gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Intranets em Escolas - Como e para quê?
Contribuído por BladeRunner em 21-03-02 15:47
do departamento paixão
perguntas lay escreve "Há algum tempo foi-me requisitado que pesquisasse a implementação de uma intranet dentro de uma escola secundária com cerca de 90 postos de trabalho. Por um lado consigo ver que poderá ser bom para colocar alguns memorandos e avisos, por outro não vejo como tirar rendimento efectivo do investimento. Basicamente, faltam ideias. Adicionalmente, sei que poderia ser implementada usando IIS pois já vi isso feito, mas tenderia mais a utilizar ferramentas livres se houvesse possibilidade e isso não implicasse ter que aprender o Apache de trás para a frente. Alguém tem sugestões ou indicações de recursos acerca deste assunto? "
[BladeRunner]: Se quiseres imlpementar um Apache/PHP/MySQL tens aqui um tutorial completo que eu próprio escrevi. Atendendo a que é um projecto para educação, se precisares de ajuda para além do óbvio RTFM, manda mail para gamito@aeiou.pt

Política, Direitos Humanos e OpenSource ! ou, LAMP | ORBZ morreu  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • lay
  • aqui
  • gamito@aeiou.pt
  • Mais acerca perguntas
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Não percebi nada deste Post (Pontos:2)
    por MavicX em 21-03-02 16:26 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    O que é que tu queres, ainda não percebi. Queres fazer um trabalho para a escola, ou algo profissional ? Queres fazer um estudo economico (custos/beneficios) de varias soluções ? Já tems orçamento previsto ? Que material tems já em funcionamento e o que precisas comprar ?

    Explica-te rapaz!

    Pedro Esteves

    Intranet (Pontos:2, Informativo)
    por Lery em 21-03-02 16:49 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Viva! Bom, conheco uma escola com cerca de 60/65 postos no qual implementaram uma intranet, que por acaso ate' esta' a funcionar aceitavelmente. Eles têm dois dominios, um para os professores, com um Windows 2000 Server como servidor e para os alunos, outro windows 2000 server como servidor... Os postos sao todos windows xp, e nos servers foram colacadas "policies" e "quota" para cada grupo de utilizadores. 'a primeira vista, as coisas ate' parecem ir bem, mas por vezes acontecem alguns erros... Bom, o post serviu apenas para te informar do que existe.. :) Um abraco e boa sorte! Daniel Poças
    Re:Intranet (Pontos:4, Engraçado)
    por NokiaMan em 21-03-02 19:17 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    A minha antiga escola tinha isso! uma semana depois o server foi ownado por um puto qualquer com um expoit daqueles overflows do iis
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:Intranet (Pontos:1)
    por js em 22-03-02 13:40 GMT (#22)
    (Utilizador Info)

    Ora, que pergunta, claro que a culpa é do sysadmin que fez a instalação! Até é mais fácil de entender porquê com um exemplo: Imagina que o puto dá um murro na cara do sysadmin. De quem é a culpa, do puto, ou do sysadmin? É do loser do sysadmin, evidentemente! Quem o manda ter cara?

    Ideias e recursos (Pontos:5, Informativo)
    por mvalente em 21-03-02 16:58 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Basicamente, faltam ideias.

    Alguém tem sugestões ou indicações de recursos acerca deste assunto?

    Assumindo que a maioria das escolas e que a maioria de professores e alunos 1º está/estará habituada a sistemas Windows, 2º não será da área da informatica, será importante que o servidor de Intranet seja algo que permita fácil utilizacao pelo publico alvo.

    Nomeadamente parece-me que sera' importante manter os utilizadores a usar as ferramentas que conhecem (Word, Excel, etc) assim como será importante herdar o parque de documentos/informacoes já existente.

    O Zope, através do WebDAV (Web Distributed Authoring and Versioning), permite que qq utilizador faça publishing na intranet através do simples drag&drop ou do Save a que está habituado.

    Para alem disso o acesso facil a ODBC databases permite a facil integracao de BDs Access, tipicamente usadas.

