gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
O Supercomputador Português
Contribuído por scorpio em 25-01-02 11:32
do departamento bogomips
Hardware jig escreve "Foi inaugurado no dia 21/1/2002 pelo Ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago, o Laboratório de Computação Avançada no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Neste laboratório está alojado desde Outubro o "maior computador ao serviço da Investigação em Portugal".
O Centopeia é único em Portugal e foi criado pelo Centro de Física computacional e pelo Centro de Física Teórica pertencentes à Universidade de Coimbra e é constituido por "37 computadores ligados a uma estrutura central - onde outros computadores foram integrados numa estrutura paralela" tendo custado perto de 80.000 contos.
Tanto quanto sei o Dep. de Física dará acesso a qualquer pessoa que necessite de usar o Centopeia para trabalhos de investigação, seja da Universidade de Coimbra ou não.
O Ministro aproveitou ainda a ocasião para anunciar a criação de uma rede de transmissão de dados a alta velocidade dedicada à investigação científica.
Leiam mais neste URL. "

[scorpio: Claro que a data estava errada... Pelos vistos, alguns leitores andam atentos.]

Caldera disponibiliza Unixes antigos | 32 bits e meio.  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • neste URL
  • Mais acerca Hardware
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    History repeats itself... (Pontos:3, Engraçado)
    por mvalente em 25-01-02 13:08 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    o "maior computador ao serviço da Investigação em Portugal".

    O Centopeia é único em Portugal [...] é constituido por "37 computadores ligados a uma estrutura central - [...] tendo custado perto de 80.000 contos.

    Tanto quanto sei o Dep. de Física dará acesso a qualquer pessoa que necessite de usar o Centopeia para trabalhos de investigação, seja da Universidade de Coimbra ou não.

    Ahhhh. Isto faz-me entrar em modo de reminiscencias (em portugues, lembrancas)...

    Quando há 10 anos atrás, na altura desconhecida FCCN, localizada no LNEC, onde eu e o Luis Sequeira (co-congeminador e futuro co-fundador da Esoterica) eramos bolseiros, havia, para alem de uma "brutal" linha de acesso de 64Kbps para a Internet, um supercomputador Convex.

    Tambem ele (o Convex) tinha custado para cima de 100 mil contos e iria resolver todos os problemas de computacao das universidades portuguesas, razao porque foi criada na altura a RCCN (que viria depois a ser a unica "obra" feita pelo ministro Mariano Gago: transformou-a na RCTS; é um Sr, carago...) que permitiria a partilha dos recursos de computacao do "maquinao". Tinha a pequena "desvantagem" de ninguem comprar acesso de computacao aquela porra porque quando finalmente estava funcional já havia workstations da IBM com a mesma capacidade. Tinha a vantagem de eu e o Sequeira ter-mos compilacoes rapidas pra burro!

    Isto já para nao falar na pouco utilizada linha de 64Kbps. Teve de levar um upgrade tal era o sacanco de gajas...

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:History repeats itself... (Pontos:1, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 25-01-02 13:09 GMT (#4)
    Fogo já es cota nestas andanças :-)
    Re:History repeats itself... (Pontos:2)
    por leitao em 25-01-02 13:54 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    O que tem realmente piada e' o que se fez deste Convex -- para quem nao sabe foi transformado em 'data racks' improvisados onde se punham alguns routers e maquinas da FCCN. Ainda me lembro da famosa cave da FCCN onde estava o Convex desmontado -- transformando-se assim 100000 cts em 'racks' de 500 paus.

        O Pedro Rei nunca mais recuperou disso :-)

        Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:History repeats itself... (Pontos:2)
    por chbm em 25-01-02 13:59 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Hummm :) tipo a fantastica máquina paralela do INESC única em Portugal que custou uma quantidade fantastica de dinehrio para a qual não have compilador :)
    Re:History repeats itself... (Pontos:2)
    por TarHai em 25-01-02 15:05 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Acho q todos temos as nossas historias de comprar o hardware mais luxurioso, poderoso e rapido, e no final nao haver $$$ para comprar um compilador ou para actualizar o sofware das maquinas.


