gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
CDs protegidos
Contribuído por Xmal em 20-12-01 15:46
do departamento read-the-fine-print
Musica Anonimo Cobarde escreve " Comprei um CD na FNAC, o último album dos Da Weasel. Ao chegar a casa coloquei-o no computador como é costume para trabalhar a curtir um som. Não curti som nenhum. A minha maquina nem conhecia o CD. Reparei depois que na parte de trás da caixa dizia em letras miudinhas no canto inferior esquerdo "Este CD contem tecnologia de protecção anti-copia". [Xmal: No dia 16 outra submissão AC já tinha referido o problema e indicado que se tratava do sistema Cactus. Fica o aviso de que este relato não é confirmado.]
A "protecção" resume-se a isto: Eles colocam propositadamente bits errados no meio das musicas. Os leitores de CD-ROM do computador não conseguem ler estes CDs e assim o pessoal já não faz copias!

Com isto eles revelam o maior desprezo pelos direitos do consumidor. Depois de comprar o CD tenho o direito de ouvi-lo onde quiser, também no computador, claro! Parece que algumas aparelhagens também não leem estes CDs, o que ainda piora a situação.

Com isto eles impedem a malta de copiar os CDs, o que é licito, mas impedem muita gente de ouvir os CDs onde e quando quiserem. Eu, por exemplo, passo o dia todo a ouvir CDs no computador do trabalho e faço isso em casa tambem. Esta situacao é intoleravel, creio mesmo que é ilegal! Não temos nada a ver com a ganancia das companhias discograficas, temos direitos!

Isto tudo porquê?

Antes de comprarem um CD vejam sempre bem a capa para ver se está protegido. Senão, quando chegarem a casa podem descobrir que a vossa aparelhagem não lê o CD, e ficam impossibilitados de ouvir musica no computador, ou sejam deitaram fora 3 contos ou mais. Na FNAC trocaram-me logo o disco e nem piaram, mas noutros sitios pode ser diferente e dar chatices.

Não comprem CDs com protecção! Isto ainda está em estado experimental. Eu fui uma cobaia. Se as companhias descobrirem que as pessoas não compram esses CDs, certamente mudam de ideias.

A menina da FNAC que me trocou o disco deu uma desculpa da treta mas deu para ver que ela sabia o que se passava. Não devo ter sido o único a ir lá trocar CDs daqueles.

Mais, esta "proteccao" funciona degradando propositadamente a qualidade da musica. "

ASSOFT + Linux = Burro + Palacio !? | O Regresso ao Castelo  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Cactus
  • Mais acerca Musica
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Parece que a moda está a pegar! (Pontos:2)
    por mlopes em 20-12-01 16:23 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Julgando por aquilo que se lê aqui, parce que não são os unicos.
    Mas parece que as editoras não estão a contar que uma grande fatia de mercado são jovens, jovens esses que cada vez mais utilizam um unico leitor de CD's/ DVD's para ouvir musica, ler dados, ver filmes, etc..., esta medida vem fazer com que essas pessoas começem a preferir cada vez mais formatos alternativos ao "mamarracho" CD que eles vendem, formatos esses como os mp3 ou os ogg/vorbis, etc...
    Pergunta ingenua (Pontos:2)
    por TarHai em 20-12-01 16:38 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Isto e muito 'engracado' tendo em conta que o PC e a minha 'aparelhagem' na maior parte dos casos.

    Ja me disseram que por lei se pode trocar ou devolver o bem comprado no espaco de um mes (sem perguntas) se o bem comprado nao corresponde ao esperado. Nao sei exactamente se esta lei (se de facto for lei e nao um rumor) se aplica ao caso de CDs.


    ---
    Re:Pergunta ingenua (Pontos:2)
    por Branc0 em 20-12-01 16:57 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.branc0.f2s.com
    Eu nunca ouvi falar nessa lei, mas em ultimo caso existe sempre a DECO... acho eu!


    "A mais louca das mulheres consegue dominar o mais inteligente dos homens"

    Re:Pergunta ingenua (Pontos:2)
    por Lowgitek em 20-12-01 19:43 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Desde que na embalagem original tal como foi vendido e se a compra tiver sido feita via telefonica ou algo do genero refiro me aos catalogos etc etc..

    Fora isso somente com o pre consentimento da entidade ou por amibilidade da mesma ou se o produto vier defeituoso ou com defeito de fabrico ai aplica-se um ano após as compra.

    Re:Pergunta ingenua (Pontos:2)
    por TarHai em 20-12-01 20:48 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    >se o produto vier defeituoso ou com defeito de >fabrico ai aplica-se um ano após as compra.

    Tanto quanto percebo, do ponto de vista tecnico, e esse o problema com esses CDs.
    ---
    Re:Pergunta ingenua (Pontos:2)
    por MacLeod em 20-12-01 23:41 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Eu tenho quase a certeza de uma lei que diz que se o produto não corresponder ao esperado, ou tiver defeitos, blablabla, tens o direito a que te troquem por um novo se reclamares até 7 dias depois da compra. Isto claro, só é válido para não consumíveis.
    Ou comprar... (Pontos:3, Interessante)
    por jmce em 20-12-01 18:27 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Será que é mais eficaz, em vez de não comprar, comprar E depois devolver? Para quem só ouve o dinheiro, nada como fazer o dinheiro falar... Lojas pequenas talvez não, mas a FNAC e outras lojas igualmente grandes talvez possam servir como correia de transmissão de algum descontentamento se começarem a aturar a devolução de produtos (efectivamente) defeituosos.
    Re:Ou comprar... (Pontos:2)
    por Strange em 21-12-01 0:01 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Quanto a mim, seria não comprar. Pois comprares e depois trocares indicaria que estarias a trocar por não te terem funcionado.

