gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Servidor Linux - Legalidade
Contribuído por scorpio em 03-12-01 15:02
do departamento legalidade???
perguntas etrag escreve "Boas! Estou num projecto que pretende fornecer espaço na net para empresas de pequena e média dimensão. Tenho duas opções quando a OS - NT4 e Linux (dist. Mandrake) Tenho é um problema, posso ou não utilizar o Linux, uma vez que se trata de uma aplicação comercial? Já mandei um mail para os tipos da Mandrake, que como é óbvio me indicaram um pacote de 9 CDs (lol) e outro para a ASSOFT que me informaram que ninguem sabe se se pode ou não utilizar (parece que nem os inspectores). Queria a vossa opinião. Obrigado. "

Windows "Open Source" ? | Dependentes da Net... Conhecemos alguém?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca perguntas
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Nao, nao podes... (Pontos:2, Engraçado)
    por leitao em 03-12-01 15:21 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        Para usares linux tens que pagar $500 para a minha conta... eu depois mando-te o NIB.

        Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Nao, nao podes... (Pontos:2)
    por Gimp em 03-12-01 15:34 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    O amigo Nuno não poderia ter escolhido melhor assinatura para apreciação do seu comentário 8).


    "Os meus 2 Duh!" Gimp zZzZz

    GPL ou Comercial? (Pontos:2)
    por mazevedo em 03-12-01 15:34 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    Não sei se os CDs do Mandrake que vais usar são as distros puxadas pela Net (em principio são GPL, logo podes usar sem pagar nada) ou os pacotes comprados à Mandrake (que contém software comercial, logo sujeito às regras deles, excepto ao que é GPL)

    É preciso clarificar isso.
    ----
    //\anuel /|zevedo

    Re:GPL ou Comercial? (Pontos:1)
    por etrag em 03-12-01 15:42 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Estava a pensar usar as puxadas pela Net... Bem, estou a ver que realemente a confusão é geral, o que é pena, porque quando se quer ter tudo na legalidade, se tem de usar Microsoft, pois sabe que se tem de pagar e acabou. :(
    Re:GPL ou Comercial? - GPL não é do gás! (Pontos:3, Interessante)
    por daniel em 03-12-01 15:58 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    "realmente a confusão é geral" ???
    Onde é que ves confusão? Realmente há gente que faz "post"as de pescada - ruido - mas tirando os gozões fica a saber que podes fazer o que quiseres com um sistema GNU/Linux.

    Até podes cobrar 500 cts. (2500 Euro :) por cada CD que sacas da net e ir vender para a vandoma (paralelo com feiras regionais aplicam-se) que ninguém te pode prender por isso - a não ser que seja atentado ao pudor - must check my attorney.

    Para tua defesa (se a minha palavra não chegar :-) e para teres o que dizer a terceiros (as vezes é muito importante), há muitos ISP's, mesmo em Portugal, que fazem o mesmo que queres fazer e que também usam Linux - se precisares de nomes avisa.

    Espero ter contribuído para ficares esclarecido. Se quiseres mandar também uns Euros, envia para o pessoal que desenvolve estas coisas - uns querem postais, outros pizzas, enfim, há de tudo.

    Abraços,
    Daniel Fonseca
    Re:GPL ou Comercial? (Pontos:2)
    por vaf em 03-12-01 16:00 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Nada disso!

    Se os tipos da distribuição não impuserem restrições adicionais, podes usar software GPL para qualquer fim.

    Se os tipos impuserem restrições, usas debian ou outra qualquer que não as tem de certeza.

    Claro que não é preciso recorrer a essa excelente empresa de marketing, que a única coisa que faz é corromper a indústria da informática.
    ok! (Pontos:1)
    por etrag em 03-12-01 16:42 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Eu para dizer a verdade, também achei que ter de possuir uma licensa era um pouco esquisito e o que era vendido era apenas o suporte, mas nunca se sabe... Muito obrigado pelos vossos eslcarecimentos (mesmo daqueles que só mandram postas de pescada, pois só mostram o que sabem do assunto). Cumps
    ummm.... (Pontos:2)
    por TarHai em 03-12-01 16:22 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Le a licenca da mandrake. Eles devem ter la indicacoes sobre copias da distribuicao.