    ---
    Re:History repeats itself... (Pontos:2)
    por TarHai em 25-01-02 18:39 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Por acaso, os casos q conheco passaram-se com decs :D

    concordo, linux/free OSs sao uma mais valia, principalmente por ca :)
    ---
    Re:History repeats itself... (Pontos:2)
    por jmce em 25-01-02 20:53 GMT (#38)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    E isso para não falar nos magotes de académicos portugueses (especialmente alguns dos entusiastas mais hard-core deste tipo de compronas) que até aprenderam mesmo a vectorizar e usar eficazmente o su-per-com-pu-ta-dor (este e pelo menos mais um outro Convex, da FCL) :-)

    Workstations IBM? Sim, mas para isso parece também ter havido dinheiro. Seria interessante que alguém avaliasse até que ponto todas estas coisas são usadas.

    Re:History repeats itself... (Pontos:2)
    por André Simões em 26-01-02 17:47 GMT (#60)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Só uma pequena achega, um pouco lateral, reconheço: o ministro Mariano Gago fez um bocadinho mais do que é insinuado... Operou uma autêntica revolução e reestruturação na investigação em Portugal. Eu faço parte de um centro de investigação, e qualquer semelhança com o antes de 1995 é pura coincidência...
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    Re:History repeats itself... (Pontos:4, Interessante)
    por mvalente em 25-01-02 15:19 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Ainda gostava de saber qual a relevância do post do Sr. Mário Valente... Relevancia: há um novo "supercomputador" em Coimbra, inaugurado com pompa e circunstancia e a custo de muito $$$ do contribuinte; o post do Sr Mario Valente apresenta factos, de forma jocosa admita-se, que comprovam já há 10 anos atrás ter sido inaugurado um "supercomputador" com pompa e circunstancia e a custo de muito $$$ do contribuinte cujo resultado final foi um valente (pun intended) fracasso e total palhacada; o leitor inteligente conseguirá, com certeza, compreender a analogia dos 2 factos e concluir que, se há 10 anos p->q (onde p="supercomputador" e q="palhacada"), 10 anos depois é muito provavel que p->q continue a ser verdade.

    A relevancia do post é, portanto, aquela que o leitor quiser ou for capaz de retirar do mesmo. Com certeza haverá quem não seja capaz de retirar conclusoes dele. Ou quem não lhe interesse retirar essas mesmas conclusoes. Para essas pessoas, obviamente, o post nao terá relevancia nenhuma. Podem passar ao post seguinte e nem precisam de gastar tempo a perguntar qual a relevancia que à partida nao foram capazes ou nao quiseram (nem querem) identificar.

    Whatever... Gildot no seu melhor ...

    É, é, mas amanhã estás cá caido...

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:History repeats itself... (Pontos:1, Redundante)
    por jorgelaranjo em 25-01-02 15:47 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://pensamentos.de/fueg0
    Porra... deves ser mesmo burro como uma porta... ou então só podes ser da Universidade de Coimbra e trabalhar para o Ministro... Parece que todo o ppl já percebeu a piada do SR. Mário Valente !! Eu pelo menos já me ri alguns minutos... Ah! E pelo menos assina os comments... be a man
    regards,
    Jorge Laranjo
    Webprof
    Re:History repeats itself... (Pontos:1, Engraçado)
    por jorgelaranjo em 25-01-02 17:15 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://pensamentos.de/fueg0
    Parecia que tinha lido qqer coisa por aqui... bha.. deve ser um cr0m0 anonimo cobarde
    regards,
    Jorge Laranjo
    Webprof
    Re:History repeats itself... (Pontos:2)
    por mvalente em 25-01-02 19:26 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    O Sr. Mário Valente é o profeta da desgraça português...

    Eh pá, olha.... já fui chamado de tantas coisas que assim como assim "profeta da desgraca"...

    Só me parece é que é um salto "intelectual" grande demais extrapolar uma "bujarda" qq por mim mandada (e mando muitas; é à borla) sobre uma qq "merdita" insignificante (como é o caso do "supercomputador") e generalizar para o total da realidade portuguesa e transformar-me no "profeta da desgraça portugues".

    Com os talentos de visionário já matou a centopeia

    Houve uma altura em que o epiteto "visionario" que tinham por habito aplicar-me me chateava. Hoje já não. É que ser visionario não é talento nenhum. É uma capacidade do ser humano com 2 olhinhos abertos e 3 dedos de testa. Vê os factos presentes. Analisa. Pensa. Vê o que é mais provavel que aconteça no futuro. Logo, é um visionário. Há quem seja "ceguinho". Eu não sou. Por isso, sou visionário. Tenho visão. Penso. Estou mesmo a ver o que vai acontecer com a centopeia que se dirige para o mesmo bloco de pinho com que a centopeia anterior levou. Não custa muito ver isso.

