gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Content Management Systems - CMS
Contribuído por BladeRunner em 05-10-01 12:38
do departamento manageiros
perguntas Por mais que me esforce ainda nao consegui encontrar um Content Management System - CMS - em condições.
Alguém aqui me aconselha um? Em PHP claro. Não gosto do zope.
Acham que as aternativas comerciais valem a pena? tipo Vignette?

Quanto vale o agenciafinanceira.com? | 2010 SIBS vs Phibernet Report...  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca perguntas
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    yaWPS (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 05-10-01 13:32 GMT (#1)
    yaWPS : YaWPS (Yet another Web Portal System) is a lightweight content management system written in Perl. All client output is valid HTML 4. Main features include: newssystem, forum, user management, link database, site stats, theme selection, search engine.
    Sitemaker? (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 05-10-01 16:49 GMT (#2)
    Eu estou à coca do "sitemaker" (info aqui, mais aqui, e a que me faz voltar ao sitemaker por mais voltas que procure é esta página onde os tipos escrevem sobre o que estão a fazer).

    A cena que me impressiona é serem tugas, nunca ter ouvido falar neles, e as especificações serem altamente ambiciosas. Espreitei os sites feitos com aquilo (fra, pd, pratica e a fnac) e não são "chapa 1" feitos com o programa XPTO. São completamente diferentes! Estou farto de CMS que fazem os sites parecer todos iguais a nível de funcionalidades, estou numa de ter uma cena tipo zope / vignete mas que seja php.Para mais agrada-me a parte de ter comércio electrónico, data mining e afins.

    Os tipos dizem numa das páginas que vão lançar aquilo open source agora em Outubro. Hoje vinha no expresso uma cena a dizer que a rtp utiliza o sitemaker mas não encontrei nas páginas deles nada sobre isso.

    Há mais tugas a fazer cenas destas? Eu QUERO AQUILO estou farto de mandar e-mails aos gajos!!!
    Re:Sitemaker? (Pontos:1)
    por NokiaMan em 05-10-01 19:02 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Eu também estou a espera do sitemaker :)
    ------------------------------ - BigBrother is Watching You - ------------------------------
    Re:Sitemaker? (Pontos:1)
    por corhel em 05-10-01 23:54 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Já somos 3! Não sei porquê mas tenho uma fezada que aquilo é uma ferramenta fabulosa. Só o facto de ser PHP / OpenSource já é um excelente princípio...
    Siteseed (Pontos:3, Informativo)
    por pls em 07-10-01 3:09 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    O lançamento da versão "Open source" do Sitemaker (chamada Siteseed) irá ocorrer na segunda quinzena de Outubro.

    Relativamente ao "Sitemaker" fica de fora algum código (pouco), nomeadamente os sistema de carrinho de compras utilizados na Fnac, os sistemas de personalização do site (utilizado na Fnac e as funcionalidades criadas para o "netjobs"), bem como o sistema de acompanhamento (tracking) de encomendas.

    Quanto ao suporte a multíplas bases de dados comerciais (oracle, informix, etc) também fica de fora. O Siteseed vai suportar só MySQL (claro que nada impede que a comunidade de programadores que se interessar pelo projecto altere isso) quando for lançado.

    Os "hacks" para correr o Sitemaker em windows (nomeadamente com o IIS) também ficam de fora, mas deverá funcionar perfeitamente com o apache e mysql na plataforma da microsoft.

    Estamos a tratar do site de suporte. Acabar as revisões do manual português (um livro de 200 páginas que vai estar disponível on-line também em HTML e DOC). Criar qualquer coisa que sirva de exemplo funcional para os mais curiosos poderem testar tudo sem terem de "inventar um site antes". Ainda quero juntar os novos sistemas de foruns que estou a programar para o site de um cliente se estiverem prontos a tempo.

