gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Panorama telefónico por Varsavski
Contribuído por jmce em 29-03-02 15:07
do departamento os-donos-dos-fios
telecom vd escreve "No expresso, vem um artigo sobre o presidente da Jazztel. Ele refere que é possivel uma fusão entre a jazztel e a Uni2 (holding para Espanha da France Telecom)."
"EXP. - Defende uma maior concentração entre os novos operadores?
M.V. - Seria altamente benéfico que a Retevision Uni2, Jazztel, Novis e Oni se tornassem numa única companhia. Teríamos muito mais hipótese de competir.
EXP. - Este cenário pode ser possível ? E se sim, o que é que poderiamos ganhar com isso, enquanto consumidores?
M.V. - O UMTS foi uma enorme fraude por parte dos fabricantes, como a Nokia, Ericsson e Nortel. Diziam que tinham a tecnologia e os equipamentos, mas na verdade não os tinham e a promessa da Internet móvel era completamente irrealista. O UMTS tornou-se num dos grandes escândalos das telecomunicações. Custou um «buraco» de 50 mil milhões de euros aos operadores europeus. Mas custou 20 milhoes de contos por cada licença ao estado português, "

online banking no BPI | Facturação de um serviço não prestado  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • expresso
  • Mais acerca telecom
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Tadinhos!!! (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 29-03-02 18:45 GMT (#1)
    UMTS Grande fraude... compraram porque quiseram.. era bem sabido as dificuldades técnicas encontradas...

    Como meio mundo encheu os bolsos no "boom" viram este como mais um que lá vinha.. azarito...
    Re:Tadinhos!!! (Pontos:2)
    por Karlus em 30-03-02 17:03 GMT (#5)
    (Utilizador Info) /dev/null
    Compraram pq foram "obrigados"... caso nao saibas o futuro é UMTS(venha ele agora ou depois) e quem nao tiver licença pode fechar as portas. É o mesmo que tu dizeres que daqui a uns anos ainda vai haver pessoas com modems a 28.800
    Chama-se evolução e neste caso se nao tiveres licença nao podes operar.
    Re:Tadinhos!!! (Pontos:1)
    por Dante em 31-03-02 18:47 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Mesmo assim, compraram porque quiseram! Ninguem lhes obrigou!! Claro está que eles compraram na esperança de estarem a seguir outro filão da mina de ouro... azar, vao ter de esperar mais algyum tempo, mas que não venham dizer que a culpa é dos fornecedores... as empresas deviam ter tido cuidados e assinado contratos com os fornecedores antes de investir tanto dinheiro numa simples licensa... realmente não foram muito inteligentes...
    Re:Tadinhos!!! (Pontos:2)
    por Karlus em 01-04-02 0:36 GMT (#12)
    (Utilizador Info) /dev/null
    Nao tem NADA a ver com fornecedores nem com eles acharem que seria ou nao mina de ouro... tem a ver com as proprias licenças. Se eles nao tivessem concorrido daqui a uns anos podiam fechar as portas. Foi mais um ultimato de sobrevivencia dos governos do que outra coisa... "ou pagas ou pro ano nao tas ca".
    er :) (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 29-03-02 18:54 GMT (#2)
    Mas UMTS ja se sabia que era uma grande fraude desde o inicio... Bastava olhar para as promessas para ver que quando a esmola é grande, o povo desconfia...
    Obviamente que o boom das dot come facilitou a venda do "peixe" e toda a gente comprou o "peixe" estragado.
    De nao esquecer, que o Estado tinha bastante interesse em vender o "peixe" naquela altura, pois entrava bastante dinheiro para os cofres (que era bem preciso para cumprir o criterio de convergencia, nao sendo apenas isto valido para Portugal), e portanto ajudaram a vender bem este peixe...
    Coitadinhos nao sera o termo correcto, sera mais burrinhos, porque so compraram o "peixe" porque quiseram ou , melhor dizendo, foram "obrigadas" pelo mercado a comprar o "peixe" estragado, senao na altura do boom eram dadas como falidas porque nao iriam ter futuro sem UMTS. Claro que as que nao compraram sao as que vao manter-se no futuro, e as que compraram tao agora com dividas enormes (casos da KPN, BT, etc etc etc).
    A maior parte esqueceu-se das regras economicas basicas em analise de investimentos e agora pagam caro isso.
    Basta ver as noticias economicas dos ultimos meses, para ver a quantidade de "write offs de goodwill" que têm sido feitas por ai fora...O valor da era dot come foi-se quase todo, sendo normais casos de 1/2 e 3/4 do valor a serem tirados das contas das empresas...
    A conclusao: é assim que o mundo gira. Anda para cima e anda para baixo... O divertimento agora, ta em tentar adivinhar qual sera o proximo boom. Quem estiver na linha da frente para acertar, vai ficar bilionario, e pode manter a fortuna se aprender com os erros do passado :)
    Yours,
    fG!

