gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
O problema dos sites só para Internet Explorer ver
Contribuído por jmce em 06-11-01 3:14
do departamento tecnologias-de-desinformação
Web Astrónomo escreve sobre um problema já clássico: "A maior parte de vós deve sentir isto regularmente. Eu comecei a notar este problema há 3 anos atrás. Mas agora já são muitos os sites que se visualizam de forma imperfeita em Netscape, ou que simplesmente não se consegue visitar caso não se use o Internet Explorer. Para quem utilize Windows/Mac ainda consegue recorrer ao IE (mas só em caso de emergência, porque qualquer utilizador politicamente consciente não alimenta logs com hits IE ;-)), mas quem tenha Linux não tem saída fácil." [desenvolvido no desenvolvimento]

"O problema parece fazer-se sentir com especial gravidade nos sites portugueses (e ainda há quem duvide da esmagadora taxa de penetração da Microsoft em Portugal...). Basta o site fazer uso de Javascript e CSS para a probabilidade de ele não funcionar em Netscape ou Opera ser logo muito elevada. É raro o dia que não encontro um caso destes e, francamente, isto já começa a incomodar-me.

Como todos os que estão minimamente familiarizados com HTML e Javascript sabem, não é por limitação do Netscape (ou Opera) que os referidos sites não funcionam, mas simplesmente porque quem os desenvolvem não procurou escrever código que seja compatível este browser. A documentação sobre os standards, assim como a especificação Javascript da Netscape, está disponível na Web. Trata-se apenas desmazelo e desprezo pelos utilizadores de Linux ou utilizadores de Windows/Mac que não utilizam IE.

Já, por diversas vezes, escrevi a webmasters de sites a alertá-los para este problema. Alguns foram receptivos e corrigiram os erros, outros (a maioria, desgraçadamente) ignoraram o alerta (ou enviaram-no para a lista das coisas "a fazer qualquer dia quando houver tempo").

Mas a atitude dos webmasters poderia ser outra se, em vez de um Email isolado de protesto, eles recebessem dezenas. E se em vez de alertar para o erro, fossemos mais duros e escrevessemos "Estava a pensar comprar um produto no seu site mas como não funcionou em Netscape nem em Opera, tive que ir comprar ao site do seu concorrente." Mas para isto terá que haver empenho da nossa parte. Gostava que dessem a vossa opinião sobre a criação de um "lobby" a favor da construção de sites compatíveis com Netscape/Mozilla e Opera. Este lobby encarregar-se-ia não só de pressionar os webmasters, como de esclarecê-los sobre como tornar os seus sites compatíveis."

Debian 2.2r4 | XML? Para que serve?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Netscape
  • Mais acerca Web
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Não é para os webmasters... (Pontos:3, Interessante)
    por ajc em 06-11-01 0:11 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Acho que o mais eficaz é protestar junto de quem paga aos webmasters.

    Imaginem um boss clueless, mas que pensa assim: "Estou a pagar a este fulano, e ainda por cima aparecem clientes a dizer que o trabalho dele os impede de usar o meu site..."

    Mesmo a resposta dos 5% pode não funcionar: "pelo que eu pago, quero um site que funcione para todos os utilizadores"

    Re:Não é para os webmasters... (Pontos:2)
    por pls em 06-11-01 5:20 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Acho que o mais eficaz é protestar junto de quem paga aos webmasters.

    Tendo em conta a minha experiência pessoal eu diria que são os muitas vezes os clientes que forçam os webmasters a utilizar o efeito "XPTO". Em sites institucionais isso é complicado de combater... em lojas é mais simples; "prescinde de 5% dos clientes?" normalmente faz o truque de fazer um site com menos um efeito e que seja navegável com qualquer browser.


    Já vi em vários locais suceder essa pressão para o site ter uns CSS marados... e há situações em que não é uma questão de opção para o webmaster... há coisas que só funcionam em windows.
    Re:Não é para os webmasters... (Pontos:3, Informativo)
    por Gamito em 06-11-01 8:40 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Eu compreendo o teu raciocínio, mas da experiência que tenho, normalmente quem paga é que quer as paneleirices e por vezes não é nada fácil demovê-los.

    Viram no site xpto "uma coisa muita gira e que ficava mesmo bem no nosso site" e não há quem os convença do contrário.

    Já tivemos o caso de uma média empresa que me mandou em Word o site (layout e conteúdos) e me disse: faça igual.

    Nós fizemos (dentro do possível), mas não puzemos lá o nosso logotipo nem consta do nosso portfolio.

