gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Grécia ataca em força com GNU/Linux
Contribuído por vaf em 25-09-01 17:26
do departamento aprender-a-aprender
News Mais um episódio da saga "Linux nas Escolas". Desta feita duas submissões:
quantic_oscillation conta-nos que "A Grécia, a tal que se dizia estar na cauda da UE, teve a inteligência de obrigar [primeira parte da página] a que todos os PCs instalados nas escolas gregas tivessem "dual-boot" entre win2000 e GNU/Linux. Para variar aqui no nosso país continuamos a assobiar para o lado."

Um outro Senhor Não Identificado conta-nos que "No Brasil há alguns meses se discute um edital de licitação que tem por objectivo a aquisição de computadores e software para as escolas públicas. O edital, só previa o Windows como sistema operativo, gerou grandes protestos e acabou por ser interrompido judicialmente. Agora, Rasmus Lerdorf, Jon Maddog e o incontornável Richard Stallman deram também sua opinião sobre a questão."

LimeWire, agora em Open Source !!! | Segurança para aqui, Segurança para ali  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • obrigar
  • opinião
  • Mais acerca News
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    1 milhão (Pontos:1, Despropositado)
    por Gimp em 26-09-01 9:49 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Engraçado como os governantes do Brasil podem ser tão parecidos com os de Portugal. Já agora, qual será a versão brasileira dos projectos 1 MILHÃO e parcerias estratégicas? Pois é, não é milhão e não tem janelas não é despesista, logo não é bom.


    "Os meus 2 caragos" Ferrenho Gomes zZzZz

    Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:2, Interessante)
    por Airegin em 26-09-01 18:41 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    começar a migrar PCs a correr Windows para Linux. Sou aluno do Instituto Superior Técnico e posso dizer-vos (como muitos sabem) que só uma parte das máquinas no edifício de Eng. Informática é que correm Linux. No resto do Técnico é tudo Windows. Até na sala de computadores do DEEC (Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores) é tudo Windows, nada de Linux. E como é sabido, as nossas universidades estão a nadar em dinheiro, podem sem problema nenhum gastar milhares de contos em licenças Microsoft!

    Podiam passar pelo menos metade das máquinas para Linux!

    E não me venham cá com a desculpa de que os alunos só sabem trabalhar (leia-se "clickar") com o Windows. Quem quiser ir para o IRC ou mandar mails há-de saber desenvencilhar-se no Linux, não é assim tão difícil!


    Airegin
    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:2)
    por vaf em 26-09-01 19:08 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://vaf.pt.vu/
    Mas um Linux bem configurado é *mais* fácil de utilizar que um Windows. Tudo depende do Sysadmin.

    Estes últimos é que têm de ser reciclados.
    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:3, Informativo)
    por MacLeod em 26-09-01 19:56 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    No resto do Técnico é tudo Windows.

    Não devias fazer essa generalização, em primeiro lugar porque é impossível fazeres uma ideia do número total de máquinas no IST, em segundo porque não é verdade. Vou-te dar os exemplos com os quais convivo diariamente. Na sala de alunos de Física, não existe um único computador com Windows, são 2 Linux, 1 OpenBSD e 6 ou 7 NeXT. Na secretaria de Física cerca de 1/3 dos PC's correm Linux. No LTI de Física há 2 (em 10) PC's com Linux e eu (mais uns colegas meus) tenho vindo a lutar nos últimos tempos por uma solução que passe por por Linux em todos os PC's, podes ver mais detalhes da discussão no newsgroup interno ist.left. E agora, se deres uma vista de olhos pelos gabinetes de vários professores, quer de Física ou Matemática (os outros não sei) vais descobrir Windows em muito poucos, sendo a maior parte Linux ou outro Unix flavour.

    Como podes ver, o Windows não é a regra no IST. E existem muitos, mas muitos computadores a correrem Linux e Unix.

