gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Artigo sobre o Software Livre na revista "Visão"
Contribuído por ajc em 11-05-02 9:08
do departamento vírus-na-cabeça
Microsoft Nom_de_plume escreve "
Na Visão desta semana, vêm na página 104 um artigo de divulgação sobre o software livre/software aberto para o grande público. O interessante é o comentário do presidente da ASSOFT, Manuel Cerqueira sobre o software livre... (citando)
«Será que os promotores do software livre podem monitorizar a segurança dos seus sistemas,
de modo a evitarem ataques de hackers ou de vírus? »

(#$%# ???!!!)

O homem percebe de computadores ??!

Os logs de UNIX são os únicos aceites em tribunal...
E os virus?! Toda a gente sabe em que plataformas eles andam...
A segurança não vêm com o software.. Vêm com o UTILIZADOR do software!!!!

Creio que assistimos ao nascimento de mais um prato da culinária regional: FUD á portuguesa. "

Actualidade Social | Mais despedimentos na internet Portuguesa  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Nom_de_plume
  • Mais acerca Microsoft
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Falta de informacao (Pontos:4, Interessante)
    por Anonymous Stoner em 11-05-02 11:53 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    O Sr. que fez esses comentarios, obviamente tem os seus interesses, e basta ver que por exemplo, se o Software livre fosse aceite em 60% do mundo empresarial, note-se pequenas e medias empresas, o mesmo Sr. possivelmente perderia o tacho... Logo o software livre e' *evil*.
    Veja-se um pais como a Alemanha, em que qualquer jogo existe numa versao especial para a Alemanha, sem sangue, sem violencia, etc etc. Queres comprar um filme de accao ou terror com violencia, compras uma versao censurada, vais ao vizinho do lado, Holanda e compras o filme, e tens em casa na Alemanha sem problemas, mas emprestas ao vizinho do lado, tas com problemas com a lei... No entanto no meio de tanta lei esquisita, ve-se que a Alemanha esta a apostar forte em Software livre, Portugal como sempre, e' um pais liderado por lobby's e por grandes grupos economicos e nao por pessoas que querem o melhor para o pais e o bem estar dos Portugueses, logo e' simples que a visao geral das pessoas seja contra o software livre... Porque nao traz dinheiro a quem pode eventualmente mudar ou ajudar a mudar o rumo da situacao.

    A tal associacao citada em cima, se eventualmente procedesse a accoes de fiscalizacao, decerto que muitas empresas nao tinham capacidade para sustentar as multas e abriam falencia, conheco varios casos de empresas de publicidade e servicos internet que nao teem licencas para o software que usam, Photoshop, diversos produtos da Macromedia, Corel Draw, etc etc etc... Basicamente a Assoft se se preocupasse com o que eventualmente deveria ser a sua missao e deixa-se de se preocupar em manter tachos, tudo o mundo ficaria mais grato aos Sr.s que apregoam barbaridades como essa!.
    Re:Falta de informacao (Pontos:2, Esclarecedor)
    por lbruno em 11-05-02 12:13 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://lbruno.2y.net/
    A tal associacao citada em cima, se eventualmente procedesse a accoes de fiscalizacao

    O IGAE é que fiscaliza. Eu próprio pensava que a ASSOFT poderia conduzir auditorias; mas não, a ASSOFT é uma associação que te dará apoio legal relativo ao teu produto de software em troca de um "dízimo" anual.


    Basicamente a Assoft se se preocupasse com o que eventualmente deveria ser a sua missao

    Como podes ver, eles estão preocupados com a sua missão ...

    Re:Falta de informacao (Pontos:3, Esclarecedor)
    por racme em 11-05-02 15:06 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    o lema "Nos existimos pra combater a pirataria" assenta que nem uma luva. Poderia ser outro como por exemplo a "Ajudamos o desenvolvimento do software em portugal atraves de apoios e iniciativas", mas nao...

    se derem uma olhada neste faq vem claramente qual a posicao destes senhores em Portugal

    http://www.assoft.pt/luta_anti_pirataria/faq/faq.htm

    Segundo sei estes senhores actuam da seguinte forma, recebem uma queixa(ou denuncia, ate com formulario online e tudo) ou tomam a iniciativa de de eles proprios contactarem um empressa. Pesquisa pela net, lista telefonica etc.. tem é de ser grande, ou ostentar grande riqueza.

