gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Jovem, salta connosco
Contribuído por BladeRunner em 19-02-02 23:47
do departamento Educativo
Portugal Viva, Um dos comboios que Portugal está a perder é a interface Escola/Professores/Alunos/Internet. Ainda não há uma cultura de utilização da internet como meio de apoio aos alunos nas suas actividades curriculares.
A pensar nisso e de acordo com alguma experiência que tenho no assunto, de a minha formação de base ser na área educativa e de ter uma paixão pela Educação (oops!) e por estas maquinetas infernais, lancei o projecto scholë.
Este visa criar ferramentas web que permitam aos professores e alunos interagirem e acederem a informação relevante sobre o seu dia-a-dia na escola. Por exemplo, lançamento de sumários, notas, upload de apontamentos por parte dos professores, etc. para os alunos consultarem; livro online para Directores de Turma, gestão de reuniões, etc. até onde for a imaginação e as necessidades dos intervenientes no processo Educativo.
A coisa pretende ser modular e adaptável no processo de instalação por parte do end user de forma a na medida do possível ser útil aos vários graus de Ensino e a situações específicas.
Portanto, serve toda esta conversa para convidar todos os interessados em participar na feitura deste projecto e que tenham conhecimentos de programação na plataforma Apache/PHP/MySQL a enviarem um mail para gamito@users.sourceforge.net para juntos conseguirmos construir a nossa escolinha.
Se não tiverem estes conhecimentos, mas forem professores ou alunos interessados nesta temática, a vossa participação também será muito útil através das vossas sugestões e feedbacks. Podem para isso inscrever-se na mailing list do projecto.
São todos muito bemvindos e bué de obrigado pela vossa atenção.

SPAM em Portugal | Resposta aberta 'a comunidade Gildot  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • scholë
  • gamito@users.sourceforge.net
  • mailing list do projecto
  • Mais acerca Portugal
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Força! (Pontos:2)
    por André Simões em 20-02-02 0:41 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    O meu apoio é necessariamente apenas moral, pois não entendo rigorosamente nada de programação. Que o projecto vá para a frente, é o que sinceramente desejo! Sucesso é escusado desejar, porque é óbvio que vai tê-lo. Desde o ano passado que mantenho uma interactividade (reduzida, tendo em conta as minhas limitações na matéria) com os meus alunos na Faculdade de Letras de Lisboa que tem tido um sucesso bastante razoável, e só não é maior porque as minhas limitações não me deixam ir além de uma página com fichas de trabalho, apontamentos e sumários. Mas se com tão pouco os alunos aderem entusiasticamente, imagine-se uma coisa mais a sério!
    Força, que bem precisamos, alunos e professores, de um projecto deste tipo!
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    A ideia é boa, mas onde está o código? (Pontos:1)
    por mlemos em 20-02-02 1:03 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ManuelLemos.net/
    Pois é, a ideia parece-me boa, mas onde está a demonstração do conceito?

    Gamito, esperes que não leves a mal, mas na minha humilde experiência de vida aprendi que os projectos não arrancam enquanto alguém não desenvolver o código, pelo menos o mínimo para demonstrar como funciona o projecto e que vai ter adesão e motivação para sobreviver ao tempo.

    De projectos sem código, quer dizer, que não deram em nada, está o Sourceforge cheio.

    Não te parece, que teria sido melhor fazer primeiro e anunciar depois?

    Apenas os meus 2 centavos de EURO. :-)

    Re:A ideia é boa, mas onde está o código? (Pontos:2)
    por Gamito em 20-02-02 1:11 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Viva!

    Podes ver um pouco (muito pouco) do conceito aqui que foi desenvolvido por mim.
    AFAIK, por pouco que seja, em Portugal é a única coisa que existe.

    Quanto a fazer primeiro e mostrar depois, a ideia é a de fazer a coisa from scratch se possível com ajuda, pois mais cabeças => mais ideias e mais celeridade. O projecto aliás está sob GPL

    Mas se não aparecerem interessados em ajudar, farei a coisa sozinho :(

    De qualquer modo pode sempre participar-se com sugestões.