    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 26-09-01 20:56 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Eu não ando no IST mas pelo que pude depreender da tua resposta ao post anterior, são máquinas de docentes ou de funcionários, e não as que estão ao dispor dos alunos, certo???
    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:1)
    por Airegin em 26-09-01 21:18 GMT (#6)
    (Utilizador Info)

    Tens razão, não sei quantos computadores há no Técnico. Mas os que vejo, e que estão disponíveis à larga maioria dos alunos, são Windows.

    De resto, felicito os alunos de física por estarem a optar por sistemas como o Linux e BSD. Mas creio que são uma pequena minoria no universo do Técnico. O que eu conheço é o CIIST (Centro de Informática do IST) onde os PCs são todos Windows, Química, Civil, Electro e Mecânica onde só vi Windows, e Informática onde vi alguns Linux. Já ouvi dizer que em Mecânica há umas máquinas SGI, nunca as vi, não sei se é boato.

    De resto, o cenário que pintei do Técnico que gasta milhares de contos com licenças Microsoft é real e deve ser melhorado. É dinheiro que podia ser melhor gasto.


    Airegin
    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:2)
    por vaf em 26-09-01 22:51 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://vaf.pt.vu/
    Normalmente as faculdades conseguem obter descontos enormes junto da MS, acontecendo mesmo não terem de pagar um tostão por uma centena ou mais de win2000...

    É do interesse da MS que se ensine em ambiente Windows, como é óbvio.

    Óbvio também espero que seja, que não é por ser barato para as faculdades que se deve ensinar num sistema operativo proprietário, lá porque é muito usado. Sobretudo em cursos de informática.
    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:1)
    por Airegin em 27-09-01 10:40 GMT (#12)
    (Utilizador Info)

    Não é só por ser barato, é para não termos um país em que todos os sistemas informáticos são completamente dependentes de uma multinacional. E sempre ouvi dizer que o Linux é tecnicamente superior. E sempre ouvi dizer que é excelente para os estudantes porque podem ver o código fonte e como funciona. Ou está tudo estúpido na Alemanha, Grécia, México, China, Índia, Brasil, etc, onde estão a usar Linux em larga escala em tudo o que é organismos dependentes do Estado, e a incentivar o uso de Linux na educação?

    Apresenta-me argumentos para não haver máquinas Linux numa faculdade de engenharia...


    Airegin
    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:2)
    por vaf em 27-09-01 14:52 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://vaf.pt.vu/
    Acho que me entendeste mal. Eu não defendo em circunstância alguma o uso de um único byte que seja de software proprietário no ensino seja do que fôr!

    Viva o software livre.
    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:1)
    por racme em 27-09-01 0:09 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Entao explicamen la pra q
    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:1)
    por racme em 27-09-01 0:11 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    desculpem qualquer coisinha, claro que a piada ja nao tem graca! ;) mas ca vai, expliquem me la para que e que servem o dinheiro das propinas !?! aos olhos do gestores do DI, bom 60 contos da pra 3 licencas do windows 2000!
    Re:Nem nas escolas de engenharia há o bom senso... (Pontos:1)
    por Airegin em 27-09-01 10:32 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Juntavas 3 propinas e compravas mais um PC, que é coisa que vai havendo cada vez em menor quantidade. Ou então substituias as lâmpadas fundidas das salas de aulas.
    Airegin
    Em Portugal so a martelada... (Pontos:2, Interessante)
    por racme em 27-09-01 0:30 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Em Portugal so a martelada . Impensavel o O ME ou mesmo o Governo Portugues tomar uma iniciativa do genero Penso que isto so la vai com uma medida comunitaria da UE de caracter obrigatorio e com recurso a forca se necessario!!! E porque suportando o linux incentivase a industria europeia em vez de se andar a passar cheques pro outro lado do atlantico!!
    Re:Em Portugal so a martelada... (Pontos:1)
    por Airegin em 27-09-01 10:41 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    Exactamente!!!


    Airegin

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]