    Entram em contacto com essa empressa para uma vistoria, depois dao duas opcoes a quem nao cumpre a lei relativamente ao software, ou convindam essa empress a registar-se na sua assiaccao, tornando-se socios com quotas pagas, e obrigam-na a tornarem todo o software ilegal em legal ate a proxima visita!

    ou entao, caso o responsavel nao se mostre interessado em resolver o problema aparecem com outra vistoria, mas desta vez com os senhores do IGAE para levantar um auto e apreender o material ilegal.

    Como podem compreender e fácil fazer dinheiro assim. Nao me admira nada que esta assciacao exista com a total conviniencia das autoridades, seja patrocionada por empressas multinacionais na area informatica de certo q a m$ investiu aqui algum do seu dinheiro, visto a pirataria a produtos M$ ser em PT muito elevada.

    Mas agora perguntam voces, mas nao é assim que as coisas devem ser ?!?

    Pois é assim, so assim, poderemos ter um pais melhor se todos cumprirem a lei.

    Mas a questao aqui nao é essa.
    A questao aqui é porqe raio tem esse senhor de opinar sobre o FS/OS ?!? Porque raio tem esse senhor de opinar sobre o desenvolvimentos fiabilidade de produtos FS/OS?!? que sabe ele pra falar assim??

    dame ideia é que alem do mandato pro combate á pirataria informatica esse senhor tb tem outro!
    O mandato pra fazer publicidade a favor do software proprietario contra o software livre!!




    .:}50 anos sobre a Terra e sobre o Mar{:.
    Re:Falta de informacao (Pontos:1)
    por dINAMItE em 11-05-02 15:19 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    Dá-lhe com um pau!!!
    Eu vim cá só ver a bola (Pontos:5, Interessante)
    por CrLf em 11-05-02 13:08 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Já aqui à algum tempo houve um artigo aqui no Gildot sobre esse senhor e a sua ASSoft. Acho que a opinião de que ele não faz a mais pequena ideia do que é o software livre não deve andar muito longe da verdade.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Eu vim cá só ver a bola (Pontos:2)
    por racme em 11-05-02 15:51 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Ja nao é a primeira vez como referes,
    Q fique claro q sou contra a pirataria e ao infringimentos das lei do copyright.
    E nao quero aqui dramatizar esta situacao, ou fazer uma tempestade num copo de agua, mas esses senhores já traçaram a linha á bastante tempo. quando declararam guerra ao software livre.

    Ja se viu q a estes senhores o que lhes interessa é mostrar trabalho pra q os socios continuem a depositar o xequinho, pois os rapazes tem de almoçar e alguem tem de pagar o almoço :D

    Contudo, acrescentou a mesma fonte, "em cada duas empresas investigadas pelo IGAE, uma utiliza software pirateado", o que representa uma taxa de utilização empresarial indevida de 50 por cento.
    Não era mais bonito se "em cada duas empresas investigadas pelo IGAE, uma utiliza software livre" ?!

    De acordo com o chefe da brigada que acompanhámos, "a pena máxima foi atribuída a uma empresa nortenha de sistemas informáticos". Além de uma coima de 150 dias à taxa de 4,49 euros/dia, a companhia em questão teve de indemnizar a AutoDesk em 8,9 mil euros, a Microsoft em 7,4 mil euros e a Adobe, em 723, 26 euros.
      O responsável do IGAE mostrou-se apreensivo relativamente à situação actual, uma vez que "os tribunais deveriam ser mais rigorosos na atribuição das penas". O inspector sublinhou ainda que, caso se verificasse realmente uma aplicação das sentenças de prisão, "as companhias deixariam de considerar que estão a correr um risco calculado".