    Em particular e facilitando o trabalho, sugeriria o Amphora, um add on para o Zope que acrescenta coisas como gestão de documentos e de projectos, calendarios e workflow, web based email com sincronizacao para o Outlook, etc, etc.

    Quanto a ideias, parece-me que o uso de uma intranet numa escola poderá ir muito além de "colocar memorandos e avisos". Ficam alguns topicos:

    • Turmas e Horarios
    • Ocupacao de salas
    • Publicacao de notas
    • Base de dados da biblioteca
    • Marcacao/Inscricao em eventos
    • Calendario escolar com datas de pontos, exames
    • Bases de dados de contactos de alunos e professores
    • Curriculos, programas e bibliografias
    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:Ideias e recursos (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 21-03-02 17:25 GMT (#4)
    Lá tinha que vir o zope isso parece que serve para tudo.
    Re:Ideias e recursos (Pontos:2)
    por mvalente em 21-03-02 18:19 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    É bom, não é :-) ?

    Mas infelizmente nao serve para tudo...

    Neste caso especifico parece-me que o importante mesmo é o WebDAV. Podia ter referido o mod_dav para o Apache, mas a pergunta foi explicita em indicar que desejava algo mais facil que o Apache. E de facto configurar o WebDAV no Apache (mais a autenticacao) nao é pera doce.

    E mesmo que o mod_dav fosse opcao, ficava o resto do problema: gerir documentos, calendarios, publishing, etc. Coisa que o Apache nao faz de raiz. Assim como o IIS, tb fazendo WebDAV, nao faz de raiz (podes comprar o SharePoint se quiseres...)

    Se tiveres alternativas ao uso do WebDAV (FTP? not....) ou outras ferramentas open source que disponibilizem o WebDAV para uma partilha facil e simples de recursos numa intranet.... a malta fica à espera que os partilhes e agradece de antemao.

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:Ideias e recursos (Pontos:2)
    por MavicX em 21-03-02 22:09 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Ainda não percebi qual é o problema do apache, se ele quer algo mais simples que não IIS que tal Iplanet não so tems webserver como tem o iPlanet Directory Server, bastante melhor do que Zope e webDaV. Claro que não é free. Mas a ideia de que todos os produtos tem de ser free e opensource é uma palhaçada incutida nas pessoas nos ultimos tempos, existem licenças bastante baratas para escolas.

    Pedro Esteves

    Re:Ideias e recursos (Pontos:2, Interessante)
    por racme em 21-03-02 22:31 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    eu ja tou admirado a escola ser secundaria e ter 90 postos de trabalho!

    Agora ja viste pagar 90 licencas!?!?
    pagar 90 licencas pra Windozes!?!?

    de certo terao dinheiro pra pagar uma licença
    pro IPlanet á SUN(penso eu de q ja é a SUN)

    Afinal de contas são uma Tipica Escola Secundária Portuguesa Concerteza!
    Re:Ideias e recursos (Pontos:2)
    por MavicX em 22-03-02 9:56 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Não sei se sabes mas as licenças windows para esolas se não são gratuitas, são quase. É uma estratégia por parte da Microsoft para começar a incutir nos mais novos o "gosto" pelo windows.

    Quanto as licenças do Iplanet para escolas tambem são muito baratas se não gratuitas (não sei o preço, só telonando para lá).

    Pedro Esteves

    Re:Ideias e recursos (Pontos:3, Esclarecedor)
    por falco em 21-03-02 23:36 GMT (#16)
    (Utilizador Info)

    Podias envêz de dizer que é uma palhaçada, usár um argumento sério para contrariar.

    As licensas de Software Livre dão-te vantagens que não consegues obter com outras licensas. Por exemplo:

    -imagina que descubiste que podes fazer uma coisa com um software proprietário que compraste,como o individuo responsavél por esse sotware nunca se lembrou dessa possibilidade, e como na licensa estáva escrito que só podias utilizar aquele software para os fins X e Y, já não poderias utilizar esse software para fazer a tal coisa Z que tú querias, pelo menos sem pedires ao produtor para alterar a licensa e duvido muito que ele fizesse tal coisa de borla.