    It's as simple as it can get

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:Não é para os webmasters... (Pontos:2)
    por chbm em 06-11-01 10:22 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    marketing@ e sales@ são os endereços que interessam :)

    Já agora, se se querem maravilhar deem uma olhadela em https://www.bpinet.pt/. Um mimo :)
    Re:(bpinet) (Pontos:2, Informativo)
    por zaroastra em 06-11-01 12:34 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Sobre esse site, tenho um ano de combate para relatar.
    Quando tentava aceder de linux, tudo o que aparecia era uma mensagem a dizer que tinha que usar o i.e. 5.0 ou superior, por questoes de seguranca (pategos!) Escrevi a explicar que o I.E. nao tinha nada que os outros nao tivessem em seguranca
    Quando comecei a protestar com eles (ha um ano atras. 'E o banco que usava), disseram-me que estavam a tratar disso. Continuei. Finalmente lembrei-me de mudar a user agent no konkeror ('e o browser que uso), e consegui entrar.
    Menos mal, mas as css's malucas que utilizavam não me deixavam ver o site em condicoes (nomeadamente, num sitio em que aplicavam uma css para as linhas impares e outra para as pares, no konqueror aparecia tudo a branco. (se visse o codigo ou fizesse copy& paste tudo ok)
    alterei e testei a mao as css e enviei as corrigidas, junto com um relato de como estava a conseguir aceder ao site desde o konqueror.
    Resposta dos caramelos: obrigado e tal, logo que possivel e tal (alterar duas linhas na css!!!, ate hoje!!!)
    Meti-me a serio no assunto, usei o mozila, o konqueror e anotei tudo o que tinha de ser corrigido, enviei a listagem junto com as user agent strings!
    Os FDPS!, em vez de fazerem alguma coisa, agora quando tento aceder desde esses browsers, aparece a janelinha de login (ja nao avisa para usar o I.E), mas as edit boxes aparecem disabled.
    Resumindo: Não deixam entrar com outra coisa que não o I.E., porque não querem. Mesmo quando envio a U.A. igual a do I.E., consigo entrar, mas as css's dao cabo do resto
    Ha +- um mes retirei os meus tustos de la(a minha fortuna pessoal para eles deve ser menos que trocos), e enviei um mail a explicar o porque tinham perdido um cliente.
    Entretanto ainda não encontrei um banco que funcionasse direito.
    O outro que experimentei, o cidadebcp, não funciona também por um problema de css! ainda não obtive resposta aos meus protestos (para alem do auto reply a sua mensagem foi recebida!)
    Enfim
    A mentalidade por ca danos para estas coisas.

    Re:(bpinet) (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 06-11-01 12:55 GMT (#16)
    "Entretanto ainda não encontrei um banco que funcionasse direito." http://www.cgd.pt funciona as mil maravilhas.. e , pasme-se, e' do estado....
    Re:(bpinet) (Pontos:1)
    por zaroastra em 06-11-01 13:42 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Contra a CGD tenho outros inconvenientes que não o site. (nunca experimentei)
    (sendo mais especifico, perder 30 mins para qualquer coisinha 'e frustrante, e se em braga tem muitos balcoes, em vila verde (onde moro, e onde a bichas de 30 pessoas a porta dos correios, 50 a porta do centro de saude) as vezes a tanta gente na bicha que não cabe la dentro! E isto com uma ou duas pessoas a atender e uma duzia a coca-los!
    Mas se efectivamente funciona as tantas até experimento.

