gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
GUADEC report
Contribuído por scorpio em 04-04-02 15:47
do departamento gnome
Gnome Através de um contacto do Cyclops, consegui arranjar o report do que se passa na GUADEC. Abaixo fica o que, até agora, ele acha importante referir.
Viva, para quem não veio a GUADEC 3 em Sevilha... temos pena! :)
Estou cá desde Segunda, o tempo não tem estado grande coisa, mas deu para passar uns dias divertidos de turismo nesta cidade. Quanto a GUADEC, comecou ainda à pouco, e na abertura foi bom ver inclusive elementos do governo andaluzo e da universidade a falarem de Software Livre.
Devido aos atrasos habituais, as apresentações de entrada foram bastante curtas, mas as primeiras apresentações já começaram, e as opiniões vão desde gostei a nem por isso.
Deu para reencontrar algumas caras conhecidas desde o Porto Cidade Tecnologica Digital de 2001 (Bradley Kuhn, FSF), e Miguel de Icaza e Michael Meeks (Ximian). Cá da nossa terra, já estive com um colega da ANSOL, o Paulo Carvalho. De resto, há bastante pessoal interessante como por exemplo o Jim Gettys, que recentemente é provavelmente mais conhecido pelo seu envolvimento no http://familiar.handhelds.org.
Mais notícias amanhã, talvez :)
".

Blue Screen of Music | Prisão ou Ferraris...  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Cyclops
  • GUADEC
  • Mais acerca Gnome
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Bebe uma por mim. (Pontos:2, Engraçado)
    por racme em 05-04-02 5:30 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Q pena nao poder ai tar, se consegui com q a minha empressas me "desse" (mais tipo, descontar no ordenado ;)) o graveto pra pagar o apartamento, um projecto de redes pra entergar na escola no fim desta semana, deitou tudo por agua abaixo ;(

    Espero q curtas ai o meeting dos gnomos, e vai mantendo o pessoal informado todos os dias. ;)
    Sabes se tao a disponibilizar mp3s das talks?

    Bom ja q falas no Michael Meeks ou o Verdadeiro Taliban Americano, outros dissem q foi ele q participou no survivor, vase la saber pq!? ;)

    vela se ele apresenta mais devagar o evolution ao pessoal, q aquilo tinha tanta evolution, qe o rapaz esquece -se de metade das featuress...

    Agora q o KDE3 ja ta out de vez quero ver qual a pressao q esse ppl ai vai aplicar pra lancarem o Gnome2 a tempo e horas...

    É q se nao lancam o 2 o Iscaza nao pode xipar o seu C#. no gnome 4 ?!?! ou sera 3?! ;) bom a CLI tb ainda nao ta pronta.

    Por falar em C# tenta ir aos tutos, pelo mesmo,
    ouvi dizer q no fim dao canetas e bones da M$ ;)

    So Curtia de ir a talk de python pra gtk.

    Bom, curte a cidade, corram com os betos e encham a Praca de Espanha de geeks com os seus laps!!

    E bebe uma por mim!! ou antes bebe uma pelo pessoal.


    .:}50 anos sobre a Terra e sobre o Mar{:.
    Univ Algarve report (Pontos:2, Interessante)
    por ruben dig em 05-04-02 14:12 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Alguns estudantes da universidade do algarve tiveram lá na quinta feira e foram exactamente às conferencias de python-gtk pelo James Henstridge, e podes ver o que o Christian Egli apresentou na seguinte url : Rapid Application Development with GNOME and Python

    Estas conferencias foram numa sala pequena e com talvez 30 jovens a assistir, num ambiente sempre bastante divertido, não vais poder saber as piadas enquanto o Christian fazia a apresentação na url que foi referida. Quanto ao James (australiano) só para terem um ideia tinha uma t-shirt amarela e verde com cangurus e cerveja e andava de calções, isto com chuva e vento lá fora.
    De tarde assistimos num grande auditório ao GNOME 2.0 Debrief aonde o Jeff Waugh contou algumas private jokes e apresentou o pessoal responsável pelo release 2.0 do Gnome. Embora seja uma opinião pessoal pareceu-me que ele tava a dar desculpas tipo Debian woody porque dizia que era dificil coordenar o release com tantas features a entrar sempre e perguntou que é o que pessoal achava se deviam apresentar próximas releases numa data fixa ou quando apenas todos os objectivos fossem atingidos. Uma pergunta interessante foi acerca da compatibilidade entre as livrarias 1.4 e 2.0 e basicamente a resposta foi que do 2.0 em diante isso seria assegurado mas não com respeito ao 1.4 ?!?.
    Depois não fomos assistir à conferencia do Miguel de Icaza, ficamos a assistir à apresentação Assembling a complete Multimedia architecture for Linux onde o Erik Walthinsen explicou que é dificil ter um sincronismo perfeito entre video e audio porque os clocks que temporizam os dois são independentes e a arquitectura sound server - X server não coopera, explicou que podia haver uma solução se se implementasse uma extensão no Xfree para este efeito mas teve azar que tava lá um senhor para aí com 60 anos a dizer que isso não era bem assim e como não tinha micro só se houvia o Erik a dizer OK,ya,Ok. Foi um bocado seca assistir aquilo. Depois iamos ver o Using GtkHTML pelo Radek Doulík mas a sala de conferencias tinha sido trocada e entramos a meio da conferenecia do Miguel de Icaza, o assunto a mim pelo menos não poderia ser mais repulsivo (compiladores) mas a maneira do rapaz apresentar até tornava a coisa interesante, numa sala cheia, falava de arvores e florestas de parsing (dizia coisas como this generates shitty code (ups) slow code) gritava coisas como (Who has useded marsheling in GTK) um gajo levantou o braço e o Miguel que sinceramente parece-me um bocado efemininado :) grita (raise your arms like men!) e lá se levantaram uns 7 ou 8 braços. Disse que aquilo que estava a ser implementado era extremamente elegante e que pedia sempre ao grupo de trabalho do Mono para ter sempre o objectivo de por as features todas antes de optimizarem código usando "all the cool papers about parsing and compilers methods" :)
    Depois de uma votação se devia haver uma pausa (o rapaz tava com um speed a explicar o JIT e assembler incrível) lá símos e fomos ver o Radek Doulík a apresentar o GtkHTML e como foi usado no email client evolution ou no RPM package manager Red Carpet.
    Por ultimo um reparo à Escola de Ingenaria de Sevilha: viva o Luxo! a expo 92 pode ter sido um desastre financeiro e bla bla bla mas as instalações da universidade sou muito fixes e na cafetaria o pessoal de serviço anda todo vestido de cerimónia com lacinho e tudo, também têm elevadores panoramicos e a biblioteca não tem paredes é tudo em vidro e tem vários pisos o que faz com que quem anda nos corredores possa ver os marrões todos RTFM :) é assim mesmo!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]