gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Ogg Vorbis goes mobile
Contribuído por npf em 15-04-02 8:46
do departamento mobiles
News vd escreve "Uma boa noticia para todos. O Ogg Vorbis foi lancado na passada quinta feira para handheld's.
A TheKompany lancou o tckPlayer para o Sharp Zaurus (linux based), que lê mp3.
O Ogg comprime 10% mais que o mp3, possui 50% mais qualidade (em media) e consome menos 1/3 de energia no Zaurus.

Link "

GeekPAC declara guerra a Hollywood | Minho Campus Party 2k+2  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Link
  • Mais acerca News
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    MP3pro (Pontos:3, Informativo)
    por NokiaMan em 15-04-02 12:38 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Ainda não exprimentei o ogg vorbis, mas posso dizer que o novo formato MP3 - MP3pro consegue a mesma qualidade em 64kbs o que o MP3 normal consegue em 128kbs, e lê em todos os leitores que leiam MP3 normal, ao contrário do ogg vorbis que precisa de leitores próprios e que apareceu por razões politicas por causa do MP3 ser patenteado, não estou a dizer mal, mas tenho quase a certeza que isso não vai ter sucesso nenhum, o MP3 já está bastante implentado na indústria, esta história faz me lembrar o PNG vs. GIF
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por dINAMItE em 15-04-02 13:10 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    Podias deixar uns links para informação acerca do MP3pro...
    Re:MP3pro (Pontos:3, Informativo)
    por Strange em 15-04-02 15:30 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/
    MP3Pro
    plusv

    hugs
    Strange

    Re:MP3pro (Pontos:3, Informativo)
    por LostStar em 15-04-02 16:25 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    >MP3 - MP3pro consegue a mesma qualidade em 64kbs o que o MP3 normal consegue em 128kbs, e lê em todos os leitores que leiam MP3 normal...

    Não é bem assim... também já esperimentei o MP3pro e não me convenceu nada.
    Em primeiro a qualidade de um MP3pro a 64kb em leitores que o suportem não e' equivalente a um 128kbs; é um pouco inferior, o som parece mais artificial.
    Em segundo, tens razão quando dizes que todos os leitores actuais o conseguem ler, mas esqueces-te de dizer que apenas com metade da qualidade, ou seja, um MP3pro a 64kb promete 128Kb de qualidade, mas num leitor normal ouves a qualidade de 64kb (a não ser que tenhas um plugin para MP3pro, como também existem para Ogg).
    Por ultimo, a compressão e descompressão do MP3pro é muito mais pesada que a do seu antecessor, o que pode parecer algo irrelevante nos processadores de hoje, mas não deixa de ser um ponto contra ele quando falamos em maquinas com recursos limitados como pdas.

    Confesso que ainda não esperimentei o Ogg, mas talvez tenha algum potencial no desktop. No entanto não espero ver tão depressa um leitor portatil de Ogg..nem de MP3pro..

    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 15-04-02 18:20 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    E o MP3pro não é também patenteado? Se sim, esquece... :(


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por NokiaMan em 15-04-02 19:30 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    sim, é e daí, eu não fasso tenções de comprar licenças, lá porque o ogg vorbis é royalatty-free isso não quer dizer que mude para ele, exeptuando um ou outro software que eu tenho acho que não tenho o CD original de nenhum, no entanto isso acontece com toda a gente daqui, não me venham dizer que o Vosso Widnows/Flash/Dreamweaver/VisualStudio/vmware/Inser_your_favourite_commercial_software_her e é o original.
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    You just can't get the point (Pontos:2)
    por vaf em 15-04-02 21:48 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    ...can you?

    O facto de o formato mp3 ser patenteado e serem exigidos pagamentos a quem desenvolve aplicações que o usam não tem nada a ver com o facto de tu, como utilizador final, teres ou não de pagar para o usar.

    A questão é bem mais importante e perniciosa do que parece.

    Para não repetir texto, e assumindo que percebes inglês, convido-te a leres a FAQ e outros documentos que estão no site indicado no link do artigo. Bom proveito.

    (E não, não uso software """pirateado""", nem sequer proprietário.)
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 16-04-02 8:42 GMT (#9)
    (Utilizador Info)

    lá porque o ogg vorbis é royalatty-free isso não quer dizer que mude para ele,

    É *patent-free*. Há uma diferença. Mas se tu vês tudo em termos de "to warez or not to warez", duvido que a entendas...

    isso acontece com toda a gente daqui, não me venham dizer que o Vosso Widnows/Flash/Dreamweaver/VisualStudio/vmware/Inser_your_favourite_commercial_software_her e é o original.