    Eu usaria Raid

    Bem, eu ESPERO que a Centopeia use RAID... Senao, vou ali e já venho.

    De qq forma compreendo o raciocinio: para algumas pessoas é mais facil comprar solucoes embaladas em spray do gastar energias em "talentos" cansativos como "abrir os olhos" e "raciocinar".

    As coisas não são como as pessoas querem que sejam, FELIZMENTE!

    Ou, aplicando a logica, às vezes as coisas são como as pessoas não querem. Ou não vêm. Feliz ou infelizmente.

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:History repeats itself... (Pontos:2)
    por vaf em 25-01-02 19:49 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Lá vai o barrote de pinho 4x4... :-)
    Re:History repeats itself... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 25-01-02 22:39 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    Só me apetece dizer:
    "Desculpa Senhor que ele ainda é um jovem que não pensa na vida e no dinheiro que é mal gasto."
    Re:History repeats itself... (Pontos:5, Interessante)
    por jmce em 25-01-02 21:16 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    80000 contos de relevância?

    Mais curiosidade tenho eu em saber se o mesmo poder de cálculo não podia ter ficado um bocado mais barato do que os 80000 contos *E* ainda chegar para pagar a alguém a tempo mais que inteiro por uns tempos para ajudar os utilizadores a utilizar (tendo notado a falta de preparação de muitos potenciais utilizadores em situações parecidas).

    Parte do mundo académico português parece continuar a ser pasto verdinho para vendedores das maiores companhias, enquanto desleixa os recursos humanos e a optimização do aproveitamento dos recursos materiais.

    Isto admitindo que há interesse real na partilha dos recursos adquiridos. Em outros casos a que assisti mais pareceu que se justificava a compra como algo importante para o bem público mas se geria a utilização numa estratégia de atrapalhar a vizinhança e ficar com o "CPU todo só pra mim"...

    Seria já agora interessante estimar a capacidade total de cálculo actualmente indisponível nas universidades portuguesas em computadores recentes apenas usados para escrever cartas, ver as cotações "na net" e pouco mais, e onde nem se pode fazer um login remoto para partilhar a máquina porque o software Microsoft não é suficientemente barato para vir preparado para isso. "Partilha de recursos" e "compatibilidade" não devia ser, na Universidade, "poder correr lá no gabinete o mesmo que se corre em casa".

    A grande esperança de aproveitamento está talvez em alguns visitantes, por exemplo de Leste. Habituados a trabalhar com real falta de meios e por vezes bem mais preparados cientificamente, talvez demorem mais um bocado a deixar-se corromper pela abundância e pelo clima ameno...

    Abundancia spoils all... (Pontos:1)
    por Endymion em 29-01-02 5:11 GMT (#65)
    (Utilizador Info)
    Nah, duvido que tenham essa sorte. O ser humano normalmente é um ser preguiçoso que se deixa levar pelo caminho mais facil. Necessidade de computação, ou necessidade de programadores com talento? Repara que à medida que o hardware evolui, muita da malta que desenvolve software seja ludico ou profissional deixou frequentemente de ter uma limitação tangivel que lhes permita recorrer a tecnicas engenhosas dando bom uso à sua pericia.

    Futuro hipotetico:

    "-Eh, correr estes .bmps a 300 frames por segundo parece um bocadito puxadito para o meu PC-topo de gama!

    *runs Visual Basic compiler*

    "Hummm.. parece estar tudo em ordem. Que fazemos? O espaço que ocupa tb n me agrada."

    Outro membro da equipa: "Ora, deixa estar.. daqui a uns meses já os PCs terão atingido as especificações para isso. É só esperar um tempito. Qto ao espaço, n te preocupes... metemo-lo em varios DVD-ROMs e passa bem por uma obra de peso..."

    Primeiro ? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por chbm em 25-01-02 13:47 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Sem querer ser desmancha prazeres pró Sr Ministro em (auto) gestão há muito tempo que se brinca com beowulfs e clusters MOSIX e ccNUMAs e coisas do género.
    Alguém tem um link para o que torna este único ?
    Re:Primeiro ? (Pontos:2)
    por GdoL em 25-01-02 15:15 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.userfriendly.org
    O que o torna único deve ser mesmo os 80.000 contos. Um cluster com 50/60 coputadores à média de 200 cts (boas máquinas...), Não custava tanto.

    eBoX:email

    Re:Primeiro ? (Pontos:3, Informativo)
    por jig em 25-01-02 19:25 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    * 24 DEC Alpha 500au (processor 21164 at 500 MHz) with total RAM of (8x192,8x384,8x768) MB. Each workstation has a 4,3 GB hard disk.
    * 13 COMPAQ XP 1000 (processor 21264A at 667 MHz) with total RAM (12x512 MB,1x1 GB). Each workstation has a 9,1 GB disk.

