar a volta facilmente. O problema é com o window.navigate()

    O objectivo, mais uma vez repito, nao foi fazer a tab perfeita. Para ser "perfeita", o scr1pt que eu fiz teria de estar no servidor da MBNet com https e teriam de corrigir a questão do window.navegate no proprio site da MBNET e talvez ainda mais umas alterações cosméticas por o tab ter uma largura reduzida...

    Re:bonito era se esses senhores fizessem... (Pontos:0, Redundante)
    por vfp em 22-05-02 21:02 GMT (#89)
    (Utilizador Info)
    Peço desculpa por me repetir aqui mas não me lembrei que o post que fiz não teria visibilidade desejada. Podem ver aqui a versão beta do tab para o mozilla!!! :)

    Atenção, leiam o aviso!

    insultos gratuitos ou 'leitao no seu melhor' (Pontos:1, Despropositado)
    por pedro em 23-05-02 10:50 GMT (#112)
    (Utilizador Info)
    nuno, tu é que disseste que os 1ºs 3 níveis do site não ocupavam mais de 88k. se não consegues descobrir o flash de 325 linkado da 1ª página, quem é que é 'absolutamente estúpido' e 'completamente bronco', tu ou eu?

    de qq modo os insultos não são nada que o pessoal não espere de ti, e nunca falham. o que acaba por dizer muito sobre a tua pessoa.
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:insultos gratuitos ou 'leitao no seu melhor' (Pontos:3, Esclarecedor)
    por leitao em 23-05-02 12:16 GMT (#114)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    nuno, tu é que disseste que os 1ºs 3 níveis do site não ocupavam mais de 88k. se não consegues descobrir o flash de 325 linkado da 1ª página, quem é que é 'absolutamente estúpido' e 'completamente bronco', tu ou eu?

    Pa' -- nao tens ponta por onde se pegue -- a discussao que segui segue os seguintes argumentos:

    • Se a SIBS merece reconhecimento ou nao por ter inovado atraves do MBNET,
    • Se e' realmente ilustrativo da qualidade do servico o facto de nao funcionar em Mozzila,
    • Se o servico e' lento devido ao design escolhido para as paginas,
    Nao e' dificil de perceber quais sao os meus argumentos:
    • Deviamos estar a criticar construtivamente a SIBS, e saber apreciar a inovacao no servico MBNET,
    • O facto de nao funcionar em Mozzila e' um defeito menor (quantos clientes do MBNET e' que usam outro browser alem do IE?),
    • O design do site nao e' assim tao mau, e funciona bastante bem mesmo para quem esta' numa ligacao de 56kbits/s

    Apesar disto, tu preferiste pegar numa ponta menor do meu argumento -- e usa-lo para minar tudo o que disse. Logo, e nota do meu ponto de vista:

    • Ou es estupido e nao consegues seguir os argumentos principais duma discussao (conhecendo-te, nao me parece o caso),
    • Ou entao queres atirar areia para os olhos, por forma a minimisar algumas opinioes com que nao concordas.
    Sendo uma, ou outra, nao deixas de estar errado.

    Muito obrigado pelo tempo de antena.


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:insultos gratuitos ou 'leitao no seu melhor' (Pontos:2)
    por mlopes em 23-05-02 13:32 GMT (#116)
    (Utilizador Info)

    # O facto de nao funcionar em Mozzila e' um defeito menor (quantos clientes do MBNET e' que usam outro browser alem do IE?)

    Quantos utilizadores do IE teem o Mozilla como alternativa (leia-se para que Sistemas Operativos existe IE e não existe Mozilla)?
    Quantos utilizadores do Mozilla não teem o IE como alternativa (Leia-se quantos SO's existe onde se pode correr o Mozilla e não o IE)?

    Só mais uma pergunta, os standarts servem para alguma coisa, ou só para enfeitar folhas de papel (ou páginas WEB)?

    Para bom entendedor, meia palavra basta!


    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:insultos gratuitos ou 'leitao no seu melhor' (Pontos:2)
    por leitao em 23-05-02 13:49 GMT (#117)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Quantos utilizadores do IE teem o Mozilla como alternativa (leia-se para que Sistemas Operativos existe IE e não existe Mozilla)?

    Ainda nao percebeste -- deixa ver se me explico de vez: a SIBS, ou qualquer empresa que quer fornecer um servico Online tem um orcamento para o projecto. Em muitos casos, desenham-se sistemas de forma a que seja necessario logica no cliente (e nao me digas que e' possivel fazer tudo do lado do servidor porque nao e' bem assim) -- nesses casos tem-se que escolher que clientes se vao suportar -- a escolha e' muitas vezes IE vs Netscape.

    Quando tens que desenvolver um sistema a custo -- tens que fazer escolhas, e como e' obvio (independentemente de eu ou tu gostarmos) o IE nesse caso e' a escolha clara por forma a capturar o maximo de audiencia.

    Quantos utilizadores do Mozilla não teem o IE como alternativa (Leia-se quantos SO's existe onde se pode correr o Mozilla e não o IE)?

    Ok -- eu nao estou a dizer que um servico online deve ser desenhado exclusivamente para IE, *mas* -- quando apenas tens tempo/$$ para desenvolver o servico para um deles, parece-me obvio que a escolha vai ser o IE.

