gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Escolher o Linux...
Contribuído por scorpio em 28-10-01 16:09
do departamento a-velha-história...
Linux CrLf escreve "Escolher a distribuição de Linux certa é o que este artigo (ou este para quem gosta de ler tudo numa página) da PC Magazine tenta fazer. A RedHat fica à frente mas com a SuSE pouco atrás. "

O siteseed está na web!!! | Segurança "física" de Informação  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Red Hat
  • CrLf
  • artigo
  • este
  • PC Magazine
  • Mais acerca Linux
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    !? :#%&#"/#)$=!"# (Pontos:1)
    por gazeteiro em 28-10-01 21:50 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    A melhor? Para uns e a melhor mas eu nao a considero! Depende qual a funçao que queremos dar a máquina.. Considero que para servidor seja melhor o slackware... É discutivel
    "Juntou-se a fome a vontade de comer"
    Para que Serve o Linux (Pontos:4, Interessante)
    por MavicX em 28-10-01 22:49 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Neste momento o Linux ocupa o papel de pequeno Server quer para internet server ou email server ou outro papel fora da rede interna. É barato e eficaz nesse papel.

    Mas não é isso que é o futuro e a maneira de o Linux se afirmar como um grande SO.

    Neste momento o Linux esta a dar largos passos e a tornar-se tambem num backend server quer a correr grandes Base de Dados quer aplicações de gestão ou Storage Solutions.

    E nisto que as várias distribuições se diferenciam. As distros para correr em casa para usar o BitchX qualquer uma dá as que se usam para correr um internet server tambem todas dão e as que apostam num mercado mais alargado e profissional e em enterprise solutions. Neste caso ficam quase todas de fora principalmente as que todos os "hackers" gostam (slack ou debian). E só sobram duas soluções ou Red Hat ou SUSE (a caldera está proximo), e no meu ponto de vista a Suse está a bater aos pontos a Red Hat.

    Se não vejamos o Oracle 9i neste momento só está certificado para SUSE (a redhat acho que tambem tá certificado mas não apareçe no site do oracle 9i). O SAP que é o software de gestão/e-business mais usado só esta certificado para a Suse, para a redhat só a versão 6.1/6.2. Quanto á IBM os parceiros são a SUSE a Red hat a Caldera e o turbolinux, com a SUSE a obter claramente mais certificações quer em Hardware quer em software enquanto a Red hat só tem certificação para os Netfinity a Suse até para a pSeries & RS/6000 tem certificação, a DB2 no site da redhat nem aparece num search enquanto o SUSE Enterprise Server é optimizado para a DB2.

    Sem falar de outras soluções enterprise como backup ou data management ou ecommerce ou ERP/CRM em que o SUSE tambem leva vantagem sobre a Redhat.

    Quanto á maior parte das outras distribuições apenas se inclui no mundo Open Source e soluções proprietárias não interessam. O futuro dessas será sempre relativo e cheio de altos e baixos.

    Cada vez mais palavras como Partners e certificações vão fazer parte do mundo Linux como sempre fizeram parte do mundo Unix. E é assim que se vai cavando o fosso entre as verdadeiras distribuições enterprise e as que apostam apenas nos hackers/pequenos servers.


    Re:Para que Serve o Linux (Pontos:2)
    por Lowgitek em 29-10-01 20:35 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    Totalmente de acordo. A SuSE assume-se cada vez mais como uma distro de eileição tanto pelos pontos que enumeraste anteriormente como a distro em si que cada vez mais torna-se numa especie de "fast food" tal como just install and check, com ferramentas muito bem feitas e um grande numero de utilizadores (aumenta a cada dia) com um rico suporte técnico tanto o pago como o que é obtido gratuitamente pela internet nos grupos especializados ou nos gerais. A SuSE esta a amadurecer a cada dia e merece a posição a que foi colocada se não melhor, acho injusto não dizerem que para servidor slack ou debian e ponto final, quanto a mim em termos de fiabilidade (IMHO) e confiança a SuSE ta cada vez melhor (A RedHat em termos de segurança anda a se preoucupar mais, mas ainda não chega :] )

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]