gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Rede por Electricidade - Uma realidade.
Contribuído por chbm em 27-03-02 10:40
do departamento bzeertt
Hardware vd escreve "HomePlug e' o produto da HomePlug Power Alliance ( http://www.homeplug.org/index_basic.html) e e' basicamente aquilo que se tem estado 'a espera para ligacoes rapidas dentro de uma casa, sem fios adicionais.
E' referido que este produto possibilita uma maior velocidade que o 802.11b Wireless.
Se ainda ha' pouco tempo bastava andar com um portatil para se apanhar rede no "ar" (caso do PQ do Expresso), agora as tomadas electricas que se acautelem!
Mais informacao aqui. "

A (in)cultura científica dos nossos jornalistas | OpenSource Português  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • http://www.homeplug.org/index_ basic.html
  • aqui
  • Mais acerca Hardware
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Internet por rede electrica (Pontos:1)
    por Shadlan em 27-03-02 11:54 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://alunos.uportu.pt/~al18420/
    Se na Alemanha já há internet pela rede eléctrica não se torna grande novidade a existência de redes atravez das tomadas.
    Electricidade e Flat Rate (Pontos:2)
    por Gimp em 27-03-02 12:15 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Esta cena de net pela rede eléctrica já parece a novela da flat rate. Sim senhora, é bom, demais, mas não aparece...já chateia.


    "No comments"

    Tomadas que se cuidem? Talvez não... (Pontos:4, Interessante)
    por MortH2O em 27-03-02 17:42 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://go.to/mortagua2000
    É sempre bom podermos implementar uma rede em nossa casa sem termos cabos espalhados pelo chão, ou rebentar paredes, ou mesmo colar cabos aos rodapés.
    Eu já trabalhei (e continuo) num projecto em que usamos tecnologia X.10 para controlar aparelhos eléctricos através da própria rede eléctrica.
    É claro que a implementação de uma rede de dados exige outro tipo de tecnologia, embora similar. Não vou explicar extensivamente como funciona o X.10, mas suncintamente, trata-se do envio e recepção de picos de tensão sobrepostos à sinusoidal da corrente eléctrica, que são processados por dimmers, switches (comutadores comuns), câmaras, tomadas, lâmpadas, etc... Se pretendem saber mais, basta abrir uma janela do browser, ir ao Google, por exemplo, e procurar por X10. Encontram de tudo.

    O que interessa para este post é o seguinte: Tal como numa rede de dados, por vezes é indesejável que os sinais que andam, por exemplo na rede eléctrica de um andar (se estivermos a falar de uma casa com vários andares ou mesmo um bloco de apartamentos) não se passem para outro andar. Para isso, existem módulos X.10 (tal como os módulos switch, dimmers, etc...) que filtram os sinais entre a rede e o resto da instalação eléctrica. Basta colocar, por exemplo, um destes filtros no quadro eléctrico à saída da linha, ou linhas eléctricas para o dito andar. Ora bem, numa rede de dados (que, no fundo, terá semelhante mecanismo de transporte de informação), a solução será obviamente idêntica.

    Logo, acho que isso não constitua problema... Agora, transmissões wireless... se pudessemos filtrar a atmosfera de um apartamento, ou de um quarto, ou de um andar, ou de uma casa... Já vi blindagens para filtrar radiofrequências bem grandes, mas nem tanto. ;)

    MortH2O

    DPL (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 27-03-02 19:30 GMT (#4)
    A questao da DPL (Digital Power Line) em terras lusitanas e' "muito simples": 1. a sua implementacao e oferta comercial assenta e depende da EDP por razoes fisicas - detem e explora a rede eletrica. 2. a avancar com a sua oferta comercial a EDP estaria sujeita aos mesmos "detalhes" da sua concorrente actual no sector das telecomunicacoes (onde actua a sua participada ONI) - a Portugal Telecom, ou seja ter, mais tarde ou mais cedo, de se submeter as decisoes e accoes reguladoras da Anacom para liberalizacao de acesso e partilha de rede. Ou seja... tecnicamente possivel e testado como conceito (a EDP tem disponiveis ao publico "stands" de teste de DPL na sede da ONI em Lisboa), e' economica e estrategicamente duvidoso o seu sucesso - rapidamente um activo estrategico (a rede electrica enquanto transporte potencial de dados) se transforma num elemento a manter e partilhar com outros agentes economicos - ainda por cima concorrentes :-) . Mais uma vez money matters and market rules!
    Re:DPL (Pontos:2)
    por vd em 27-03-02 21:30 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Repara..
    O problema nao e' o DPL ou a EDP.

    Este caso apenas e' para a tua casa.
    Nao dependes da EDP, mas sim das instalacoes electricas que possuies.

    Isto funciona colocando um router num cabo de internet (pode ate ser ethernet vindo do teu pc) e depois o aparelho "liga-se" a uma tomada, ficando a tua casa com rede em qualquer tomada.

    Nao se fala que a Internet vem do exterior! Pode ate' vir, mas tens sempre de liga-la ao aparelho.

    O DPL vem atraves dos cabos electricos da EDP e depois com um aparelho subdivide-se em internet e electricidade.

    Cumprimentos,
    vd

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]