    Se a coina fosse obrigar essas mesmas empresas a pagar esse mesmo valor a um grupo de programadores portugueses para desenvolverem o equivalente software em FS/OS para uso da comunidade nacional!! isso sim era um pena exemplar :)

    depois do brilhante comentario do senhor Manuel Cerqueira na Visao deixovos com esta.
    A Associação Portuguesa de Software (ASSOFT) pode ser integrada na investigação nos casos em que existam indícios de que grandes empresas, por natureza com sistemas mais complexos, estejam a cometer ilegalidades nesta área. A associação pode, então, prestar assistência técnica in loco.

    sera que tem tenica suficiente pra distinguir um Photoshop de um Gimp, ou um OO de um msoffice?!


    .:}50 anos sobre a Terra e sobre o Mar{:.
    Re:Eu vim cá só ver a bola (Pontos:3, Esclarecedor)
    por jmce em 11-05-02 16:58 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Normalmente tento não atribuir à maldade o que pode ser atribuído à ignorância, mas de vez em quando começo a ser menos optimista e a pensar o contrário. Se o Sr. Manuel Cerqueira é ignorante, talvez os membros da ASSOFT devam re-avaliar o papel dele numa associação com aquele nome, caso o nome tenha algum significado. Se não é ignorante, estamos perante difamação pura e simples, e será então interessante saber se é feita em representação dos interesses dos associados e a mando destes.
    Típicamente à portuguesa? (Pontos:3, Interessante)
    por Myke em 11-05-02 14:02 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Julgo, meus caros, que estamos perante uma curiosa, frequente e até caricata faceta portuguesa. Estamos perante um caso de opinar sobre o que não se sabe a quem também não sabe dando a entender que sempre se sabe do assunto. Claro está que, a titlo de aviso, se puxa a sardinha ao nosso prato, mesmo que para isso se tenha que atropelar alguns promenores como os factos e a realidade.
    Logs ? (Pontos:2)
    por leitao em 11-05-02 18:28 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    Os logs de UNIX são os únicos aceites em tribunal...

    Hamm!?! Onde foste buscar essa ?


    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc

    Re:Logs ? (Pontos:2)
    por xeon em 12-05-02 14:11 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Tambem me deixou curioso ...

    ... sera' que podes basear isso com factos ? :)

    --
    Reading the FM
    -- Reading the FM
    Re:Logs ? (Pontos:2)
    por Castanheiro em 12-05-02 20:03 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Realmente, eu na minha santa ignorância, não percebendo nada de direito, não me parece que um log seja de que so seja (afinal não passa dum ficheiro de texto, certo?) possa ser aceite seja onde for.

    Cumprimentos
    Re:Logs ? (Pontos:1)
    por Nom_de_plume em 12-05-02 20:47 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    A fonte é da mailling list da ANSOL. Façam por lá uma busca... Aparentemente, os logs de UNIX são os únicos reconhecidos como prova em tribunal.

    Provavelmente houve um processo de tribunal, em que só os logs do UNIX foram reconhecidos com qualidade suficiente para serem considerados como prova. Creio que o NT não têm de origem um sistema de mensagens e são necessários programas de terceiros para providenciar esse nível de qualidade...
    Re:Logs ? (Pontos:1)
    por pmsac em 13-05-02 1:41 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    http://www.byte.com/art/9604/sec15/art3.htm

    A que nível de qualidade é que te referes ? Sinceramente, não percebi.

    P.S.-Não, não uso NT, mas o seu a seu dono.
    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:Logs ? (Pontos:2)
    por ribeiro em 13-05-02 8:47 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Pois... e os logs de IDS, tripwire, logs de reencaminhados para syslogd em UNIX, logs aplicacionais,logs de routers, etc...etc...
    Concordo com o Leitão, essa informação não está devidamente esclarecida.
    Convém é grava-los em tape, ou melhor em CD,e confiar isto a uma entidade idonea, que de prefer ência os guarde num local seguro (cofre...)
    Abraços,
    Rui
    --
    ASSOFT = Associacao de prod. de soft comeercial (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 11-05-02 21:59 GMT (#11)
    O que e que estavam `a espera ?