    Mário Gamito
    post-nuke (Pontos:2)
    por joao em 20-02-02 1:27 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Porque é que não pegas no Post Nuke (ou PHP-NUKE) e fazes o que pretendes a partir daí. Metade do que precisas já está feito, só precisas de adicionar módulos.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:post-nuke (Pontos:1)
    por slug em 20-02-02 2:01 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    sim, também concordo. há muito bom software já feito que com extensões se aplica bem ao que é pretendido para este projecto


    Re:post-nuke (Pontos:2)
    por Gamito em 20-02-02 10:29 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Porque o PHP-Nuke não é moldável para o objectivo que pretendo.
    Para isso seria mais fácil pegar num groupware e martelá-lo. No entanto, isso se calhar dava uma trabalheira só a desmontar código e ainda há o gozo de fazer algo from scratch.

    Mário Gamito
    Re:post-nuke (Pontos:2)
    por joao em 20-02-02 15:37 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Caramba, esta gente responde mesmo por impulso. Eu falei do Post Nuke porque me parece estar a ficar muito melhor que o Php Nuke e porque é muito mais moldável. Prestem atenção ao que eles estão a fazer, que tem muito pouco a ver com o que o F Burzi tem feito.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:post-nuke (Pontos:1)
    por NokiaMan em 20-02-02 14:25 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Mas porque raio é que continuam a insistir nessa merda do phpnuke, os sites feitos com isso são todos iguais, sinceramente não há mais CMS menos poderoso que o phpnuke(aquilo pode-se chamar de CMS?)
    PS->SS rula!
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Siteseed (Pontos:2)
    por pls em 20-02-02 14:56 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Antes de começar a falar em Siteseed como opção, e antes que comecem a falar das licenças pagas, etc... o Siteseed é oferecido a todas as instituições de ensino do planeta, publicas ou privadas, que o solicitem independentmente de ser ou não para fins comerciais (i.e. por exemplo para vender inscrições em colégios ou universidades privadas, etc).

    Estou a dar um curso de formação em siteseed para um Americano que resolveu vir a Portugal estudar a tecnologia. Mais 2 empresas resolveram juntar-se ao pacote de formação. Resolvemos escolher um site para "emular" (à semelhança do slashmydot e o Americano escolheu a CNN. O curso é de 8 horas e passaram duas... vamos "aqui" em duas horas... Faltam 6... e no final eu vou meter os "dumps" para download como demo. Notem que o curso envolve cerca de 50% do tempo a explicar conceitos, instalação, etc.

    Não sei em que estado o demo estará dentro de 6 horas mas é garantido que em 8 horas de trabalho se chega _MUITO_ perto de ter uma CNN a funcionar em siteseed. O slashmydot foi uma tarde de trabalho...

    Não conheço o projecto. Não sei o que pretendem. Não faço a mais pálida ideia se o siteseed é uma ferramenta adequada ou não. Sei que está em desenvolvimento. Que esse desenvolvimento não vai parar. Que se está a propagar bem e a recolher interesse de parte de pessoas um bocadinho por todo o mundo.

    A ultima versão (arquivo gerado diáriamente) está aqui. Uma versão anterior (com um installer "alpha" e vários problemas detectados) para windows está aqui.

    Se for uma ajuda para o projecto do Mário fico contente... se não for votos de que consigam levar a "bom porto" a construção da solução ideal.

    PLS
    só um pequeno reparo (Pontos:1)
    por sl0th em 20-02-02 1:37 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.helian.org
    A ideia está boa, só gostaria que o nome fosse da mesma nacionalidade que o autor.
    "Remember children, there are no stupid questions, only stupid people", in Southpark
    Re:só um pequeno reparo (Pontos:2)
    por Gamito em 20-02-02 1:51 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Eu queria "escola", mas já estava registado :(

    Daí o scholë que em grego antigo significava ócio e que veio dar origem à palavra escola.

