gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Utilização de Oracle em Linux
Contribuído por scorpio em 02-10-01 12:41
do departamento oracle-experts,anyone?
Bases de Dados Eraser escreve "Viva! Estou a precisar de instalar uma Oracle em Linux. Até a pouco tempo a única distribuição "reconhecida" pela Oracle era a Suse, mas isso agora mudou. :) Conforme este extracto da home page da redhat :
"RESEARCH TRIANGLE PARK, N.C.?September 25, 2001?Red Hat, Inc. (Nasdaq:RHAT), the leader in developing, deploying and managing open source solutions, today announced completion of the validation of Red Hat Linux 7.1 for Oracle9i Database and Oracle9i Application Server. In addition, the validation of Red Hat Linux with other versions of Oracle software products is expected to be completed by the end of September. As a result of these efforts, Red Hat will support Red Hat Linux for use with Oracle software and Oracle will support Oracle software on Red Hat Linux."
Eu sei que a notícia já tem uma semana mas vamos ao que interessa.
1) Quem tem experiência em Oracle nos dois mundos pode pronunciar-se sobre quais as vantagens entre um ou outro SO relativamente a esta SGBD?
2) Relativamente as distribuições SUSE/RedHat, notam alguma diferença na utilização com Oracle ou é exactamente a mesma coisa? "
Dispensam-se guerras santas de distribuições e afins.:) Mais uma vez valorizam-se opiniões de quem já pós a mão na massa mas todas as opiniões são bem vindas. :)
Fiquem bem!
JP


[Editor's note: Oracle já funciona em Linux (seja RedHat, Suse ou Slackware e afins) há muito tempo, isto é, pelo menos há um ano e meio, que foi quando tive a minha primeira experiência neste campo. A única coisa que alguma vez precisei de fazer foi instalar as glibc-compat-zbr, porque o Oracle não gostava da glibc do RH6.2.]

Gartner aconselha o abandono do IIS | MBNet - "Of course it's perfect"  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Red Hat
  • Red Hat
  • redhat
  • Mais acerca Bases de Dados
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Só para esclarecer... (Pontos:3, Interessante)
    por Eraser em 02-10-01 13:59 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    O Oracle corre obviamente em Linux, independentemente da distribuição. O artigo faz menção ao reconhecimento por parte da Oracle de mais uma distribuição como "válida" para Oracle Databse e Application Server. Este são pontos marcantes por aumentarem o crédito das distribuições envolvidas e também do linux de uma maneira genérica. Espero que isso ajude a substituir muitos servidores NT/2000 que estão a correr em Backend. :)

    Fiquem bem!
    JP


    Re:Só para esclarecer... (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 02-10-01 15:06 GMT (#2)
    Já utilizei Oracle 8.1.7 em Linux Caldera, RH 6 e RH 7. O Oracle corre sem quaisquer problemas em qualquer dos três ambientes.
    Corre em tudo (Pontos:3, Informativo)
    por MavicX em 02-10-01 15:18 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    A Oracle 8i corre em qualquer distrubuição de Linux. Estou até a correr a 8i em FreeBSD (BSD unix) com o modulo de compatibilidade com binarios Linux e não noto nenhuma diferença de velociade entre o Linux e o freeBSD (entre as distribuições é tudo igual).

    Quanto á 9i tambem não deves ter problemas de maior embora ainda não tenha exprimentado. Alias a enterprise edition só esta disponivel (pelo menos até á pouco tempo) para Linux e Unix(solaris, HP-UX etc..), para NT só havia uma light version ou o que era. Ou seja temos a Oracle a apostar em Unix em deterioramento do NT.


    Re:Corre em tudo (Pontos:2)
    por CrLf em 03-10-01 11:41 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    (...)Ou seja temos a Oracle a apostar em Unix em deterioramento do NT.

    A Oracle sempre apostou em Unix mais do que em NT, basta considerar algumas bases de dados da ordem dos TB que só correm decentemente em máquinas Unix (Suns, Alphas...), aliás, a maior força da Oracle é e continua a ser o Unix, a única diferença é que começam agora a apostar sériamente nos *nix opensource, o que é bom.

    Gostaria de ver IA-64 + Linux + (Oracle | PostgreSQL) a dominar. :)

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think we can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    Mandrake 7.2 (Pontos:2, Informativo)
    por igod em 02-10-01 15:55 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Uso o Oracle 8i, e 9i e corre perfeitamente num mandrake 7.2. Quando se tentou fazer um upgrade para o mandrake 8.0 a coisa já deixou de funcionar ( problemas na glibc ) e voltamos de novo ao 7.2. Também tive a correr num Suse e podem ter a certeza de que correu muito mais rápido.
    SuSE em ORACLE, pois claro! (Pontos:2, Informativo)
    por McB em 02-10-01 17:01 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Tenho tido a felicidade de efectuar diversas instalações Oracle em Linux:
    • Oracle 8.0 em Linux - instalei-o em minha casa, num Pentium 133, com 32 Mb RAM... a correr, salvo erro, RH 5.2 :) - um feito inolvidável! :)
    • Oracle 8.1.5. em RedHat - um pesadelo, patches atrás de patches, uma instalação que é boa para quem quer passar noites em branco. Deve notar-se que a culpa do pesadelo é da Oracle, e de mais ninguém.
    • Oracle 8.1.6. em Red Hat - é o céu quando comparado com a 8.1.5. Tudo corre certinho e À partida não há grandes chatices.
    • Oracle Applications 11i - em SuSE - tentámos num RedHat 6.2 (não usámos o 7.0 por causa da glibc nova, salvo erro), e a instalação congelava aos 3%.... vim a saber depois por inermédio de uma colega que se deve a um xhost + inexistente no Red Hat, pelo que usámos o SuSE. A instalação decorreu sem qualquer problema de maior (salvo os N POST-INSTALL e PRE-INSTALL steps necessários :), muitos mais do que nos SGBDs)
    Em Novembro de 1998, a Red Hat estabelece uma aliança com a Oracle, o que faz com que a Red Hat seja a preferida da Oracle e comecem a aparecer os primeiros produtos para Linux da Oracle.

