gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
eComércio em Portugal
Contribuído por npf em 17-11-01 19:48
do departamento compre-online-(ou-não)
Verdinhas GdoL escreve "Aqui vai um resumo de um péssimo atendimento numa das livrarias online portuguesas:
Alguns dias a trás fiz uma encomenda de livros numa das livrarias online nacionais. Já há alguns anos que compro livros via net e tenho tido boas e más experiências. Normalmente o serviço é profissional, garantem a qualidade dos produtos e quando tenho reclamações a fazer trocam os livros/produtos ou enviam outras cópias. Isto em lojas internacionais. "

Nesta loja portuguesa, além de mandarem os livros com grandes sinais de humidade e amachucados, tiveram um péssimo atendimento. Só ao fim de alguns emails consegui que me mandassem outros livros em troca dos primeiros. Mas desde insinuarem que mentia, a exigirem que devolvesse primero os defeituosos houve de tudo naqueles emails. Menos educação e bom atendimento. Saliento que já tive boas experiências em Portugal, nomeadamente com a FNAC, e más com estrangeiras.
Gostaria de saber de ouras experiências com o nosso e-comércio.
Eu por mim parece que vou tentar encomendar livros portugueses via estrangeiro :-(

II Congreso Internacional de Unix na Uninet | Internet ao vivo e a cores... e 3D!  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Verdinhas
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Lá fora e cá dentro (Pontos:3, Interessante)
    por MavicX em 17-11-01 22:20 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    O unico problema do estrangeiro é o tempo de entrega dos livros. Já tou á espera de um á mais de um mês. Só compro livros no estranjeiro se não existirem em Portugal nem que para isso tenha de pagar um pouco mais, mas tenho a satisfação de levar logo o livro para casa, e não estar desesperado para saber se o livro chega hoje ou pra semana. Ou se simplesmente alguem viu algum pó branco em cima dele e esteja neste momento no FBI :-)

    Infelizmente nunca encomendei nenhum livro cá em Portugal. Simplesmente vou há livraria e compro, escuso de pagar portes e vejo se o livro tem ou não defeitos. Tambem sou algo retrogado nesse aspecto nada substitui o folhear e ler o livro antes de comprar (ou simplesmente ler sem comprar).

    P.S. Eu sei que nem toda a gente vive a dois passos de Lisboa e de livrarias como a Fnac ou a Bertran.
    Re:Lá fora e cá dentro (Pontos:2)
    por GdoL em 19-11-01 15:00 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.userfriendly.org
    Bem, eu não vivo em Lx mas sim no resto do país (Porto).
    Também temos várias livrarias agradáveis de visitar e percorrer, onde os livros se podem deixar descobrir, como a Lello, a Leitura a Bertrand e a FNAC em St. Catarina, a Livraria Inglesa com livros a preços tão altos que só pode ser uma piada inglesa muito subtil.
    Mas nem sempre tenho tempo de ir a uma livraria. Que é uma das poucas coisa que me faz ir a um Centro Comercial: o gosto de pegar nos livros, ler antes de comprar, descobrir coisas novas, etc. Mas nem sempre posso ou tenho tempo para faze-lo.
    Por isso compro livros online. E também porque não encontro os livros na livraria e online quase sempre encontro. E neste caso nem paguei portes, pois a livraria online oferecia, esqueceram-se foi de dizer que os portes só eram pagos até à estação de correio mais próxima.
    Neste caso falharam várias vezes a assistência pós-venda via email, controlo de qualidade, informação incompleta sobre entrega, educação, assunção de custos de devolução;
    Realmente substituiram os livros por exemplares em ordem, o que pode levar a pensar que primeiro tentaram impingir os piores. Continuam é a afirmar que os livros nunca são entregues no destinatário a não ser que pague um serviço extra. Neste momento acabei de receber livros da amazon.fr entregues em mão com custo de portes mínimo (enfim...estrangeirices!).
    A livraria em causa foi a Webboom. O serviço e busca de livros deles é bom, se não têm o livro pode-se pedir para encontrar e realmente ou encontram ou dizem que não e porquê. O serviço pós-venda é que tem de melhorar muito.

    eBoX:email

    Re:Calinadas (Pontos:1)
    por racme em 19-11-01 2:51 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    palmas pra ti !! so uma coisa vais tar sempre presente?!? com a falta de empregos pra professores neste pais, o gil vela se contractas este! ;)
    o costume (Pontos:3, Interessante)
    por André Simões em 17-11-01 22:32 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Infelizmente não me surpreende a tua experiência. Surpreende-me sim ser uma excepção. Para mal dos nossos pecados uma grande parte do comércio / serviços (não só virtual) continua a tratar os seus clientes como se de mentirosos e bandidos se tratasse. Lembro-me de há uns tempos atrás ter deixado atrasar duas contas (não seguidas) da TV Cabo, e de imediatamente ter recebido uma cartinha deles com o cabeçalho em "caps" berrando "REINCIDENTE". Assim mesmo, "reincidente". Como se de um reles criminoso se tratasse. Assim não ganham certamente a simpatia dos clientes.
    Em relação ao teu caso, seria interessante que dissesses em que livraria isso se passou, para que os responsáveis tivessem um bocadinho de vergonha na cara.


    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)

    Re:o costume (Pontos:1)
    por {C00L|Z3R0} em 18-11-01 20:28 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.coolzero.org
    Mas tudo isso acontece porque há mts abusos por parte dos portugas... Inclusivé as proprias pessoas que estão à frente do atendimento. "Se mudares, o mundo tambem muda :)"
    {C00L|Z3R0}@PTnet
    Lusabooks (Pontos:2, Esclarecedor)
    por jig em 18-11-01 12:10 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    A minha namorada teóricamente comprou um livro na http://www.lusabooks.com por 1750$00 de banda desenhada.
    Teóricamente porque eles descontaram o cheque e nunca enviaram o livro.Depois de sucessivos emails nunca respondidos e tentativas de contacto telefónico que nunca foram atendidos ela acabou por desistir.