    Re:(bpinet) (Pontos:2)
    por fog em 06-11-01 17:38 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Confirmo, o homebanking da CGD, funciona na perfeição com o Mozilla em Linux, até hoje nunca me deu problemas.
    Re:(bpinet) (Pontos:1)
    por corhel em 07-11-01 0:01 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Eu diria ainda mais, o homebanking da CGD funciona com qualquer browser non-IE (alguém tentou com lynx ou links :). O pior foi ter ido à agência e a senhora que me atendeu ter dito em voz muito tímidia, quase nem se ouvia, que "por motivos técnicos não é possível aceder ao serviço...". Huhhh???
    Re:(bpinet) (Pontos:1)
    por dbf em 06-11-01 13:27 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Oips.
    Sem muitos mais comentarios ainda acrescento os poucos que tem sites minimamente funcionais depressa fazem por não os ter mais.
    Aqui fica mais um ex. gritante :
    BPSM - Até a uns tempos atras podia-se aceder ao homebank via browser ou por dial-up directo ao servidor deles utilizando por ex. minicom ou Tera term em win (isto pelo menos para clientes mais antigos), em relação ao site para admiração das
    admirações a entrada perguntava HTML ou Flash ?
    Pois é estava porreiro e funcional enfim um mimo sem grandes probs, resumindo numa palavra : funcional.
    Mas ideia das ideias,aqui a cerca de 2 meses atras acabaram com o acesso por dial up o site foi reformulado, e passou a fazer parte do managerland (passo a pub) e resultados praticos desta alteração :
    O se usa I.Explorer 5.0 ou não se acede ao site.
    Volta-se a preencher mais formularios para adesão ao novo site
    Pela breve navegação que ja fiz pelo site em I.E fui suprendido com algumas paginas que não apareceram e ainda experimentei com Mozilla/Opera/Netscape 4/6 e nada.
    Fiquei com a pura sensação de:
    Para quê a obrigação desta alteração ?
    (Provavelmente para mostrar serviço, porque sinceramente o site antigo era funcional.)
    Enfim....
    Sem mais palavras aqui deixo mais este caso gritante.
    Como num post abaixo referiste que desististe do bpi por causa do site não poder ser visto fora do IE, eu tomei exactamente a mesma posição em relação ao Montepio Geral, que também não permite o acesso sem ser com o I.E.
    Motivos apresentados por eles :
    O Certificado não era suportado pelo Netscape.
    Verdade : Pura Mentira
    Exportei o certificado no IE e importei o certificado para o Netscape.
    Resultado : Acedi ao site autentiquei-me sem nenhum problema, e afinal o verdadeiro problema estava nos menus laterais que penso serem feitos com javascript ou outra treta qq do genero que não funcionavam. Fiz um screenshot do ecran enviei por email a expor a situação e a informa-los que o certificado não tinha problema algum, mas até hoje aguardo por uma resposta.
    Pergunto-me :
    Sera que a S.Informação que o estado quer fazer avançar e todas estas funcionalidades só existem para win.Sera que são assim tão poucas as pessoas a reclamar que não mereça o esforço de porem as coisas a funcionar correctamente para mais que um browser ?
    Engraçado no entanto que nunca tive nenhum problema
    a aceder ao site da microsoft fosse com que browser fosse.
    Enfim não tenho nenhum tipo de prob em usar win quando assim o necessito, o que me chateia é não haver uma alternativa viavel para este tipo de situações e sinceramente a impressão com que as vezes fico é das duas uma ou quem fez o site é
    incompetente, ou existem aqui acordos de milhares de contos para que so se possa usar determinado browser, ou então pura ignorançia e falta de prespectiva de negoçio.
    Pq como um empresario muito conhecido no nosso pais diz :
    1 Escudo é um escudo.......

    Um Abraço
    Nuno


    Re:(bpinet) (Pontos:3, Interessante)
    por chbm em 06-11-01 14:14 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Curiosamente "estamos a tentar" é a resposta que continuam a dar :)
    Acho que já não avisa que temos a versão errada do IE pq o javascript está errado :) mas ainda não investiguei.

    Hum, alguém da cidadebcp garantiu-me que aquilo funciona em netscape/mozilla.

    Sei que a cgd, o bes e o banco7 funcionam.


    Re:(bpinet) (Pontos:1)
    por McB em 15-11-01 13:59 GMT (#58)
    (Utilizador Info)
    Hum, alguém da cidadebcp garantiu-me que aquilo funciona em netscape/mozilla.

    Uso o cidadebcp com o mozilla. Com o 0.9.4, alguns menus tornavam-se de difícil acesso (fazer uma transferência bancária requeria uma perícia e rapidez com o rato fora do normal! :))), mas creio que com o 0.9.5, esse problema desapareceu.

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Re:(bpinet) (Pontos:1)
    por Astrónomo em 06-11-01 16:35 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Os meus parabéns pela tua perseverança!

    Eu tenho conta no BPI e irrita-me ter que utilizar o IE de cada vez que quero aceder ao BPINet. Há dias a minha namorada acedeu ao Cidade BCP no Mozilla aparentemente sem problemas. E então decidi: vou mudar para o BCP e escrever ao BPI a explicar a razão!

    Alguém neste fórum disse que o Cidade BCP não funciona 100% com o Mozilla, e que só a CGD o fazia. Alguém mais poderá confirmar se o Cidade BCP não é mesmo totalmente compatível com Mozilla?

    Re:(bpinet) (Pontos:2)
    por jneves em 06-11-01 17:40 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Basicamente a cidadebcp tem uma barra marada, mas toda a informação é acessível e o problema só afecta o cabeçalho de cada página.
    Re:(bpinet) (Pontos:1)
    por zaroastra em 06-11-01 18:04 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    a minha experiencia e que o cidadebcp mara nos menus laterais.
    Para alem de ser divertidissimo andar a cacar os menus laterais (explico: como o possicionamento de um submenu nao esta colado ao menu anterior, quando se tenta aceder a um submenu, a javascriptzada fecha automaticamente o submenu), quando carrego neles (nao sei pq) nao acontece nada.
    Admito tb que nao tento com um mozzila recente (estas experiencias foram prai com o 0.94?)
    Re:(bpinet) (Pontos:1)
    por McB em 15-11-01 14:01 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    Admito tb que nao tento com um mozzila recente (estas experiencias foram prai com o 0.94?)