    Fale do que não sabe... (Pontos:1)
    por Agoraphobian em 30-03-02 14:45 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    O UMTS vai ser um boom... nao tenham duvidas disso.. Os Problemas Técnicos estão quase ultrapassados ... há pessoas a trabalhar na especificação da 4ª geração... Se alguma coisa a história recente das telecomunicações nos ensinou é que, uma vez establecido o principio... a solução técnica segue-se com naturalidade... Acreditem que o Boom da "wireless communication" não demora muito...
    Re:er :) (Pontos:2)
    por Karlus em 30-03-02 17:13 GMT (#6)
    (Utilizador Info) /dev/null
    Coitadinhos nao sera o termo correcto, sera mais burrinhos, porque so compraram o "peixe" porque quiseram ou , melhor dizendo, foram "obrigadas" pelo mercado a comprar o "peixe" estragado, senao na altura do boom eram dadas como falidas porque nao iriam ter futuro sem UMTS.

    Sao burrinhos pq foram obrigados ? Basicamente, se te perguntarem, queres dar 1000 contos JÁ e continuar a viver durante as proxima decada ou nao pagas nada e aguentas mais 2 e meio e depois morres... tu nao pagas claro. Nao és burro. :-)

    Claro que as que nao compraram sao as que vao manter-se no futuro, e as que compraram tao agora com dividas enormes (casos da KPN, BT, etc etc etc).

    Depende do teu conceito de futuro. 2 anos ?
    O que tu chamas dividas alguns preferem chamar investimentos. Sim, investimentos com um retorno tardio mas mais vale isso do que ter o futuro comprometido. Tas a ver um cliente daqui a um ano a pedir UMTS ao Operador e ele dizer "Nao temos disso pq nao temos licença". Ele faz o que ? Fica ? É este o Operador que tu dizes que tem futuro nao ? Irreal!

    Re:Parece-me que nao les os jornais (Pontos:2)
    por Karlus em 01-04-02 0:44 GMT (#13)
    (Utilizador Info) /dev/null
    LOL... dizes imbecilidades no teu post anterior de obrigatoriedade e que as operadores que vao sobreviver sao as que NAO tem licença UMTS e depois o ignorante sou eu. :-)
    Caso nao saibas, as operadores estao-se a juntar na construção das infraestruturas para pouparem dinheiro por exemplo, é o caso do 'towering' cá em Portugal com a Optimus/Vodafone.
    Caso nao saibas já há projetos de UMTS preparados, pra PostLog, para seguradoras, etc, tb cá em Portugal.
    Mas sim.. tu es um poço de cultura... até lês os FT... pena é que nao percebas o que lês(deve ser do ingles). As operadores estao TODAS enganadas, so tu é que es esperto... ainda me admiro como é que ainda cá estás a mandar postas anonimas e nao a frente dessas empresas. Se calhar eles nao lêm o FT.

    a conversa da jazztel é obvia... (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 29-03-02 21:19 GMT (#3)
    E isto só mostra o desespero da Jazztel por estar condenada a desaparecer. Os operadores sem rede UMTS propria a medio prazo estarão condenados.

    A fusão é a unica possiblidade da Jazztel aceder ao UMTS visto que não obteve nenhuma licença. Curiosamente, depois dos concursos em Espanha e Portugal terem decedido que a Jazztel ficaria de fora em relação ao UMTS, a Jazztel tentou concorrer a uma nova licença de GSM em Espanha! O que demonstra o claro panico e falta de objectividade no plano de negocios da Jazztel.

    O UMTS está quase a arrancar, e vem para ficar, acreditem nisso. Mal lançarem o UMTS, deveremos assistir a uma transição massiça de clientes GSM; e em menos de 3 anos as redes de GSM deverão ficar desactivadas por essa Europa fora. Actualmente em diversas feiras da especialidade Cebit/JavaOne já podemos ver em acção telemoveis de 3G, já prontos para passarem para as linhas de montagem e chegarem ao mercado nos miados deste verão; houve uma euforia inicial que fez com que os fabricantes (Nokia, Motorola, etc.) avançassem com prazos demasiadamente optimistas, mas agora os resultados estão a aparecer.

    Para concluir, não acham curioso que apenas a Jazztel avançe com o cenario de fusão? E todos os comentários de responsaveis das outras empresas de telecomunicões indiquem que não estão minimamente para lá viradas??
    Re:a conversa da jazztel é obvia... (Pontos:1)
    por Prisoner em 30-03-02 18:54 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    desactivados? ainda há quem use telemoveis analógicos, podem ser poucos, mas eles nao vao desactivar o GSM... além de que 3 anos nao é assim tanto para toda a getne comprar um tlm novo.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]