    Infelizmente há empresas com más intenções.Ao menos não foste roubado...
    e-Tanga (Pontos:1)
    por elmig em 18-11-01 13:56 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.alunos.ipb.pt/~ee3931/
    Conheço vários casos de gato por lebre mas pessoalmente só tenho tido boas experiencias. O último livro que comprei na Amazon tinha um tempo de entrega de 2 semanas mas chegou numa! O senao é mesmo o preço dos livros e dos portes internacionais. Acho q o e-Commerce é bastante inflaccionado quando deveria ser o contrario, ja que por exemplo nao se paga renda. Para confirmar isto ver por exemplo ThinkGeek. Há numerosos artigos que "namoro" à algum tempo mas o preço tira-me a coragem. Dar 50.000$+portes por uma caixa de computador tira o tesã* a qualquer um...

    "Big brother is watching you, and little brother is too. When big brother goes to sleep, little brother goes through his stuff."

    Re:e-Tanga (Pontos:1)
    por BuBbA em 18-11-01 18:05 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Esse site e lindo:) ja mandei vir umas canecas, camisolas e autocolantes... pq são os mais levezinhos, senão ia ser bonito!
    e que tal? (Pontos:2)
    por Castanheiro em 18-11-01 23:16 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Eu já pensei em mandar vir de lá umas coisas, mas tive sempre receio. As coisas chegaram cá inteiras? O material é de boa qualidade? e os prazos de entrega?

    Cumps
    Re:e que tal? (Pontos:1)
    por BuBbA em 21-11-01 2:52 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Tudo inteirinho, o material ya, nao tenho queixas. Os prazos nao me lembro :/

    So tive um problema, mas isso foi estupidez minha.. os tamanhos americanos n teem nada a ver com os nossos e na altura nao me lembrei isso... mandei vir uma tshirt L, se n tou em erro... q sao as q uso ca.... dava pa um gajo com o dobro do meu tamanho;P eehehe

    Re:e-Tanga (Pontos:2)
    por Castanheiro em 18-11-01 23:12 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    .... mas aquelas caixas todas em alumínio são simplesmente brutais! Com janelinha e tudo estilo aquário :-) Quando tiver dinheiro a mais na carteira (que deve ser no dia em q a MS divulgar o código fonte do win) compro uma coisa daquelas!
    Re:e-Tanga (Pontos:2)
    por Strange em 20-11-01 1:14 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    Bem, como podes fazer dessassembly ao código do Win, por questões de compatibilidade 8), experimenta fazer dissassembly ao PTE $! ]:->

    hugs
    Strange

    AllPosters.com (Pontos:1)
    por BuBbA em 18-11-01 18:08 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Ate ao momento nunca tive problemas com lojas portuguesas... não que tenha comprado muita coisa, mas o que comprei chegou bem e atempadamente.

    Já com os estranjas tive alguns problemas... mandei vir uns posters dos EUA e paguei c visa. Tudo muito bem, pagamento efectuado, posters a caminho. O problema ocorreu quando os posters chegaram e eu estava de ferias e voltei no dia a seguir as cenas serem enviadas de novo para os states... enviei mails (nao cheguei a telefonar, não;P) mas nepias de resposta... escusado será dizer que não compro mais nada lá:)

    Como encomendar livros (Pontos:1)
    por Top-o-Gigio em 19-11-01 1:15 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Uma maneira de encomendar livros estrangeiros sem pagar transporte e atraves das lojas Tema. Ha uma na mesma entrada onde era o defunto cinema Xenon, na Av. da Liberdade em LIsboa, outra no Colombo ao pe dos cinemas. Eles procuram o titulo no computador e encomendam. O preço a pagar corresponde + ou - ao preço em dolares convertido p/escudos. Demora aproximadamente 2 semanas. Isto antes da paranoia do po branco. A ultima encomenda que fiz foi ha mais de um mes e ainda nao chegou, aconselharam-me repetir o pedido. Mas o problema e geral, a ultima encomenda que enviei p/o Brasil demorou 3 semanas quando costumava demorar uma.

    Nunca tive nenhum problema com compras na internet, ja encomendei um pouco de tudo, desde t-shirt a soft, passando por livros e ate assinei serviços de porno-chachada. Todas as compras foram no estrangeiro.

    So uma pequena historia para ilustrar a diferença emtre empresas nacionais e estrangeiras: uma vez assinei uma revista inglesa que trazia um CD de musica. Os CDs ate eram bons de inicio, mas depois avacalharam o esquema. Resumindo, a revista acabou e os gajos enviaram-me para casa um cheque com o dinheiro que correspondia aos numeros que faltava receber ate ao fim da assinatura! Seria isto possivel em Portugal!?

    Re:Como encomendar livros (Pontos:1)
    por Endymion em 20-11-01 15:46 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Sim, concordo... as lojas Tema são um espanto nesse ponto. Sempre que possivel recorro a estas antes de recorrer à net para comprar livros.. O comercio online em PT ainda tem muito que caminhar e os serviços alfandegarios não ajudam nada.
    Gradiva (Pontos:1)
    por mlopes em 20-11-01 14:32 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    A minha experiencia em utilização de livrarias on-line resumiu-se à compra de um livro na gradiva.
    O atendimento e a entrega do livro correram bem, o unico problema foi que junto com a confirmação da encomenda veio um outro e-mail com virus. Mas como eu corro Linux, não me fez diferença, eu enviei um e-mail a avisar que eles estavam a enviar virus aos clientes, e eles ignoraram-me.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]