    No início do ano passado (mais ou menos), a situação altera-se, e a SuSE passa a ser a parceira privilegiada em termos de Oracle. No site da SuSE tinha (ainda deve ter) uma tabela onde era indicada toda a compatibilidade de produtos da Oracle com as versões SuSE (impecável, a meu ver!)

    Na apresentação do Oracle 9i,em Lisboa (apresentação que tive a sorte de presenciar), foi mais uma vez afirmado o suporte da Oracle em SuSE. E já uns meses antes sabia, por fonte fidedigna da Oracle, que a Red Hat tinha entretanto "ficado para trás" no que diz respeito ao processo de certificação/validação/whatever. Pelos vistos apressaram-se a apanhar o comboio.

    Note-se no entanto que isso não significa que a SuSE deixe de ser a escolha da Oracle :P

    Yours,
    McB!
    P.S.:Nem é preciso frisar a diferença de performance do Oracle em Linux vs. Oracle em Windows, pois não?:) Já agora, mesmo na própria ORacle PREFEREM (e basta ver a apresentação do 9i e ter algumas conversas com algumas pessoas da empresa) ter o Oracle SGBD em Linux em vez do Windows.
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Re:SuSE em ORACLE, pois claro! (Pontos:2)
    por Strange em 02-10-01 17:14 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.yi.org/

    O teu comentário está mto interessante e informativo. Apenas não gostei de uma coisa:

    "xhost + inexistente no Red Hat, pelo que usámos o SuSE"

    Ou seja: gee, ter que fazer ls para ver o que tem o disco? Mudo já para Windows...

    Parece-me mais que não te expressaste muito bem, e o que quererias dizer era que quando te disseram q poderia ser do xhost + já tinhas o Oracle instalado no SuSE e que não havia razão para mudar...

    hugs
    Strange

    Re:SuSE em ORACLE, pois claro! (Pontos:1)
    por McB em 07-10-01 19:34 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    OK,deixa-me responder-te assim: "xhost + was unset when the installation occurred, but it should be set. Being so, the installation froze".

    Got it? :)

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Re:SuSE em ORACLE, pois claro! (Pontos:2, Informativo)
    por pmca em 02-10-01 17:37 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Podem ver uma tabela com a compatibilidade entre as versões da Suse e as versões do Oracle aqui.
    Re:SuSE em ORACLE, pois claro! (Pontos:1)
    por McB em 07-10-01 19:40 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Respondo-te com dados da B!T relativos ao Oracle 8i,onde era indicado que o o 8i em Linux era 47% mais rápido. Lamento, mas não tenho dados acerca das máquinas utilizadas, etc.

    Apenas terão que confiar em mim.
    Nunca fiz uma instalação de Oracle em Window$, apenas me guio pelas palavras de quem tem muitos anos nisso...(mais de 10 anos)

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Mais insight (Pontos:1)
    por daniel em 03-10-01 8:45 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Vivam!

    O Oracle, mesmo antes de "oficial" para Linux, ja corria em Linux! Did you know that?

    Como? Com o fantastico suporte para certos binarios "istranjeiros" - o iBCS - Intel Binary Compatibility Standard, usando a versao Solaris.

    As confusoes com a RedHat explicam-se facilmente: primeiro, foi a naturalmente escolhida pela Oracle como oficial, mas depois a RedHat escolheu "fechar a porta" porque tem o seu proprio produto - RedHat Database Server - baseado no PostreSQL, e a Oracle, fruto desta coisa maravilhosa Open-Source (ou Open-Choice como eu muitas vezes digo e reclamo autoria do termo :-) virou-se para o lado e falou com a SuSE, thus making this the oficial one.

    De resto, os problemas que falam com a RedHat 7 + Oracle estao documentados no technet (alguém que queira fazer alguma coisa em Oracle devia la dar um salto - free registration e ate mandam CD's para casa!) e basta instalar os RPM's mais antigos da glibc, sem problemas.

    Tambem fui a apresentacao do Oracle 9i em Lisboa conforme noticiei no Gildot aqui - http://www.gildot.org/articles/01/07/06/2047229.shtml - e o grande gozo foi ver as "demos" a correr em Linux!

    Abraços,
    Daniel Fonseca
    Re:Mais insight (Pontos:2)
    por CrLf em 03-10-01 11:36 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Não houve confusões nenhumas com a RedHat, simplesmente porque a RedHat Database aka PostgreSQL não belisca minimamente a Oracle nos mercados onde esta é dominante (médio-grande, grande e muito grande).
    Apesar do PostgreSQL ser perfeitamente capaz de defrontar o Oracle em quase todos os mercados, não tem ainda algumas funcionalidades mais esotéricas, que apesar de raramente necessárias, o são por vezes. A RedHat quer competir contra o mySQL, Access e talvez mesmo contra o Microsoft SQL Server. Tentar ir contra a Oracle seria suicídio, a RedHat sabe isso e a Oracle também, por isso (e sabendo que algumas versões do RedHat Linux vêm desde há bastante tempo com o Oracle 8i) penso que a ideia deles seja competir no mercado não Oracle e aliar-se à Oracle para introduzir o Linux no meio das bases de dados de grande porte.

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think we can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]