gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
"Lindows" ganha processo contra Microsoft
Contribuído por npf em 22-03-02 17:06
do departamento trademarks
News Dehumanizer escreve "

Tempos atrás, a Microsoft tinha processado a empresa Lindows, que está a fazer uma versão de Linux que supostamente corre programas de Windows com uma compatibilidade perfeita (ou quase). O processo foi por causa do nome - temos de admitir que é um pouco parecido... :)

Mas como se pode ler aqui, não só o juiz decidiu contra a MS, como...

A federal judge threw out Microsoft's request for a preliminary injunction against Lindows.com, maker of LindowsOS, disagreeing that the company's name and product cause confusion in the market.

But the most startling and substantial aspect of this ruling deals with Microsoft's trademark for the name Windows. According to the ruling, Microsoft arguably has no legal claim to such a general term, and the judge even questioned the situations under which the company gained such a trademark.

Se isto fosse levado ao limite, provavelmente a MS teria de mudar "Windows" para "WindowsOS" ou coisa parecida... "

Linux made in China | Pedido desesperado  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Dehumanizer
  • Microsoft
  • Lindows
  • aqui
  • Mais acerca News
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Esse juíz deve ser novo porque : (Pontos:2)
    por NT em 22-03-02 21:11 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://amiga.L33tz.com
    Não sabe que a M$ tem que ganhar os processos todos por causa disto ?
    A Lindows não ganhou o processo... (Pontos:2, Informativo)
    por joaobranco em 22-03-02 21:21 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Tudo o que o juíz fez foi indeferir uma providencia cautelar pedida pela Microsoft. As reservas levantadas pelo juiz não querem dizer que a M$ vá perder o processo (acho mesmo que pelo pouco que conheço do direito de marcas, que será muito dificil à M$ perdê-lo).

    JB

    Re:A Lindows não ganhou o processo... (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 23-03-02 2:39 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Marcas? Windows, janelas, whatever... parece-me que a microsoft registou uma "marca" dum producto que existe à milhares de anos... é mais ou menos como o aquele caso que queriam (não me lembro quem) registar uma sequencia de numeros porque essa sequencia de números representava nao sei o que em nao sei o quanto... acho é que as patentes deviam ter um tratamento mais cuidado ao serem pedidos os registos... porque registar uma marca que é ao mesmo tempo um producto que existe à milhares de anos, é no minimo rídiculo... já agora, ninguem pode escrever a palavra "janela" em publicidades porque é a tradução da palavra "window" para inglês, e já está registada :P

    HiTek DeVil
    Re:A Lindows não ganhou o processo... (Pontos:2, Informativo)
    por joaobranco em 23-03-02 12:34 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Nota que o direito de marcas é diferente do direito de patentes. As marcas registadas tem uma protecção legal limitada associada a uma determinada utilização, nada te impede de usares o termo Windows para janelas fisicas, porque não haverá confusão possivel. No entanto, e pela mesma razão, não podes legitimamente usares Windows para um sistema operativo, porque a possibilidade de confusão existe. Quanto ao termo "Janelas" acho que nada te impede de criar um software e o chamares isso, mas dado que o qualquer julgamento nos EUA normalmente depende de quem tem mais dinheiro/tempo/advogados para vencer os processos, não te aconselho a fazê-lo. As patentes tem direito a uma protecção mais extensa, mas limitada no tempo (apenas 14 anos, se bem me lembro, mas estavam a tentar alterar isso).

    Concordo que as patentes devem ser atribuídas com mais cuidado (neste momento as patentes estão a ser atribuídas nos EUA para muitas coisas que me parece que legitimamente não deveriam ser objecto de protecção por patentes) mas isso é uma outra questão (patent law), e não tem nada a ver com o direito de marcas (Trademark law).

    JB

    Re:A Lindows não ganhou o processo... (Pontos:2)
    por joao em 23-03-02 16:13 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Há uma grande diferença entre marcas e patentes. As patentes conferem um monopólio sobre a exploração de uma invenção. A Microsoft não pretende o monopólio das janelas. O que a Microsoft pretende é que a sua marca, que foi construida ao longo dos anos e não existia há 20 anos, não seja usada por outros de forma abusiva. O Lindows confunde-se propositadamente com o Windows da Microsoft, e não tem nenhuma intenção de se fazer confundir com Janelas.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:A Lindows não ganhou o processo... (Pontos:2)
    por Strange em 24-03-02 3:44 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Tanto pode ser L+indows como lin+dows.

    De qualquer modo, o problema é da Microsoft, por querer ter como marca registada um nome comum, que também o é na sua área (informática).

    A Microsoft não detem o registo de Windows como marca, apenas uma pretensão (a ™ nos states), e mesmo que detivesse o ®, já houve um caso (dos fechos zipper), que pelo reconhecimento pelos utilizadores do nome e tipo de fecho a marca que registou o nome perdeu o direito a ele.

    hugs
    Strange

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]