    -imagina que queres um software qualquer, para fazer uma coisa qualquer, mas que não há no mercado nenhum que faça exatamete aquilo que tú queres, embora haja um que apesar estár muito proximo das tuas necessidades, não tem a tal feature que tu mais desejavas.

    imagina que tens 2 pc's e que tens de comprar um OS e uma série de aplicações, para esses PC's, já viste o dinheiro que tu terias de gastar em licensas (pelo menos uns 150 000$00), nem toda gente tem esse poder de compra.

    O Software Livre tem uma resposta para todos estes problemas que é LIBERDADE: liberdade de executar o software, para qualquer uso, iberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades, liberdade de redistribuir cópias e ainda tens a liberdade de ajudar a comunidade e de fazer algum $$$$ porque podes publicar livremente as alterações que fizeste ao código.

    Tens ainda a vantagem de que isto são liberdades e não deveres. Estas caracteristicas das licenças de Software Livre fazem do mesmo ideal para a maioria, das utilizações que as organizações publicas do estado, e não só...

    Fikem bem!


    Re:Ideias e recursos (Pontos:2)
    por MavicX em 22-03-02 9:44 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    É assim quanto á liberdade to opensource tems razão, embora percas um bocado de liberdade conforme a licença GPL vs BSD.

    Mas quanto aos custos das licenças eles são absurdos, normalmente as licenças para grandes investimentos, são uma pequena fatia do orçamento niglegencialvel no longo prazo. Niguem tá a falar da rede lá de casa.

    O que estou a ver agora é que se opta pelo software opensource (diferente de livre) para todas as soluções, embora haja soluções proprietárias que tem um custo/beneficio muito superior, é isso que não concordo, percebes.


    Pedro Esteves

    Re:Ideias e recursos (Pontos:2)
    por vaf em 25-03-02 4:39 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Exactamente! Esta coisa do Software Livre é uma palhaçada. Aliás, a própria ideia de liberdade é uma palhaçada. Mais: somos todos uns palhaços!

    Bah... abre os olhinhos.
    Re:Ideias e recursos (Pontos:1)
    por racme em 21-03-02 22:36 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    acho q ta encontrado o Autor do 3º livro de Zope mundial! ;)
    So espero q o Mario Valente tenha jeito pra escrever em ingles


    Re:Ideias e recursos (Pontos:2, Engraçado)
    por Gamito em 21-03-02 17:33 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    O ZOPE serve para ajudar a domar um puto de 3 anos rebelde como o raio :-) ?

    Just kidding :-)

    Mário Gamito
    Re:Ideias e recursos (Pontos:2)
    por mvalente em 21-03-02 18:36 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    :-)

    Mas olha que com o Zwiff (gerador de Flash) podes dedicar-te a fazer umas coisas giras para o entreter... :-)

    Por exemplo, portar o Pong de PHP/Ming para Python :-)

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:Ideias e recursos (Pontos:1)
    por falco em 21-03-02 18:04 GMT (#6)
    (Utilizador Info)

    Alem disso ainda poderia disponibilizar trabalhos de alunos, e poderia ser o alvo de trabalhos dos alunos das turmas de informática ou clubes de infomática, bem como ser suporte a outros clubes escolares.

    Mas penso que isso pode e deve ser feito, sem complicações, utilizando Software Livre.

    Fiquem bem!


    Tantos ?!!? (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 21-03-02 23:16 GMT (#15)
    Que escola secundária é essa com tantos postos !? Isso é cá em .pt ?!
    Projecto SEUL (Pontos:2)
    por jneves em 23-03-02 10:59 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    A parte de educação do projecto SEUL - Simple End-User Linux tem imensa informação sobre software existente para escolas. Procura aqui (recomendo o link Software para ficares de boca aberta).

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]