gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Data de lançamento da Caixa Mágica (e novo site)
Contribuído por Tintim em 14-01-02 3:36
do departamento 50_dias_para_a_versao_final
News Os Beta Testers que se encontram a testar a Versão Houdini da Caixa Magica encontram agora uma nova secção no remodelado site da Caixa Magica: Suporte.
A data de lançamento da versão final encontra-se já definida: 4 de Março.
A secção suporte visa criar os mecanismos mais adequadas para a resolução das dúvidas dos utilizadores.
Internamente, foi lançado o sistema de bug reports.
Há já algum tempo que o Clix tem um mirror da Caixa Magica. Bastante rápido, por sinal.

Apache 2.0 | SMS: O pacto do Diabo ou O Dia da Dependência  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Caixa Magica
  • Caixa Magica
  • Suporte
  • Mais acerca News
  • Também por Tintim
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Astrónomo em 14-01-02 5:30 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Com todo o respeito pelos desenvolvedores do Caixa Mágica, considero o vosso projecto, se não uma perda de tempo, pelo menos um mau uso do tempo. Se há coisa que o mundo menos precisa é de uma nova distribuição Linux.
    Não era melhor utilizar as distribuições já existentes criando software que lide com especificidades de Portugal não contempladas nessas distribuições?

    Vejo como particularimente negativa esta fragmentação que existe na comunidade Linux. Há demasiada duplicação de esforço e incompatibilidades estúpidas entre distribuições. Isto afecta o crescimento do Linux. Para a Microsoft ser devidamente combatida é necessário haver maior sinergia. É por isso que, por exemplo, sou a favor de uma fusão das duas maiores empresas europeias de Linux: SuSE e Mandrake.

    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:2)
    por MavicX em 14-01-02 11:49 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    "fusão das duas maiores empresas europeias de Linux: SuSE e Mandrake."

    Pois mas uma é Francesa e outra da Alemanha, duvido que essa fusão alguma vez se dê.

    Quanto ao Projecto Caixa Mágica, é o "nosso" projecto. Não existe nenhuma distribuição portuguesa e já era tempo de existir uma. Não só torna a comunidade Linux em Portugal mais madura, como vai criar mais "Gurus" do Linux. É uma vergonha que não exista nenhum português no desenvolvimento do Linux, talvez a caixa magica, permita pôr lá esse português.

    Quanto á duplicação de esforço. Isso é da exclusiva responsabilidade das pessoas envolvidas na caixa magica. Na volta eles acham que se estão a desenvolver e ganhar conhecimentos, não a perder tempo.

    P.S. O que é Nacional é Bom

    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:3, Informativo)
    por [WaR] em 14-01-02 12:07 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    > É uma vergonha que não exista nenhum português no desenvolvimento do Linux,

    wrong.

    Praticamente todo o código IPv6 do linux foi desenvolvido pelo português Pedro Roque.

    "making rumours true since 1994"
    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 14-01-02 12:37 GMT (#6)
    Herm... cd /usr/src/linux;find . -name '*.c' -exec grep "@.*\.pt" {} \; * Pedro Roque ./net/core/neighbour.c * (rco@di.uminho.pt) Routing table insertion and update ./net/ipv4/route.c * Pedro Roque ./net/ipv6/addrconf.c { 0x0015,"SEAGATE ST11 BIOS REVISION",xd_seagate_init_controller,xd_seagate_init_drive," Seagate ST11M/R" }, /* Salvador Abreu, spa@fct.unl.pt */ ./drivers/block/xd.c * Author: Rui Prior (rprior@inescn.pt) ./drivers/atm/nicstar.c
    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:1)
    por MrVi em 14-01-02 16:09 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://nuno.eth.pt/
    "Praticamente todo o código IPv6 do linux foi desenvolvido pelo português Pedro Roque."

    Que esta nos US ha uns 5 anos a trabalhar pra CISCO. Pelo menos ha uns 2 anos atras ainda trabalhava pra CISCO.

    ---------
    Nuno Loureiro
    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:3, Engraçado)
    por [WaR] em 14-01-02 17:39 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    > Que esta nos US ha uns 5 anos a trabalhar pra CISCO

    Deixou de ser português por isso ?

    nao percebi.

