gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Gildot, Linux e Media
Contribuído por Xmal em 06-09-01 20:30
do departamento mamy-its-me-on-tv
Linux No 2010 da RTP2 acabou de passar uma peça, sobre a Minho Campus Party, onde se falou da vertente Linux e se incluiu um depoimento do nosso editor JOP. Referiu-se o braço de ferro actual entre Linux e MS, não se tendo deixado de explicar que o Linux não surgiu com esse fim explícito.
A comentadora comparou, e muito bem, o aparecimento público do fenómeno Linux com a tomada de consciência pública sobre a Internet. Há uns anos era apenas conhecida por um punhado de investigadores, até que adquiriu maturidade para se tornar um elemento incontornável na nossa sociedade. Parafraseando o anúncio: Ainda me lembro dos tempos em que era muito difícil explicar aos amigos o que era isso da Internet.

Na peça, o Gildot surgiu de relançe num dos ecrâns que serviram de exemplo. Aproveitando a dica, é opurtuno indicar que o GilDot foi referido no Correio da Manhã do último Sábado. Em traços largos, foi descrito como ponto de encontro da comunidade Linux e "zona de paragem quase obrigatória para muitos jornalistas à procura das últimas notícias do underground".

Tal como um dia se passou com a Internet, também vamos ver o Linux sair do underground.

P.S. Enquanto eu escrevia este artigo o Buffer fez uma submissão sobre o mesmo tema. Contudo, já estava coberta pelo texto. Coisas do real-time ...

EUA desistem da divisão da Microsoft | Software Free-for-All  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca Linux
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    racme (Pontos:1)
    por racme em 06-09-01 20:51 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Mas o que e isso de linux?? Detergente pra louca?? eles tinham ja feito refencia a semana passada ao minho party. E reparei nesse artigo do cm, nas pags dedicadas a informatica offtopic Alguem me pode dizer o porque da unica loja de revistas e jornais do colombo Yellows qualquer coisa nao ter uma unica revista de linux!!!?!?! bom nao ter nao ter nao e verdade na ultima semana que la estive tinha uma espanhola a fazer a antevisao do suse 6.2!!!?!? Alguem sabe onde se pode encontrar toda e mais alguma revista de linux nesta cidade
    Re:racme (Pontos:2)
    por xeon em 07-09-01 0:19 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Da ultima vez que passei ali na Pontinha (perto de Benfica, para quem nao sabe), fiquei a saber que Linux e' uma marca de sapatos (ou sapataria, nao entendi bem), e ainda por cima e' uma marca registada ...

    --
    Nao ha' mulheres feias ... um gajo e' que bebe pouco ...
    Re:racme (Pontos:1)
    por vd em 07-09-01 22:51 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Pela minha experiencia da yellows do colombo, so' encontras revistas de "brasucas" ou "espanholada" em linux. Tenta ir a outras no colombo. Principalmente nas do piso superiores. (senao estou em erro uma que vende comics). Ate agora onde encontrei mais revistas sobre o assunto foi mesmo numa tabacaria do Oeiras Parque.
    Sera por estar perto do tagus ?
    Cumprimentos,
    vd
    Espero bem que sim! (Pontos:2, Interessante)
    por Confidencial Souce em 06-09-01 21:03 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.zdnet.pt
    "Tal como um dia se passou com a Internet, também vamos ver o Linux sair do underground."

    O Linux ainda é muito associado ao underground da Internet. Não me peçam para vos explicar porquê mas é de facto esta a ideia que a maior parte dos media têm sobre o Linux e sobre o Gildot.
    Na minha opinião pessoal, eu vejo na comunidade que frequenta o Gildot, o espelho de uma comunidade informática "culta", que sabe discutir, embora não aceite muito bem "bocas" ou "broncas", como por vezes já aconteceu.

    Mas só o facto de discutirem informática mais sériamente, faz do Gildot de facto, um ponto obrigatório dos media de novas tecnologias.