    The machines are connected through two Nortel Baystack 450-24T (100 Mbit) switches interconnected by a 2.4 Gigabit backplane.

    There is a file server with 54 GB disk and RAID 5 with a Gigabit connection to the switches.

    Fiquei bastante curioso com o teu comentário por isso arranja lá o link para computadores e equipamentos novos "à média de 200cts (boas máquinas...)" iguais ou superiores a estas.

    Re:Primeiro ? (Pontos:1)
    por henrique em 26-01-02 10:45 GMT (#53)
    (Utilizador Info)
    Pois... nestas alturas vêm sempre uns "especialistas" dizer que se poderia fazer isto e aquilo por menos dinheiro.
    É surpreendente a leviandade com que as pessoas tecem comentários sobre aquilo que pouco ou nada conhecem.
    Re:Primeiro ? (Pontos:2)
    por jmce em 26-01-02 11:21 GMT (#55)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Que se manifestem então os especialistas sem aspas que fizeram a escolha (admitindo que as pessoas que fizeram a escolha foram escolhidas com base na competência técnica e não nos galões académicos).

    Certamente quem fez a compra do material não deve ter sido leviano, e com 80000 contos para gastar deve ter ponderado bem qual seria o ganho de performance por CPU e no conjunto total para os cálculos típicos que se espera fazer nestas máquinas, comparando com os tais "pcs de 200 contos". Deve ter pensado nos custos de manutenção futuros, e nos custos de evolução do cluster. E deve ter concluído que valia a pena sacrificar bastante a razão poder de cálculo total/preço total em favor de alguma vantagem específica máquina a máquina ou no conjunto.

    Como nós, os especialistas ignorantes, gostariamos de aprender, apesar de sermos uns levianos, as pessoas que muito ou tudo sabem podiam explicar-nos as vantagens da escolha. Nem sequer seria necessário acenar com o facto de o dinheiro vir dos impostos (e de aparentemente haver por aqui uma larga experiência de ver desaproveitar bichos Convex, IBM, SGI e até os tais "reles PCs"), mas apenas esperando que nos satisfaçam a curiosidade técnica como outros sítios (Google, NASA, CERN, empresas de efeitos especiais, ...) de vez em quando fazem.

    Os especialistas e a Maria (Pontos:2)
    por jmce em 26-01-02 23:06 GMT (#62)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Seria uma oportunidade para fazer a diferença pela qualidade científica, exercer alguma pedagogia e expôr a incompetência dos críticos, mas acredito que alguns especialistas estejam sinceramente com falta de tempo; afinal, trabalhar para chegar à Physical Review Letters e afins é duro.

    Ainda por cima já devem ter dado as justificações todas antes a alguém (leitores da Maria incluídos, mesmo que indirectamente), para conseguir o dinheiro. Usar o dinheiro dos outros dá uma trabalheira. Ainda me lembro de comprar um leitor de CDs com o meu dinheiro para a evitar...

    Seja como for, não é por ler a Maria que um cientista tem obrigação de escrever para lá.

    É a nacional-malícia crónica, desculpem qualquer coisinha... De certeza que não houve um daqueles raciocínios a nível de interno, nunca^H^H^H^H^H vistos, do género

    candidatámo-nos a um financiamento para um super-computador, não podemos gastá-lo em PCs...
    pois não?
    Escolas. (Pontos:2)
    por leitao em 25-01-02 13:57 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    Talvez o investimento de 80,000 cts fosse melhor aproveitado para apoiar e fundear alguns bons liceus em Portugal.

        Afinal, investigacao aplicada em Portugal e' mais dependente da qualidade das pessoas que entram nas universidades, do que necessariamente os recursos que estas teem. Construir casas a comecar pelo telhado nunca funcionou muito bem.

        Best Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Escolas. (Pontos:1)
    por jorgelaranjo em 25-01-02 15:54 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://pensamentos.de/fueg0
    Mas em espanha fazem as fundações, e depois começa-se pelo telhado... Mas atençao, isto nao quer dizer que sou a favor de gastar 80.000 cts (qto sera em euros ??) num projecto que pode não satisfazer as necessidades doas universidades, ou que pode não ser 'funcional' regards, jorge
    regards,
    Jorge Laranjo
    Webprof
    Re:Escolas. (Pontos:2)
    por leitao em 25-01-02 16:14 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    True, true...