    Mário Gamito
    *Pink World* (Pontos:1)
    por Ludos em 20-02-02 1:49 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    A ideia é bonita, não duvido mesmo que haja ppl que se empenhe no projecto, agora chamem-me ceptico, mas não tou a ver a "cena" aplicada... Espero estar errado em relação a este cepticismo. Força com isso :)
    --------
    leech to live !
    Re:*Pink World* (Pontos:1)
    por slug em 20-02-02 2:05 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    há uma forma muito simples de ver isto aplicado:
    o governo aprovar uma lei que faça com que o uso de software aberto tenha exclusividade nos organismos públicos

    mas outros valore$$$ se levantam...

    Tecnologia e custo (Pontos:2)
    por MavicX em 20-02-02 11:51 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Estas a falar em muito trabalho, e algums anos de programação desde a base de dados até ao Interface grafico e depois o retorno e novos modulos etc... Achas que vai ter aceitação e utilização para o trabalho que estás a pensar ter ?

    A plataforma tambem é algo problematica. Em primeiro lugar é preciso saber instalar o apache o php e o mysql e configura-los, isso parece facil para quem já anda aqui á algum tempo. Mas acredita é bastante problematico para quem só está abituado a carregar num icone para instalar um programa. Depois tems o servidor web para esse programa funcionar nos modos que queres, tems de ter um servidor sempre ligado na escola ou em alternativa num hosting qualquer a pagar (o mysql não é gratuito). O programa pode ser free mas os custos de hosting ou de manutenção dum servidor web são bastantes, sem falar no conhecimento tecnico não existente na maior parte das escolas não universitárias.

    Acho que a Solução passa por um Portal na Web em que se pode ter o nome da escola e as turmas e disciplinas associadas, talvez podesses criar um tema e um subdomain para cada escola aderente. Claro que ai os custos recaiam em ti, mas nada que umas contribuições monetárias quer do Ministério quer das proprias escolas não resolvessem.

    P.S. Eu ajudava no projecto mas infelizmente já tenho outro ainda mais trabalhoso em curso. Boa sorte.

    Pedro Esteves

    Re:Tecnologia e custo (Pontos:2)
    por Gamito em 20-02-02 12:06 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    "A plataforma tambem é algo problematica. Em primeiro lugar é preciso saber instalar o apache o php e o mysql e configura-los, isso parece facil para quem já anda aqui á algum tempo. Mas acredita é bastante problematico para quem só está abituado a carregar num icone para instalar um programa."

    Tens razão... mas em muitas escolas há gente que sabe fazer isso, nem que seja em Windows.


    "Acho que a Solução passa por um Portal na Web em que se pode ter o nome da escola e as turmas e disciplinas associadas, talvez podesses criar um tema e um subdomain para cada escola aderente."

    Essa será uma solução em que já pensei para quando a coisa estiver feita, mas a seu tempo e sempre livre...
    O que é preciso para já é arregaçar mangas. Ser positivo desde o princípio, porque se pensasse que me ia meter em muuuitas horas de trabalho num projecto GPL livre e grátis para a comunidade e que iria ser um falhanço, obviamente que me deixava estar sossegadinho.

    É preciso trabalho para as coisas aparecerem...

    Mário Gamito
    Re:Tecnologia e custo (Pontos:2)
    por MavicX em 20-02-02 16:45 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Não podes ter um apache server na net com PHP e mysql se não sabes o que tas a fazer. É a receita certa para seres hackado e meteres em perigo toda a rede.

    Pedro Esteves

    Re:Tecnologia e custo (Pontos:2)
    por MavicX em 20-02-02 13:03 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    "Tens" razão faço sempre esse erro não sei porque.

    Pedro Esteves

    A massa crítica... (Pontos:2)
    por Gamito em 20-02-02 14:05 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Viva!

    Quando uma pessoa mete mãos à obra num trabalho deste género é óbvio que se corre o risco de falhar. Acontece que o que é preciso é meter *mesmo* as mãos à obra.