    Quanto ao vosso desafio de encarar o Linux fora do underground, eu pessoalmente aceito-o e de facto está nos meus planos um tema baseado na maturidade do open-source. Veremos como fica :)


    "I don't even know the lady and she calls me a son of a bitch! I DON'T NEED THIS SHIT"

    Re:Espero bem que sim! (Pontos:1)
    por sab em 07-09-01 9:35 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Infelizmente para os Jornalistas quem é minimamente culto e fala do sabe é logo associado ao "underground"!
    Re:Espero bem que sim! (Pontos:2)
    por vaf em 10-09-01 14:22 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Exacto, o que se quer na ribalta é o ignorantezinho a falar sobre aquilo que não, sabe, um punhado de frases soltas e lugares comuns, conjugados com alguns clichés dejá-vistos os quais, por muito que se expremam não vertem cultura nenhuma.

    Há uma frase muito engraçada:

    What's worse, ignorancy or apathy?

      - Who knows?!

      - Who cares?!


    Pérolas. (Pontos:2)
    por chbm em 06-09-01 21:27 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    O 212309818318 ou lá como se chama agora teve rechado de pérolas. A minha preferida é a "tecnologia ATM de 34 mega baites", mas foi uma votação recnhida contra "craihekers".

    OH SENHORES PELO MENOS LEIAM A PORRA DOS PRESS RELEASES EM CONDIÇÔES. Podem ser ignorantes, pouco interessados, mal pagos, mas ao menos tenham um bocadinho de brio profissional. Se lhes dão um papel prá mão, passem na fotocopiadora. Já sabem que se tentarem copiar à mão dá asneirada ...
    Mas...eles falaram no linux??? (Pontos:2)
    por Gimp em 06-09-01 21:46 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Tive a ver com a esposa o programa(foi por sorte, pois deviam de ver a velocidade do zapping! eheheh). Fiquei de boca aberta! Já tava contente por ter visto imagens do evento, agora falar de linux foi um luxo...A comentadora de serviço estava mais ou menos treinada por alguém que fez um bom trabalho. E frisou o que aqui se comenta: o linux existe não porque seja uma guerra mas porque as pessoas gostam! Só uma observação: a comentadora é um poço de informação(pfffrr eeheheh).


    "Os meus 2 caragos" Ferrenho Gomes zZzZz

    2010 e Curto Circuito (Pontos:1)
    por ashes em 06-09-01 21:52 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.grupolinux.org/~ashes
    Hoje de tarde passou uma reportagem no curto-circuito sobre a Minho Campus Party, para quem não viu, o programa tem repetição, quando é ? , isso não sei ao certo.
    Por esquecimento não vi o 2010, mas penso que domingo a noite dá a repetição, por isso, para quem perdeu algum dos programas tem hipótese de ver.

    HoDiE MiHi CrAs TiBi By AsHeS
    E ainda... (Pontos:2)
    por jmce em 06-09-01 22:13 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    2010, ou como até falar do Linux serve para fazer publicidade à Microsoft. Bom, toda a gente e respectivas iguanas criam prémios hoje em dia. Até já há subsídios do MCT para fazer prémios. Temos de inventar um "prémio de jornalismo Gildot para a maior desinformação".

    Acham que enviemos à Comentadora toda preocupada com a falta de "uma" empresa e "um" plano por trás do Linux uma piquena notícia sobre a NYSE?

    Politiquices (Pontos:1)
    por Vx em 07-09-01 7:26 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    A minha frase favorita da frase é "A Microsoft representa uma especie de antigo regime fascista e o Linux assim uma especie de utopia comunista".

    Bom.. e sem desprimor para o nosso histórico partido socialista.. a senhora que vá plantar cenouras.. ou dar sangue.. ou ambas.. o Linux é um conceito ou um modo de vida se preferirem.. não é sequer comparável com qualquer mentalidade utopica. É algo bem real e, na minha humilde opinião, inevitável. De facto a senhora debitava duas ou tras coisas decoradas. Bem ou mal, o importante é que se fale.

    "Ask not what your country can make for you.. ask what you can steal from it" --Vx
    Vx
    ----------------------------------------
    Accept that some days you are the pigeon and some days the statue.