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Escolas. (Pontos:2)
    por GdoL em 25-01-02 18:02 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.userfriendly.org
    Os 80000cts seriam óptimos para formar gente que ensina-se a fazer clusters baratinhos...como aqueles senhores nos EUA que colocaram em órbita um satélite por USD$50000.

    eBoX:email

    Re:Escolas. (Pontos:1, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 25-01-02 18:05 GMT (#27)
    então em livros e gramáticas de português, nem imagino!

    "ensinasse"

    Re:Escolas. (Pontos:2)
    por GdoL em 25-01-02 18:09 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.userfriendly.org
    Então não conheces a "velha" abreviatura de termos repetidos? :-)

    eBoX:email

    Re:Escolas. (Pontos:2)
    por jig em 25-01-02 18:20 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    No contexto desta discussão, tenho que admitir que esta piada foi muito bem tirada caro AC.:)
    documentação no poli (Pontos:2)
    por blind em 25-01-02 22:00 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    fiz uma pesquisa rapida no google e encontrei isto escrito pelo Paulo Trezentos, onde ele fala de um cluster do ISCTE (vitara) ...
    só agora ?!? (Pontos:0, Despropositado)
    por slug em 25-01-02 16:34 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    é pá, estes ministros andam a passo de reboque... esse cluster do Centro de Física Computacional já está operacional há milénios...

    quanto aos restantes leitores do gildot, é impossível agradar a gregos e troianos, mas prefiro que gastem os 80 mil contos num sistema ao qual é fácil aceder e sem grandes burocracias (eu q o diga que para pedir acesso foi tão simples como falar com o admin das físicas) do que centenas de milhar de contos em certos projectos de satélites para satisfazer o ego de alguns, que até me ambaraçam de ser português, quando existem outros feitos por alunos com peças "quase" de sucata...

    Re:só agora ?!? (Pontos:2)
    por leitao em 25-01-02 17:03 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    quanto aos restantes leitores do gildot, é impossível agradar a gregos e troianos, mas prefiro que gastem os 80 mil contos num sistema ao qual é fácil aceder e sem grandes burocracias (eu q o diga que para pedir acesso foi tão simples como falar com o admin das físicas) do que centenas de milhar de contos em certos projectos de satélites para satisfazer o ego de alguns,

    Concordo, mas a questao e' que se este projecto tambem so' for para agradar a alguns e e nao sair grande coisa dele entao acaba por ser o mesmo que a historia do PO-Sat.

    Regards,


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:só agora ?!? (Pontos:1)
    por jorgelaranjo em 25-01-02 17:07 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://pensamentos.de/fueg0
    Pois... Então vamos ver o seguinte exemplo:

    Em vez de ser apenas uma pessoa a pedir para utilizar o sistema, serão os 16 000 alunos da Universidade do Minho (o ke? já são mais ?)

    E o 'admin das fisicas' está disponivel para atender toda a gente da mesma forma ?

    Ou será que este projecto pago pelo dinheiro de todos é apenas para 'alguns iluminados' ??

    É porque a única questão, pelo menos, para mim é que o projecto é financiado com dinheiros publicos... Se fosse com privados eu queria lá saber...

    O único problema é:
    Para que serve gastar 80.000 cts (isto devia tar em €) publicos para um projecto que não [eu pelo menos nao] se ve para que serve... e apenas ira server uma pequena parte da população...

    Desde que esta população seja do PAIS inteiro...
    Agora se for a população de Coimbra...
    regards,
    Jorge Laranjo
    Webprof
    Re:só agora ?!? (Pontos:2)
    por leitao em 25-01-02 17:10 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

    Pode ser que o Centopeia va' parar ao Top500...


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    lugar 99 ja é portugues (Pontos:2)
    por blind em 25-01-02 22:31 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    rank:99
    Manufacturer: IBM
    Computer: SP Power3 375 MHz
    Rmax(GFlops): 301.00
    Installation Site : EDINFOR
    Country: Portugal
    Year: 2001
    Processors: 296
    Rpeak (GFlops): 444


    alguem sabe o que faz a edinfor (alem de ser do Grupo EDP)??
    Re:lugar 99 ja é portugues (Pontos:2)
    por leitao em 26-01-02 1:05 GMT (#49)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    Provavelmente este e' usado para simulacoes da rede electrica nacional -- para por exemplo, fazer analises de capacidade e perca de energia atraves da rede.