    -- [WaR]
    "making rumours true since 1994"
    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:3, Interessante)
    por chbm em 14-01-02 22:54 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    História, há uns 6 anos atras o pedro roque e o alexei escreveram a base do net/ipv6. Grosso modo funcionava mas não fazia nada extremamente útil :)
    Depois o pedro foi para a Cisco, isto é importante porque o contracto da cisco é tipo 'all your mind are belong to us' e ele deixou de poder trabalhar no quer que fosse relacionado com IP q não fosse da Cisco. Tanto quanto sei há uns dois anos ele foi com um bando de ex-trabalhadores da cisco trabalhar numa startup canadiana que fazia equipamentos adsl. Entretando não soube mais nada.
    Além do IPv6 o Pedro Roque fez também o driver da pcbit-d.
    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:1)
    por racme em 15-01-02 14:15 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    cumprimentos a todo pessoal de osc
    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:3, Interessante)
    por Gamito em 14-01-02 12:37 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    Acerca da duplucação de esforços:
    Por um lado podes ter razão, por outro, cada um é livre de fazer o que bem lhe apetece... so what ?
    Para mim, uma das coisas que mais me atrai no software livre é precisamente isso: poder fazer-se o que nos dá na real gana.
    Depois, o "mercado" se encarregará de dizer quem fica e quem segue.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:3, Interessante)
    por leitao em 14-01-02 12:55 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/
    Sem duvida, mas o que acho que o autor original esta' a dizer (com o qual eu em parte concordo) e' que o real valor de uma nova distribuicao e' pequeno.

    Talvez se pudesse promover coisas mais produtivas em .pt de uma forma organizada. Mas claro, que ninguem pode tirar merito 'a equipa da Caixa Magica por fazer o que esta' a fazer.

    Pessoalmente eu achava mais importante promover o acesso 'a Internet de uma forma economica e tecnicamente acessivel em Portugal. Algo nas linhas da iniciativa "UK Online" no Reino Unido.

    Regards,


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:1)
    por Astrónomo em 14-01-02 21:33 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Quanto ao Projecto Caixa Mágica, é o "nosso" projecto. Não existe nenhuma distribuição portuguesa e já era tempo de existir uma.
    E virá o dia em que a malta do Porto diz: «já era tempo de existir uma distribuição do Porto». Depois são os dos Açores, do Algarve... e a Microsoft a rir-se desta balcanização.

    Se querem desenvolver conhecimentos, há muito ainda por fazer no Linux. Em vez de estarem a repetir aquilo que já dezenas de outros fizeram, porque não desenvolverem o módulo ACPI? Porque não fazerem o reverse-engineering do Windows Media Audio? Ou porque não simplesmente participarem no projecto Mozilla ou numa das centenas de outros existentes de forma a contribuir para o progresso efectivo do Linux?

    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:1)
    por gggm em 14-01-02 21:45 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Há limites para tudo!!

    Eu pessoalmente concordo com o Gamito, isto é que é a beleza do software livre, a liberdade de esclha!!

    Agora em relação a caixa máxica, acho que pode vir a ser uma coisa muito boa, e com um grande futuro, pelo menos em pt. Infelizmente ainda não pude testar nenhuma versão da caixá magica, mas acho que a equipa da caixa magica, podia "abrir" um bocado mais o desenvolvimento da distro, todos ficariamos a ganhar com isso.
    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:1)
    por nunic em 15-01-02 6:13 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    O problema da caixa mágima não é aumentar o nº de distribuições e assim fragmentar o mundo linux, é sim o de as empresas portuguesas não o apoiarem condenando-o desde já há morte, em portugal prefere-se dar dinheiro ao Bill do que investir num produto nacional como em muitas outras coisas opta-se por comprar feito do que arriscar em desenvolvimento. Por exemplo nos E.U.A. que é um país "pobre" poupam milhões de dólares com uns já 25% das máquinas estatais a correr o linux, na grécia quase todas as escolas, em espanha também há uma forte implementação na administração publica, etc etc , e nós cá recebemos o Bill com honras de chefe de estado! Não matem já este projecto que ainda agora está a começar!
    Re:Sinergia, em vez de fragmentação (Pontos:1)
    por Astrónomo em 17-01-02 6:39 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Francamente ainda não percebi em que é a adopção do Linux pelas empresas e pelos organismos estatais em Portugal está dependente da existência de uma distribuição portuguesa!
    Será que em Espanha e na Grécia também tiveram de criar distribuições espanholas e gregas para usarem o Linux?!
    Problemas no mirror (Pontos:1)
    por gggm em 14-01-02 6:52 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O mirror não funciona, depois de escrever o mail e a chave de activação aparece isto:
    Fatal error: Call to undefined function: pg_connect() in /bigdisk/filez/pub/caixamagica/inc/utils/db.inc.php on line 15

    O site principal também não esta muito famoso, depois de escrever o mail e a chave de activação:
    Not Found
    The requested URL /pick.php was not found on this server.

    Apache/1.3.12 Server at caixamagica.org Port 80


    Re:Problemas no mirror (Pontos:2)
    por Tintim em 14-01-02 10:56 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Vamos corrigir o problema. Obrigado pelo feedback...
    Re:Problemas no mirror (Pontos:1)
    por gggm em 14-01-02 21:34 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    No site principal ja esta corrigido, obrigado.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]