    Quando se faz (ou se vai fazer) uma coisa destas - nos tempos livres, note-se - tem que se ter algum espírito de missão e cidadania (nas suas devidas proprções, obviamente), mas o importante é mesmo fazer. O gozo de fazer existe sempre, o gosto do sucesso virá ou não. Mas fica sempre um serviço aberto a quem o quiser utilizar.

    Antes de no dia 2 de Janeiro lançar o startux.org, sabia e muitas pessoas me disseram que ia ser difícil gerar massa crítica de modo ao site ter sucesso.

    Mas passados dois meses e meio, o site tem 176 utilizadores registados, 73 artigos e 265 comentários. É óbvio que não chega para "cantar vitória", mas para já está a andar devagarinho o que já me deixa contente.

    Mário Gamito
    Re:A massa crítica... (Pontos:2)
    por MavicX em 20-02-02 17:05 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Eu gosto bastante do startux, mas são coisas completamente diferentes. Em primeiro lugar o trabalho investido de uma coisa de raiz e uma solução php-nuke.

    O que custa num projecto feito de raiz é exactamente o inicio e não o codigo ou a adesão.

    Não vais desenvolver um projecto para ti e para o teu uso. Vais ter de investir muitos meses a pensar só nas especificações e fazer muita investigação no terreno junto de alunos e professores. Lembra-te que não tems nenhum projecto similar para te baseares. Depois ainda tems a complicação que é criar o design de uma base de dados complexa sem nada para te apoiares.


    Pedro Esteves

    Re:A massa crítica... (Pontos:2)
    por Gamito em 20-02-02 17:15 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    "fazer muita investigação no terreno junto de alunos e professores"
    Lê o artigo. Lá escrevo que a minha formação de base é no Ensino (já agora de Física e Química). A minha mulher também é professora e trabalho há 3 anos num departamento de uma Universidade.
    Já é um bom começo :)

    "Depois ainda tems a complicação que é criar o design de uma base de dados complexa sem nada para te apoiares."
    Bzzzt! wrong.
    Apoio-me no meu cérebro e no daqueles que me acompanharem (e já somos 3).

    "Lembra-te que não tems nenhum projecto similar para te baseares."
    E o gozo de criar algo from scratch ?
    É muito mais recompensador do que pegar em algo já feito e adaptar/martelar.
    De qualquer modo, não conheço nada no género onde pudesse pegar e adaptar à nossa realidade.

    Mário Gamito
    É disto que povo gosta mas... (Pontos:2)
    por Gimp em 20-02-02 14:21 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Há sempre um mas. Pelo que a minha mulher me conta acerca de como as coisas tão a funcionar no ensino, o Min. da Educação também tem parcerias estratégicas(blaarrghh!...). O software de gestão das escolas existe e é comercial. Não haverá aplicações para tudo mas as parcerias devem encarregar-se disso. Não quero com isto dizer que se deva desistir do projecto. Muito pelo contrário. Até nem prometo colaborar. Prefiro aparecer sem prometer. Mas a resistência das próprias intituíções vai ser grande. Até a minha mulher para usar lyx e latex para fazer os testes de matemática para os alunos teve que ser forçada. Não, não fui eu, foi um vírus do windows que lhe apagou muitos trabalhos...Meu caro Gamito, os meus parabéns pela atitude. Não prometo, mas espero colaborar. P.S. O mysql não é "free"? Só se for no windows...


    "No comments"

    Re:É disto que povo gosta mas... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Gamito em 20-02-02 15:21 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    É verdade.
    Fazes ideia de quantos professores (não) sabem trabalhar com qualquer tipo de software ?

    Mário Gamito
    Re:Quando nao se tem que fazer... (Pontos:2)
    por Gamito em 20-02-02 15:20 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Caro colega bota-abaixista :)

    Vai ao site do projecto que está lá o significado de scholë.

    Mário Gamito
    Re:Quando nao se tem que fazer... (Pontos:2)
    por Gamito em 20-02-02 15:23 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://gamito.freezope.org/
    Oops!
    Esqueci-me de dize que esse software não tem os mesmos objectivos deste projecto que estão explicitados no artigo. A tal interface.

    Mário Gamito

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]