gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Browser contra Browser
Contribuído por npf em 02-03-02 13:52
do departamento browser's-war
Linux CrLf escreve "Para quem ainda não viu a luz e ainda se preocupa com estas coisas, aqui está um artigo que compara os diversos browsers existentes para Linux. [fonte: slashdot] "

Efeitos, Linux e Video | Apache: manual em PDF  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • gildot
  • CrLf
  • luz
  • aqui
  • slashdot
  • Mais acerca Linux
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Galeon for president (Pontos:2)
    por buckley em 02-03-02 14:31 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.buckley.tk
    Galeon is a lightweight GNOME/GTK browser based on the Mozilla Gecko rendering engine. Its interface is the most user-friendly, offers the best Tabbed browsing, and provides excellent integration and customization. As I use many GNOME applications that run well under KDE, Galeon is my favorite Web browser primarily due to its speed, usability and integration with Downloader for X. The downside of Galeon can be upgrading due to GNOME dependencies.

    Depois de ter defendido afincadamente o Konqueror na ultima discussão, e após 2 meses a utilizar o Galeon, chego à mesma conclusão que o autor do texto. O Multi-Tab browsing é, para mim, importantissimo na minha navegação diária. O interface é de rápida utilização e não é tão lento como o Mozilla (base) nem tão instável como o netscape, IMHO.

    Um abraço
    "Track number one; Mississipi number one, number two, number three and number four", Flaming Lips
    Re:Galeon for president (Pontos:3, Interessante)
    por Castanheiro em 02-03-02 15:09 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Confesso que há muito tempo que não testo o Galeon, mas da última vez que tentei utilizar o tab-browsing(mozilla) não fiquei muito bem impressionado. No Opera a coisa parece estar bem implementada e funcionar como devia, até gosto do esquema da coisa, mas no mozilla a coisa pura e simplesmente não funcionava. Quando carregava num link abria uma nova instância do mozilla, mas se carregasse no link imediatamente abaixo já me abria um novo tab. Era completamente errático, nunca consegui perceber a lógica da coisa. Desisti e desliguei os tabs.

    Sendo "forçado" a utilizá-lo na faculdade, confesso que tenho excelentes impressões do Opera, como dizia uma publicidade a um conhecido ISP, "Voe onde os outros navegam". O animal realmente voa! Faz qq outro browser corar de vergonha em termos de velocidade! Tem alguns problemas (poucos que eu conheça), mas para mim é um enorme candidato à vitória. Em casa, tendo disponivel mais rescursos em termos de hardware, continuo a preferir o Konq.
    Re:Galeon for president (Pontos:2)
    por Gamito em 02-03-02 15:18 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Bem, flamem-me à vontade por isto, mas já agora em Windows - e estou só a falar de velocidade - também o IE faz o NS corar de vergonha e por uma larga margem...

    Mário Gamito
    Re:Galeon for president (Pontos:1)
    por K` em 03-03-02 10:23 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.geocities.com/alex_j_p
    mas não .. se usares a opção turbo ( não sei se o netscape tem , peço desculpa se não tiver) mas mozilla tem , e é o que eu uso na escola em win2000

    PS : ie na minha escola é impossivel de usar .. em todos os computadores . devido á firewall e proteções de ftp ( penso que seja a causa disso ) , navegar um site ftp no internet explorer , indica quase sempre reset ao computador , ou uma hora de bloqueio do sistema operativo ( taskbar , desktop , etc) . contrariamente , no mozilla não , ftps dão á vontade
    Re:Galeon for president (Pontos:2)
    por Gamito em 03-03-02 11:42 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Eu estava a falar de velcidade de renderização...

    Mário Gamito
    Re:Galeon for president (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 03-03-02 23:17 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Lembra-te de que consegues ter o IE em memória sem o Mozilla, mas não o Mozilla sem o IE...

    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Re:Galeon for president (Pontos:2)
    por CrLf em 02-03-02 16:10 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    (...)Sendo "forçado" a utilizá-lo na faculdade, confesso que tenho excelentes impressões do Opera, como dizia uma publicidade a um conhecido ISP, "Voe onde os outros navegam". O animal realmente voa! Faz qq outro browser corar de vergonha em termos de velocidade! Tem alguns problemas (poucos que eu conheça), mas para mim é um enorme candidato à vitória. Em casa, tendo disponivel mais rescursos em termos de hardware, continuo a preferir o Konq.

    Ultimamente o Opera também tem subido bastante na minha consideração, não fosse o facto de ser closed-source diria que é tão bom quanto o Konqueror. O Konqueror ganha em funcionalidades e integração mas o kHTML ainda tem alguns "glitches" que estão ausentes no Opera (como o último parênteses do desenvolvimento das notícias do Gildot ficar numa linha à parte).