    O jogo da "caça ao menu" termina com o 0.9.5

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Re:(bpinet) (Pontos:1)
    por zaroastra em 06-11-01 18:52 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    NEWS UPDATE
    acabo de tentar o cidadebcp com o konqueror (ja nem me lembrava o que acontecia com ele)
    Nem sequer aparece a barra lateral de navegacao.
    O site fica assim completamente inusavel.
    Como nao tenho o mozzila instalado nao posso ver como esta aquilo,alguem que tenha pode relatar como se esta a comportar aquilo?
    Outra coisa que nao gostei no cidadebcp foi eliminarem os certificados.
    Devia ser o utilizador que decidia se queria o seu site autenticado por certificado e/ou codigo de activacao.
    Z
    Re:(bpinet) (Pontos:2)
    por Lowgitek em 06-11-01 19:58 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Exactamente não percebi qual foi a ideia de retirar os certificados... Alguma fobia em relação a estes?? de qualquer forma acho o actual metodo muito mais inseguro, por ex. caso haja um extravio da folha já é menos uma etapa a vencer pelo "sr. do alheio".

    Em relação ao homebanking não há nenhum que funcione de jeito actualmente sou cliente do grupo bcp e oo site anterior deles não era muito diferente em termos de usuabilidade do que o novo entretanto conseguia-se usar mesmo com o netscape 4.6 ou superior. desde que aquilo mudou para um nome só nem netscape nem semelhante só IE e é se quiosermos. Não me adianta nada andar de banco em banco em Portugal visto que nenhum deles tem um suporte a 100% nem sequer a 80% dos browsers não MS.

    É uma pena e uma forma de a MS se manter sempre a frente. De qualquer forma penso que os serviços do bcp sejam hospedados na onisolutions (não me apetece confirmar agora) e os homens lá daqueles lados gostam muito dos programazinhos começados por Microsoft ....... (c)

    Só vejo uma forma de isso mudar e protestarmos todos e lutarmos juntos.

    A tempos atras o site do exit.pt era quase totalmente inavegavel ou apresentava um aspecto horrivel por obra do acaso, não me acredito quer as minhas reclamações e de outros tenham dado resultado, já se consegue navegar ;) mau mas se consegue.

    Em relação aos sites da microsoft não me chateia muito porque não é sitiop onde passe muito ;)

    Stay good.


    Re:(bpinet) (Pontos:2)
    por MacLeod em 07-11-01 0:17 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Eu confimo que a CidadeBCP é compatível com o Mozilla. A barra de facto não aparece na página inicial, mas se se for a algum dos links que lá aparecem (banco, por exemplo) já aparece a barra lateral. E uso imenso no Mozilla.
    Nem tudo é mau (Pontos:2)
    por jneves em 06-11-01 8:11 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Honestamente prefiro ver cada vez mais sites a usar CSS. Em Linux, entre konqueror, galeon e mozilla, não nos podemos queixar de browsers que suportem CSS. A minha experiência é que os sites que usam CSS são mais "limpos" (como raio se traduz o inglês "lean" ?), sendo melhores mesmo para browsers como o lynx e o w3m.

    O que me chateia são as tags e comandos javascript que são específicas a um browser. Felizmente as coisas estão melhores do que há 5 anos atrás. Mas qual é a solução quando há sistemas de CMS que usam e abusam de javascript e muitos clientes de pequenos sites mal distinguem um rato de um teclado ?

    Re:Nem tudo é mau (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-11-01 9:58 GMT (#5)
    Eu sou programador Web e acreditem que colocar umas css, dá muito geito a nível de organização e arrumação do código.

    Sou o trite que tenho de andar com o Netscape 4.75 instalado para ver como as coisas funcionam, sim conheço muita boa gente que o usa...

    No IE quase tudo funciona por vezes até com erros :).
    Acreditem que não tenho nada a favor ou contra o IE (Microsoft), mas torna-se muito complicado por vezes construir um site que tenha o mesmo aspecto em todos os Browser, por vezes até nos mesmos mas versões diferentes, sabe deus...

    Acho que seja natural que a maior parte dos sites estejam optimizados para o IE, afinal quer queiram quer não, é o mais utilizado pelos cibernautas... isto sem ver estatístcas!