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:lugar 99 ja é portugues (Pontos:1)
    por slug em 26-01-02 5:05 GMT (#51)
    (Utilizador Info)
    tinha ideia que já tinha havido um artigo aqui no gildot sobre o assunto. Ao que sei, o computador da edinfor serve principalmente para sistemas de contabilidade, não só da EDP como também de outros clientes que vão lá buscar poder de cálculo.

    aliás, fiz uma pequena pesquisa e encontrei:

    Centopeia
    mas nada acerca do da EDP...

    Re:só agora ?!? (Pontos:1)
    por slug em 25-01-02 18:04 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    tu podes não ver, mas há quem veja, principalmente os investigadores que necessitam de grande poder de cálculo para fazer simulações que possam servir para alguma coisa minimamente dentro dos padrões actuais de "ciência".

    além do mais o $ gasto neste equipamento veio de dentro da UC , pelo que sei, ou seja fez parte do orçamento da FIS.
    É uma questão de definir prioridades. Uns gastam dinheiro em estádios (que para mim tb n dizem nada, pois n gosto de futebol); outros em pontes de 12km (que já foram pagas 2 vezes e que das quais raramente usufruo),etc etc

    se és da UM até te devias dar por contente pois o CCG que era em Coimbra, foi aí para o norte e tb funciona em grande parte com dinheiros publicos...

    Re:só agora ?!? (Pontos:1)
    por jorgelaranjo em 25-01-02 18:35 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://pensamentos.de/fueg0
    A sério ? Pois só agora ouvi falar disto... http://www.ccg.pt/ ?? Nem sabia o que era... É bom estar sempre a aprender...
    regards,
    Jorge Laranjo
    Webprof
    Re:só agora ?!? (Pontos:1)
    por jorgelaranjo em 25-01-02 18:35 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://pensamentos.de/fueg0
    A sério ?
    Pois só agora ouvi falar disto...
    http://www.ccg.pt/ ??
    Nem sabia o que era...
    É bom estar sempre a aprender...

    regards,
    Jorge Laranjo
    Webprof
    Re:só agora ?!? (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 25-01-02 19:08 GMT (#33)
    A UM tem esses alunos todos a contar com os pólos de Braga e Guimarães.
    A UC tem 21 mil alunos SÓ em Coimbra sem contar com os pólos.

    Em segundo lugar a Faculdade de Ciências e Tecnologia é a maior Faculdade do País com 7600 alunos, um corpo de 1200 doutorados,14 departamentos e 19 licenciaturas.

    Se houver coisa com que o admin deve estar preocupado é em dar acesso a todos quantos o pedirem, no mínimo na UC, pois a isso é obrigado!

    Se estás tão preocupado em mandar abaixo (típicamente uma mentalidade Portuguesa, conforme pode ser verificado aqui no Gildot) o projecto porque não experimentas pedir acesso à "máquina" e não te preocupas com o 600 Milhões de contos que vão ser gastos nos estádios de futebol que posteriormente vão ficar às moscas?


    Ou então mais grave ainda porque não te preocupas com o dinheiro que está a ser forçosamente usado na UC para financiar Património Nacional e Mundial (como biblioteca Joanina,jardim botânico,etc...) e que foi consignado para FUNCIONAMENTO.
    A UM recebe o mesmo por estudante que a UC e emprega o dinheiro exclusivamente no funcionamento da Instituição.
    Vê lá se arranjas um bocadinho de bom senso para ti próprio e perde(s)(em) um bocado desse orgulho corporativista do "eu sou da UM nós é que somos bons" ou "eu sou da UC nós é que somos bons" ou o "eu sou da UA nós é que somos bons",etc...

    O mínimo que podes fazer é saber do que estás a falar, coisa que se vê que não sabes.

    Pelo que eu tenho visto nos noticiários a população de Coimbra está mais preocupada se amanhã tem emprego e se tem o que comer, do que poder ir às "Físicas" fazer contas.


    Re:só agora ?!? (Pontos:1)
    por jorgelaranjo em 25-01-02 21:14 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://pensamentos.de/fueg0
    bah!
    Identify ... why not... then i reply
    regards,
    Jorge Laranjo
    Webprof
    80 mil contos ? (Pontos:3, Interessante)
    por MavicX em 25-01-02 20:25 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Bem ou ouve gralha ou alguem anda a brincar com o dinheiro dos contribuintes. 80 mil contos a dividir por 37 workstation dá 2160 contos por workstation. Mesmo com a cablagem de rede e com placas Giganet e switchs parece-me um bocado abusivo 80 mil contos. Só se as workstations forem non-Intel é que se admite e mesmo assim.