    PS: da próxima vez que fores "forçado" a usar o Opera na faculdade repara que o Java já funciona... menos uma razão para usar aquela lata velha do Netscape 4.x.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Galeon for president (Pontos:3, Engraçado)
    por Castanheiro em 02-03-02 17:14 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Se pelo menos eles se tivessem lembrado de instalar um cliente de mail nos pc's.... (leia-se cliente gráfico). O único que lá está é o balsa(que eu tenha encontrado pelo menos), e não funciona. Assim não posso por de parte totalmente o NS. Fica para o próximo semestre.... (you know what i mean...)
    Re:Galeon for president (Pontos:2)
    por CrLf em 02-03-02 21:52 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Eu tinha o Sylpheed no mesmo esquema que o Opera mas agora já não, a minha busca voltou-se para tentar encontrar um cliente de email do mesmo estilo que suporte POP3 ou IMAP com SSL. Já agora, alguém conhece algum decente, não muito grande e que não obrigue a instalar libs extra num redhat 7.1? (Sim, áreas de 10Mb a quanto obrigas).

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Galeon for president (Pontos:1)
    por president em 02-03-02 17:50 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Experimenta abrir http://www.tvcabo.pt/internet/internet.asp com o Opera.
    Re:Galeon for president (Pontos:1)
    por K` em 03-03-02 10:20 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.geocities.com/alex_j_p
    éra completamente errático ... mas se vires na preferencias do mozilla ( e do galeon) , estas contém opções para definir o comportamento . provavelmente éra erratico , mas , éra como estava definido para funcionar. ( talvez devias experimentar outra vez )

    bem , eu uso konq .. só pode ser .. adoro anti aliased fonts

    PS: só gostava de comentar que quando entrei no linux ... web browsers éram bastante maus ( alias , só existia o netscape4 para nos governar-nos ( tirando lynx e outros ) , mas , a provar que open source funciona mesmo ... hoje nem sabemos quais devemos usar de tanta oferta )
    Re:Galeon for president (Pontos:2)
    por Castanheiro em 03-03-02 15:50 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    anti-aliased fonts rules :-)
    Realmente, depois que experimentei não quis outra coisa :-) Já nem consigo estar a olhar para um desktop não anti-aliased.

    Salvo erro eu tinha definido para ele abrir sempre uma tab cada vez que eu carregava num link, mas ele achava que não o devia fazer... Mas certamente que vou testar novamente.

    Há 4/5 anos, quando comecei a dar os primeiros passos no linux (tempos do kde0.9, kernel 2.0.0, etc), só havia mesmo o netscape. Ainda me recordo, era uma versão qq que o redhat trazia que estourava cada vez que tentava carregar o java devido a um problema qq nas fontes...
    Mas não há fome que não dê em fartura....
    Gosto do konq (Pontos:2)
    por TarHai em 02-03-02 15:03 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Principalmente porque e um browser tudo-em-um muito bem integrado. Tenho bookmarks que vao desde info:/ ate http:/ passando pelos man:/, file:/, ftp:/, etc...

    So sinto falta de tabs (O Mozilla e o culpado disto) e de uma navegacao da web mais bonita e fiavel. Existem algumas falhas irritantes no konq, um ou outro botao/form q nao aparece, ou uns erros de formatacao, mas frequentemente nada de critico :)


    ---
    Konqueror... (Pontos:1)
    por Gamito em 02-03-02 15:16 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Viva!

    Também utilizo o Konqueror, mas não são só as tabs que fazem falta (assumindo que *realmente fazem).
    Faz falta JavaScript, suporte *nativo* a Java, SSL (sim, eu sei que suporta e eu tenho tudo isso a funcionar, mas vão lá dizer ao average John Doe que tem que ter o openSSL para poder acerder a sites seguros. open o quê ?).

    Resumindo, o browser é um bom browser :-) Só.
    O que me leva a ter esperança nele não é o que ele é hoje, mas a velocidade de implementação que tem tido de novas features mantendo a estabilidade.
    Aliás, para a versão 3 do KDE anuncian-se avanços importantes, nomeadamente o JavaScript.
    Quem quiser pode dar um saltinho aqui e ver...

    Uma coisa que me irrita é aparentemente o idiota fazer a leitura das CSSs no fim, ou pelo menos à vista é o que parece, o que provoca um efeito estranho de página-já-completamente-mostrada-e-de-repente-muda-tudo.

    Mário Gamito
    Re:Konqueror... (Pontos:2)
    por Strange em 02-03-02 15:51 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    "open o quê?"

    Konq... o quê?... (Open)SSL é quase padrão em sistemas Unix, já o Konqueror não o é. Não vejo nenhum problema em este último precisar do primeiro... E depois alguns criticam a divisão de recursos da comunidade de developers Linux & BSD...

    hugs
    Strange

    Re:Konqueror... (Pontos:1)
    por racme em 03-03-02 17:59 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    epa o konq vem dos tempos do kfm muito bem antes do nautilus pro gnome
    Hã? (Pontos:2)
    por CrLf em 02-03-02 16:03 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    (...)SSL (sim, eu sei que suporta e eu tenho tudo isso a funcionar, mas vão lá dizer ao average John Doe que tem que ter o openSSL para poder acerder a sites seguros. open o quê ?).(...)