    A gestão do projecto vai ser feita por mim ou por alguém da Mr Net. Os programadores mais activos vão ter acesso de escrita (commit) ao CVS do projecto. Quanto a licenças; vai ser 100% livre para utilização por pessoas individuais e existir uma licença paga para utilização por pessoas colectivas (i.e. organizações, empresas, etc). Em casos como universidades e instituições sem fins lucrativos a minha intenção é oferecer as ditas licenças de utilização. O mesmo se passará com empresas que colaborem activamente no desenvolvimento do projecto (i.e. com código e/ou recursos vários).

    Por favor, e para evitar polémicas mais tarde, todos os interessados recordem-se que o projecto é "Open Source" mas não é "GPL" ou "livre" (semelhante por exemplo ao MySQL). A Mr Net vai manter (e fazer respeitar) o copyright do código e procurar utilizar o dinheiro das licenças para promover e suportar o Siteseed. Participar em feiras, criar recursos que ajudem ao desenvolvimento do projecto, máquinas de hosting para sites baseados em siteseed livres, banda, etc.

    O facto de qualquer pessoa individual poder fazer literalmente qualquer projecto em Siteseed é resultado directo de "esse" não ser o nosso mercado (da Mr Net). Para empresas e organizações aplicam-se as normais regras de mercado com software proprietário (i.e. pagam licenças). A lógica empresarial é simples; as pessoas colectivas fazem os seus sites, testam até à exaustão o software, procuram entre os hackers e empresas que conhecem o Siteseed suporte (pago ou gratuíto; não tenho nada a ver com isso, sou um dos potenciais prestadores desses serviços, tal como o resto da comunidade) e caso entendam fazer uso do Siteseed pagam a licença ajudando a suportar o projecto.

    Fiquei contente e espantado por encontrar as referências ao que andamos a preparar por aqui. Ter os primeiros sinais de uma comunidade nesta altura (i.e. ANTES do software estar disponível) é algo que não esperaria.

    Mais uns dias e o código estará cá fora... e depois já toda a gente pode começar a revirar o código do avesso. Quanto mais programadores melhor! E espero que ganhem muita massa com o projecto todos os que se envolverem (a julgar pela experiência do Sitemaker montam-se sites consideravelmente mais depressa, acrescem serviços de consultoria, formação do staff do site nas empresas, criação de extenções próprias para projectos, etc). Se o Sitemaker é util à Mr Net há uma boa probabilidade do Siteseed ser igualmente util a hackers e empresas que tenham objectivos comuns.


    Re:Siteseed (Pontos:2)
    por pls em 07-10-01 22:27 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Arghhh... tenho que dar mais atenção ao que escrevo na gildot; "extensões" (e não "extenções"), "fórum" (e não "forum") e o belo do "gratuito" (ganhou um acento e ficou "gratuíto").

    Fico demasiado "à vontade" e parece falta de respeito pelo resto das pessoas. Não é. É mesmo falta de atenção.
    siteseed - não vai ser gpl (Pontos:1)
    por Artik Vodka em 07-10-01 19:58 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    No site do sitemaker, o PLS explicou algumas das diferenças entre a licença Open Source do siteseed e a GPL, que vale a pena ler.

    Aqui

    Um Artik Vodka fresquinho por favor
    Midgard (Pontos:1)
    por Ricardo Dias Marques em 05-10-01 16:59 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Olá,

    O Midgard é baseado em PHP

    A versão actual é a 1.4.2

    Conforme essa página:

    The key features of the Midgard 1.4 Application Server include:
    • Easy and well documented Application Programming Interface (API)
    • Efficient management of Web content using a hierarchical topic system
    • Separation of layout, content and site logic
    • Support for editorial workflow and approval mechanisms
    • Attachment of metadata to all content objects
    • Management of PIM information, including contacts and calendaring data
    • Multilingual support and localization Replication for clustered setups and staging
    • Flexible user and group management

    Conforme a mesma página, as libraries do MIDGARD usam licenciamento LGPL, as ferramentas de administração e exemplos usam licença do X Consortium, o site de administração usa a famosa GPL e a documentação usa GFDL (que é copyleft).