    Gostava de saber mais info sobre as especificações desse cluster.
       
    Re:80 mil contos ? (Pontos:2)
    por xeon em 25-01-02 22:51 GMT (#47)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Estas-te a esquecer dos custos de 'outsourcing' (tipicamente acima dos 100% do valor do hardware).

    Yup, cheira-me a que anda alguem a brincar com o $ dos contribuintes ...

    --
    Trespassers will be shot. Survivors will be shot again.
    Re:80 mil contos ? (Pontos:2)
    por raxx7 em 27-01-02 21:51 GMT (#64)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Alphas... 2160 cts por box não é mau :-)

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Costa menos Rica (Pontos:2)
    por jmce em 25-01-02 21:23 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    A propósito de Mariano Gago, seria interessante alguém dar-lhe a ler a entrevista com o Ministro da Ciência e Tecnologia da Costa Rica no Linux Journal deste mês. E emprestar-lhe um sítio sossegado para ele poder ficar em low-profile por uns tempos e evitar embaraçar-se ainda mais...
    Re:Costa menos Rica (Pontos:1)
    por racme em 26-01-02 2:26 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    Nao podias ter dito melhor! ;)

    Guy Teramond "...I do my Scientific papers in LaTeX..."
    So queria ver o Gago a dizer isto um dia!


    Re:Costa menos Rica (Pontos:2)
    por jmce em 26-01-02 11:39 GMT (#56)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Isso talvez ele tenha feito também, nos tempos em que fazia artigos científicos (não sei se tem tempo para os fazer agora, e se ainda sabe LaTeX). Mas certamente muitos dos artigos escritos por outros no LIP e onde consta que ele aparecia como auto-co-autor foram escritos em LaTeX... ;-]
    Completely Off Topic. Save your flames ... (Pontos:3, Engraçado)
    por xeon em 25-01-02 22:55 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Detalhe com a sua piada:

    No fundo da pagina do projecto Centopeia temos um "WebDesign: www.webprimer.pt" (estranho, numa pagina de uma universidade estatal ... )

    Mais giro ainda, seguindo o link, encontra-se:

      Parent Directory 05-Oct-2001 19:38 -
      TO-DTrain2.zip 07-Oct-2001 20:09 2.1M
      manual/ 05-Oct-2001 19:38 -
      poweredby.png 29-Mar-2001 18:53 1k

    Nao sou so' eu a gostar de Tactical Ops ... va' la' ... *g*

    --
    Trespassers will be shot. Survivors will be shot again.
    Re:Completely Off Topic. Save your flames ... (Pontos:1)
    por henrique em 26-01-02 10:38 GMT (#52)
    (Utilizador Info)
    No fundo da pagina do projecto Centopeia temos um "WebDesign: www.webprimer.pt" (estranho, numa pagina de uma universidade estatal ... )
    É um ideia ultrapassada julgar que a universidade tem que fazer os seus próprios sites públicos. Outsourcing é prática comum nas empresas, assim como, cada vez mais, nas universidades.
    O bota-abaixo do costume... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por henrique em 26-01-02 11:05 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    O governo é sempre um candidato fácil para "bombo da festa". Desde as tascas até ao Gildot, a opinião parece ser unânime.

    Existe em Portugal uma mentalidade de que é o governo o responsável pelo atraso ou do progresso do país. Meus caros, o atraso/progresso de um país atravessa transversalmente toda a sociedade; é responsabilidade do governo na mesma medida em que é das empresas, das associações, dos cidadãos em geral; é responsabilidade minha e tua. Por exemplo, não é culpa do governo (deste ou doutro passado ou futuro) não se produzir alta-tecnologia em Portugal, da mesma forma que não é culpa do governo não haver software feito em Portugal reconhecido internacionalmente ou a contribuição portuguesa para o Linux ser quase nula.
    Da próxima vez em que reflectires sobre o atraso do país, pergunta-te a ti mesmo: O que é que eu já fiz pelo progresso do país?