    Praticamente todas as distribuições trazem o OpenSSL, também quase todas trazem o KDE. Se o utilizador está a instalar o KDE por si próprio então também não terá dificuldade em instalar o OpenSSL. Por isso não estou a ver o problema.

    -- Carlos Rodrigues
    Resposta 2 em 1 (Pontos:2)
    por Gamito em 02-03-02 16:27 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Eu vejo problema se a distro instalar o Konqueror e não instalar o openSSL...

    Mário Gamito
    Re:Resposta 2 em 1 (Pontos:2)
    por CrLf em 02-03-02 16:41 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Dependencies, dependencies...

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Resposta 2 em 1 (Pontos:2)
    por Gamito em 02-03-02 18:32 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Vai dizer isso ao John Doe :-)

    Mário Gamito
    Re:Resposta 2 em 1 (Pontos:2)
    por CrLf em 02-03-02 21:44 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Não é preciso, o programa instalador da distro encarrega-se disso (se não for esperto o suficiente para resolver dependências sozinho, tal como quase todos fazem).

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Resposta 2 em 1 (Pontos:2)
    por Castanheiro em 02-03-02 22:24 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    John Doe que se preze instala o kde (única forma de instalar o konqueror) através de rpm's (ou qq outra forma de packaging). Package que se preze verifica as dependências e ou instala automáticamente o openssl ou pede para o fazer, portanto não estou a ver como possa haver problema de dependências. A única forma que me ocorre é alguém que instale o dito cujo a la pata, e um gajo que tem coragem para instalar o kde a la pata de certeza que sabe instalar o openssl.... Não há forma de a coisa não funcionar.
    offtopic (Pontos:2, Engraçado)
    por Castanheiro em 02-03-02 17:23 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Quero só demonstrar a minha enorme estranheza e preocupação por, sendo este um artigo sobre browsers, já irmos em 10 posts e ainda não ter aparecido nenhum do estilo "konq sucks & mozilla rules" ou vice versa. Estou mesmo a ficar inquieto. O que é q se passa com os anónimos flammers cobardes? :-)

    Cumprimentos

    PS: eu sei q o post é completamente despropositado, mas é q estou de férias, e depois de ter acabado o MOHAA fiquei sem nada para fazer :-)
    Re:offtopic (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 03-03-02 23:20 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Não, não é despropositado. É engraçado, até. E quem te moderou para despropositado não passa de um frustrado sem sentido de humor.

    (Vá lá, "Lança-Chamas"... sim, é isso mesmo! :) )

    "We have no choice! Our Communist overlords will slay us if we fail in our mission!"
    - A chinese military officer, "Tales of Suspense" #50, 1964
    Ninguém fala do Opera? (Pontos:2)
    por Branc0 em 02-03-02 19:07 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Eu uso o Opera, tanto em Linux como em Windows, e já fiz uns pequenos detours pelo Netscape, Mozilla e Konqueror que ainda não me fizeram mudar de ideias.

    Sou eu o único?
    Mais ninguém gosta do Opera?

    É com alguma pena que vejo os hits no meu site (small one)serem poucos em Opera mas acho que é das melhores alternativas ao IE.

    O Mozilla acho-o bastante pesado, e o Netscape idem embora o use sempre que vou ao HomeBanking, o Konqueror não tenho opinião formada e talvez tenha desistido de usar por estar habituado ao Opera... btw... o Opera é mesmo rapido :)


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Ninguém fala do Opera? (Pontos:2)
    por CrLf em 02-03-02 21:47 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    (...)É com alguma pena que vejo os hits no meu site (small one)serem poucos em Opera mas acho que é das melhores alternativas ao IE.(...)

    Isso também será culpa daquela opçãozinha "Identify as MSIE 5.0" que muita gente estúpidamente teima em manter ligada parecendo não saber que o melhor é marcar a diferença com "Identify as Opera" e usar a outra só quando MESMO necessário. É engraçado que esses são depois os mesmos que se queixam dos sites IE only! Pudera!

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Ninguém fala do Opera? (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 03-03-02 14:15 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://homepage.oninet.pt/095mad/opensourceforever.html
    É a 1ª coisa que faço logo a seguir a uma instalação, quer em windows quer em GNU/linux.
    Re:Ninguém fala do Opera? (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 03-03-02 14:14 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://homepage.oninet.pt/095mad/opensourceforever.html
    Devo dizer que tb uso o Opera desde 1998 e não encontro nada melhor, embora tenha instalado o mozilla 0.98 e o galeon, e estes dois últimos cada vez estão melhores. Mas na rapidez meus senhores o opera é REI.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]