    Só mais uma pergunta, os standarts servem para alguma coisa, ou só para enfeitar folhas de papel (ou páginas WEB)?

    Ainda nao percebeste -- eu nao sou contra standards -- apenas estou a explicar a aparente escolha da SIBS!


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:insultos gratuitos ou 'leitao no seu melhor' (Pontos:2)
    por pmsac em 23-05-02 19:43 GMT (#118)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    Um dos problemas aqui parece-me ser exactamente esse: "a aparente escolha da SIBS".

    a) aparentemente a SIBS não escolheu, o serviço, pelo menos na teoria e segundo a própria SIBS, deveria, e bem, poder funcionar sobre qualquer browser - infelizmente tal não acontece (?);

    b) para mim não há discussão quando temos algo como http://amazon.co.uk (não meti o .com porque não o costumo usar). Exemplo perfeito de um serviço não trivial, que sempre me funcionou, com o vulgar Netscape (é mesmo Netscape, não é Mozzila).

    Conjugando a) com b), alguém da SIBS poderia facilmente corrigir uma situação que eles próprios tentaram evitar, (ver caso BPInet, em que o problema foi remediado quase de um dia para o outro).

    P.S.-Este post baseia-se exclusivamente na informação lida nesta thread, visto não ser utilizador do serviço em causa.
    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:insultos gratuitos ou 'leitao no seu melhor' (Pontos:2)
    por leitao em 23-05-02 22:07 GMT (#119)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Nao sei se ja' reparaste, mas a tecnologia da Amazon ja' vem a ser desenvolvida desde 1995/1996, enquanto o MBNET tem uns meses... isto diz-te alguma coisa ?

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:insultos gratuitos ou 'leitao no seu melhor' (Pontos:2)
    por pmsac em 23-05-02 22:33 GMT (#120)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    Diz-me que a Amazon apareceu quando o Netscape dominava, e sempre foi adaptando o código para suportar o IE+Netscape+..., ou seja, anos de serviço excelente. E que os poucos meses da MBnet têm sido...

    Quanto ao serviço do MBnet, para quem não usa IE, tudo como antes (?), ir a www.mbnet.pt, clickar no "Go", até parece funcionar, assim que habilito o javascr1pt no meu browser.
    Se, a acreditar nos posts da thread inicial, alguma vez não funcionou, algo está muito mal: não queria ter de esperar até 2009/2010 para a "tecnologia" da SIBS amadurecer o suficiente, de forma a colocarem de forma correcta um (simples ?) link de forma a suportarem browsers não IE, i.e. (passe o sarcasmo), fazerem o que sempre fizeram de ínicio <back to the future>já lá vão uns bons 7 anos</back to the future>.

    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)

    Re:insultos gratuitos ou 'leitao no seu melhor' (Pontos:2)
    por jmce em 24-05-02 0:26 GMT (#124)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Diz que o MBNET podia ter aprendido com a Amazon. Note-se que não se está aqui a falar da tecnologia interna, mas da forma como tudo aparece no browser. A Amazon hoje em dia dá-se ao luxo de rebuscar mais as interfaces e de provavelmente ter mais trabalho com variantes para satisfazer browsers diferentes, mas classicamente limitava-se sobretudo a gerar HTML que... funcionava.

    Mas enfim, pessoalmente estou a falar mais da questão em geral do que da MBNET em concreto (já que até a conheço mal, e nem sequer disse mal de nada mais do que questões de interface final). Já agora, onde é que a MBNET precisa de algo tão complicado que a Amazon conseguiu tornar acessível na interface e eles não conseguiram ainda? Em particular, onde é que a MBNET *precisa mesmo* (para se dar ao luxo de arriscar haver problemas de acesso que não tem recursos para resolver) de Javascr1pt ou outro código a correr do lado do browser?

    Re:insultos gratuitos ou 'leitao no seu melhor' (Pontos:2)
    por higuita em 24-05-02 7:28 GMT (#125)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    desculpa, mas mudar um javascr1pt que apenas funciona em IE para qualquer outra coisa que funcione em todo o lado nao e' um trabalho dificil... minutos... horas... dias!! para os casos mais dificeis
    neste caso bastava testar com o mozilla/netscape 6.x/7.x para ver que nao funcionava e corrigir em pouco tempo
    a prova disso e' que ja' funciona!!
    se eles se tivessem dado ao trabalho de testar antes de lancarem o novo site nada disto acontecia...

    eu acho a ideia boa, e estou a pensar aderir, mas este tipo de situacoes nao abona em favor deles, apenas me coloca duvidas de que no dia que eu precisar de usar o servico, ele por alguma razao nao funciona no mozilla/netscape...
    existem varias maneiras de fazer as coisas e neste caso parece-me que eles usam a maneira desleixada, atirar as feras e ver o que da'

    a coisa boa e' que sempre que aparece aqui algo, eles corrigem rapidamente, logo se tiver algum dia um problema, basta me queixar aqui 8)


    Higuita
    Re:Por falar em MBNET.. (Pontos:2)
    por raxx7 em 23-05-02 0:23 GMT (#106)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Faz o mesmo que eu. Não vás lá!

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]