    Em principio nao teras problemas. Se existirem problema de licenca de utilitarios exclusivos mandrake, sempre podes mudar-te para a Red Hat ou debian.
    ---
    ASSOFT ? (Pontos:3, Engraçado)
    por chbm em 03-12-01 19:09 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Confusão é o que é que a ASSOFT tem a ver com isto. Eles teem uma lista de software aprovado para uso em Portugal ? :)
    Alternativas (Pontos:2)
    por MavicX em 03-12-01 19:22 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Epa é melhor usares FreeBSD ou OpenBSD as licenças de BSD ainda são menos restritivas do que as GPL e qualquer package que vem dentro das distribuições/SO não tem mais nenhums "strings atached".

    www.freebsd.org ou www.openbsd.org


    Re:Alternativas (Pontos:2)
    por chbm em 03-12-01 19:43 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Tirando a advertise clause *cof**cof*
    Re:Alternativas (Pontos:2)
    por Cyclops em 04-12-01 11:05 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://greymalkin.yi.org
    Desculpa mas isso e treta.

    A GPL so e mais restritiva do que a BSD* para quem se queira aproveitar do trabalho nao proprietario de uns para fazer material proprietario.

    Por isso, e melhor que nao sigas cegamente bitaites.

    Hugs, Cyclops
    é questão de ler o licence agreement... (Pontos:1)
    por clueless em 03-12-01 21:15 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Acho que podes. Se reparares, os CD têm um licence agreement que diz algumas coisas sobre o software específico Mandrake. Sobre o software de terceiros (Apache, etc) que vem nos CD, tens de ler os respectivos licence agreements (quanto a esses, a Mandrake é apenas distribuidora e nada pode dizer quanto à sua utilização). Em princípio, trata-se de software de uso livre. Como eu disse, é questão de ler as letrinhas miudinhas...
    Software Livre vs Proprietário (Pontos:2)
    por jneves em 03-12-01 21:49 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Se tiveres dúvidas quanto ao mandrake instala debian (só não incluas os pacotes non-free). Quanto ao software proprietário, recomendo que leias as letras miudinhas do contrato, a Microsoft gosta de receber dinheiro por licenças de clientes (ou seja podes precisar de comprar mais licenças do que aquelas que vêmcom o sistema operativo).
    Confusões - Utilizar não é o mesmo que distribuír (Pontos:2, Informativo)
    por joaobranco em 04-12-01 1:45 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Em principio, se o que queres é apenas USAR o linux para um servidor (ou vários) não terás qualquer problema, se usares apenas software com licensas que não impeçam a cópia e o uso comercial (nota, a maior parte das licensas open-source NÃO IMPEDE A CÓPIA E O USO COMERCIAL - incluindo entre estas a GPL e as diferenetes variantes BSD). Não conheço nenhuma distribuição de linux que impeça o uso comercial e só uma (a da Caldera) impede a cópia para diferentes máquinas. Mesmo neste caso, a limitação não é devido aos componentes "base" do linux, mas ao código proprietário que eles acrescentaram.

    Se quiseres distribuir o software por outros, mais uma vez tens de ler a licensa do software que queres distribuir (mais uma vez, o GPL não impede a distribuição, mesmo em binários, desde que apresentes uma forma de ir buscar a source, ou indiques como a source pode ser obtida - frequentemente pode bastar o URL do local onde a distribuição que usas está disponivel). Apenas se fizeres alterações a código GPL e quiseres distribuir (bináriamente) esse código alterado, é que tens que fornecer também o código fonte das alterações.

    No entanto, muitas das vezes as distribuições de Linux incluem nos seus CDs software com licensa "não livre", closed-source ou sofware restrito. Normalmente é sempre possivel obter versões apenas com softwares com licensas "liberais", que permitam os direitos anteriormente descritos (em muitos casos, as distribuições oferecem pelo menos 1 CD de "distribuição base" com software que é completamente GPL). As distribuições linux actuais funcionam a um nível completamente satisfatório sem qualquer software "não livre". Só se quiseres caracteristicas especificas é que podes precisar de software não livre, e neste caso, encontras-te EXACTAMENTE no mesmo caso que na utilização de software para Windows NT, no respeitante a ESSE software (mais uma vez afirmo que é normal encontrares soluções GPL ou com outra licensa open-source capazes de solucionar o problema sem usar software propietário).

    Em todos os casos, a utilização de código GPL não causa mais limitações do que a utilização de qualquer outra licensa (normalmente é até bastante mais .livre do que a maior parte das outras licensas). A unica limitação que o GPL tem é no caso de modificação da source desse código, que te obriga a partilhar essas modificações se pretenderes distribuir o código objecto após essas modificações.