    MOks


    Re:Nem tudo é mau (Pontos:2)
    por Gimp em 06-11-01 10:07 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Se a Micro não o tivesse incluído com o win95 achas que era o mais utilizado? A mesma Micro, pela voz do seu CEO, que disse que a Internet não era uma opção estratégica(leia-se que pretendiam criar um monópolio com o MSN...)?


    "Os meus 2 Duh!" Gimp zZzZz

    Re:Nem tudo é mau (Pontos:2)
    por Gamito em 06-11-01 10:27 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    mas torna-se muito complicado por vezes construir um site que tenha o mesmo aspecto em todos os Browser (...)" Eu diria mesmo impossível, embora os caminhos mais escorregadios sejam os do JavaScript que eu pessoalmente só utilizo na última.

    Quanto a tabelas, O NS a partir da versão 6 porta-se de forma muito mais parecida com o IE. Dantes (NS 4.x), esta questão era um pesadelo. O problema é que ainda há muito NS 4.x por aí.

    E se falarmos em plataformas então... eu faço coisas que funcionam de igual modo em IE/Windows e em NS/Windows/Linux e chega-se ao MAcintosh e é um problema.

    Mário Gamito
    "Make everything as simple as possible... but not simpler"
    Albert Einstein
    Re:Nem tudo é mau (Pontos:1)
    por Astrónomo em 06-11-01 17:07 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    torna-se muito complicado por vezes construir um site que tenha o mesmo aspecto em todos os Browser, por vezes até nos mesmos mas versões diferentes, sabe deus...

    Eu também sou programador Web. Não me lembro de ter tido algum caso em que não consegui por uma página com o mesmo aspecto e funcionalidade em IE e Netscape.
    Designers já me entregaram layouts muito complicados que me deram muito trabalho a passar para HTML/Javascript mas acabei por conseguir. Quase sempre dava para encontrar uma solução que funcionasse em ambos os principais browsers. Nos casos especiais em que não dava, colocava código no servidor (ou em Javascript no cliente) para devolver HTML diferente consoante o utilizador estivesse a aceder por Netscape ou IE.

    Neste processo de assegurar compatibilidade, fui aprendendo pequenos detalhes que distinguem as implementações da Netscape e da Microsoft. Para isso, ajudou-me muito utilizar o Allaire Homesite e a excelente referência HTML que está no seu Help. Outro programa excelente para ajudar a escrever CSS compatível com IE, Netscape e Opera é o TopStyle. Infelizmente ambos são programas só para Windows.

    Re:Nem tudo é mau (Pontos:1)
    por softly em 07-11-01 23:56 GMT (#51)
    (Utilizador Info)
    Após dois anos de àrdua experiência no desenvolvimento de sites (Design e html) passo a referir as quatro causas generalizadas das incompatibilidades dos sites com os diferentes browsers:

    1 - Quem os desenvolve está-se a cagar, pouco sabe de html pois o que faz é através de editores WYSYWYG, o que interessa é que quem está a cima do projecto fique satisfeito e geralmente quem está responsável pelo projecto têm Windows e o IE 5.5

    2 - Os responsáveis pelo site não minimamente estão preocupados com as incompatibilidades com browsers que não IE pois segundo as estatísticas são no máximo uns miseros 5% de utilizadores e desses 5% não conhecem nenhum o que lhes leva a crer que esses 5% são pessoas que estão fechadas em cavernas e que não interessam.

    3 - Os sites não facturam o suficiente para justificar o investimento de muito $$$tempo$$$ que nunca se vai reaver, logo não há tempo para dispensar na solução de problemas de compatibilidades.

    4 - Os responsáveis querem um site muito XPTO como o que o amigo lhes mostrou quando começaram a pensar na criação de um site, logo o designer expeta-lhe com carradas de javacript e css que já lhes custa fazer funcionar no IE quanto mais nos outros.


    Digo-vos desde já que nestes dois anos não fiz um único site sem me preocupar com a compatibilidade, testei todos em IE 5x, NN4.75 e Mozilla, mas garato-vos que não é tarefa fácil.


    Q.: Com este prefeccionismo o quê que ganhei?

    R.: Nada, nem sequer uma palmada nas costas porque ninguem sequer deu conta. Ofereci sim umas boas horas extra aos clientes que pouco preocupados com estas histórias de browsers a única razão que os podia levar ao descontentamento era a extensão dos prazos de conlusão dos sites.
    Re:Nem tudo é mau (Pontos:1)
    por mlopes em 09-11-01 11:06 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    Bom, pelo menos desta vez até acho que até falaste bem, para já parabéns, finalmente resolveste tornar-te um utilizador registado!
    Em relação à pergunta que fazes no final, realmente é verdade, ninguêm te agradece, eu aproveito e faço-o já, os sites feitos por ti (normalmente) funcionam bem no Mozilla e és dos unicos designers com quem trabalhei que até sabe mexer em HTML, normalmente quando as páginas chegam às minhas mão, e tu sabes que eu só uso Linux, ficam todas tortas, eu como sou programador não me importo minimamente, mas a verdade é que as tuas páginas até vem fixes, e quando as alteras, lembras-te que a estensão .php signica que são dinamicas e não fazes as alterações com o View Source(Copy/Paste), e não estragas a parte de programação.

