gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
EDI em Portugal
Contribuído por BladeRunner em 02-05-02 12:20
do departamento como-vai?
perguntas Um assunto que me lembre nunca foi discutido aqui, é o estado da utilização de EDI (Electronic Data Interchange) nas transacções comerciais entre empresas no nosso país.
Das poucas coisas interessantes que encontrei em .pt destaco este trabalho relizado por um grupo de alunos do 5º ano da Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa.
Para quem não souber o que é o EDI, pode encontrar aqui a resposta.
Como é em Portugal ? Usa-se ? Não se usa ? Quem ? As grandes empresas ? E as médias ?

O Público e a pirataria online | Falha de segurança no Mozilla  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • este trabalho
  • aqui a resposta
  • Mais acerca perguntas
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Usa-se (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 02-05-02 14:08 GMT (#1)
    Em Portugal o mercado da distribuição trabalha quase exclusivamente com EDI. Quer a Sonae (Modelo, Continente e Makro), quer a Jerónimo Martins (Pingo Doce, Feira Nova e Recheio) trabalham com EDI e forçam essa tecnologia aos seus fornecedores. Não tenho a certeza do que se passa com a Grula.

    Em qualquer dos casos há experiências para substituir o EDI por algo mais decente. Neste momento um fornecedor que trabalhe com a Sonae e a JM tem de ter um terminal EDI diferente para cada uma das redes, uma vez que os protocolos são diferentes (sim, as mensagens standard de EDI não são assim tão standard).
    Mais um... (Pontos:3, Informativo)
    por Lamego em 02-05-02 14:39 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.ptlink.net
    Sei que é ou pelo menos até à bem pouco tempo era utilizado entre a AutoEuropa e alguns dos seus fornecedores.
    Coisa do passado (Pontos:3, Interessante)
    por MavicX em 02-05-02 15:21 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Os sistemas de EDI são algo do passado heranças antes da era da Internet. São muito caros pouco flexiveis e muito fechados. Em Portugal existem algumas experiencias como já foi referido. O EDI quer em Portugal como no resto do Mundo gira principalemente em torno de uma grande empresa e dos seus clientes/fornecedores, normalmente por imposição da grande empresa.

    Existe uma série de projectos para integrar o EDI na Internet em vez de se usar redes proprietárias e usando servidores de aplicações. Como tambem combinar XML com EDI. Mas não conheço nenhuma implementação em Portugal.


    Pedro Esteves

    Re:Coisa do passado (Pontos:2)
    por racme em 02-05-02 20:35 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    isso mesmo!!
    ainda me lembra aqui a uns 4-5 anos ja se falava no EDI, e num seminario q presenciei da M$ e o estado do EDI em Portugal, a questao era mesmo essa, por mais grande q a empressa fosse, mas tendo fornecedores pequenos, a implementação do edi nestes mesmos fornecedores acarretava prejuizos enormes, pois muitos deles nem informatizados estavam!!

    Imaginem por exemplo um continente, a obrigar todos os seus fornecedores locais por exmplo de legumes ao uso do EDI em vez de velhas guias de trasnporte.



    .:}50 anos sobre a Terra e sobre o Mar{:.
    ebXML (Pontos:2, Informativo)
    por pmca em 02-05-02 15:25 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Neste momento está-se a pensar em substituir o EDI por algo mais amigavel, o ebXML (ebXML.org). Por isso convém verem este novo standard antes de pensarem em desenvolver algo em EDI.

    Do FAQ de ebXML:
    " Ongoing maintenance of ebXML business content (core components and messages, and business process models) will be continued within UN/CEFACT because of its vast experience in UN/EDIFACT EDI standards. "
    EDI ainda dura! (Pontos:1)
    por rollerball em 03-05-02 8:43 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Eu trabalho num grande grupo português que usa EDI em muitas transferencias de informação. E acreditem que ninguem está a pensar em mudar tão cedo!
    A questão é que uma grande empresa que use EDI tem dezenas de interfaces baseados nesse standard e muda-los, além de custar muito dinheiro, demorará uma eternidade.
    É muito bonito usar tecnologia de ponta mas mais bonito é ter as coisas a funcionarem. Claro que para desenvolvimentos futuros pensa-se em avanços tecnologicos mas para substituir algo existente só se a relação melhorias/custos for extraordinariamente boa!

    Rollerball - The world most dangerous game !
    Re:EDI ainda dura! (Pontos:2)
    por Gamito em 03-05-02 8:54 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/~gamito
    Podes crer...
    A base EDI instalada é tão grande que não vai mudar de repente.
    O mundo está cheio de amanhãs que cantam, i. e., "a tecnologia xpto está obsoleta, vem aí a xpto2 que é que vai ser a valer".
    Entratanto, vive-se com a que se tem hoje.
    É muito fácil dizer-se que são coisas do passado e que vem melhor. Mais difícil é toda a gente mudar de repente.

    Mário Gamito

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]