    JB

    Confusao (Pontos:2)
    por higuita em 04-12-01 3:23 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    Acho que esta' a haver uma confusao...

    falava-se em usar o linux, nao revender...

    apesar, como ja' foi dito, ser possivel revender distros de linux, e' preciso ter em atencao a licenca dessa distro... mas pelo menos a debian podes ter 100% certeza que podes revender a vontade pois ela e' 100% GPL

    mas isto nao e' o pedido...

    sim pode-se usar o linux das mesmas formas que podes usar o window$, ate' estas sujeito a menos condicoes no linux, pois podes instalar, copiar, duplicar discos com o linux e usa-los, coisa que com o window$ para usa-los precisas de alterar todos os numeros de serie, nomes, etc de acordo com as licencas

    o linux e' livre, nao impoem condicoes sobre a utilizacao... podes usa-lo para o que quiseres
    esta garantia e' dada pela licenca GPL, pois umas das regras basica da licensa e' a "liberdade total de usar o programa para aquilo que quiseres"

    todos os programas GPL podes usar sempre, em todo o lado, para qualquer finalidade

    a unica coisa que tens de ver e' se nao vai usar algum programa na mandrake que nao seja GPL, que tenha uma licenca diferente que exija algo mais para ser usado em negocios...

    por exemplo, o staroffice julgo que nao podes distribuir, tens de sacar sempre do site da sun, mas por sua vez podes usar como quiseres
    mas o xv (um visualizador de imagens) e' gratis e livre de distribuir, mas apenas para uso pessoal (mesmo que no local de trabalho, se usas para ti, e' pessoal), para uso nao pessoal tens de comprar uma licenca por cada copia($5 US acho)...

    existem tambem software que e' livre para todas as utilizacoes, excepto por pessoal militar em servico e nao militares ao servico de organizacoes militares (licenca totalmente pacifista 8)

    outros software incluidos podem ser shareware, que deixam de funcionar ou precisas de registrar passado X tempo...

    basicamente ve o que queres usar, vai ao help, aos READMEs, aos LICENSE ou aos sites de web dos programas e rapidamente descobre se podes ou nao usar... estou certo que todo ou praticamente todo o software que queres usar e' livre

    tens no site da gnu uma lista de licencas compativeis com o GPL, fazendo parte desta lista implica que essa licenca e' igualmente livre

    posso-te poupar trabalho se o que queres fazer involve qualquer um destes programas, sao todos livres:

    apache
    wu-ftp
    pro-ftp
    samba
    openssl
    openssh
    mySQL
    postgresSQL
    php
    perl
    pyphon
    sendmail
    postfix
    qmail
    qpopper
    gnupop3
    vnc

    nao interessa para servidor, mas ja' agora, X, kde, gnome, mozilla...

    claro que esta lista e' apenas uma amostra dos servicos mais usados, existem muitos programas para fazer o mesmo e livres...

    alguma duvida avisa, assim como se tiveres algum programa que nao descobrer se podes ou nao usar, pergunta aqui

    boa sorte

    higuita
    Higuita
    Re:Confusao (Pontos:1)
    por etrag em 04-12-01 9:36 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Muitissimo obrigado pela ajuda! Sim era mesmo isto que de eu falava. Quando referi a Mandrake, não queria dizer que fosse necessáriamente utilizar, era mais como exemplo.
    cumprimentos,
    Ricardo
    Claro que podes! (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 04-12-01 14:23 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Como ja' disseram aqui: usar, podes a vontade. As licencas aplicam-se a distribuir, nao a usar.


    "Prepare to be seduced by my Psycho-Power!"
    - M. Bison, Street Fighter Alpha 3
    A ASSOFT diz o QUÊ ?? (Pontos:2, Interessante)
    por js em 04-12-01 21:09 GMT (#19)
    (Utilizador Info)

    A ASSOFT diz que "ninguém sabe" se o Linux pode ser usado?? E a ASSOFT assina essa espantosa afirmação?? Isto é inacreditável! A ASSOFT é a Associação Portuguesa de Software, ou é uma associação-de-vendedores-de-software -acoitados-atrás-dum-nome-enganador-e -que-estão-tão-à-rasca-que-têm-que -fornecer-informações-falsas-para -convencer-quem-não-sabe-a-pagar -feito-urso ??

    Era interessante escavar o "quem somos" deles para ver o que é que dizem os estatutos; infelizmente, agora não posso... :^(

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]