    Enfim, para um designer até te safas bastante bem!!!
    Websites/IE. (Pontos:1)
    por leitao em 06-11-01 10:59 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        Nao gostas do facto de que um website apenas funciona em IE e nao Netscape ? Simples, nao o uses.

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Websites/IE. (Pontos:1, Esclarecedor)
    por zaroastra em 06-11-01 12:38 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Tens umas piadas muito giras...
    tens tens...
    VTF, a sites que dava mesmo jeito que pudessem ser acedidas por todos, nomeadamente pelos cromos como eu que não acham piada nenhuma ter que fazer um restart para tratar de uma transferencia bancaria!
    Re:Websites/IE. (Pontos:1)
    por leitao em 06-11-01 16:32 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        Simples, muda-te para um banco que tenha um site que funcione com o Netscape.

        Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Websites/IE. (Pontos:1)
    por zaroastra em 06-11-01 18:06 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    tens umas solucoes muito criativas...
    tens tens...

    Eu até protestava.... (Pontos:1)
    por mlopes em 06-11-01 11:07 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    .... mas é muito raro ir a sites que só corram em IE, tão raro que assim de repente nem me lembro de nenhum, sei que existem muitos mas felizmente os conteudos não me devem interessar, já que raramente lá vou parar.
    Re:Eu até protestava.... (Pontos:2)
    por Astrónomo em 06-11-01 16:25 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Não sei por que águas navegas, mas não passa um dia quase sem encontrar um caso.
    Assim de repente, sites que não funcionem em Mozilla ou Opera lembro-me de: Se não chegarem, posso arranjar-te mais.
    Re:Eu até protestava.... (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 09-11-01 12:02 GMT (#57)
    (Utilizador Info)
    Não experimentei os outros, mas o da Optimus falha no Opera 5.12 em Windows... mas, curiosamente, funciona bem no Konqueror 2.2.1 em FreeBSD (ou Unix, em geral).


    "Prepare to be seduced by my Psycho-Power!"
    - M. Bison, Street Fighter Alpha 3
    Talvez seja esta a solução (Pontos:2)
    por MavicX em 06-11-01 11:21 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Encontrei uma page engraçada á algum tempo

    http://www.iefreebsd.freeservers.com/
    Microsoft Internet Explorer for FreeBSD Advocacy Site

    Tou sempre a ouvir queixarem-se do IE mas aposto que se ele fosse portado para Linux o netscape/mozilla morria numa questão de meses.
    Re:Talvez seja esta a solução (Pontos:1)
    por drdude em 06-11-01 13:55 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    concordo contigo... alias gostaria de ver o IE para Unix a correr.. para ver a velocidade do rendering e eficacia dele.

    http://www.microsoft.com/unix/ie/default.asp
    Re:Talvez seja esta a solução (Pontos:1)
    por Astrónomo em 06-11-01 16:48 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    Espera encontrar nessa página algum argumento a favor do lançamento de uma versão do IE para FreeBSD. Mas verifiquei que, afinal, a página é tão medíocre como a própria ideia em si.

    Para quê querer fazer uma campanha para ter o IE em FreeBSD/Linux?
    Façam antes uma para ter o Windows como sistema operativo único no mundo, assim acabam os problemas de compatibilidade (*grin*)

    E nas universidades ?! (Pontos:2, Interessante)
    por Lucifugo em 06-11-01 11:58 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    E nas universidades?!

    É impossível usar determinados serviços www porque estão todos microsoft-centric. Por exemplo, na UAveiro, os serviços sociais, a biblioteca e a secretaria electrónica só aceitam ou não dão problemas ao IE...

    No entanto, se pusermos o browser para apresentar a identidade do IE (como o konqueror permite) desaparecem muitos dos problemas (até a criptografia funciona!!), ou seja os sites estão programados para só aceitar o IE!!!
    Uma pessoa sente-se estudante-cidadão de 2ªclasse

    A política da microsoft de ofereçer licenças às universiades têm destas consequênçias
    Como os profs e programadores vão pelo caminho de menor trabalho, ficamos atafulhados de soluções proprietárias!

    Até é mau para a reputação de uma universidade, criando a impressão que uma universidade não prepara os seus alunos para a maioria das situações, e só para a programação em sistemas microsoft...