    Re:O bota-abaixo do costume... (Pontos:2)
    por joao em 26-01-02 14:28 GMT (#58)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Isso não é inteiramente verdade. O estado controla grande parte da exonomia portuguesa e utiliza fundos cobrados aos privados sob a forma de impostos. Experimenta comparar o peso do estado na economia em Portugal com o peso que o estado tem na economia em países onde se produz alta tecnologia.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:O bota-abaixo do costume... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 26-01-02 17:29 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    Já agora sabes porque é que em Portugal não existem empresas portuguesas de aeronautica, não estou a falar em serviços no ramo da aeronautica, mas na concepção??
    R: Porque o nosso Governo ainda não criou leis para regulamentar esta industria. Se quiseres abrir uma "fábrica" para fazeres aviões em Portugal, tens que ir a Espanha constituir(criar) essa empresa e depois abrir uma filial da empresa em Portugal, e para onde vão os impostos da empresa, uma parte para o estado espanhol e outra parte para o português, quado podiam ir só para o estado português . Agora pensa bem se não existem leis que regulamentem o fabrico de aeronaves, também não estou a ver o governo a criar leis para se poderem formar empresas portuguesas no ramo da alta-tecnologia.
    Se isto não é culpa dos governos então de quem é??? Já sei é da sociedade por ainda não se revoltar contra o estado de inercia que o governo português tem sido.

    P.S: E sim já existe software Português reconhecido internacionalmente, estou a lembrar de um programa que ganhou o prémio Microsoft para a tecnologia que consistia em analisar um electro-cardiograma, e dar como resultado se o paciente tinha ou não algum problema no coração.
    Se quiseres falar no caso do Linux temos um programa que te permite fazer o resume dos downloads gtm este nome é te familiar, a mim não era porque eu uso o Kde, quando estou a trabalhar no Linux, mas passou a ser depois de ver o programa e sabes que mais é recomendado pelo pessoal do Galeon.
    E podes dizer que é um front-end para o wget, mas o que é que isso importa, o que importa é que feito por um portugues com ajuda de mais gente, mas tem um português como responsável e como mentor do projecto.

    P.S 2:E como tu dizes: "Da próxima vez em que reflectires sobre o atraso do país, pergunta-te a ti mesmo: O que é que eu já fiz pelo progresso do país?"

    Re:O bota-abaixo do costume... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 26-01-02 17:49 GMT (#61)
    (Utilizador Info)

    E já agora o Mario Valente tem razao podia-se dar melhor emprego aos 80000 contos.
    Não foi este governo que curtou no finiciamento do ensino superior?
    Não foi este o governo que mandou cortar nas despesas de custo com o pessoal?
    Não foi este o governo que mandou os agentes da autoridade pouparem gasóleo?

    Eu acho que foi, mas se calhar estou enganado, e sonhei com tudo isto, porque temos um governo que esbanja 80000 contos em supercomutadores, mesmo que seja dinheiro do dep. de fisica é dinheiro dos nossos impostos, mas quando temos um governo que aprova orçamentos de Milhoes de contos para estádios de futebol, podes esperar tudo.

    (aparte)Não é este governo que não dá apoios às empresas de camionagem, mais principalmente nos custos com o gasoleo?? Olha que é, e se não sabes todos(ou quase) os produtos que tu consomes são transportados por camiões, por isso quanto mais caro ficar o transposte das mercadorias, mas caras ficam as mercadorias/produtos consumidos por ti e por todos nós.

    Pensa Henrique, olha que o estado tem um papel muito importante no futuro da economia. Olha para a Grécia que estava em pior situação que Portugal e que agora tem um economia mais viva e mais feroz que Portugal, e sabes porquê?? Porque o estado grego soube dar incentivos e rentavilizar a economia do seu estado.

    Para não variar os exemplos vêm de fora... (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 27-01-02 17:59 GMT (#63)
    (Utilizador Info) http://homepage.oninet.pt/095mad/opensourceforever.html
    Realmente parece-me excessivo estes 80000 contos, e que tal esta gente antes de comprar as coisas fizesse um pouco de "research" e pedisse a opinião de pessoas com conhecimentos sobre o assunto. Por exemplo aqui à tempos li este belo artigo na scientific american sobre um cluster construido com peças que iam para o lixo, 486, pentium etc. The Do-It-Yourself Supercomputer http://www.sciam.com/2001/0801issue/0801hargrove.html
    Re:Back to the future (Pontos:2)
    por jig em 25-01-02 13:05 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Bem visto.
    "Foi" ;) obviamente uma gralha minha pelo que peço desculpas.
    Em vez de 21/2 leia-se 21/1

    Obrigado

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]