gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Casio lança novo laptop com Crusoe e Linux
Contribuído por AsHeS em 14-11-01 13:23
do departamento lançamentos
Hardware lbrito escreve "A Casio vai lançar brevemente o seu novo Cassiopeia Fiva MPC-216XL. Este laptop de dimensões reduzidas (A5 com 990g) vem equipado com duas característica interessante: um processador Crusoe TM5600 e um selector de sistema operativo. Através do selector, é possível seleccionar um arranque em M$ Windows XP Home Edition ou em Midori Linux (uma distribuição 'caseira' da Casio). De notar ainda que, graças ao chamado 'Code Morphing Software', deve ser possível correr aplicações para x86.
É caso para dizer: 'Onde está o L...ILO? :)'. Vejam a notícia aqui. "

Sourceforge: uma armadilha? | Flat Rate?? tens umas piadas giras .... tens .tens  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • aqui
  • Mais acerca Hardware
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Vamos a ver o que dá (Pontos:3, Interessante)
    por humpback em 14-11-01 13:45 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Acho um pouco estranho aquela do butao para escolher o SO. Será que aquilo depois é facil instalar outras coisas, ou fazer brincadeiras tipo: Butão no A- Debian GNU/Linux Butão no B- FreeBSD
    Re:Vamos a ver o que dá (Pontos:2)
    por Strange em 14-11-01 15:07 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    A mim parece-me que o sistema basea-se em a bios definir a partição activa conforme o botão premido; ou então um MBR especial que verifica a tecla premida antes de executar o loader da respectiva partição.

    Em qualquer dos casos, seria fácil mudar o Win.* para outra coisa. :)

    PS: se quiserem, que me ofereçam um destes portáteis e eu verificarei estas teorias pessoalmente... =)

    hugs
    Strange

    x86 (Pontos:3, Informativo)
    por Strange em 14-11-01 15:13 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    graças ao chamado 'Code Morphing Software', deve ser possível correr aplicações para x86.

    Deve? AFAIK o code morphing serve exactamente para o processador correr aplicações x86. Aliás, o próprio processador é para correr aplicações x86, não conheço nenhum caso em que existam SOs a usarem directamente o Instruction Set do processador ou Code Morpher para outras arquitecturas. O que se passa é que diferente da Intel e da AMD, o instruction decoder do x86 para o instruction set nativo é feito em software e não directamente em hardware, no processador. A Transmeta têm assim mais facilidade em optimizar o processador e em adicionar novas instruções inventadas pela AMD ou Intel para bloquear a concorrência.

    hugs
    Strange

    Re:x86 (Pontos:2, Interessante)
    por raxx7 em 14-11-01 17:49 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Certo. Ninguém que não a própria Transmeta vai usar o instruction set nativo dos Crusoé até porque nada te garante que a próxima geração não vai ter um instruction set completamente diferente. Quanto a vantagens deste métodos, além da facilidade que referiste em adicionar suporte para novas instruções, também é de notar a simplicidade do hardware (um Crusoé actualmente usa cerca de um terço dos transistores de um Pentium III), menor consumo de energia e as possibilidades de optimização de código durante a tradução dinâmica.
    Pelo menos é o que a Transmeta diz...

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:x86 (Pontos:1)
    por lbrito em 14-11-01 18:49 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://alfa.di.uminho.pt/~lbrito
    Eu sei disso... é uma questão de português... :) No entanto, não tendo experiência pessoal com o Crusoe não posso afirmar 'É'. Isto porque há notícias que indicam problemas na execução de algum tipo de código em processadores compatíveis x86 (tipo AMD) (segundo ouvi...)
    Re:x86 (Pontos:1)
    por raxx7 em 14-11-01 19:15 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    Isto porque há notícias que indicam problemas na execução de algum tipo de código em processadores compatíveis x86 (tipo AMD)
    Que é que os processadores da AMD têm a ver com os processadores da Transmeta?

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:x86 (Pontos:1)
    por lbrito em 15-11-01 17:33 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://alfa.di.uminho.pt/~lbrito
    Que é que os processadores da AMD têm a ver com os processadores da Transmeta?
    Tudo... ambos pretendem combater a hegemonia dos Intel... cada qual à sua maneira...

    Pessoalmente, se me perguntarem se quero um AMD em vez de um PIV a resposta é sim... no que toca ao Crusoe... tenho que ter um testemunho em primeira pessoa antes de comprar... :)
    Re:x86 (Pontos:3, Interessante)
    por higuita em 15-11-01 7:21 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    porque há notícias que indicam problemas na execução de algum tipo de código em processadores compatíveis x86 (tipo AMD)

    ?!?!
    o codigo x86 dos amd e' igual aos do intel gracas a uma licenca da AMD que vem dos tempos dos 386 (que a AMD produzia uma parte para a intel) e nao de incompatibilidades, que nunca existiram

    que codigos estas tu a falar que os AMD nao correm?!
    isto e' geralmente a ideia errada que o pessoal tem, se nao e' intel, nao correr tudo...
    os cyrix tinham esse problema, mas mesmo assim ja' foi aos anos que a cyrix resolveu os problemas, mas a AMD nunca teve problemas.

    neste momento ate' os AMD podem executar mais codigo que os intel, ja' que executam o x86, o MMX, 3dnow! (original e extendido), SSE (1 e partes do 2 julgo eu)

    e ate' existe codigo de x86 que alguns intel nao podem executar e os AMD podem, devido a um bug dos intel (o codigo algo parecido com ff0f0f)...
    alias, a lista de bugs dos pentium III ja' tem varias paginas e dos athlon era 3 ou 4 bugs

    se existem problemas neste momento com os AMD e' o aquecimento para os topo de gama (e ventoinhas foleiras) e chipsets da VIA cheios de bugs (a intel bem que podia fazer uns chipset para os AMD 8)

    existe e' outro problema, com as optimizacoes de athlon a compilar alguns programas, tal como as ha' para as optimizacoes para i686... a maioria dos programas e' jeita para ser compilada sem optimizacoes especiais dos CPUs, e quando maior for a optimizacao, maior a probabilidade de dar problemas.
    li a uns tempos que o responsavel pela interface IDE do kernel nao aconselhava compilar o (um ?!) kernel optimizado para mais do que 386, e quando maior fosse a optimizacao, maior a probabilidade de problemas, sendo as optimizacoes do i686 e athlon uma garantia que o problema iria aparecer mais cedo ou mais tarde...

    e' por essa razao que tirando o kernel nao e' aconselhado optimizar o restante sistema, pois pode causar instabilidade de dificil decoberta (alem de que o aumento de velocidade geralmente nao compensa o risco)


    Higuita
    Re:x86 (Pontos:1)
    por lbrito em 15-11-01 17:53 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://alfa.di.uminho.pt/~lbrito
    Realmente os problemas de que ouvi falar não são assim tão modernos... sei de problemas com o AMD K6 ao executar o Windows95B. Há ainda notícias (há cerca de 1 ano atrás) de dificuldades em correr o software Pro Tools...
    Mesmo assim digo-te... prefiro um AMD a um PIV... :)
    Re:x86 (Pontos:3, Interessante)
    por higuita em 16-11-01 1:06 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    o problema no win95 era mais do windows que do cpu, a MS nao tinha preparado bem o windows para CPUs acima de 350Mhz, que com os K6 aparecia devido a terem mais cache que os intel
    fazendo um "overclock" do mesmo CPU para baixo dos 350, o windows funcionava bem, o que prova o erro do windows

    o Pro Tools, nao conheco o caso, mas assim de repente cheira-me a problemas com o chipset ou bugs no compilador que usaram

    Higuita

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]