    O que podemos depois dizer do potencial dos programadores e industria informática em Portugal.. pfuuu

    Re:E nas universidades ?! (Pontos:1)
    por raxx7 em 06-11-01 18:16 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://raxx7.no.sapo.pt/
    É isso e o server a ir abaixo com sobrecargas, especialmente na altura de inscrições para exames e matriculas. Caso ainda não tenham percebido: Server: Microsoft-IIS/5.0.
    Enfim, ao menos o mail.ua.pt é Debian GNU/Linux :-).
    Afinal, para que serve o World Wide Web Consortium? Embora eu não censure particularmente a Microsoft nesse aspecto: a Netscape também fez das suas no que diz respeito a violar standards de HTML(talvez até antes da Microsoft). É uma guerra suja, em que vence o mais forte...

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Sugestões? (Pontos:1)
    por zaroastra em 06-11-01 12:42 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Como continuo com o meu problema apresentado em Re:(bpinet) E não consigo trabalhar em condições com os bancos que conheco, gostaria que se alguem utiliza um banco que se porte bem em linux (e de preferencia que seja jeitoso;)) mo indicasse.
    Agradeco de antemao a vossa colaboracao
    ZzbrZ
    Re:Sugestões? (Pontos:1)
    por Sub em 06-11-01 13:32 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    www.banco7.pt come netscape 4.xx em linux... uso ocasionalmente, em casa.
    Re:Sugestões? (Pontos:1)
    por pbc em 06-11-01 16:29 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    http://www.bes.pt ou http://www.cidadebcp.pt com Mozilla 0.95 Linux. (passo a pub...)
    Mozillemos, portanto! :)

    .oO(Este espaço não teve o patrocínio ie)

    Re:Sugestões? (Pontos:1)
    por pedro em 08-11-01 23:33 GMT (#55)
    (Utilizador Info)
    uso regularmente e sem problemas nenhuns o bes, santander e a cidadebcp

    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    http://www.w3c.org (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 06-11-01 16:20 GMT (#22)
    Alguém faz o favor de enviar o link acima aos criadores dos seguintes browsers:
    • ie
    • netscape/mozilla
    • konqueror
    Desde já agradecido pelo fantástico suporte CSS/XHTML de todos :-)
    De facto é uma grande chatice fazer coisas bonitas seja em IE seja noutro qualquer pelo simples facto que NENHUM, repito, NENHUM browser suporta as especificações na íntegra!

    Tó-Zé 'Senador' Vieira
    No trabalho não tenho o cookie e esqueci-me da password. Detesto posts A.C.!

    P.S. O parser de html dos comentários não é xhtml (estou sempre a por <br /> :-)
    Um exemplo de protesto (Pontos:2, Interessante)
    por Astrónomo em 06-11-01 18:33 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Motivado pela intervenção do Zaroastra, escrevi um rascunho de uma carta que tenciono enviar para o Presidente do BPI.
    Apresento-a seguidamente para que sirva de modelo a outros que decidam fazer o mesmo:
    Presidente Banco BPI
    Exmo. Dr. Artur Santos Silva
    Rua Tenente Valadim, 284
    4100-476 Porto

    Exmo. Dr. Artur Santos Silva,

    Sou cliente do Banco BPI há 2 anos. Após ter aderido ao serviço BPInet há um ano, o BPI tornou-se praticamente o único banco com o qual tenho lidado.

    Porém, o serviço BPInet tem-se mostrado menos útil do que poderia ser devido à anacrónica opção técnica por parte dos responsáveis pelo seu desenvolvimento de tornar o site acessível apenas a utilizadores de Microsoft Internet Explorer. Esta opção deixa de fora os utilizadores de Linux, sistema operativo que predomina nas universidades e num número significativo de empresas de novas tecnologias. Mesmo em Windows, há muitos utilizadores que não têm este browser como o seu software de navegação principal.

    Surpreende-me que uma instituição com a dimensão e reputação do Banco BPI decida, assim, menosprezar uma parte dos seus clientes (actuais e potenciais).

    Resultado desta opção técnica, vejo-me forçado a deixar de ser cliente do BPI e passar para um dos bancos que disponibilizam serviços de homebanking acessíveis por Netscape Navigator (o software de navegação disponível no maior número de sistemas operativos). Bancos como BCP, BES e CGD permitem-no, o que se mostra bastante mais vantajoso para mim.

    Com os melhores cumprimentos,
    ......