    Re:Politiquices (Pontos:2)
    por Gimp em 07-09-01 9:34 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Opa, opa, ela só disse UTOPIA calma aí!8)


    "Os meus 2 caragos" Ferrenho Gomes zZzZz

    Re:Politiquices (Pontos:1)
    por jmce em 07-09-01 10:03 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Pareceu-me ouvir a palavra "comunista", mesmo que já baixinho... Mas enfim, eles passam tantas repetições do programa que haverá mais oportunidades para inspeccionar a frase... :-)
    Re:Politiquices (Pontos:2)
    por Gimp em 07-09-01 16:05 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Opa, opa, ela falou em espirito de comunidade e não de comunismo:)


    "Os meus 2 caragos" Ferrenho Gomes zZzZz

    Re:Politiquices (Pontos:2)
    por pyro em 07-09-01 9:44 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Ela que experimente dizer isso na cara ao esr e ao seu hobby! :-)
    Re:Politiquices (Pontos:2)
    por MavicX em 07-09-01 10:15 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Será que o Linux e o opensource vai ser como os projectos comunistas e que vai desaparecer dentro de algumas decadas, ou ficar preso numa ilha minoritária de utilizadores resistentes (como cuba).

    E alem disso vejo algumas semelhanças na Utopia comunista tipo em quanto a Microsoft e o close-source aposta na venda livre e lucro como motivação ( capitalistas dum raio ), a comunidade open-source aposta na boa vontade de todos e na disponibilização a todas as classes de produtos livres e gratuitos (onde é que já vi isso).

    E todos sabemos qual foi o modelo que vingou será que o Linux vai pelo mesmo caminho do comunismo e nunca passar de uma Utopia para algums poucos?
    Re:Politiquices (Pontos:2)
    por pyro em 07-09-01 11:27 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Open-source: Cada utilizador escolhe a melhor opção para cada uma das caracteristicas do seu sistema, recolhendo programas e patches alternativos para a mesma função. Quando acha que nenhuma delas o satisfaz, cria a sua propria proposta que pode começar a ganhar adeptos.

    Economia de mercado: Cada bem pode ser produzido e adquirido a diversos fornecedores. Se é detectada uma oportunidade de fazer um melhor produto, pode-se faze-lo ganhando cota de mercado.

    Software proprietário de um monopolista: Um grupo de "marketing droids" escolhe os componentes que devem fazer parte da distribuição de software. A possibilidade de influenciar a escolha dos componentes ou de interagir com API secretas para substituir um dos componentes ou criar um inovador é reduzida.

    Economia planificada: Um grupo de burocratas decide quem produz o quê e em que quantidade. A viabilidade de iniciar a produção de um novo produto ou de alterar a escolha de produtos a produzir é diminuta.

    Agora façam a correspondência...

    TV a mais! (Pontos:2)
    por GdoL em 07-09-01 9:01 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.userfriendly.org
    Não vejas muita televisão que faz mal, deixem os miudos ver o Pokemon em paz!!!

    eBoX:email

    a minha primeira vez (Pontos:1)
    por elmig em 07-09-01 19:31 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.alunos.ipb.pt/~ee3931/
    Bem foi a primeira vez que vi linux na TV em Portugal. E... gostei. Acho que foi uma boa introdução televisiva e que certamente foi uma surpresa para muita gente e uma boa noticia: "A alternativa is out there...".
    Espero que isto tenha sido mesma a primeira abordagem e que se sigam outras que vão desvendando a pouco e pouco essa alternativa chamada Linux.
    BTW a lição da comentadora estava bem estudada e até (parecia que) sabia o que estava a falar. Tirando algumas bacoradas da peça mais artigos destes são benvindos.


    "Big brother is watching you, and little brother is too. When big brother goes to sleep, little brother goes through his stuff."

    Re:Hortaliças... (Pontos:1)
    por toze em 07-09-01 12:30 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~tozevv
    Quem és? Eu não conheço nenhum Anónimo Cobarde. Sim, ando a tomar XANAX :-)


    Tó-Zé 'Senador'
    Re:Hortaliças... (Pontos:2)
    por vaf em 10-09-01 14:28 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Realmente a senhora é muito mazinha naquilo que faz. Não vi esta edição do programa, mas de todas as outras que vi, foi rara a vez que não levei as mãos à cabeça.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]