    Admito que realmente não paguei pelo Mandrake daqui de casa nem pelo Red Hat do emprego, simplesmente puxei os isos. E de mirrors oficiais, que coisa estranha. :) Mas o OpenBSD que está em www.dehumanizer.com foi mesmo comprado. E no entanto não precisava de o ter feito... :)


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964

    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por mlopes em 16-04-02 13:44 GMT (#10)
    (Utilizador Info)

    "Mas o OpenBSD que está em www.dehumanizer.com foi mesmo comprado. E no entanto não precisava de o ter feito... :) "

    Por algum motivo o pessoal que está habituado a utilizar software proprietário parece ter uma certa dificuldade em perceber este tipo de atitude, por exemplo eu fiz o pre-order do Mandrake 8.2, utilizo mandrake no desktop há já uns tempos, como gosto, encomendei a nova versão, se quem gosta não fizer isto, quem o fará? Mas claro que houve logo quem não hesitasse em chamar-me estúpido, porque se podia fazer o download porquê pagar! Enfim, cada um é feliz como é!


    "They that can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety."

    -- Benjamin Franklin, 1759
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por NokiaMan em 16-04-02 16:53 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    E se eu te disser que não acredito que não tenhas software ilegal em tua casa ou vaz me duizer que não tens uma copia do windows, mesmo que não a uses. PS-> por acaso também paguei pelo meu Mandrake, há softwares que justifica mas outros não, tipo pagar não sei quanto pelo Flash/Dremawever, obviamente que o que estou a dizer apenas se aplica ao consumidor final e não ás empresas.
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 16-04-02 18:08 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Por acaso TENHO *um* software pirateado em casa - é o Windows 2000 que uso para jogos. Os jogos em si, curiosamente, são todos comprados - se não acreditas, posso pegar na webcam e fazer um .jpg com as caixas. :)


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por NokiaMan em 16-04-02 19:13 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    mas os jogos é diferente, eu não, mas conheço pessoal que só tem os originais, não por serem legais mas por terem gosto em ter o original, mas és capaz de dizer o mesmo de coisas da Adobe ou Macromedia?
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 16-04-02 19:33 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    A minha filosofia normalmente é: "se não interessa o suficiente para comprar, também não interessa o suficiente para piratear".

    Se estivermos a falar de software que custa centenas ou milhares de contos... bem, eu quero-o por diversão ou trabalho? Se é para trabalho, a empresa que pague. Se é diversão, volta-se ao primeiro parágrafo. :)


    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por vd em 16-04-02 14:54 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    No melhor pano cai a pior nodoa :)

    Onde se le "atentatos" deveria-se de ler "atentados".

    Cumprimentos,
    vd
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por bgravato em 15-04-02 23:09 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Não me lembro de ter instalado nenhum plugin no xmms para ele ler ogg vobis.

    Para ouvir ogg vobis, por exemplo, no winamp, basta instalar um plugin de meia duzia de KBytes.

    Há já algum tempo que comecei a usar ogg vobis para comprimir os meus ficheiros de audio e estou bastante satisfeito.

    E, por acaso, costumo usar preferencialmente o PNG em relação ao GIF e JPEG.

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.


    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por raxx7 em 16-04-02 16:33 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Qual o problema do JPEG?

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por vd em 16-04-02 17:07 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Nenhum... mas ..

    FormatUses
    GIF Images with a few distinct colors, including line art and simple colors. Supports animation.

    JPG Images with lots of colors and or shades, such as photos and lifelike images. No animation.

    PNG Upcoming format. Combines best features of GIF and JPG. Use sparingly for now, but keep an eye on it for future use.

    Cumprimentos,
    vd
    Re:MP3pro (Pontos:2)
    por vd em 16-04-02 17:09 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    E ja' agora..

    "n many ways, PNG may well be the universal file format of the future. It supports compression of up to 16 million colors with zero loss of quality, it can store gamma information that eliminates Mac® versus Windows display differences, and it can store meta information such as object and layer data. As if all of this weren’t enough, the PNG file format is not owned by anyone (it was developed by an open standards group), meaning that it can be used by any software manufacturer without the payment of royalties. So let’s hope it catches on soon. "

    Cumprimentos,
    vd
    Re: Jpeg not so good (Pontos:1)
    por LostStar em 17-04-02 10:34 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    O JPEG é excelente quando falamos em imagens com muitas cores e não pedimos qualidade perfeita, mas para graficos web o gif revela-se uma melhor escolha pois consegue uma melhor relação tamanho/qualidade.
    Tenta por o logotipo do gildot em jpg e compara o tamanho ficheiro e a qualidade final.

    Mais um ponto para o Ogg (Pontos:1)
    por LostStar em 18-04-02 1:12 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Parece que o Ogg Vorbis conseguiu seduzir a equipa que produz o unreal, pois segundo o vizinho do lado o proximo ut2003 (unreal tournament ) vai deixar de usar o formato de musica que tinha anteriormente para passar a usar o OGG Vorbis.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]