    A ASSOFT e' uma associacao de empresas que comercializam software proprietario.

    O Software livre e uma ameaça para eles.

    Na verdade, a ASSOFT foi criada pela Microsoft (MSFT Portugal) com o unico objectivo de ter um braço armado que lhe permite perseguir pessoas e empresas de forma quase indiscrimindada.

    Re:ASSOFT = Associacao de prod. de soft comeercial (Pontos:2)
    por leitao em 11-05-02 23:36 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www10.brinkster.com/nunol/
    E' incrivel o que se aprende hoje em dia...

    echo '[dO%O+38%O+PO/d00]Fi22os0CC4BA64E418CE7l0xAP'|dc
    Re:ASSOFT = Associacao de prod. de soft comeercial (Pontos:2, Interessante)
    por jmce em 12-05-02 9:24 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    ... e a tua versão é...
    Re:ASSOFT = Associacao de prod. de soft comeercial (Pontos:2)
    por jig em 12-05-02 9:41 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Sim.Realmente está bem pensado.
    Micro suave & cú suave & Cpa. Lda.
    Só falta mesmo um psicanalista para explicar este abuso sexual em tudo o que toca ao tio Bill.
    De repente só me vem à cabeça que só falta criar uma SOFTITS.Mas na realidade eu estou sempre a ser surpreendido pelo marketing das companhias poderosas.

    Só falta virem com aquela teoria da conspiração que o Linus é o Bill...

    Não te importas de explicar como é que descobriste isso?
    Re:ASSOFT = Associacao de prod. de soft comeercial (Pontos:2)
    por fog em 12-05-02 10:00 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    >Só falta virem com aquela teoria da conspiração que o Linus é o Bill...

    Já alguma vez viste os dois juntos ? ;)
    Re:ASSOFT = Associacao de prod. de soft comeercial (Pontos:2)
    por ribeiro em 13-05-02 8:49 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Não é novidade, a postura da ASSOFT desde à muitos anos que é uma treta.
    Pena que seja assim.
    Rui
    --
    Re:ASSOFT = Associacao de prod. de soft comercial (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 12-05-02 17:31 GMT (#18)
    A Assoft foi criada pelo advogado da Microsoft (um tal de Lopes Rocha), com o unico objectivo apanhar pessoas que usam software da MS de forma Ilegal.

    Eles precisavam de uma entidade idependente e criaram esta associacao, na qual o estado delega poderes para denunciar, ameacar, etc. e para fazer buscas (junto com a policia) em empresas e ate nas vossas casas.

    Penso que chegou a hora... (Pontos:2)
    por mlopes em 12-05-02 11:30 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    ...de a ANSOL chegar-se à frente e como associação representante do software livre em portugal fazer um comunicado a pedir a correcção das imprecisões cometidas no artigo publicado!

    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Membros da Assoft (Pontos:2)
    por ribeiro em 14-05-02 8:46 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://ruka12.tripod.com
    Carissimos,
    Peguei numa dica da Assoft sobre a criação da Assoft por um advogado da M$, e vejamos onde cheguei:
    http://www.assoft.pt/assoft/corpos_sociais/corpos_sociais.htm
    Se virem bem o link, encontram na direcção a Microsoft, Autodesk, Infologia. No conselho fiscal a Primavera, a SAP e a Micrograf.
    he. Se estamos à espera de imparcialidade por parte destes senhores, bem podemos esperar sentados.
    Abraços,
    Rui Ribeiro
    --
    Re:Membros da Assoft (Pontos:1)
    por pmsac em 14-05-02 16:47 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    Sinceramente não consegui configurar o meu browser por forma a poder ver de forma minimamente decente o site da referida Associação.

    No entanto, pelo que pude ler dos estatutos, nada indica que a Assoft apenas promova software comercial, ou limite os sócios. Alguém que desenvolva software sob GPL que se registe como associado e, quando e se tiver problemas, utilize a Assoft para fazer cumprir a licença.

    Menos feliz é o motto do site: "1 programa instalado = 1 licença comprada".
    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]