    Experimentei usar uma vez o Midgard na versão 1.3. "qualquer coisa", há um ano e tal (em RedHat 6.2). Tive alguns problemas com a configuração de autenticação no MySQL, e pus aquilo de parte. Como eles dizem que, na versão 1.4.2, Installation is improved by usage of the midgard-config tool for universal configuration management talvez esses problemas sejam agora mais raros. Também pela leitura do site, parece-me que o suporte a PHP3 do Midgard foi substituído por PHP4. Como ambas as versões do PHP são muito compatíveis, calculo que não traga grandes problemas, mas...


    Um abraço a todos, Ricardo

    Care to expand ? (Pontos:2, Interessante)
    por mvalente em 05-10-01 17:10 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Por mais que me esforce ainda nao consegui encontrar um Content Management System - CMS - em condições.

    Quais sao os requisitos exigidos para que o CMS candidato "tenha condições" ?

    Alguém aqui me aconselha um? Em PHP claro.

    Porquê, "claro" ? Isso não é um bocado redutor ? A não ser que seja um dos requisitos exigidos...

    Não gosto do zope.

    Hmmm... Isto normalmente tem mais o formato "Nao gosto do A/B/C/Zope porque X, Y e Z" onde X, Y e Z sao requisitos nao preenchidos pelo candidato. Agora "nao gosto do X" é uma razao descabida. Ou melhor, nao é razao nenhuma.

    Acham que as aternativas comerciais valem a pena? tipo Vignette?

    Bem... definitivamente não é em PHP...

    Sinceramente, acredito que o Zope, que inclusive pode ser programado em PHP, preenchendo o unico requisito que até agora apresentaste, te tenha dado problemas. Na instalacao, na utilizacao, na programacao. Mas aconselho-to vivamente, nomeadamente em conjunto com o Content Management Framework (CMF). Podes fazer testes faceis de utilizacao em sistemas já montados como o proprio site do CMF (regista-te para acesso a um login de gestao com acesso às funcionalidades de CMS) ou o Free NIP Zope hosting

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:Care to expand ? (Pontos:2)
    por mvalente em 05-10-01 17:38 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Mais informações e esclarecimentos sobre o Zope/CMF nesta página da Hiperlogica.

    Mais links para CMSs e comparaçoes.

    Cumprimentos

    Mario Valente

    ZOPE - Suporte ? (Pontos:2)
    por jneves em 06-10-01 10:05 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Também me tornei, recentemente, um fã de ZOPE e Python. Estive a falar com um amigo numa empresa que, entre outras coisas, faz sites e ele perguntou-me se havia alguma empresa que vendesse suporte para o ZOPE. Alguém conhece alguma empresa que o faça ?

    Neste caso específico era mais uma situação de "para quem eu desvio as culpas ?", mas pessoalmente estou interessado em, se eu vender um site ZOPE, quem posso recomendar para me substituir numa situação em que haja um problema e eu não esteja disponível para o resolver.

    CMS Nacional (Pontos:1)
    por Jeko em 05-10-01 21:44 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Viva! A empresa onde trabalho tem um "CMS" comercial claro. N?o vou descrever aqui detalhadamente as funcionalidades mas pode ver alguns dos módulos existentes em http://www.webplatform.pt. Veja a familia "webplatform", preços indicativos :)
    sistemas de Portal / content managers - em PHP (Pontos:1)
    por Artik Vodka em 07-10-01 12:51 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Alguns sistemas de portal:
    Ha bastante por onde escolher :) ou, do it yourself :)


    Um Artik Vodka fresquinho por favor
    Nem PHP nem Zope (Pontos:1)
    por megas em 07-10-01 15:25 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Bela forma de fazer uma pergunta.

    'Quero um gestor de conteúdos, tem
    de ser desta linguagem, e não gosto daquele'.

    Se o que está em causa é a qualidade do gestor
    de conteúdos, então deverias ter em conta *todas*
    as linguagens, Python, PHP ou outras quaisquer.

    Engraçado é que no nosso país, os dois
    maiores sites estão feitos em HTML::Mason e Perl.

    Mas também não deves gostar de Perl,
    ah desculpa, não é PHP.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]