    Enquanto que se não chegasses a comprar, estarias a indicar que não os compras pelo princípio de protecção dos teus direitos. A protestar contra meios legais de redução desses direitos, quando a própria redução desse direito é ilegal. (Clarificando: tens o direito e legalidade de fazer cópias. Não tens o direito e legalidade de fazer o reverse engineering dos gravadores, etc, para poderes fazer cópias. Não tens o direito e legalidade de fazer e vender um leitor/gravador que ignore essas protecções. Nota: Isto já é assim nos EUA com a DMCA e afins, mas acho que na UE ainda está em estudo uma lei semelhante.)

    Por isso, que se boicote a indústria da música e dos filmes.

    hugs
    Strange

    Re:Ou comprar... (Pontos:1)
    por pmsac em 21-12-01 11:29 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    Penso que o ponto anterior era o facto de se poder contabilizar o número de devoluções devido à protecção (de forma mais ou menos elaborada), mas completamente impossível contabilizar as "não compras". E como "money talks, bullshit walks" talvez tivesse mais impacto junto das entidades que também ficam prejudicadas por estarem a manipular/stockar/devolver produtos que não servem os consumidores.
    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Lista (Pontos:2)
    por jneves em 20-12-01 18:32 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Para quem não quiser apanhar-se nesta situação, dê uma olha a este site: http://www.fatchucks.com/corruptcd s/corrupt.html
    oooops... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 20-12-01 19:39 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Copiar cds não é ilicito, se fores o dono do cd e se o fim a destinar-se ao backup ou então para uso diário desde que seja só uma e utilizado somente um de cada vez. Ou seja não podes tar a ouvir a cópia e o outro cd.

    O cd é teu fazes o que quiseres como é óbvio incluindo a cópia para outro cd. O que não podes e vender emprestar tralalalala essa mesma cópia.


    Re:oooops... (Pontos:2)
    por Cyclops em 20-12-01 19:51 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://greymalkin.yi.org
    Compraste um CD de musica. A partir desse momento, podes fazer dele o que quiseres. 2 milhoes de copias inclusive. O que podes tao somente e fazer uso pessoal e nao transmissivel dele.

    Podes estar a ouvir perfeitamente a copia e o cd ao mesmo tempo. Desde que seja uso pessoal.

    Ja nao podes e copiar o cd e da-lo a um amigo, mas podes empresta-lo para ele ouvir e decidir se quer ou nao comprar o CD. Se esse amigo copiar para si esse cd, ai sim, estara a fazer uma copia ilegal.

    Claro que a parte injusticas da lei (que deveriam ser corrigidas), se compraste alguma coisa, podes fazer o que quiseres dela, excepto no ponto em que prejudicas os autores (tipo, ganhar $ vendendo copias, fazendo copias que fazem com que pessoas que poderiam comprar o cd ja nao o comprem, etc).

    Se uma pessoa nao tem dinheiro para comprar um cd de musica, e tu lhe fizeres uma copia, nao estas a prejudicar os autores porque essa pessoa nao poderia comprar o cd. Contudo, estas a fazer publicidade gratuita aos autores.

    Sao muitas coisas confusas ao mesmo tempo, mas o pior e injusticas que ha na lei, especialmente colocadas por lobby e fortes pressoes de interesses economicos amorais.

    Hugs, Cylops

    PS: deviamos todos ir comprar o CD, e depois devolve-lo dado que nao funciona. Aquilo so diz dispor de um sistema anti copia, nao que nao funciona no sistema a b ou c
    Re:oooops... (Pontos:1)
    por kaser em 21-12-01 11:12 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://kaser.nsk.yi.org
    O CD dizia ->
    "Este CD contem tecnologia de protecção anti-copia"
    e não ->
    " este cd nao funciona em PC/Hardware X".

    Hugs
    Kaser
    Ilegal não é (Pontos:1)
    por BuBbA em 20-12-01 20:27 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Ilegal não é de certeza pois estava anunciado no proprio produto de modo a que podias ate ver isso sem necessitares de o comprar. É como quando instalas um software qualquer e aparece-te um texto enorme e tu vais e clikas no Yes e não lês nada... eles não teem nada a ver com o facto de tu nao leres, estava la tudo escrito.

    Não, não os estou a defender, mas a verdade é que os consumidores nunca lêem nada e depois queixam-se.

    Re:Ilegal não é (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 21-12-01 14:04 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Vê o que o Kaser disse acima.


    "Prepare to be seduced by my Psycho-Power!"
    - M. Bison, Street Fighter Alpha 3
    Podem trocar-se (Pontos:1)
    por faustino em 20-12-01 22:32 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    ... já não sei onde li mas podem trocar-se esses cd's e quem garante isso são mesmo as editoras se não estou em erro.
    Copiar CD's é sempre ilicito (Pontos:1)
    por Vitor Domingues em 21-12-01 19:11 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    A lei nesse ponto é clara e temos que aceitar que ninguem faz backups para não estragar os originais, pelo menos não nestes casos, e aceito que os CD's tenham proteção contra cópia agora inaceitável é que essa proteção implique uma degradação propositada da qualidade do produto final.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]