    Quaisquer sugestões de melhorias da carta são bem vindas!
    Re:Um exemplo de protesto (Pontos:1)
    por zaroastra em 06-11-01 18:42 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Boa!
    Eu por acaso mandei o protesto final por mail, e num fui nada simpatico (tratei-os de incompetentes para baixo:))
    No entanto talbez uma carrada de cartas directas, menos causticas, solucionem melhor o problema.
    Apoio a carta, penso enviar uma (espero que os 50 paus no selo do correio nao sejam mal empregues)
    A fazer alguma alteracao, sugeria que nem sequer orientassem só para netscape. Konqueror e todos os outros browsers standart-oriented deviam ser aceites de igual modo pelo sistema (nem que tirassem parte dos bonitos)

    Z
    Re:Um exemplo de protesto (Pontos:2)
    por ajc em 06-11-01 19:22 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Talvez salientar que se tratam apenas de pequenas correcções a fazer ao site, e não um site novo.
    já agora outra questão... (Pontos:1)
    por drdude em 06-11-01 20:25 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    e em relação a sites que apenas funcionam nas ultimas versões de browsers??

    por exemplo: IE5 e Netscape6/Mozilla pra cima?

    Pode nao dar para todos os browsers, mas dá para todas as plataformas...
    Re:já agora outra questão... (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 08-11-01 23:09 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    Konqueror e Opera, também.

    O importante não é suportar browsers, mas sim STANDARDS (e não "standarts", como vejo muitas vezes escrever :) ).

    Se se fizer um site de acordo com o www.w3.org (e não usando Dreamweavers, Frontpages ou outras aberrações), e ele ficar mal num browser que seja ele próprio uma aberração (ex. Netscape 4.x), é problema do browser.

    Se se faz um site com o Frontpage, se testa no IE 5.5sp1 (e em mais nenhum) e depois falha redondamente no Netscape 4, Mozilla, IE 4, IE 6, Konqueror, Opera, etc., então o designer devia ser redondamente despedido.


    "Prepare to be seduced by my Psycho-Power!"
    - M. Bison, Street Fighter Alpha 3
    www.worten.pt (Pontos:2)
    por fog em 06-11-01 22:36 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Mais um site 'Mozilla killer' para acrescentar à lista, acabadinho de inaugurar hoje:

    www.worten.pt

    Se alguem conseguir matar o dialog no mozilla, pois eu não consigo ;(

    --------------------------------
    There seems to be an error with this layer

    Frame: frmMain
    Layer: divSub0
    --------------------------------

    Re:www.worten.pt (Pontos:1)
    por drdude em 07-11-01 10:19 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    esse erro deu-me cerca de umas 40 vezes!!! para todas as layers que existiam! eheh
    Re:www.worten.pt (Pontos:1)
    por NokiaMan em 07-11-01 19:30 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    O meu Netscape não se queixa
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:www.worten.pt (Pontos:1)
    por softly em 08-11-01 0:10 GMT (#52)
    (Utilizador Info)
    Os problemas deste site vão bastante além dos problemas de compatíbiliades.
    O site está nojento
    Argh
    Outro potencial factor de escolha (Pontos:2, Informativo)
    por Astrónomo em 06-11-01 22:56 GMT (#43)
    (Utilizador Info)

    Dada a aparente predilecção das empresas portuguesas pela Microsoft, as perspectivas de emprego dos programadores/administradores Unix não são animadoras...

    E se adoptarmos uma postura activa e, como consumidores, dermos a nossa preferência a empresas que utilizem tecnologia não-Microsoft?

    Aqui vão os servidores Web utilizados pelos principais bancos:

    • CGD/BNU - Microsoft IIS 4
    • BCP - Microsoft IIS 4
    • BPI - Microsoft IIS 4
    • Finibanco - Microsoft IIS 4
    • Best - Microsoft IIS 4
    • Banco Português de negócios - Microsoft IIS 4
    • Banco Comercial dos Açores - Microsoft IIS 4
    • Crédito Agrícola - Microsoft IIS 4
    • Banco Privado - Microsoft IIS 4
    • Central Banco Investimento - Microsoft IIS 4
    • Montepio Geral - Microsoft IIS 5
    • BES/BIC - Netscape-Enterprise 3.6 SP1
    • BPSM - Netscape-Enterprise 3.6
    • Totta - Netscape-Enterprise 4.1
    • Crédito Predial Português - Netscape Enterprise 4.1
    • Citibank - Netscape-Enterprise 3.6 SP3
    • Santander - Apache 1.3.11 (Unix)
    • Banco Bilbao Viscaya Argentaria - WebSEAL 3.6 (IBM)
    • Banif - Apache 1.3.12 (Red Hat Linux)
    • Barclays - Apache 1.3.12 (Unix)

    Re:Outro potencial factor de escolha (Pontos:1)
    por NokiaMan em 07-11-01 19:27 GMT (#49)
    (Utilizador Info)
    E já tás com sorte em 3 bancos utlizarem o Apache, eu pensava que nem isso...
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]